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Guias e Dicas
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Relatorio de biologia celular, Provas de Biotecnologia

células da mucosa da boca e de epiderme de cebola.

Tipologia: Provas

2013
Em oferta
30 Pontos
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Compartilhado em 22/12/2013

priscila-printis-12
priscila-printis-12 🇧🇷

4.5

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Baixe Relatorio de biologia celular e outras Provas em PDF para Biotecnologia, somente na Docsity! UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Curso: Agronomia Disciplina: Biologia Celular Professora: Cristina Maki Relatório de Prática de Biologia Celular Manaus- Am 2013 INTRODUÇÃO Apresenta-se aqui, o relatório da aula prática realizada no laboratório de Biologia Celular fica no ICB bloco E na UFAM. Este relatório tem como objetivo principal, analisar e comentar os resultados obtidos a partir das reações observadas. O microscópio óptico tem a função fundamental de fazer com que minúsculos objetos possam ser vistos através de suas lentes. Sem ele, seria impossível ver a olho nu determinadas estruturas. De modo geral, eles são utilizados em laboratórios de várias naturezas, inclusive para observar estruturas diferenciadas. Existem duas partes que compõem a estrutura do microscópio óptico: a mecânica e a óptica. A observação de células da mucosa bucal em microscópio óptico é uma pratica simples, mas que permite conhecer com maior clareza a organização celular básica: membrana, citoplasma e núcleo. O objetivo do experimento realizado foi permitir aos alunos a observação de células da mucosa bucal. A célula é a base para a sobrevivência dos seres vivos. É nas células que ocorrem a maior parte das reações vitais para o ser humano. O transporte de substâncias através da membrana plasmática ocorre, basicamente, de três formas: transporte passivo, transporte ativo e endocitose. O neurônio, a célula comum a todo e qualquer sistema nervoso existente no reino Animalia, assemelha-se, em sua função, a um fio condutor de eletricidade. A ciclose é o movimento do citoplasma dentro de celulas vivas vegetais, levando os cloroplastos para a parte mais exterior do citoplasma para facilitar a captação da luz e calor vindos do meio externo. Os cílios são estruturalmente idênticos aos flagelos e, por essa razão, estes termos são muitas vezes usados para as mesmas estruturas. No entanto, geralmente usa-se o termo cílios nos casos em que eles são numerosos e curtos. Os cílios encontram-se em todas as espécies de animais exceto nos artrópodes e nemátodes . Apêndice de flagelo é uma célula viva em forma de filamento que servem para a movimentação tanto do ser vivo quanto do líquido em seu interior. O tecido epitelial, denominado epitélio, é formado por um conjunto de células semelhantes e justapostas, ou seja, uma camada de células coesas entre si, revestindo externamente a estrutura corporal de muitos vertebrados (por exemplo, do ser humano), realizando também a delimitação das cavidades internas, bem como formação dos órgãos e glândulas. OBJETIVO Componentes mecânicos que são : Revólver, Mesa ou Platina, Diafragma ( controle do condensador ), Presilha, Parafuso de charriot. Foi ajustado grosseiro o parafuso macrómetrico (objetiva 4x), e também foi ajustado fino o parafuso micrómetrico (demais objetiva). E depois vimos a manutenção e a limpeza da máquina. Se material biológico for o sangue é utilizado a lente objetiva em 100x = imersão. Os materias necessários para a limpeza do microscópio são o alcoól e éter, e não podem ser apenas um elemento químico como o alcoól, pois não retiraria totalmente os fluídos da objetiva. AULA 2 FINALIDADE Estudo das células da mucosa da boca e da célula da boca PROCEDIMENTO Fizemos a coleta pegamos um palito raspamos dentro da boca, entre as bochechas e retiramos o material biólogico e depois com uma pinça retiramos com cuidado um pedaço de cebola. Ajeitamos a lâmina no microscópio nesses seguintes passos: O 1º passo é ter lâmina limpa sem contaminante O 2º passo é fazer um esfregaço, pegando uma amostra de mucosa da boca e cebola, esfregando (para espalhar) sobre a lâmina. O 3º passo é colocar o metileno na lâmina junto com a lamínula. O 4º passo é colocar no microscópio e na objetiva de 40x. O 5º passo é a observação da célula. Vimos como funciona as estruturas da células da mucosa da boca e das células de cebola, deu para ver o núcleo e cada estrutura da células estudadas. A Partir do núcleo da célula em aumentativa e diminutiva. Vimos também pequenas formas da organização de cada componente celular. AULA 3 FINALIDADE Estudo do transporte da membrana PROCEDIMENTOS Aplicamos o mesmo procedimento da coleta anterior Primeiro depositamos o material biológico sobre a lâmina do microscópio, depois gotejamos corante azul metileno sobre a lâmina e aguardamos 5 minutos, e depois retiramos o excesso de corante da lâmina com papel absorvente. E gotejamos a solução de NaCl 3%, quando observamos no microscópio e desenhamos o material observado em aumentativo total de 400x (As células da mucosa da boca) e a 100x (As células da cébola), e discutimos na aula o que foi observado e fizemos uma pequena comparação com uns sequintes aspecto das células analizadas na forma anterior. Eu observei que a célula da mucosa da boca ocorreu uma pequena alteração quando eu gotejei uma pequena gota de NaCl, ela se retraiu ou seja, a célula diminui de tamanho. A célula da cebola foi comparada com a aula passada e ocorreram muitas mudanças na célula, a sua diminuição e a parede da célula ficou mais espessa. A célula desapareceu e membrana se deslocou porque houve uma separação em comparação com a aula anterior, que foi adicionada a NaCl. AULA 4 FINALIDADE Estudo da célula nervosa PROCEDIMENTO Identificamos atráves na objetiva de 4x o pia-mater, camada molecular, camada de purkinje e camada granular. Depois ao na objetiva de 40x as principais células da camada molecular ( em cesto e estreladas ) células de purkinje, células de golgi, celulas granulares, glomérulos celebelares. AULA 5 FINALIDADE Estudo da ciclose em células vegetais PROCEDIMENTO Coletamos uma folha de elodea e depositamos sobre a extremidade da lâmina do microscópio, e depois sobre um material gotejamos uma gota de água em seguida colocamos uma lamínula. Fizemos um corte transversal com um furo no caule alternanthera e depositamos em uma outra extremidade da lâmina gotejamos uma gota de água em seguida colocamos uma lamínula, está deve aderir completamente a lâmina, caso possuam uma rampa significa que corte ficou muito espesso e será necessário obter um novo corte. A glicose é um monossacarídeo (açúcar simples) usado pelo organismo como principal fonte de energia. Também é um dos principais produtos da fotossíntese que ocorre nos vegetais. Na aula observamos e ilustramos, utilizando a lente objetiva de 40x AULA 6 FINALIDADE Estudo das células ciliadas e flageladas PROCEDIMENTO Observamos e desenhamos os epitélios respiratório da traquéia e germinativos em lente objetiva de 40x, O primeiro foi o epitélio respiratório, pseudo estra ciliado com células caliciformes, células cilindrica ciliadra (Varredura de partículas) pelo batimento dos cílios, célula caliciformes (Produzem muco para a lubrificação da superfície do epitelio, células basas (Mitose contínuadas ). Testículo células de sertole, espermatócito, espermagônias, espermátide, espermatózoides e túbulo semiferos. AULA 7 FINALIDADE Estudo de células com microvilosidade PROCEDIMENTO Primeiro vimos o intestino delgado em lente objetiva de 4x, vimos a vilosidade (vilos), criptos intertinais (librkuhn), glândulas de Lieberkuhn (Apenas no duodeno), e vimos a borda em escova (micro vilosidades), enterócitos (células observítelios), células califormes (produção de muco), linfócitos (califorma) em lente objetiva de 40x. AULA 8 FINALIDADE Estudo de células epiteliais de tecido conjuntivo PROCEDIMENTO Vimos que a célula da pele pode ser : espessa ou grossa possuindo pele, epiderme, osso, unha e derme.Em lente objetiva de 40x a célula ou fina possui: Epiderme, derme, pelos e glândulas sebáceas.E desenhamos estás células.
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