Estradas florestais

Praticas chaves para o planejamento e gestão de estradas florestais

Qual é o sistema de extração? Qual é o sistema de extração?

Primeiro para se planejar uma estrada Primeiro para se planejar uma estrada devemos antes pensar? devemos antes pensar?

Tipos de planejamentos recomendados

•Planejamento estratégico-para áreas entre 2 e 3 mil hectares;

•Planejamento tático –para área menores que 500 hectares;

•Planejamento de manutenção –programa e cronograma

•Obs: NO IFT/FFTas atividades de planejamento nos cursos são dadas dentro da área de uma unidade de trabalho, 100ha.

Premissas : Premissas :

NA EIR a infraNA EIR a infra--estrutura deve ser estrutura deve ser considerada permanente considerada permanente

80% dos danos ao solo e a água, são gerados pelas obras de infra-estrutura;

Esteira trabalha com 30 a 45% declividade relevo

5 a 10 % dos danos ao solo e a água são 5 a 10 % dos danos ao solo e a água são gerados pelas atividades de corte e arraste gerados pelas atividades de corte e arraste

Skidder trabalha:

Morro acima: 20% declividade Morro abaixo 35% declividade

Etapas de uma estrada bem feita

•Planejamento •Localização

•Desenho ou mapeamento

•construção

•manutenção

•Fechamento

Se a estrada é permanente

••Fluxo de água Fluxo de água

••Vazão da bacia; Vazão da bacia;

••Nível máximo de água; Nível máximo de água;

••Tipo de vegetação; Tipo de vegetação;

••Área de drenagem Área de drenagem

A eficiência do planejamento da estrada deverá vir com:

•Minimização dos custos; •Realização de manutenção;

•Investimentos na estrada principal;

•Investimento na segurança;

•Treinar e capacitar equipe de construção e planejamento;

Fundamental avaliar o planejamento considerando as mitigações ambientais;

Adotar uma prática que tenha apoio e atenda as expectativas dos usuáriosenvolvendo-os na aprovação do projeto da estrada

Produzir um trajeto da estrada sem perigo, com uma boa relação custo benefício, favorável ao meio ambiente;

Evitar áreas problemáticas

Aumentar a resistências as tempestades e aumentar a vida útil da estrada

Minimizar a largura da estrada. (p adrões )

Proteger as área sensíveis e reduzir os impactos no ecossistema

Manter os canais naturais, e fluxo naturais das correntes de água, e manter passagens para os animais aquáticos

Mapear o cruzamento de rios e áreas protegidas, Mapear o cruzamento de rios e áreas protegidas,

Cruzamento da estrada com rios

É melhor ter uma estrada ruim e um bom cruzamento de rios, do que ter um estrada boa e um péssimo cruzamento;

Um mau cruzamento não se pode reparar. A maioria do investimento em uma estrada ruim se pode recuperar, porém em um mau cruzamento pouco se pode recuperar.

Cruzamento de rios e igarapés

••São pontos caros na construção de estradas. São pontos caros na construção de estradas.

••localizar as pontes ou outras estruturas hidráulicas sempre localizar as pontes ou outras estruturas hidráulicas sempre que possível em áreas de rocha, fazendo proteções contra que possível em áreas de rocha, fazendo proteções contra erosão erosão

•• evitar locais profundos de aluvião que são susceptíveis a evitar locais profundos de aluvião que são susceptíveis a assoreamentos, e são mais custosos; assoreamentos, e são mais custosos;

Minimizar os encontros da estrada com os rios e igarapés

Minimizar os encontros da estrada com os rios e igarapés- - principalmente sedimentos principalmente sedimentos

••Qual é o fluxo do curso de água: seco ou tem fluxo constante; Qual é o fluxo do curso de água: seco ou tem fluxo constante;

••Se a estrada é permanente ou temporária Se a estrada é permanente ou temporária

Minimizar o cruzamento da estrada com canais naturais de drena gem ;

Quanto de terra podemos colocar sobre um bueiro: entre 0,5 e 1 metro.

Evitar Evitar mudanças mudanças nos padrões nos padrões naturais de naturais de drenagem drenagem

––Em igarapés de pouca corrente Em igarapés de pouca corrente podemos utilizar passagens podemos utilizar passagens molhadas, em lugar de tubos ou molhadas, em lugar de tubos ou bueiros que são mais propensos a bueiros que são mais propensos a entupir. entupir.

––È importante proteger uma parte È importante proteger uma parte antes e depois da passagem antes e depois da passagem molhada para proteger contra a molhada para proteger contra a escavação pela correnteza e escavação pela correnteza e impedir acumulo de água impedir acumulo de água

Minimizar distúrbios no solo e nos canais de drenagem

Controlar a água superficial na estrada e estabilizar o leito de rodagem transversais para drenagem superficial, em lugar de tubos ou bueiros , que requerem mais manutenção, e podem entupir durante as fortes chuvas;

–O Ideal é desviar a água da superfície da estrada quantas vezes necessárias/;

Por que?

Evitar áreas molhadas, instáveis e Evitar áreas molhadas, instáveis e empinadas empinadas

––Planejar para evitar zonas problemáticas, com altos Planejar para evitar zonas problemáticas, com altos riscos naturais, tais como deslizamentos de terras, riscos naturais, tais como deslizamentos de terras,

–– evitar os terrenos com declividade maiores que 60% evitar os terrenos com declividade maiores que 60%

––Evitar topes na estrada superiores a 12 a 15% de Evitar topes na estrada superiores a 12 a 15% de declividade, declividade,

––Evitar zonas úmidas e terrenos saturados; Evitar zonas úmidas e terrenos saturados;

Minimizar os desvios; Minimizar os desvios;

––Ideal planejar entre declividades de 20 à 30%; Ideal planejar entre declividades de 20 à 30%;

Áreas planas problemas de drenagem Áreas planas problemas de drenagem

Usar ângulos de corte/ terraplenagem adequadas Usar ângulos de corte/ terraplenagem adequadas

–Cortes

•Depende muito do tipo de solo-média 45º •1:1 ou ¾:1

–Aterros ;

•2:1 ou 1/2:1 ou 3:1

•Aterros ou áreas de depósitos de resíduos precisam de pelo menos uma estação chuvosa

•Obs: em média depois de soltos os solos se expandem 30%-1m3 –1,3m3

–Valetas :

•2:1 ou 1:1 Obs A: se tiver problema de tempo investir em compactação

Instalar medidas de estabilização dos taludes e reduzir desbarrancamentos

–Métodos de estabilização;

•Remover material; •Trocar plataforma;

•Modificar o talude;

•Uso de vegetação;

•Estruturas;

•Sub-drenagens;

•Muros e aterros reforçados .

Proteger a qualidade da água e reduzir o acúmulo de sedimentos nos rios e igarapés;

Revestir a superfície das estradas (Revestimento );

••Devemos considerar o fator de Devemos considerar o fator de compactação natural de 30%; Atenção ao compactação natural de 30%; Atenção ao distribuir piçarra, pois a altura de distribuir piçarra, pois a altura de compactação deve ser considerada, compactação deve ser considerada, quanto mais alto, mais necessário quanto mais alto, mais necessário compactação; compactação;

••Obs: Carregadeira com a concha cheia Obs: Carregadeira com a concha cheia pode funcionar como um pode funcionar como um compactadorcompactador, ela , ela faz 3 vezes mais pressão no solo faz 3 vezes mais pressão no solo

Controlar a erosão e proteger as áreas de solos expostos

Investimentos em drenagem e revestimentos Investimentos em drenagem e revestimentos

Minimizar o desmate da lateral Minimizar o desmate da lateral

Devemos sempre buscar uma drenagem Devemos sempre buscar uma drenagem eficiente eficiente

Ter uma boa drenagem Ter uma boa drenagem superficial das estradas, superficial das estradas, valas transversais valas transversais freqüentes e pendentes freqüentes e pendentes que sigam o contorno do que sigam o contorno do terreno, de maneira que terreno, de maneira que a água se disperse com a água se disperse com freqüência e assim freqüência e assim amenize a sua amenize a sua concentração em cima concentração em cima da estrada da estrada

••Evitar ou minimizar a construção de Evitar ou minimizar a construção de estradas em trechos estreitos da estradas em trechos estreitos da encosta de rios, que inevitavelmente encosta de rios, que inevitavelmente se inundam durante as tormentas; se inundam durante as tormentas;

––Se faltar revestimento, a estrada terá Se faltar revestimento, a estrada terá uma vida útil menor uma vida útil menor

––Abertura das laterais: Abertura das laterais:

••Dependerá do tipo de solo; Dependerá do tipo de solo;

••Deve ser feito principalmente nas curvas por Deve ser feito principalmente nas curvas por segurança; segurança;

Aplicar medidas de controle de erosão; Aplicar medidas de controle de erosão;

Fazer manutenção periódica e rotineira; Inspeção é fundamental

Controlar o uso das estradas Controlar o uso das estradas

Fechar ou destruir as estradas quando estas não forem mais utiliFechar ou destruir as estradas quando estas não forem mais utilizadas zadas

Recuperar áreas de empréstimos Recuperar áreas de empréstimos

–atentar para necessidade de licenciamento ambiental para áreas de coleta de material, de acordo com as Leis Estaduais e Federais,

–ideal é preparar um plano operacional de uso da área de empréstimos, procurando trabalhar no mesmo local em diferentes fases do manejo florestal, concentrar-se no mesmo local de extração de material

–Preparar um plano de recuperação para toda área de empréstimo;

•Pois os custos de recuperação representam entre 2 e 5% do custo total da estrada

–Se preocupar com a terra viva, os primeiros 15cm de solo que é removido para extração de material (piçarra), pois este material será muito importante durante a recuperação do local.

–Revegetara área de empréstimos após sua utilização;

–Procurar, se possível, executar a recuperação simultânea aos demais trabalhos, para aproveitar a equipe envolvida ;

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