E. de Máquinas - 20 - introdu??o aos elementos el?sticos

E. de Máquinas - 20 - introdu??o aos elementos el?sticos

20AULA20 A U L A

Introduçªo

Introduçªo aos elementos elÆsticos

Os motoristas de uma empresa de transportes discutiram com o gerente um problema que vinham enfrentando. De tanto transportarem carga em excesso, as molas dos caminhıes vinham perdendo, cada vez mais, sua elasticidade. Com isso, as carrocerias ficavam muito baixas, o que significava possíveis riscos de estragos dos caminhıes e de sua apreensªo por policiais rodoviÆrios.

O gerente, que jÆ estava preocupado com o problema, convenceu o empresÆrio a trocar as molas dos caminhıes e a reduzir a quantidade da carga transportada.

As molas, como vocŒ pode ver nesse problema, tŒm funçªo muito importante. Por isso elas serªo estudadas em trŒs aulas deste módulo.

Sªo diversas as funçıes das molas. Observe, por exemplo, nas ilustraçıes, sua funçªo na prancha de um trampolim. Sªo as molas que permitem ao mergulhador elevar-se, sob impulso, para o salto do mergulho.

A movimentaçªo do mergulhador se deve à elasticidade das molas. Peças fixadas entre si com elementos elÆsticos podem ser deslocadas sem sofrerem alteraçıes. Assim, as molas sªo muito usadas como componentes de fixaçªo elÆstica. Elas sofrem deformaçªo quando recebem a açªo de alguma força, mas voltam ao estado normal, ou seja, ao repousorepousorepousorepousorepouso, quando a força pÆra.

AULAAs uniıes elÆsticas sªo usadas para amortecer choques, reduzir ou absorver vibraçıes e para tornar possível o retorno de um componente mecânico à sua

posiçªo primitiva. Com certeza, vocŒ conhece muitos casos em que se empregam molas como, por exemplo, estofamentos, fechaduras, vÆlvulas de descarga, suspensªo de automóvel, relógios, brinquedos.

Formas de uso

As molas sªo usadas, principalmente, nos casos de armazenamento de energia, amortecimento de choques, distribuiçªo de cargas, limitaçªo de vazªo, preservaçªo de junçıes ou contatos.

Armazenamento de energiaArmazenamento de energiaArmazenamento de energiaArmazenamento de energiaArmazenamento de energia

Nesse caso, as molas sªo utilizadas para acionar mecanismos de relógios, de brinquedos, de retrocesso das vÆlvulas de descarga e aparelhos de controle.

Amortecimento de choquesAmortecimento de choquesAmortecimento de choquesAmortecimento de choquesAmortecimento de choques

As molas amortecem choques em suspensªo e pÆra-choques de veículos, em acoplamento de eixos e na proteçªo de instrumentos delicados ou sensíveis.

válvula de descarga

AULADistribuiçªo de cargasDistribuiçªo de cargasDistribuiçªo de cargasDistribuiçªo de cargasDistribuiçªo de cargas

As molas distribuem cargas em estofamentos de poltronas, colchıes, estrados de camas e veículos em que, por meio de molas, a carga pode ser distribuída pelas rodas.

Limitaçªo de vazªoLimitaçªo de vazªoLimitaçªo de vazªoLimitaçªo de vazªoLimitaçªo de vazªo

As molas regulam a vazªo de Ægua em vÆlvulas e registros e a vazªo de gÆs em bujıes ou outros recipientes.

Preservaçªo de junçıes ou contatosPreservaçªo de junçıes ou contatosPreservaçªo de junçıes ou contatosPreservaçªo de junçıes ou contatosPreservaçªo de junçıes ou contatos

Nesse caso, a funçªo das molas Ø a de preservar peças articuladas, alavancas de contato, vedaçıes, etc. que estejam em movimento ou sujeitas a desgastes. Ainda, as molas tŒm a funçªo especial de manter o carvªo de um coletor sob pressªo.

válvula de gás de botijão

AULATipos de mola

Os diversos tipos de molas podem ser classificados quanto à sua formaformaformaformaforma geomØtricageomØtricageomØtricageomØtricageomØtrica ou segundo o modo como resistem aos esforços.resistem aos esforços.resistem aos esforços.resistem aos esforços.resistem aos esforços.

Quanto à forma geomØtrica, as molas podem ser helicoidais (forma de hØlice) ou planas.

molas helicoidais molas planas

Quanto ao esforço que suportam, as molas podem ser de traçªo, de compressªo ou de torçªo.

mola de traçãomola de compressãomola de torção

Nas aulas seguintes vocŒ vai estudar os tipos mais comuns de molas, suas características e formas de representaçªo em desenho tØcnico. Teste sua aprendizagem, fazendo os exercícios a seguir.

AULAMarque com um X a resposta correta.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 As molas podem produzir movimento de impulso devido à sua propriedade de:

a)a)a)a)a) ( ) força; b)b)b)b)b) ( ) elasticidade; c)c)c)c)c) ( ) rigidez; d)d)d)d)d) ( ) retraçªo.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2

As uniıes elÆsticas, por molas, sªo usadas para: a)a)a)a)a)()evitar choques e vibraçıes; b)b)b)b)b)()reduzir movimentos e choques; c)c)c)c)c)()eliminar choques e vibraçıes; d)d)d)d)d)()amortecer choques e reduzir vibraçıes.

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3

Para acionamento de mecanismos de relógios, usam-se molas com capacidade de: a)a)a)a)a) ( ) armazenar energia; b)b)b)b)b) ( ) vazar energia; c)c)c)c)c) ( ) gerar energia; d)d)d)d)d) ( ) controlar energia.

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4

Em suspensªo e pÆra-choques de veículos, as molas exercem a funçªo de: a)a)a)a)a) ( ) amortecer choques; b)b)b)b)b) ( ) eliminar choques; c)c)c)c)c) ( ) reduzir atritos; d)d)d)d)d) ( ) evitar vibraçıes.

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5

Em estofamentos de poltronas, colchıes e em veículos as molas tŒm a seguinte funçªo: a)a)a)a)a) ( ) armazenar energia; b)b)b)b)b) ( ) distribuir carga; c)c)c)c)c) ( ) arremessar carga; d)d)d)d)d) ( ) reduzir atritos;

Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6 Quanto à forma geomØtrica, as molas podem ser:

a)a)a)a)a)()circulares ou planas; b)b)b)b)b)()helicoidais ou prismÆticas; c)c)c)c)c)()helicoidais ou planas; d)d)d)d)d)()planas ou cilíndricas.

Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7

Quanto ao esforço que suportam, as molas podem ser de: a)a)a)a)a) ( ) compressªo, torçªo, repressªo; b)b)b)b)b)()torçªo, suspensªo, pressªo; c)c)c)c)c)()compressªo, torçªo, vazªo; d)d)d)d)d) ( ) pressªo, compressªo, traçªo.

Exercícios

Comentários