Recuperação empreendorismo

Recuperação empreendorismo

Recuperação empreendorismoA esposa do Sr. Cláudio resolveu abrir uma papelaria e artigos para presentes em um local próximo a sua residência com o intuito de auxiliar financeiramente na educação dos filhos. Preparou tudo: elaborou um projeto de decoração excelente para que os produtos ficassem bem organizados e para que em um pequeno espaço conseguisse disponibilizar muitos itens; fez parcerias com fornecedores de qualidade; fez pesquisa de mercado para verificar o preço da concorrência; e fez uma inauguração com diversas promoções. Mas na escolha do ponto de venda, como o aluguel das lojas que ficam na parte baixa do bairro próximo à praça central estava bem mais caro, ela optou por uma loja que tem um ótimo fluxo de carro, descendo para o centro, ou seja, as pessoas passam lá na maioria das vezes quando estão indo para o trabalho. E, além do mais, é uma rua que não oferece fácil local para estacionamento. O fluxo de pedestre é pequeno, pois os pontos de ônibus estão situados na parte baixa, próximos à praça. A papelaria e loja para presentes foi aberta, mas as vendas estão muito baixas. Considerando que os dois pontos próximos à praça já foram alugados, qual será a melhor solução?

Escolher uma resposta.

a. Fechar a papelaria imediatamente, antes que os prejuízos sejam maiores.

Um empreendedor não desiste tão facilmente. Primeiro ele tenta corrigir o erro.

b. Criar estratégias criativas que consigam levar os moradores da região a conhecer e comprar na loja, até que surja um ponto melhor. 

Excelente. Um empreendedor aceita seus erros e aprende com eles. O melhor caminho é usar a criatividade para criar estratégias tais como prestar algum serviço para a comunidade que ainda não está disponível no bairro e que levaria as pessoas à papelaria em busca de um determinado serviço e acabassem adquirindo outro. Exemplo: serviço de digitação, xerox, disponibilização de vagas de emprego, etc.

c. Esperar até que um ponto surja na região próxima à praça. 

Um empreendedor não espera sem tomar providências. Como ele é uma pessoa criativa, inovadora e também muito dinâmica, com certeza buscaria uma resposta criativa até que esse ponto surgisse.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Qual é a diferença entre ser empreendedor e ser intraempreendedor?

Escolher uma resposta.

a. O empreendedor é o dono do negócio (estabelecimento) e o intraempreendedor é uma pessoa que, apesar de agir como dono, é empregada do estabelecimento, ou seja, tem carteira assinada, recebe comissões, décimo terceiro, etc. 

Muito bem, o empreendedor está "livre" das amarras de um emprego, portanto, é dono de seu próprio negócio. Já o Intraempreendedor é um profissional que está recebendo salários, gratificações, comissões, etc. dentro de uma organização que não é sua por direito comercial.

b. Ambos têm as mesmas características, mas o intraempreendedor sente-se mais criativo internamente e, por isso, inova mais. 

Realmente as características de um empreendedor e de um intraempreendedor são identificas, mas está completamente errada a afirmação de ser mais criativo internamente. O prefixo “intra” indica que o empreendedor está dentro da empresa e não dentro do empreendedor.

c. Não existe diferença entre os dois termos. 

Conforme explicado por Robertinho no desafio 6, há diferença entre os termos. Retorne e estude.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Quais são os tipos de inovação existentes?

Escolher uma resposta.

a. Inovação relativa e pioneira.

Correto. A inovação pode ocorrer de duas formas: radical ou pioneira, que é aquela inovação absoluta, não proveniente da melhoria de outro produto; e de forma incremental ou relativa, que é justamente quando introduz algo novo, melhorando o processo de algo já existente.

b. Inovação pioneira.

Errado. Esse é um tipo de inovação, mas não é o único.

c. Inovação relativa. 

Errado. Esse é um tipo de inovação, mas não é o único.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Podemos afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. As empresas têm considerado como vantagem competitiva para ter emprego hoje as características das pessoas de serem criativas e de inovar. 

Correto. As empresas têm considerado a criatividade e a inovação dos funcionários como características que diferenciam suas ações da dos correntes. Características como observação, determinação, saber tomar decisão, ter iniciativa são importantes, mas o que garante que uma empresa saia na frente do concorrente e seja reconhecida pelo cliente é a capacidade de criar e inovar dos funcionários.

b. Ser criativo é suficiente para tornar-se empreendedor de sucesso. 

Errado. Para ser empreendedor, é necessário, além da criatividade, inovar. Sem inovação, não existe empreendedorismo.

c. Toda invenção é uma inovação. 

Errado. Toda inovação já foi um invento, mas o invento pode nunca se transformar em uma inovação.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question5

Iara, Raquel e Lígia tinham um trabalho para entregar à professora de História daí a uma semana. Raquel teve a idéia de realizar o trabalho retirando as informações da internet. Iara logo se propôs a procurar as informações na internet, uma vez que dominava melhor a ferramenta google de procura e possuía banda larga em casa. Tomando por base essa passagem, podemos afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Iara foi uma personagem que demonstrou iniciativa. 

Correto. Quando Raquel teve a idéia de retirar as informações da internet, Iara, sabendo que tem domínio da ferramenta google e internet banda larga, teve a reação de o fazer.

b. Raquel foi uma personagem que demonstrou iniciativa. 

Errado. Raquel apenas teve a idéia para fazer o trabalho, mas não uma reação.

c. Iara foi uma personagem que demonstrou pró-atividade. 

Errado. A pró-atividade é uma antecipação a uma ação que se percebe como importante para a realização de uma determinada tarefa. Por exemplo, alguém teve a idéia de providenciar uma pessoa para fazer uma correção de português no texto que o grupo iria desenvolver, considerando que a professora de História iria apreciar tal ato.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question6

Podemos dizer que sorte em empreendedorismo é:

Escolher uma resposta.

a. Um processo de sentimento, intuição, pressentimento. É como estar jogando na loteria e sentir que vai ganhar. 

Errado. Embora a identificação das oportunidades, muito importante para se ter sorte em empreendedorismo, considere a intuição das pessoas, a sorte não é um jogo em empreendedorismo. O preparo para identificar a oportunidade e trabalhar nela é fundamental.

b. Como em qualquer outra área, ter os astros conspirando a seu favor. 

Errado. Sorte em empreendedorismo não tem nada a ver com astrologia.

c. Ter a oportunidade e estar preparado para ela. 

Correto. Conforme Robertinho explica para Fernanda no primeiro ponto-chave, sorte é como uma equação matemática: oportunidade + preparo. E a oportunidade é algo que aparece como se fosse por intuição, só que, para uma pessoa despreparada, as oportunidades podem nada significar.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question7

Determinado condomínio está com uma taxa muito alta. Um dos moradores, em uma das Assembléias, argumenta que é empreendedor há 30 anos (possui lojas no comércio) e, caso assuma como síndico o condomínio, irá implantar algumas mudanças que poderão reduzir a taxa de condomínio. Após assumir o condomínio como síndico, algumas das mudanças que realiza são: passa a contratar funcionários para cobrir férias de porteiros, faxineiras, passadeiras (o prédio possui lavanderia), sem pagar os devidos impostos e fazer qualquer registro; contrata uma faxineira que está recebendo seguro desemprego, pois dessa forma lhe paga com recibo simples, sem também pagar impostos sobre o valor do salário; compra produtos para o condomínio aceitando recibos comuns em vez de notas fiscais.

Tomando por base esta passagem responda as questões 7 e 8:

Tomando por base os 30 anos de experiência de comércio desse morador, podemos considerá-lo um empreendedor?

Resposta:

Verdadeiro Falso 

Correto. Ter experiência em ser dono de empresa não quer dizer que a pessoa seja empreendedora. Para empreender, é necessário inovar.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question8

As mudanças que ele realizou no condomínio podem ser consideradas éticas?

Resposta:

Verdadeiro Falso 

Correto. Ele estava realizando ações ilegais e mal vistas pela nossa cultura empresarial.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question9

Considerando os estilos de liderança, podemos afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. O estilo autoritário é ainda muito utilizado, pois garante bons resultados dos grupos de trabalho. 

Errado. Não se deve utilizar o estilo autoritário hoje, pois este acaba gerando assédio moral (agressões físicas ou verbais) que podem gerar processos judiciais.

b. Não se deve utilizar sempre o mesmo estilo de liderança, pois há grupos ou pessoas de um determinado grupo que não estão preparados, por exemplo, para trabalhar em ambiente com liderança democrática; ao mesmo tempo, há pessoas que não terão bons rendimentos se forem conduzidas em um estilo autocrático. 

Correto. O líder deve conhecer seus liderados a fim de saber qual é o estilo de liderança a ser usado e ter melhor proveito do grupo/pessoas.

c. O líder nunca deve usar um estilo de liderança com um integrante de um grupo e outro com os outros integrantes. 

Errado. Dependendo do direcionamento do membro do grupo, o líder deve escolher outro estilo de liderança, que não seja o do grupo, para influenciá-lo.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question10

Quando falamos “Algumas pessoas são mais criativas do que outras”, estamos afirmando:

Escolher uma resposta.

a. Que as características genéticas jamais permitirão que algumas pessoas sejam tão criativas quanto outras. 

Errado. Ainda não se sabe cientificamente se a criatividade tem a ver com genética. Mas sabe-se que o sistema cultural, educacional e social em que a pessoa vive influencia o seu comportamento criativo.

b. Que isso acontece devido ao sistema cultural, educacional, social no qual estamos inseridos. É uma situação que pode ser alterada. 

Correto. O sistema social, educacional e cultural pode cristalizar comportamentos menos ou mais criativos. Exercícios que estimulam a criatividade podem tornar pessoas muito criativas.

c. Que, devido ao quociente de inteligência dos seres humanos, algumas pessoas serão mais criativas do que outras. 

Errado. A criatividade não será definida pelo quociente de inteligência; pessoas muito inteligentes, que vivem em sistemas educacionais e culturais muito rígidos, podem demonstrar pouca criatividade.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1

Comentários