coloração de GRAM

coloração de GRAM

  1. O que é “esfregaço”?

É uma técnica que consiste na fixação de uma fina película na lamina para uma melhora observação.

  1. Na ordem correta, quais os corantes e por quanto tempo devem ficar sobre o esfregaço para uma correta coloração bacterina?

Cristal de metila/cristal violeta, solução de lugol, álccol etílico

  1. O que significa uma bactéria corada de roxa? E uma corada de vermelho/rosa ?

As bactérias Gram-positivas, que têm a parede celular composta por mureína (peptídeoglicano – peptídeo de ácido n-acetil murâmico), com descoloração com álcool etílico, retém o corante, permanecendo com a cor (roxo). Já as bactérias Gram-negativas com parede celular composta predominantemente por ácidos graxos (lipopolissacarídeos e lipoproteínas), perdem o complexo iodo-pararosanilina,, assumindo a cor (vermelha).

  1. Descreva detalhadamente a composição da parede das bactérias Gram negativas e Gram positiva?

A parede celular das bactérias Gram negativas tem um teor em lípidos elevado na sua membrana externa, para além de uma camada fina de peptidoglicano que circunda a membrana plasmática. Em consequência, durante o passo de diferenciação pelo alcool, parte dos lípidos são dissolvidas pelo alcool, formando-se poros na parede por onde o corante primário (violeta de cristal) sai das células. Estas células ficam transparentes após o passo de diferenciação pelo álcool, sendo posteriormente coradas com o corante secundário (safranina).

A parede celular das bactérias Gram positivas é constituída principalmente por uma camada grossa de peptidoglicano e o seu teor em lípidos é nulo ou muito baixo (em poucas espécies bacterianas). A camada de peptidoglicano actua, assim, como uma barreira impedindo a saída do corante primário e estas células ficam coradas de violeta escuro.

  1. Por que as bactérias Gram negativas são mais patogênicas?

A face externa da membrana é rico em lipopolissacarídeos este componente são também chamado de endotoximo que agravam a infecção e provocam febre.

Comentários