Jean Piaget

Jean Piaget

Jean Piaget Acadêmico: Elton S. Rodrigues

Biografia: Jean Piaget

"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas".

Jean Piaget

OFundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.

OFoi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e diversas centenas de artigos.

OEstudou inicialmente biologia na Universidade de Neuchâtel onde concluiu seu doutorado, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia,Epistemologia e Educação.

OEm 1918, obtém o bacharelado em ciências naturais para, em seguida, finalizar a sua tese: Introdução à Malacologia da Região do Valais.

OEntre 1915 e 1917, problemas de saúde o obrigam a estadias em Leysin

(Leysin é uma comuna suíça de Vaud, situada no districto de Aigle). Piaget retoma, então, o dilema entre ciência e fé e, em 1918, escreve o romance filosófico e autobiográfico: Recherche - ("expressão que em frances tem um duplo sentido - "busca" e "pesquisa").

"Nasceu gente é inteligente". Jean Piaget

OA perspectiva psicanalítica não o entusiasma e, em 1919, retoma seus estudos em malacologia e viaja para Paris.

OSeus conhecimento em Biologia levou-o a enxergar o desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo evolução gradativa.

OEm Paris começou a investigar o pensamento das crianças e teve um ciclo de cinco publicações: A linguagem e o pensamento na criança (1923); O raciocínio da criança (1924); A representação do mundo na criança(1926); A causalidade física na criança (1927); e O julgamento moral na criança (1931)

OEle passou a combinar a psicologia experimental – que é um estudo formal e sistemático – com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e analises de pacientes.

OEm 1923, Piaget casou-se com Valentine

Chântenay, sua ex aluna, com quem teve três filhas: Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laurent (1931). As teorias de Piaget foram em grande parte baseadas em estudos e observações de suas filhas, que os realizou ao lado de sua esposa.

"Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios".

Jean Piaget

“Quando olho uma criança ela me inspira dois sentimentos, ternura pelo que é, e respeito pelo que posso ser.”

Jean Piaget

"Nas brincadeiras, uma criança age de acordo com sua visão do mundo“

Jean Piaget

O Processo De Equilibração: A Marcha Do Organismo Em Busca Do Pensamento Lógico

OPode-se dizer que o "sujeito epistêmico" protagoniza o papel central do modelo piagetiano, pois a grande preocupação da teoria é desvendar os mecanismos processuais do pensamento do homem, desde o início da sua vida até a idade adulta. Nesse sentido, a compreensão dos mecanismos de constituição do conhecimento, na concepção de Piaget, equivale à compreensão dos mecanismos envolvidos na formação do pensamento lógico, matemático. Como lembra La Taille (1992:17), "(...) a lógica representa para Piaget a forma final do equilíbrio das ações. Ela é 'um sistema de operações, isto é, de ações que se tornaram reversíveis e passíveis de serem compostas entre si'".

O conceito de equilibração torna-se especialmente marcante na teoria de Piaget pois ele representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano. Trata-se de um fenômeno que tem, em sua essência, um caráter universal, já que é de igual ocorrência para todos os indivíduos da espécie humana mas que pode sofrer variações em função de conteúdos culturais do meio em que o indivíduo está inserido. Nessa linha de raciocínio, o trabalho de Piaget leva em conta a atuação de 2 elementos básicos ao desenvolvimento humano: os fatores invariantes e os fatores variantes.

Os Fatores Invariantes

OPiaget postula que, ao nascer o individuo recebe como herança uma série de estruturas biológica – sensoriais e neurológicas – que permanecem constantes ao longo da vida. São essas estruturas biológicas que irão predispor o surgimento de certas estruturas mentais

Os Fatores Variantes

OSão representados pelo conceito de esquema que constitui a unidade básica de pensamento e ação estrutural do modelo piagetiano, sendo um elemento que se transforma no processo de interação com o meio, visando á adaptação do individuo ao real que o circunda.

A Assimilação

OConsiste na tentativa do individuo em solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento especifico da sua existência.

A Acomodação

OConsiste na capacidade de modificação da estrutura mental antiga para dar conta de dominar um novo objeto do conhecimento. Quer dizer, a acomodação representa “o momento de ação do objeto sobre o sujeito”.

Estágio Do Desenvolvimento Humano

OPiaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados “Por aquilo que o individuo consegue fazer melhor”.

Os Quatros Períodos O1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos)

O2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos)

O3º período: Operações concretas (7 ,1 ou 12 anos)

O4º período: Operações formais (1 ou 12 anos em diante)

Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes organizações mental.

Os indivíduos vivenciam essas quatro fases na mesma sequência, porém o início e termino de cada uma delas pode sofrer variações.

1º Período Sensório Motor (0 a 2 anos)

Para esse período Piaget usa a expressão “a passagem do caos ao cosmo” para introduzir o estudo sobre a construção do real descreve e explica.

A criança nasce em um universo para ela caótico, habitado por objetos evanescentes (que desapareceriam uma vez fora do campo da percepção

6 Subfases Do Período

Sensório motor

O1º fase reflexo.

O2º Fase de Coordenação, reações circulares prima.

O3º Fase de Coordenação, reações circulares secundarias.

O4º Fase de Coordenação reações do esquema secundário.

O5º Fase de Experimentação. O6º Fase De Representação.

1º Estágio 2º Estágio 3º Estágio 4º Estágio 5º Estágio 6º Estágio

2º Período Pré operatório ( 2 A 7

Anos)

OPara Piaget o que marca a passagem desse período e o aparecimento da função simbólica ou semiótica, ou seja, a emergência da linguagem.

ONesse período predomina a assimilação.

OA criança já e capaz de representar suas vivencias e suas realidades.

2º Período Pré operatório ( 2 A 7 Anos)

OAos 4 anos a criança tem sua criatividade mais aflorada.

OA linguagem neste período começa a ser muito egocêntrica.

ONeste período o pensamento e intuitivo e pré-conceptual.

OEsse estágio e fundamental para as crianças, pois ela aprende de forma rápida e flexível.

Período Das Operações Concretas

ONeste período o egocentrismo intelectual e social ( incapacidade de se colocar no ponto de vista de outros) que caracteriza a fase anterior dá lugar á emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes ( próprios e de outrem ) e de integra-los de modo lógico e coerente (Rappaport,op.cit. ).

Aparecimento da criança de interiorizar as ações.

Conforme pontua La Taille (1992:17) se no período pré-operatório a criança ainda não havia adquirido a capacidade de REVERSIBILIDADE, tal reversibilidade será construída ao longo dos estágios operatório concreto e formal.

Período Das Operações Formais ( 12 Anos Em Diante )

ONesta fase a criança, amplia as capacidades conquistadas na fase anterior, já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal.

A visão internacionalista de Piaget: a relação de interdependência entre o homem e o objeto do conhecimento.

OA visão interacionista de Piaget: O objetivismo e o Subjetivismo, ambas são derivadas de duas grandes vertentes da filosofia.

OAssim sendo, a psicologia objetivista, privilegiada a dado externo, afirmando que todo conhecimento provem da experiência; e a psicologia subjetivista , em contraste, calcada no substrato psíquico, entende que todo conhecimento, portanto, a primazia do sujeito sobre o objeto (FREITAS 2000:63)

As consequências do modelo Piagetiano para a ação pedagógica.

OA teoria psicogenética de Piaget não tinha como objetivo principal propor uma teoria de aprendizagem.

Coll (1992:172) faz a seguinte observação: Piaget nunca participou diretamente nem coordenou uma pesquisa com objetivos pedagógicos.

O O modelo piagetiano, torna umas das mais importantes diretrizes no campo da aprendizagem escolar, por exemplo nos EUA, na Europa e no Brasil inclusive.

OUma das razões da difícil penetração da teoria genética no âmbito da escola deve-se, segundo o autor “ao difícil entendimento do seu conteúdo conceitual como pelos métodos de analise formalizante que utiliza e pelo estilo as vezes “hermético” que caracteriza as publicações de Piaget.

OAs dificuldades de ordem técnica, metodológicas e teóricas no uso de provas operatórias como instrumento de diagnostico psicopedagógico.

OA parte social da escola fica prejudicada uma vez que o raciocínio por tras da argumentação de que a criança vai atingir o estagio operatório secundário a noção do desenvolvimento do pensamento critico.

OA teoria psicogenética pode ser citada com possibilidades de estabelecer objetivos educacionais, fornecer parâmetros importantes sobre o processo de pensamento da criança, relacionados aos estágios do desenvolvimento.

OSegundo a teoria do Behaviorismo que diz que o erro como interferências negativas no processo de aprendizagem, os erros passam a ser entendidos como estratégias usadas pelo aluno na sua tentativa de aprendizagem de novos conhecimentos.

Relação Entre Teoria Psicogenetica X Educação

OPode se considerar que a teoria da psicogenética trouxe contribuições importantes ao campo da aprendizagem escolar, Pois a Compreensão do desenvolvimento humano equivale a compreensão de como se dá o processo de constituição do pensamento logico-formal.

OAs ideias de Piaget representam uma salto qualitativo na compreensão do desenvolvimento Humano.

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