Introducção a Programacao orientada a objecto

Introducção a Programacao orientada a objecto

  • Aula 1: Introdução à Programação Orientada a Objetos (POO)

Objetivos

  • Valorar a evolução das Técnicas de Programação.

  • Identificar as propriedades da POO.

Evolução das Linguagens de Programação.

  • Linguagens de Baixo Nível

  • - Linguagem Máquina

  • - Linguagem Ensamblador

  • Linguagens de Alto nível

Linguagens de Máquina

  • É a linguagem que entende o processador e está apoiado no sistema binário. Está formado por um conjunto de instruções ou códigos que podem ser interpretados diretamente pelo processador. A linguagem de máquina varia dependendo do hardware e evolui com cada versão do microprocessador.

Vantagens das Linguagens de Máquina

  • A principal vantagem da linguagem de máquina é sua alta velocidade, o qual se deve à tradução imediata dos códigos binários

Desvantagens das Linguagens de Máquina

  • Codificação complexa: o programador deve entender o significado dos uns e ceros e ter tabelas de instruções e variáveis. Nos processadores atuais de 64bits, por exemplo, uma instrução tem 64 uns e ceros, o qual é muito difícil de controlar.

  • Enganos na codificação e depuração complexa: devido à complexidade dos códigos.

  • Produtividade mínima: tempos de desenvolvimento muito altos.

  • Não portabilidad: um programa só funciona sobre o hardware para o que é feito.

Linguagen Ensamblador

  • Oferecem uma representação mais compreensível para o humano que os códigos da linguagem máquina.Cada instrução em linguagem ensamblador representa uma instrução na linguagem máquina. A linguagem ensamblador aparece quase ao mesmo tempo com a linguagem de máquina, isto devido a que os fabricantes de hardware desenham seus Chips pensando já nas instruções de uma linguagem de ensamblado.

Exemplo de Linguagem Máquina vs. Linguagem Ensamblador

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