Agregados Slids

Agregados Slids

Agregados

Equipe 5

  • Alisson Vieira

  • Metheus Gomes

  • Caroline Land

  • Roberto Gonzalez

Os agregados para indústria da construção civil são os insumos mais consumidos no mundo. Dessa forma, os agregados são materiais granulares, sem volume definidos, de dimensões e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia civil. Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos.

Com relação à origem, podem ser chamados de naturais e artificiais

Agregados Naturais

Naturais são os materiais que foram extraídos em sua forma fragmentar, sendo esta, a forma que se encontra do material na sua área fonte. Como exemplo a : areia e o cascalho.

Agregados Artificiais

Materiais que são extraídos em forma de blocos e precisam passar por processos de fragmentação, como a brita e areia britada.

Considerando a densidade: -agregados leves (pedra-pomes, vermiculita...); -agregados normais (brita, areia, cascalho...); -agregados pesados (barita, magnetita...).

-Gnaisse Rocha metamórfica 60-110 MPa -Basalto Rocha ígnea vulcânica 60-110 MPa Granito -Rocha ígnea plutônica 80 -180 MPa 140 -180 MPa

Classificação quanto ao peso

leves

(<1120kg/m³)*

argila expandida

pedra-pomes

___________________________________________

médio:

granito

gnaisse

basalto

cascalho

calcário

 __________________________________________

pesados

(>2080kg/m³)*

hematita

Gnaisse é uma rocha de origem metamórfica, resultante da deformação de sedimentos arcósicos ou de granitos

O basalto é uma rocha ígnea eruptiva, de granulação fina, afanítica, isto é, os cristais não são vistos à vista desarmada, podendo, ainda, conter grandes quantidades ou ser constituído integralmente de vidro (material amorfo). Esta rocha é constituída principalmente de plagioclásio e piroxênio e, em muitos casos, de olivina. Como minerais acessórios encontram-se, principalmente, óxidos de ferro e titânio.

As rochas plutônicas se cristalizam em profundidade na crosta terrestre, isto é, se resfriam muito lentamente por estarem em ambiente aquecido pelo gradiente geotérmico e por perderem calor muito lentamente. Estas condições permitem o crescimento dos cristais que podem chegar a ter tamanhos variados ( cm ).

MPa é uma unidade de medida de pressão do sistema internacional. Significa “mega pascal”.

Aplicação dos Aglomerados: -lastro de vias férreas. -bases para calçamentos, adicionados aos solos para pavimentação. -composição de revestimentos de pavimentação. -composição de revestimentos betuminosos, e confecção de argamassas e concretos.

-Proteção de taludes de barragens, na fabricação de gabiões. -pedra britada para os leitos de ferrovias, aeroportos e rodovias. -blocos para calçamento de ruas, avenidas, em indústria de cerâmica, de vidro, etc.

1. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DOS AGREGADOS

Propriedades Físicas

  • Segundo ROBERTS et al (1996) são as propriedades físicas dos agregados que determinam principalmente a adequação para o uso em misturas asfálticas e, em menor extensão, as suas propriedades químicas. São propriedades físicas/mecânicas básicas a densidade, porosidade e a resistência. Propriedades químicas/físico-químicas tais como umidade, adesão e descolamento são função da composição e estrutura dos minerais no agregado. Uma compreensão da mineralogia e identificação de minerais pode produzir informações sobre propriedades físicas e químicas potenciais de um agregado para um determinado uso, e pode ajudar a evitar o uso de um agregado que tenha constituintes minerais nocivos.

Propriedades QUÍMICAS

  • As propriedades químicas de um agregado identificam a composição química e/ou determinam as transformações que um agregado pode estar sujeito devido à ação química. Estas propriedades têm pequeno efeito no desempenho, exceto quando elas afetem a adesão do ligante asfáltico ao agregado e a compatibilidade com aditivos anti descolamento que podem ser incorporados ao ligante asfáltico.

Areia é uma substância natural, proveniente da desagregação de rochas; possui granulometria variando entre 0,05 e 5 milímetros pelas normas da ABNT.

Praticamente, todas as rochas são passíveis de resultar em areias pela desagregação mecânica. As areias são constituídas principalmente por quartzo, um mineral de fórmula geral SiO2, amplamente distribuído na crosta terrestre, constituindo aproximadamente 12% dela.

Nota:   As areias do mar são impróprias para o concreto armado pois aceleram a pega, aumentam a porosidade e provoca corrosão nas armaduras de concreto. Salinidade (teor de cloretos)

2. PROPRIEDADES

Mineralogia, Alteração e Impurezas

Minerais essenciais: Devem ter resistência mecânica, durabilidade, reagirem bem com o cimento e serem abundantes na natureza

Substancias deletérias (especialmente para concreto) : Torrões de argila, siltito e partículas friáveis (1 a 3%); material pulverulento (1%);

Alteração e Impurezas Minerais de fácil decomposição: óxidos, sulfetos e micas, fragmentos ferromagnesianos, feldspato; Minerais que regem mal com o cimento; calcedônia, pirita, gipsita, minerais alcalinos; matéria orgânica (0,5 a 1%), salinidade (sais solúveis).

BRITA   Material classificado como agregado de origem artificial, de tamanho graúdo. Tendo como área fonte as pedreiras, que exploram rochas cristalinas com solos pouco espessos de cobertura, no estado físico sem muita alteração, de preferência aquela contendo rochas quartzo – feldspáticas como os granitos, gnaisses.

É destinada para o setor da construção civil com aplicações na fabricação de concreto, revestimento de leito de estradas de terra, de ferrovias, barramentos, etc. É classificada de 0 (zero) a 5 em ordem crescente.

As funções da brita no concreto são: a) contribuir com grãos capazes de resistir aos esforços solicitantes; b) resistir ao desgaste à ação de intempéries; c) reduzir as variações de volume de qualquer natureza; d) contribuir para a redução do custo do concreto.

As solicitações que a rocha é usada para a produção de brita fica submetida em : -atrito e impacto durante a preparação do concreto; -compressão e tração solidariamente à estrutura do concreto; -possível reação com álcalis do cimento; -ação do intemperismo, como expansão e contração térmica; -ação química da água da chuva e das águas agressivas.

As propriedades exigidas da rocha da brita são: resistência à compressão simples, à tração, ao desgaste (pouco importante), não reatividade, resistência ao intemperismo, trabalhabilidade.

CASCALHO O cascalho é a denominação genética de seixos, originários de fragmentos de rochas preexistentes e se enquadram numa faixa granulométrica, variável de 2 a 256mm de diâmetro, segundo as subdivisões de Wentworth

O cascalho pertence ao grupo dos agregados para construção civil (areia, brita e cascalho) que ocupam 1º lugar em quantidade e 2º em valor no mundo. Os baixos preços unitários resultam da relação entre limites de distância de distribuição (uso local) e larga distribuição de pequenos empreendimentos.

Classificação A classificação das pedras é feita basicamente pelo seu diâmetro, sendo que esta classificação varia um pouco. Veja a seguir uma classificação corrente:

Areia grossa Menor que 0,5 Usada em concreto com agregado miúdo

-Limite de pedra 0,5 a 1 cm Chamada de pedrisco brita 1 -1 a 2 cm Chamada de cascalho e usada em concreto

Brita 2 -2 a 2,5 cm Usada em concreto brita 3 -2,5 a 5 cm Usada em base de pavimento brita 4 -5 a 7,5 cm Usada em base de pavimento

Brita 5 - 7,5 a 10 cm Usada em base de pavimento pedra de mão 10 a 30 cm Muros de arrimo, fundações, concreto ciclópico

Matações – 40 cm Muros de arrimo, fundações, concreto ciclópico

BB

Resistência ao choque e ao esmagamento

- Choque

    • Ensaio de Tenacidade Treton
    • Simula a resistência ao impacto (choque) quando submetido a golpes de soquete em um cilindro
    • Importante para aeroportos

- Esmagamento

    • Simula a resistência a ação de cargas estáticas quando submetido a pressão de um êmbolo em um cilindro
    • Importante para áreas de estacionamento

- Concreto ciclópico: Também conhecido como fundo de pedra argamassa, é a incorporação de pedras denominadas " pedras de mão" ou "matação" no concreto pronto.

Tamanho e Graduação

Análise Granulométrica

Pode ser com ou sem

lavagem.

Manual ou em peneirador

automático.

Fracionamento

Tipos de britagem: Impacto

Impacto + Desgaste por atrito

Estocagem

Maquina Los Angeles

Utilização da Máquina Los Angeles

- Gabiões: ou cestão é um tipo de estruturas armada, flexível, drenante e de grande durabilidade e resistência.

Comentários