Recursos Minerais

Recursos Minerais

Colégio Hamônia

Diretor: Erimá R. Martins

Disciplina: Geografia

Professor: Givanildo

EM – Serie 2ª

Estudante: Emanuel Fusinato Data: 03/07/10

Pesquisa: Quais os principais recursos minerais que ocorrem no Brasil? Aponte sua importância econômica.

Os principais minérios encontrados no Brasil são: ferro, bauxita, cobre, cromo, ouro, estanho, níquel, manganês, zinco, potássio, platina, urânio.

Ferro: tem uma grande importância na economia, pois, é ele que abastece varias industrias de bem de consumo como: na produção de automóveis, aço, edifícios entre muitos outros.

Bauxita: maior parte da extração de bauxita é usada como matéria-prima para a fabricação de alumínio.

Cobre: é utilizado, para a produção de materiais condutores de eletricidade, e em ligas metálicas como latão e bronze.

Cromo: O cromo é empregado principalmente em metalurgia para aumentar a resistência à corrosão e dar um acabamento brilhante, em ligas metálicas, em processos de cromagem.

Ouro: é utilizado de forma generalizada em joalharia, indústria e eletrônica, bem como reserva de valor, também é usado em comunicações, naves espaciais, motores de reação na aviação, douragem de peças, obturações dentárias, em fotografias, tratamentos de câncer e em outras enfermidades, cobertura protetora em muitos satélites, e em diversos outros produtos.

Estanho: É usado para produzir diversas ligas metálicas utilizados para recobrir outros metais para protegê-los da corrosão. O estanho liga-se prontamente com o ferro, muito usado na indústria automotiva para revestimento e acabamento da lataria. O estanho que faz uma ótima liga com chumbo é usado como revestimento para impedir a corrosão e evitar a eletrólise. O estanho também é muito usado em telhas, correntes e âncoras. Os recipientes de aço blindados com estanho (folhas de flandres) são usados xtensivamente para a conservação de alimentos, e desta forma é um grande mercado para o estanho metálico.

Níquel: utilizado na produção de aço inoxidável, superligas de níquel, entre outras ligas metálicas, baterias recarregáveis, reações de catálise, revestimentos metálicos e fundição.

Manganês: É importante para a fabricação de aços. Pode estar presente em varias ligas metálicas, é usado como despolarizador em pilhas secas Também é utilizado em pilhas alcalinas, emprega-se na obtenção de pinturas e na descoloração de vidro.

Zinco: A principal aplicação do zinco é na galvanização do aço ou ferro para protegê-los da corrosão.

Potássio: O potássio é um metal usado como fertilizante, em aparatos de respiração de bombeiros e mineiros, fabricação de pólvora, em pirotecnia, é utilizado em injeções letais.

Platina: É empregado para a fabricação de eletrodos e jóias, utilizado em reações químicas como catalisador. Empregado na fabricação de projéteis, principalmente para engastes de armas com cano raiados, fabricação de utensílios cirúrgicos, como pregos, tubos para ensaios e outros, em odontologia protética para implantes e fixação de brocas, usado nas pontas das velas de ignição dos lança-chamas a explosão e nas pontas dos pára-raios, utilizado para a produção de luvas resistentes a altas temperaturas, implantes ortopédicos em medicina, fabricação de instrumentos musicais.

Urânio: O Urânio é utilizado em indústria bélica e como combustível em usinas nucleares para geração de energia elétrica.

Fontes:

Principais minérios:

http://www.infoescola.com/geografia/recursos-minerais-do-brasil/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_do_Brasil#Recursos_naturais

Informações sobre os minérios:

Manganês: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mangan%C3%AAs

Potássio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pot%C3%A1ssio

Zinco: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zinco

Cobre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cobre

Níquel: http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%ADquel

Ferro: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferro

Bauxita: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bauxita

Cromo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cr%C3%B4mio

Ouro: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouro

Estanho: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estanho

Manganês: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mangan%C3%AAs

Platina: http://pt.wikipedia.org/wiki/Platina

Urânio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ur%C3%A2nio

Comentários