A Roleta Russa

A roleta russa é um jogo de azar onde os participantes colocam uma bala em uma das câmaras de um revólver. O tambor do revólver é girado e fechado, de modo que a localização da bala é desconhecida. Os participantes apontam a arma para suas cabeças e atiram, correndo o risco da provável morte caso a bala esteja na câmara engatilhada.

As diferentes variações do jogo

A forma do jogo pode ser tão variada quanto o número de participantes ou seus motivos (demonstrações de bravura, suicídio, etc.), mas tipicamente uma única bala é colocada num revólver de seis câmaras, resultado numa chance de 1 em 6 (ou 17%) de o revólver disparar a bala. O tambor do revólver pode ser girado novamente para reiniciar as condições de jogo ou o gatilho pode ser puxado continuamente.

Situaçao 1: o tambor do revólver é girado toda vez que o jogador for apertar o gatilho

Neste caso, em cada tentativa da roleta russa a probabilidade de morte do jogador é de 1/6 e a probilidade de sobreviver é de 5/6. Considerando um jogo de 5 tentativas, das quais ambas sao independntes entre si, a probabilidade do jogador sobreviver após as 5 tentativas vale:Ps = (5/6)^5 = 0, 40  40%

E a probabilidade do jogador morrer vale:

Ps = (1/6)^5 = 0,00013  0,013%

Situação 2: o tambor do revólver é girado apenas na primeira tentativa e nas proximas o gatilho é puxado continuamente.

Neste caso, as camaras sao engatilhadas na sequencia em que estão, dessa forma, a cada nova tentativa a probabilidade da camara engatilhada ser a camara com a bala aumenta, uma vez que a camara anterior deixa de ser considerada.

Sendo assim, a probabilidade do jogador sobreviver após 5 tentativas vale:

Ps = (5/6)X(4/5)X(3/4)X(2/3)X(1/2)= 0,166  16,6%

E a probabilidade do jogador morrer corresponde a:

Ps = (1/6)X(1/5)X(1/4)X(1/3)X(1/2) = 0,001388  0,1388%

Comentários