Trabalho de POPIC

Trabalho de POPIC

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE ANÍSIO TEIXEIRA

HEMODIÁLISE

Robson Lopes de Menezes

Salvador 2013

Robson Lopes de Menezes

HEMODIÁLISE

Trabalho da disciplina Popic sobre o assunto para obtenção de nota da IIIª unidade sob a orientação do Professor Alã Coutinho

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE ANÍSIO TEIXEIRA

Salvador 2013

SUMÁRIO

Introdução ...................................................................................................... 4

  1. O que é Hemodiálise................................................................................ 5

1.1 Como é a Hemodiálise.............................................................................. 5

1.3 Como são as máquinas de Hemodiálise................................................... 6

1.4 Quais são os cuidados que devem ser mantidos com as fístulas............. 6

1.4 Como evolui uma hemodiálise ................................................................. 7

2.0 Curiosidades ........................................................................................... 8

3.0 Conclusão ............................................................................................... 9

Referências Bibliografia ............................................................................... 10

Anexo .......................................................................................................... 11

4

Introdução

Trabalho e Sociedade; A centralidade do trabalho na constituição da sociabilidade humana; O trabalho na sociedade capitalista: produção socializada e apropriação privada da riqueza; O acesso ao mercado de trabalho. Implicações da informatização, terceirização, feminização, sociabilidade, ação cultural do trabalho, flexibilização e precarização do trabalho e emprego; A polêmica em torno da crise da sociedade do trabalho e metamorfoses do trabalho. Objetivos: A disciplina busca considerar o modo de produção e suas implicações sociais para o campo do trabalho e a vida dos trabalhadores. Neste sentido, pretende-se que o estudante desenvolva a capacidade de compreensão das formas de organização laboral e de suas implicações na vida social. Desta forma o principal objetivo desta disciplina é aprofundar a compreensão sobre o mundo do trabalho, e sua relação com o contexto sócio-econômico e cultural.

Sociabilidade no Trabalho

"Pode-se falar de sociabilidade desde que se encarem as relações desenvolvidas por indivíduos ou por grupos quandoessas relações não se traduzem na formação de um grupo suscetível de funcionar como uma unidade de atividade"(Baechler).Óscar Barata refere que as "formas específicas de estar com e para os outros" - formas de interação - "sãocaracterizadas pelo sentimento que os que nelas participam têm de estar associados e o prazer que daí retiram". Estasformas, que estão incluídas no conceito geral de interação, tendem "a tomar no decurso do processo social umaindividualidade própria independentemente de quaisquer laços com o conteúdo efetivo das relações". Ou seja, comoescreve Simmel, em 1964, independentemente de "tudo o que está presente nos indivíduos sob a forma de um impulso,interesse, propósito, inclinação, estado psíquico, movimento - tudo o que está presente neles de maneira a engendrarou provocar efeitos em outros ou a receber tais efeitos. [...] Essas formas existem por si próprias e pela fascinação quena sua própria libertação destes laços difundem. É precisamente este o fenómeno a que chamamos sociabilidade"(Barata, O. Soares, Introdução às Ciências Sociais, primeiro volume, 1989).Como refere Jean Baechler, "no interior de cada grupo os indivíduos  pessoa estabelecem relações, uma boa parte das quais nãotêm qualquer relação direta com os fins do grupo" (Baechler, Jean, "Grupos e sociabilidade" - in Tratado de Sociologia(org. R. Boudon)). E na vida social são inúmeras as ocasiões em que estas se estabelecem. "São relevantes no tratosocial, nesse contexto, o tato, a sensibilidade, a simpatia e a cordialidade. Como exemplo deste estar junto apenas peloprazer da ligação social sem qualquer outro objetivo, e que exprime a forma mais pura da sociabilidade" (Barata, 1989),são apontados os jogos ditos de sociedade, a coqueteria, a conversação, etc.Gurvitch refere as formas de sociabilidade "como elemento central do que se designa correntemente por relaçõessociais e interação social". Explica "que os componentes mais elementares da realidade social são constituídos pelasmúltiplas maneiras de estar ligado pelo todo e no todo, as formas de sociabilidade que [...] se combatem e equilibramem cada unidade coletiva real". Os objetos sociológicos suscetíveis de revelar uma análise de sociabilidade são tãodiversos que o autor distingue "a sociabilidade espontânea e as expressões organizadas da sociabilidade, o que visadiferenciar o rígido, cerimonial, preestabelecido do mais propriamente espontâneo".

6

5-CONCLUSÃO

(A QUAIS RESULTADOS CHEGOU?)

Em função do que tenha sido pedido pelo Professor, aqui o aluno deverá::

  • Apresentar as conclusões a que chegou com o seu trabalho.

  • Fazer uma síntese dos resultados do trabalho, ou do estudo.

  • Apresentar um posicionamento, uma avaliação do trabalho, ou do estudo.

6-BIBLIOGRAFIA

(QUAL OMATERIAL BIBLIOGRÁFICO UTILIZADO?)

*Citar a bibliografia utilizada no desenvolvimento do trabalho: livros, artigos, monografias, material da internet, apostilas etc.

*Atenção para a ordem alfabética na organização das referências bibliográficas.

* A listagem deve conter, em ordem alfabética, todos os tipos de fontes consultadas para o trabalho.

*As referências bibliográficas deverão ser feitas de acordo com as regras da ABNT 6023.

Apenas a título de exemplo seguem modelos de referências diferentes para cada tipo de fonte de estudo consultada:

Livros

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. SP: Atlas, 1991.

LAKATOS, Eva e Marconi, Marina. Metodologia do Trabalho Científico. SP : Atlas, 1992.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica. Guia para eficiência nos estudos. 4. ed. SP: Atlas, 1996.

Artigos de revistas

AS 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econômica. Rio de Janeiro. v.38, n. 9, set.1984. Edição Especial.

TOURINHO NETO, F. C. Dano ambiental. Consulex. Brasília, DF, ano 1, n. 1, p. 18-23, fev. 1997.

Material da Internet

SÃO PAULO. (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: Entendendo o meio ambiente.São Paulo,1999. v. 1. Disponível em: <http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm> . Acesso em : 8 mar.1999.

SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. NET, Rio de Janeiro, nov.1998.Seção Ponto de Vista. Disponível em <http://www.brasilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm> Acesso em: 28 nov.1998.

3cm

7

2cm

3cm.

7-ANEXOS

O aluno pode anexar aqui qualquer tipo de material ilustrativo, tais como tabelas, lista de abreviações, documentos ou parte de documentos, reportagens, parte do texto original, etc. Apenas como exemplo, aqui serão dadas algumas indicações para apresentação gráfica do trabalho:

  • Utilizar papel branco, A4.

  • Fonte ARIAL ou Times New Roman, estilo normal, tamanho 12.

  • Todas as letras dos títulos dos capítulos devem ser escritas na margem esquerda de cada página, em negrito e maiúsculas, tamanho 14. Para o caso de divisão em capítulos, cada capítulo deve começar em folha nova. No caso de seções, dar um espaço duplo e começar a seção seguinte na mesma página.

  • O espaçamento entre linhas deve ser 1,5. Nas referências bibliográficas, o espaçamento entre uma obra e outra deve ser duplo.

  • O início de cada parágrafo deve ser recuado de 2cm. da margem esquerda.

  • As margens das páginas devem ser : superior e esquerda de 3,0 cm.; inferior e direita de 2,0 cm.

  • O número da página deve aparecer na borda superior direita, em algarismos arábicos, inclusive das Referências e Anexos, somente a partir da página da Introdução, embora todas sejam contadas a partir da folha de rosto.

  • As citações literais devem ser em fonte tamanho 11, em itálico, com indicação de Autor e página, entre aspas, seguindo as normas da ABNT.

  • Notas de rodapé devem ter tamanho de fonte 10.

2cm

Comentários