MEDIDA CANADENSE DE DESEMPENHO OCUPACIONAL (COPM)1 Segunda Edição

Autores: Mary Law, Sue Baptiste, Anne Carswell, Mary Ann McColl, Helene Polatajko, Nancy Pollock2

Nome do cliente:Idade: Registro nº:Entrevistado:

Data da avaliação:

Data prevista para reavaliação: Data da reavaliação:

Terapeuta: Clínica/Hospital: Programa:

PASSO 1: IDENTIFICAÇÃO DE QUESTÕES NO DESEMPENHO OCUPACIONAL

Para identificar problemas, preocupações e questões relativas ao desempenho ocupacional, entreviste o cliente questionando sobre as atividades do dia-a-dia no que se refere às atividades produtivas, de autocuidado e de lazer. Solicite ao cliente que identifique as atividades do dia-a-dia que quer realizar, que necessita realizar ou que é esperado que ele realize, encorajandoo a pensar num dia típico. Em seguida, peça que identifique quais dessas atividades atualmente são difíceis de realizar, de forma satisfatória. Registre estas atividades problemáticas nos Passos 1A, 1B ou 1C.

PASSO 2: CLASSIFICAÇÃO DO GRAU DE IMPORTÂNCIA

Usando os cartões de pontuação, peça ao cliente que classifique, numa escala de 1 a 10, a importância de cada atividade. Coloque as pontuações nos respectivos quadrados nos Passos 1A, 1B e 1C.

Cuidados pessoais (ex.: vestuário, banho, alimentação, higiene)

Mobilidade funcional: (ex.: transferências, mobilidade dentro e fora de casa)

Independência fora de casa: (ex.: transportes, compras, finanças)

Trabalho (remunerado/não-remunerado) (ex.: procurar/manter um emprego, atividades voluntárias)

Tarefas domésticas (ex.: limpezas, lavagem de roupas, preparação de refeições)

Brincar/Escola (ex.: habilidade para brincar, fazer o dever de casa)

Recreação tranqüila (ex.: hobbies, leitura, artesanato)

Recreação ativa (ex.: esportes, passeios, viagens)

Socialização (ex.: visitas, telefonemas, festas, escrever cartas)

A. Autocuidado

B. Produtividade C. Lazer

2Publicado pela CAOT Publications ACE© M. Law, S. Baptiste, A. Carswell, M. A. McColl, H. Polatajko, N. Pollock, 2000

1Canadian Occupational Performance Measure (COPM). Versão brasileira traduzida por Lívia C. Magalhães, Lilian V. Magalhães e Ana Amélia Cardoso.

(se não for o cliente) Sexo:

Importância

Importância Importância

PASSO 3: PONTUAÇÃO – AVALIAÇÃO INICIAL

Confirme com o cliente os 5 problemas mais importantes e registre-os abaixo. Usando os cartões de pontuação, peça ao cliente para classificar cada problema no que diz respeito ao Desempenho e Satisfação, depois calcule a pontuação total. Para calcular a pontuação total some a pontuação do desempenho ocupacional ou da satisfação de todos os problemas e divida pelo número de problemas.

Problemas de Desempenho OcupacionalAvaliação Inicial Reavaliação Desempenho 1Satisfação 1Desempenho 2Satisfação 2

Problemas de Desempenho OcupacionalPontuação do Desempenho 1Pontuação da Satisfação 1Pontuação do Desempenho 2Pontuação da Satisfação 2

Pontuação Total do Desempenho ou da Satisfação

Pontuação Total =_ / _ =/ _ = __ / _ = __ / _ = _

Nº de Problemas

Mudança no Desempenho =Pontuação do Desempenho 2 _ – Pontuação do Desempenho 1 _ = _

ANOTAÇÕES ADICIONAIS E OBSERVAÇÕES Avaliação inicial:

Reavaliação:

PASSO 4: REAVALIAÇÃO No intervalo de tempo apropriado para reavaliação, o cliente classifica novamente cada problema, no que se refere ao Desempenho e à Satisfação.

PASSO 5: COMPUTANDO OS ESCORES DE MUDANÇA Calcule as mudanças, subtraindo a pontuação obtida na avaliação da obtida na reavaliação.

1Canadian Occupational Performance Measure (COPM). Versão brasileira traduzida por Lívia C. Magalhães, Lilian V. Magalhães e Ana Amélia Cardoso. 2Publicado pela CAOT Publications ACE © M. Law, S. Baptiste, A. Carswell, M. A. McColl, H. Polatajko, N. Pollock, 2000

Comentários