(Parte 1 de 6)

Curso Técnico em Sistemas de Energia

Renovável Semestre 01

Metodologia do Estudo a Distância

Autoria Paula Frasinete Paulino da Silva

Co-Autoria Maria das Graças Costa Nery da Silva

Curso Técnico em Sistemas de

Energia Renovável Semestre 01

Metodologia do Estudo a Distância

Autoria

Paula Frassinete Paulino da Silva

Coautoria Maria das Graças Costa Nery da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

D-EaD - Diretoria de Educação a Distância 2009

Governo Federal

Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Ministro da Educação Fernando Haddad Secretaria de Educação a Distância SEED Carlos Eduardo Bielschowsky Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Eliezer Pacheco

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Reitor Sérgio Gaudêncio Portela de Melo Vice-Reitora Claudia Santos Silva Pró-Reitora de Ensino Maria Tereza Duarte Dutra Pró-Reitora de Extensão Marília Regina Costa Castro Lyra Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação Sofia Suely Ferreira Brandão Rodrigues Pró-Reitor de Administração e Planejamento Paulo Ricardo Santos Dutra Diretora de Educação a Distância Maria das Graças Costa Nery da Silva Coordenadora do e-Tec Brasil Maria Lúcia de Sant’ Ana Nascimento Coordenação do Curso Daniel Ferreira Nipo

Equipe Técnica

Revisão Linguística e Textual Ivone Lira de Araújo Projeto Gráfico e Editoração Eletrônica Eliana Virgínia Vieira de Melo Mariana Belo Lopes dos Prazeres Rayana Hanna Verissimo Pereira Tiaggo Correia Cavalcanti de Morais Diagramadores Mariana Belo Lopes dos Prazeres Rayana Hanna Verissimo Pereira Tiaggo Correia Cavalcanti de Morais Ilustradores Elton Flor da Silva David Antônio da Silva

Aula 01

Aula 02 Aula 03

Sumário Página

Aula 01

Assuntos

Boas-vindas e apresentação ao IFPE e ao IFPE Virtual.

Objetivo e metodologia deste componente curricular; Introdução; Aprendendo e ensinando com ética; Sua aprendizagem é diferenciada.

Objetivos do capítulo 1

Ao final deste capítulo você será capaz de:

Consolidar seus conhecimentos sobre o IFPE e o IFPE Virtual; Compreender o objetivo e a metodologia deste e dos demais componentes curriculares do curso; Desenvolver seu estudo com ética; Distinguir entre o modo de estudar a distância e presencial; Acessar o Ambiente Virtual.

Bem-vindo ao IFPE !

Parabéns! Você fez uma opção inteligente quando escolheu o INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO para estudar a distância. O espaço virtual de aprendizagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco tem uma grande satisfação em tê-lo como aluno.

Nosso compromisso é o de colocar à sua disposição todos os recursos para que, em contato com a comunidade IFPE Virtual (professores, tutores, coordenadores, técnicos e colegas), você alcance sucesso no curso.

Em toda a sua trajetória acadêmica, conserve este exemplar em um local fácil de localizar para que você possa consultá-lo sempre que sentir necessidade.

Sistemas de Energia Renovável

Conhecendo um pouco sobre o Instituto Federal

Recentemente, em 29 de dezembro de 2008, o então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou a lei que criou e transformou os CEFETs em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia,os IFPEs.

Bem, essa mudança de nomenclatura vem acontecendo desde 1909, quando foram criadas pelo presidente Nilo Peçanha, em todas as capitais do Brasil, as Escolas de Aprendizes Artífices, primeiro nome dado a essa Instituição de Ensino que comemora 100 anos de existência, no dia 23 de setembro de 2009.

A Escola de Aprendizes e Artífices de Pernambuco iniciou suas atividades no dia 16 de fevereiro de 1910, como objetivo oferecer cursos profissionalizantes gratuitos para estudantes com idade entre 10 e 13 anos. Os cursos eram ministrados sob o regime de externato, funcionando das 10 às 16 horas. As escolas formavam operários e contramestres. No primeiro ano de funcionamento (1910), a Escola teve uma matrícula de setenta alunos, com uma frequência regular de, apenas, 46 alunos.

Durante esse longo período, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2008), com as denominações anteriores de Escola de Aprendizes Artífices (1909), Liceu Industrial de Pernambuco (1937), Escola Técnica do Recife (1942), Escola Técnica Federal de Pernambuco (1959) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (1999) tem servido à Região e ao País.

Hoje, o Instituto Federal tem 9 campi oferecendo ensino presencial, localizados nos municípios de Recife, Ipojuca, Pesqueira, Barreiros (antiga Escola Agrotécnica Federal de Barreiros), Vitória de Santo Antão (antiga Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão), Belo Jardim (antiga Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim), Caruaru, Garanhuns e Afogados da Ingazeira. Esses três últimos campi em construção.

A Educação a Distância do IFPE, conhecida como IFPE Virtual, oferece 02 cursos superiores – Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Gestão Ambiental e 03 cursos técnicos – Manutenção e Suporte em Informática, Mecânica Automotiva e Sistemas de Energia Renovável.

De acordo com o Calendário Acadêmico apresentado no Esp@ço Acadêmico – Cursos Técnicos, organize seu tempo de estudo, dedique pelo menos uma hora por dia, para cada componente curricular que você esteja estudando.

O CEFET-PE tinha até dezembro de 2008, quase 7 mil alunos matriculados, distribuídos nas 03 unidades de ensino (Recife, Ipojuca e Pesqueira). Agora como Instituto Federal deverá atingir a marca de mais de 10 mil alunos matriculados.

9Metodologia do Estudo a Distância

O Instituto Federal –Virtual

O IFPE Virtual surgiu a partir de uma demanda do Governo Federal pela democratização, expansão e interiorização da educação através do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação ,lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2007.

Em 2005, éramos apenas um grupo de professores que estudava e desenvolvia projetos de pesquisa na área de educação a distância em parceria com outras instituições de ensino no âmbito da REDENET (Rede Norte e Nordeste de Educação Profissional).

Com a criação do Núcleo de Tecnologias Educacionais e Educação a distância (NTEAD), em 2006, passamos a capitanear projetos para implantação de cursos na modalidade de educação a distância. Isso só foi possível devido à publicação no Diário Oficial da União do Decreto Presidencial nº 5.622 de 19/12/2005 que regulamentou a oferta de cursos na modalidade de educação a distância no país.

Em outubro de 2007, já Coordenação de Tecnologias Educacionais e Educação a distância, passamos a ofertar os Cursos Superiores de Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Gestão Ambiental na modalidade de educação a distância, através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), criado pelo Ministério da Educação para fomentar nas instituições públicas federais e estaduais de ensino cursos superiores na modalidade a distância.

Seguindo essa mesma lógica, em 12 de dezembro de 2007, o Ministério da Educação criou o Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec

O que é o Plano de Desenvolvimento da Educação?

Uma educação básica de qualidade é a prioridade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior, porque elas estão ligadas, direta ou indiretamente. Significa também envolver todos — pais, alunos, professores e gestores, em iniciativas que busquem o sucesso e a permanência do aluno na escola.

Fonte: http://portal.mec. gov.br/index.php?option=co ntent&task=view&id=593&I temid=910&sistemas=1

Você sabe o que são MÍDIAS?

São quaisquer meio de comunicação: jornal, revista, emissoras de rádio e TV, Internet , livro, DVD, CD, etc.

10Sistemas de Energia Renovável

Brasil), com o principal objetivo de expandir e democratizar a oferta de cursos técnicos de nível médio, especialmente para o interior do País e para a periferia das áreas metropolitanas.

Atendendo a convocação do Ministério da Educação apresentamos em 2007, três projetos de cursos técnicos na modalidade a distância e todos foram aprovados. A partir daí, passamos a preparar ,com carinho e dedicação, a oferta desse curso que hoje você está cursando.

O IFPE Virtual busca oferecer cursos com excelência nos conteúdos, na metodologia de educação a distância e nas tecnologias da comunicação e da informação aplicadas à educação. Atua de forma integrada à estrutura da instituição para realização de suas ações. Utiliza e desenvolve tendências atuais na área de educação a distância, preocupando-se, em especial, com um modelo pedagógico adequado à realidade da instituição e dos alunos por ela atendidos.

Nesse contexto, emprega modernas tecnologias, produz e adapta materiais didáticos nas mais variadas mídias, capacita e trabalha com educadores e profissionais que unem formação acadêmica de alto nível com vasta experiência prática.

Essas características do IFPE Virtual fazem com que o Instituto Federal de Pernambuco seja reconhecido como instituição preparada e atualizada na área de educação a distância.

Você, como nosso aluno a distância, torna-se parceiro e a razão dessa caminhada.

Metodologia do Ensino a Distância

Qual o objetivo e a metodologia deste componente curricular?

Este componente curricular tem como proposta apresentar os principais conceitos de Educação a distância, sua evolução histórica no mundo e no Brasil e, como é estruturada a metodologia de EaD adotada pelo IFPE, além de oferecer orientações básicas para você que está ingressando no IFPE Virtual.

O conteúdo desse componente curricular está distribuído em três capítulos. Em cada um deles, você terá orientações para realizar as atividades e interagir com o tutor e seus colegas, sendo necessária a

Componente Curricular

É a matéria ou disciplina acadêmica que compõe uma matriz curricular de um determinado curso. É obrigatória sua inclusão e ministração com a carga horária determinada na matriz, a fim de que o curso tenha eficiência e validade.

Sinônimo: disciplina

Início das semanas letivas:

Todas as semanas letivas destas e dos demais componentes curriculares do curso terão início às quartas-feiras e término às terças-feiras. Dessa forma, você ainda poderá aproveitar o final de semana para estudar e fazer os exercícios propostos no Ambiente Virtual.

Todas as quartas-feiras, você terá no Ambiente Virtual um conjunto de atividades que deverão ser respondidas até a terça-feira da próxima semana, quando um conjunto de novas atividades será postado.

11Metodologia do Estudo a Distância leitura do material impresso, referente a esse componente durante todo período.

Aqui, você começará a exercitar atividades de leituras, realização de exercícios online, publicação de material, envio de mensagem, participação em fórum de discussão, etc.

É importante que você esteja atento, no ambiente virtual, ao cronograma contendo a data limite de envio dos trabalhos e a realização dos exercícios, além de outras informações relevantes para sua aprendizagem.

Organize seu tempo para que as atividades não se acumulem, pois esse acúmulo de trabalho pode implicar em perda de prazo, dificultando o seu aproveitamento no componente curricular e o seu envolvimento nas atividades individuais e coletivas.

Para ajudar na sua aprendizagem você contará com a participação de um professor-tutor que tirará as dúvidas que eventualmente surjam durante seu estudo ou no desenvolvimento das atividades, as quais poderão ser tiradas através de mensagens enviadas por você ao professor-tutor no Ambiente Virtual ou pelo fórum “Tirando Dúvidas”.

Introdução ao estudo a distância

Iniciamos este componente curricular, convidando você para um novo desafio do século XXI: fazer parte de um ensino inovador por meio da tecnologia, um atendimento educacional via rede.

Nossa forma de atuação é semipresencial, em que o processo educacional é feito parte a distância, combinando materiais didáticos impresso e os meios de comunicação associados ao computador, e parte presencial, onde os encontros presenciais são, na maioria das vezes, destinados às práticas profissionais e à realização dos exames avaliativos da aprendizagem.

Assim como o giz e o quadro–negro são ferramentas que possibilitaram a aprendizagem durante décadas, múltiplas apresentações através dos canais de comunicação auxiliam a essa nova forma de ensinar e aprender, enriquecendo a construção coletiva, valorizando o trabalho feito com o outro.

Enriquecendo a construção coletiva, valorizando o trabalho feito com o “outro”, criando uma cultura solidária e colaborativa entre pessoas além da sala de aula é uma maneira de integrar a informática, você e a educação, colocando-o em frente a uma metodologia diferenciada, construindo vínculos que transpassam a tecnologia.

12Sistemas de Energia Renovável

Na Educação a distância – EaD, o desafio é que diante de um conhecimento, você seja capaz de utilizar a informação da rede para discutir, reestruturar, construir e reconstruir de forma individual e coletiva.

Enfrentar esses desafios exige uma forma diferente de estudar, criar, pensar, aprender e verificar seu próprio rendimento, por isso é importante ter atenção ao Guia de Orientação do Aluno e a todas as orientações repassadas pelos professores/tutores. Fiquem sempre atentos ao cronograma apresentado no início de cada disciplina.

A partir de agora, desejamos a você bom estudo e que os conteúdos e experiências compartilhados entre todos ajudem a ampliar e aprofundar seus conhecimentos. Estaremos sempre perto de você, “juntos virtualmente”, disponíveis para apoiá-lo no que estiver ao nosso alcance.

Aprendendo e ensinando com ética

O Instituto Federal de Pernambuco é uma instituição que tem como missão a educação e tem a ética como valor fundamental. Com a ética buscamos uma educação adequada e moralmente desejada no ambiente de ensino e aprendizagem.

Estamos aqui porque não sabemos tudo. Somos um “ser por fazer-se”, um projeto que cada um de nós realiza ao longo da vida. Para tanto, vivemos, constantemente, diante de escolhas, possibilidades, caminhos.

Construímos nosso projeto de vida a partir das escolhas que fazemos. Para nós, educar é possibilitar escolhas!

Eu, você, todos nós somos frutos das escolhas que fazemos ao longo da vida. É claro que nem todas são conscientes e livres. Mas podemos dizer que a nossa liberdade tem o tamanho dessas escolhas.

Nós, do Instituto Federal, estamos conscientes dessa responsabilidade e queremos aprender e ensinar com Ética, exercitando na busca do conhecimento, os valores da responsabilidade, autonomia, coerência e autenticidade.

Ninguém gostaria de viver num mundo feito de mentiras, não é mesmo?

Muito pior é quando alguém mente para si mesmo. “Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira” diz Renato Russo, na música Quase sem querer (CATANEO, 2008).

Durante a leitura do material impresso procure grifar a parte dos textos que você não compreendeu, isto facilitará os momentos de “tira-dúvida” junto aos tutores e colegas.

As principais características para um aluno em EaD obter sucesso são comprometimento, autonomia e disciplina.

Você sabe o que é ética?

(Parte 1 de 6)

Comentários