Cuidados odontológicos em pacientes de câncer

DRªALDEÍSE

 Efeitos da radioterapia sobre os dentes

  • A radiação interfere no tecido do tumor e também em células saudáveis que estão próximas a ele. Os dentes sadios, gengiva, mucosa e glândulas salivares são alterados pela radioterapia, diminuindo a evolução do tumor, a divisão celular e a divisão de outras células que estão próximas. A radioterapia afeta também as glândulas salivares, diminuindo o fluxo salivar, a lubrificação, aumentando o atrito e o trauma da mucosa contribuindo para a inflamação da mucosa (mucosite).

  • Isso gera alguns problemas a nível de circulação, levando a um efeito de reparação menor, diminuindo a luz dos vasos sangüíneos, diminuindo a nutrição, a defesa, propiciando assim a infecção.

INFECÇÕES ORAIS EM PACIENTES EM RADIOTERAPIA

Efeitos da quimioterapia sobre os dentes

  • Ao contrário da radioterapia que produz efeito permanente a longo prazo, o efeito da quimioterapia é mais momentâneo, durante o período da aplicação. A quimioterapia interfere também nas células tumorais e nas células próximas ao tumor. Todo o sistema de defesa do local é diminuído. Uma pequena infecção na boca passa a ser um problema muito grande do ponto de vista de disseminação.

EFEITO DA QUIMIOTERAPIA

Procedimento adotado no protocolo de atendimento aos pacientes com câncer

  • Quando a indicação é a cirurgia são várias as condições a serem avaliadas e dependem de cada caso.

  •  o processo de atendimento tem alguns critérios que permanecem como prioridades. A primeira delas é relativa à ausência ou controle da dor de origem bucal ou dental, que deve ser avaliada para que o paciente tenha uma boa qualidade de vida.

TODOS OS PROFISSIONAIS NA LUTA CONTRA O CÂNCER!

  • OBRIGADA!

Comentários