Sistemas de informação  de Saúde

Sistemas de informação de Saúde

UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA

WANDERSSON FERREIRA SARAIVA

Fundamentos de SI

Serra Talhada

2013

01 - Cite dois exemplos de SI de saúde e explique seus benefícios e importância.

MULTIMED – É um software de gestão em radiologia, é muito eficaz, o multimed passa por tos os processos para que possa obter de forma rápida uma radiologia, passa desde o agendamento, recepção, atendimento, fluxo de laudo, faturamento e entrega de resultados. Ele aperfeiçoa os destinos de informação e agiliza o processo de tomadas de decisão. Os chefes desse setor têm o acesso rápido de informações de cada paciente, tem maior nível de acerto em cima dos resultados finais, aumento da produtividade e maior segurança aos pacientes. A importância do Multimed é que ele integrar as diversas partes de uma instituição hospitalar pode ultrapassar suas paredes e fornecer dados para um Sistema de Informações em Saúde, de âmbito nacional, bem como para os gestores de saúde.

TASY – É um sistema completo da Phileps, ele atende hospitais, clinicas especializadas, bancos de sangue, laboratórios, atende desde a entrada do paciente, na parte assistencial, tanto área eletrônica, recepção, consultas, parte financeira e principalmente na área hospitalar. È dividido por setores de usuários, assim cada tipo de usuário tem sua área reservada, o usuário cliente pode checar suas consultas, exames, sua parte financeira entre outros diretamente de sua conta Tasy, o usuário médico pode ver como andam seus pacientes, o que já foi feito, o que ainda será feito e o que precisa fazer o usuário gerente ou tesoureiro também tem sua área reservada entre outras áreas, a importância de um sistema como esse ajuda no esclarecimento pelo próprio clientes, rapidez nos resultados, certamente na economia e com todos esses fatores na melhoria dentro de uma organização, o Tasy trás mais segurança, pois integra tudo dentro de si,reformula seus dados englobando num só resultado.

02 - Cite três dificuldades na gestão de SI de saúde e quais as possíveis soluções.

  1. O cliente pode não saber exatamente o que deseja para o sistema, ou sabê-lo mas não conseguir articulá-lo (o que é bastante comum).

  2. Os requisitos identificados podem não ser realistas (do ponto de vista econômico ou tecnológico, por exemplo).

  3. Cada parte interessada pode expressar os mesmos requisitos de formas diferentes, sendo necessário - através de um bom conhecimento do domínio - identificar estas situações.

Podemos notas dificuldade de comunicação nos três problemas, esse é o maior dos problemas no começo do software, entre o analista de SI e o cliente (stakeholders) na comunicação para o levantamento de dados, não há uma solução exata para esses problemas, eles são muito comuns a todo engenheiro de software ou analista de sistemas, mas a melhor solução a ser tomada é familiarizar o cliente sobre as linguagens de SI entre outras informações necessárias antes de começarem a desenvolver o mesmo.

Comentários