Baixe Falando de interdisciplinaridade! e outras Notas de estudo em PDF para Atualidades, somente na Docsity! FALANDO DE
IN TERDISCIPLINARI DADE!
PROJETOS IN TEGRADORES
PROF DEMETRIUS PEREIRA MORILLA
E E
my o A
Eos Bd y INSTITUTO FEDERAL DE
== ES EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
0 PRÉ-REQUISITOS 0 Conhecer e entender os principais objetivos e características da contex- tualização do ensino, da vinculação do ensino CTSA e dos temas estruturadores para o ensino de Química e para a organização do trabalho pedagógico. Fazenda (1993, p.31), ao caracterizar a interdisciplinaridade: (...) pela intensidade das trocas entre os especialistas e pela integração das disciplinas num mesmo projeto de pesquisa.(...) Em termos de interdisciplinaridade ter-se-ia uma relação de reciprocidade, de mutualidade, ou, melhor dizendo, um regime de co-propriedade, de interação, que irá possibilitar o diálogo entre os interessados. A interdisciplinaridade depende então, basicamente, de uma mudança de atitude perante o problema do conhecimento, da substituição de uma concepção fragmentária pela unitária do ser humano. PCN E INTERDISCIPLINARIDADE! Muito se tem falado em interdisciplinaridade. Esta palavra passa a fazer parte de muitos documentos oficiais, como o caso dos PCNs, sem que se esclareça suficientemente o que se entende ou pretende com seu uso. Parece que a interdisciplinaridade poderá resolver todos os problemas da educação, como em outros tempos ocorreu com outros termos ou expressões, como o construtivismo, ou a educação libertadora, com a educação popular, etc. Ou seja, a apropriação da terminologia técnica se dá sem o cuidado ou aprofundamento necessários, levando muitas vezes a um esvaziamento do significado do termo em questão. RESGATE DO TERMO INTERDISCIPLINARIDADE! O termo interdisciplinar surgiu na Europa, principalmente na França e Itália em meados de 1960. A interdisciplinaridade surge no contexto educacional da modernidade, quando se iniciam as críticas ao modelo de ensino fragmentado e desconectado do cotidiano das pessoas, no qual os conhecimentos passam a ser questionados em sua utilidade prática. NÍVEIS DE INTERAÇÃO ENTRE
DISCIPLINAS
Níveis crescentes de interação entre as disciplinas “-
multidisciplinaridade ) | pluridisciplinaridade ) | interdisciplinaridade ) | transdisciplinaridade
<-
Algumas formas de interdisciplinaridade:
Heterogênea || Pseudo-interdisciplinaridade || Auxiliar Compósita | Unificadora
A ALIMENTAÇÃO
AREAS TRANSVERSAIS
,
FÍSICA E QUÍMICA
CONTEÚDOS |TRANSVERSAIS
GEOGRAFIA/
GEOLOGIA
|I
|
“Energia dos
alimentos
“Natureza da matéria “O metabolismo
“Conceito de reação
quimica
“A digestão e a
circulação
“A erosão dos solos
agricolas
CIÊNCIAS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
QUÍMICA
(Fonte: http:/ /wwwbrasilescola com).