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Ciencias do ambiente, Notas de estudo de Engenharia Naval

os conteúdos presentes nesta apostila contribuam para o entendimento sobre o meio ambiente e que sejam reflexivos para a formação do profissional de engenharia, para que esteja preparado para planejar, administrar e conduzir práticas de sustentabilidade para o equilíbrio entre tecnologia e meio ambiente para a construção de uma nova sociedade.

Tipologia: Notas de estudo

2014

Compartilhado em 27/08/2014

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ivanethe-carvalho-5 🇧🇷

4.7

(42)

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Baixe Ciencias do ambiente e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Naval, somente na Docsity! Ciências do Ambiente Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira Adaptada/Revisada por Salete Regina Vicentini (junho/2012) APRESENTAÇÃO É com satisfação que a Unisa Digital oferece a você, aluno(a), esta apostila de Ciências do Ambiente, parte integrante de um conjunto de materiais de pesquisa voltado ao aprendizado dinâmico e autôno- mo que a educação a distância exige. O principal objetivo desta apostila é propiciar aos(às) alunos(as) uma apresentação do conteúdo básico da disciplina. A Unisa Digital oferece outras formas de solidificar seu aprendizado, por meio de recursos multidis- ciplinares, como chats, fóruns, aulas web, material de apoio e e-mail. Para enriquecer o seu aprendizado, você ainda pode contar com a Biblioteca Virtual: www.unisa.br, a Biblioteca Central da Unisa, juntamente às bibliotecas setoriais, que fornecem acervo digital e impresso, bem como acesso a redes de informação e documentação. Nesse contexto, os recursos disponíveis e necessários para apoiá-lo(a) no seu estudo são o suple- mento que a Unisa Digital oferece, tornando seu aprendizado eficiente e prazeroso, concorrendo para uma formação completa, na qual o conteúdo aprendido influencia sua vida profissional e pessoal. A Unisa Digital é assim para você: Universidade a qualquer hora e em qualquer lugar! Unisa Digital Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 5 INTRODUÇÃO Prezado(a) aluno(a) do Curso de Engenharia modalidade a distância, esta apostila tem como obje- tivo apresentar noções básicas sobre meio ambiente. Em que pesem os fundamentos para que o meio ambiente seja visto como um conjunto de ciências que se integram e constituem um novo universo aca- dêmico, a temática diversificada e atual tem relação direta com todas as transformações que o meio am- biente vem sofrendo, seja de forma natural ou antrópica, as quais precisam ser entendidas para que, por meio do conhecimento, seja promovido o avanço tecnológico em conjunto com a aplicação da proteção ambiental. A pesquisa e o desenvolvimento do con- teúdo da disciplina e sua aplicação prática no dia a dia estão presentes na formação profissional dos cursos de engenharia e fazem parte das crenças existentes no âmbito da Unisa. Espera-se que os conteúdos presentes nesta apostila contribuam para o entendimento sobre o meio ambiente e que sejam reflexivos para a formação do profissional de engenharia, para que esteja preparado para planejar, administrar e conduzir práticas de sustentabilidade para o equilíbrio entre tec- nologia e meio ambiente para a construção de uma nova sociedade. Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira Dicionário Antrópica: pertencente ou relativo ao homem ou ao período de existência do homem na Terra. Fonte: Michaelis (2012). Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 7 NOÇÕES GERAIS SOBRE ECOLOGIA E ECOSSISTEMA1 Durante a Pré-História, o ser humano so- freu uma evolução biológica até chegar ao que conhecemos por Homo sapiens, segundo Branco e Rocha (1987). Em relação à sua sobrevivência, pode-se dizer que os seres humanos não sofre- ram seleção natural, não ocorreram mutações, porém sofreram adaptação ao meio (tecnológico e não biológico) e dependem da tecnologia para sobrevivência. Essa evolução tecnológica do ser humano ocorreu devido à sua capacidade de adaptação e transformação do meio pelo uso crescente da inovação tecnológica (Figura 1). 1.1 Engenharia e Meio Ambiente Dicionário Mutações: variação hereditária, súbita e espon- tânea, em um indivíduo geneticamente puro. As mutações na natureza consideram-se base da apa- rição. Fonte: Michaelis (2012). Figura 1 – Capacidade de adaptação do ser humano. Conforme Branco e Rocha (1987), a esse processo evolutivo ainda foram adicionados 3 fa- tores: ƒƒ invenção: pela qual há a resolução dos problemas e criação de novos proble- mas (questionamentos); Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 8 ƒƒ instrução: com a transmissão de infor- mação, relacionando várias invenções e evitando a repetição da solução de pro- blemas; ƒƒ avanço tecnológico: em princípio, as inovações seriam para adaptação do meio. Com o passar do tempo, a inova- ção tecnológica se tornou rápida, com aparecimento no mercado de produtos cada vez mais modernos, gerando um consumo indiscriminado de novos pro- dutos apenas porque eles se tornaram obsoletos em curto espaço de tempo. Como exemplo, podem-se citar os celulares, pois foram criados para desenvolver a facilidade na comunicação, melhorando a mobilidade, sem uso de fio, sem alimentação contínua de energia elétrica (bateria acumula energia) etc. No entan- to, diariamente, no mundo, são lançados novos modelos, que são consumidos rapidamente pelo mercado. Até hoje, a análise das consequências em médio e longo prazo das inovações tecnológicas ainda não é satisfatória. Por exemplo, com rela- ção aos celulares, as baterias fora de uso e equi- pamentos obsoletos que se tornam resíduos nem sempre têm disposição adequada no meio. No novo contexto, além disso, a Engenharia tem como atribuição a transformação dos resí- duos gerados pela sociedade em novos recursos, que também devem melhorar a qualidade de vida, além da qualidade ambiental para preserva- ção dos recursos naturais (Figura 2). Dicionário Obsoleto: caído em desuso; antiquado, arcaico. Fonte: Michaelis (2012). Figura 2 – O papel da engenharia no meio ambiente. Ciências do Ambiente Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 11 põem o carbono existente nos organismos mor- tos para fixação no meio (solo). Segundo Branco e Rocha (1987), as cadeias alimentares são a sequência de seres vivos que servem de alimento a outros, com transferência de matéria e energia de um organismo para ou- tro. A alimentação determina a existência, abun- dância, predominância ou o equilíbrio entre as espécies. O desequilíbrio ecológico ocorre pela introdução ou retirada de elemento estranho à cadeia alimentar. Isso pode causar a proliferação incontrolável de algumas espécies da cadeia ou extinção de outras espécies. Um exemplo é a eu- trofização, que é a multiplicação excessiva das al- gas devido ao excesso de alimento disponível em corpos d’água. O controle biológico evita o desequilíbrio pela preservação/conservação da cadeia alimen- tar, como pelo extermínio de pragas da lavoura pelo uso de insetos e não de inseticida. A pirâmide alimentar representa os níveis de consumo, que diminuem da base para o topo (Figura 3). As teias alimentares são o conjunto de vários ecossistemas, várias cadeias interligadas ocorrendo simultaneamente1. 1 Disponível em: <http://www.educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/cadeia.html>. Acesso em: fev. 2010. Figura 3 – Pirâmide alimentar. Fonte: http://www.educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/cadeia.html. Reprodução A reprodução dos seres garante a preserva- ção e continuidade da vida na Terra (BRANCO; RO- CHA, 1987). No entanto, as condições ambientais podem favorecer ou prejudicar a reprodução de uma espécie. Como exemplo, as plantas necessitam de vento, água ou insetos para o transporte (pólen ou sementes), fecundação e disseminação. A eliminação de qualquer desses elementos (extinção, inseticidas, mudança no escoamento de rios etc.) altera os ecossistemas e as condições de reprodução da planta. Os elementos da cadeia alimentar estão apresentados no Quadro 1. Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 12 Quadro 1 – Elementos da cadeia alimentar. Elementos Características Produtores - São sempre autótrofos; - Produzem seu próprio alimento através de fotossíntese (presença de luz); - Têm clorofila; - Compostos pelas plantas e algas microscópicas (fitoplâncton). Consumidores primários - Pequenos animais flutuantes (zooplâncton); - Alimentam-se de plantas (autótrofos); - Ex.: caramujos e peixes herbívoros. Consumidores secundários - Animais que se alimentam dos consumidores primários; - Ex.: peixes carnívoros, insetos etc. Consumidores terciários - Alimentam-se dos consumidores secundários; - Ex.: aves. Decompositores - Transformam matéria orgânica em matéria inorgânica; - Fazem com que os compostos retornem ao solo para serem utilizados novamente; - Ex.: bactérias e fungos (saprófilos – se alimentam de matéria em decomposição). Fonte: http://www.educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/cadeia.html. Proteção O meio deve ter estruturas que protegem os seres dos fenômenos da natureza (chuva, ven- to etc.) e da agressão de outros seres vivos, para evitar, por exemplo, que espécies sejam dizima- das ou extintas (BRANCO; ROCHA, 1987). Dicionário Dizimar: destruir grande número de.; diminuir o número de. Fonte: Michaelis (2012). Exemplos: ƒƒ camuflagem (aves, peixes): contra pre- dadores; ƒƒ ninhos (aves): protegem os ovos; ƒƒ espinhos (ouriços), carapaças (tartaru- gas) etc. Ciências do Ambiente Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 13 Entre os vários conceitos relevantes para o meio ambiente, destacam-se os que seguem. Conforme Odum (2007), o ecossistema é a unidade básica da ecologia. Ex.: floresta é um exemplo de um ecossistema. Os fatores que definem um ecossistema são: ƒƒ composição física do meio (solo, luz, temperatura etc.); ƒƒ composição química do meio (sais mi- nerais, compostos orgânicos etc.); ƒƒ espécies presentes (predadores, sim- bióticas etc.) O ecossistema contém vários habitats. O habitat é onde a espécie pode ser encontrada e contém diversos nichos ecológicos. Ex.: árvo- res. Denomina-se biótopo quando são encontra- das muitas espécies (comunidade heterogênea) (BRANCO; ROCHA, 1987). A população pode ser definida como orga- nismos da mesma espécie ocupando uma mes- ma área geográfica. A comunidade pode ser definida como as populações existentes na mesma área. Os fatores ecológicos são fatores ambien- tais que agem sobre um ser vivo (influência na mortalidade, natalidade, imigração e emigração). Ex.: físicos, químicos, climáticos etc. Podem ser abióticos ou bióticos. Os fatores bióticos são os seres vivos e suas relações, que podem ser diretas e indiretas. Em relação à mesma espécie, pode ocorrer a for- mação de: ƒƒ grupos (conjunto de 2 ou mais indiví- duos, como cardume de peixes); ƒƒ massa (excesso de indivíduos, quando o meio se degrada, diminui a fecundi- dade das fêmeas); ƒƒ competição (indivíduos de mesma es- pécie competindo pelos mesmos recur- sos escassos). Em relação às espécies diferentes, ocorrem as associações biológicas, como parasitismo, co- mensalismo etc. Os fatores abióticos são os fatores físicos e químicos. Ex.: temperatura, luz, umidade, nutrien- tes etc. A temperatura varia de acordo com o cli- ma (estações do ano), espaço (ex.: polos, Equa- dor etc.) e altitude (quanto mais alto, mais frio). Os seres podem ser homeotérmicos (regulam a própria temperatura e a mantêm constante), pe- cilotérmicos (a temperatura varia com o ambien- te), euritérmicos (toleram grandes variações de temperatura) e estenotérmicos (toleram míni- mas variações de temperatura). A luz varia de acordo com as horas do dia e as estações do ano e desempenha um papel im- portante para a fotossíntese. 1.4 Conceito de Ecossistema Saiba mais Habitat e Nicho Ecológico Para você entender melhor esses conceitos, vamos fazer uma analogia da vida diária humana: para se che- gar a conhecer uma determinada pessoa na comuni- dade humana, seria necessário saber, primeiramente, o seu “endereço”, ou seja, onde procurá-la; endereço representaria o habitat. Para conhecer bem a pessoa, no entanto, seria interessante saber alguma coisa so- bre sua ocupação, seus interesses, seus associados e seu papel na vida comunitária; a profissão da pessoa seria análoga ao nicho (ODUM, 2007). Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 17 Segundo Odum (2007), os Ciclos Biogeoquí- micos são vias mais ou menos circulares, onde os elementos químicos, inclusive todos os elemen- tos essenciais do protoplasma, tendem a circular na biosfera em vias características do ambiente aos organismos e destes, novamente, ao am- biente. Limitam ou controlam a abundância dos organismos. São de extrema importância, uma vez que os decompositores degradam a matéria orgânica (restos de animais e vegetais), e devol- vem ao solo, à água e ao ar os materiais que cons- tituem esses restos e que poderão ser utilizados novamente. CICLOS BIOGEOQUÍMICOS2 2.1 Conceitos Básicos 2.2 Características dos Ciclos Biogeoquímicos Os ciclos biogeoquímicos permitem que a biosfera tenha a capacidade de autorregulação (homeostase), o que é importante para a exis- tência dos ecossistemas e a manutenção da pro- porção dos elementos em cada meio. Observa-se que essas trocas nem sempre são cíclicas, poden- do ser acíclicas, como quando os elementos não retornam ao meio. As intervenções tecnológicas ocorrem para tornar as trocas acíclicas em cícli- cas, para manter a homeostase (BRANCO; ROCHA, 1987). Os componentes dos ciclos biogeoquími- cos são: os reservatórios, os compartimentos de troca, os ciclos gasosos e os ciclos sedimentares. Os reservatórios funcionam como com- partimento principal dos elementos e garantem que o escoamento do elemento para o meio seja uniforme. Os compartimentos de troca funcionam como recipientes menores dos elementos e ga- rantem a circulação do elemento entre os orga- nismos e o meio. Os ciclos gasosos são os reservatórios que se situam na atmosfera ou na hidrosfera (gases dissolvidos). Os ciclos sedimentares são aqueles que se situam na litosfera (crosta terrestre). As etapas do ciclo compreendem, em li- nhas gerais, duas fases: o transporte físico e as transformações químicas. O transporte físico é representado por ero- são do solo com carreamento do elemento para rios, oceanos etc., evaporação e precipitação da água etc., e ocorre no meio abiótico. As transformações bioquímicas são re- presentadas pelas transformações dos elementos envolvendo os seres vivos (animais, vegetais, mi- Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 18 crorganismos) e ocorrem com a participação do meio biótico. O tempo de residência de um elemento no meio, segundo Rocha, Rosa e Cardoso (2004), é representado pela relação entre a quantidade existente no depósito do elemento no meio e a somatória das suas saídas, considerando que o depósito esteja em equilíbrio (somatória das en- tradas = somatória das saídas), e é dado por: Onde: TR = tempo de residência do elemento no meio (anos); Depósitos = quantidade do elemento exis- tente no meio (kg); Somatória das saídas = fluxo do elemento que sai do meio (kg/ano). 2.3 Principais Ciclos Biogeoquímicos Os principais ciclos biogeoquímicos que ocorrem na natureza são: a. Ciclo da água A água é uma substância que aparece nos três estados: líquido, sólido e gasoso, ao mesmo tempo, na superfície da Terra. Em linhas gerais, o ciclo da água se inicia pelo aquecimento da superfície das águas (ex.: rios e oceanos) pela luz do sol, ocorrendo a eva- poração. As plantas e os animais também con- tribuem para a evaporação da água através da transpiração e da sudação, respectivamente. O vapor d’água se condensa e forma as nuvens. As gotículas formadas se tornam pesadas e caem no ambiente na forma de precipitação (chuva, neve e granizo). Parte da água infiltra no solo e parte retorna aos cursos de água. b. Ciclo do oxigênio (O2) De uma forma geral, o oxigênio é gerado pela fotossíntese, em que as plantas terrestres utilizam o gás carbônico CO2 em presença de luz para síntese. Nos oceanos, a produção de oxi- gênio é realizada pelas algas verdes e pelo fito- plâncton, que é o maior produtor de oxigênio do planeta. Dicionário Fitoplâncton (de phyto, planta; plankton, flutuan- te): formado por organismos fotossintetizantes, em geral microscópicos, de vida livre, que flutuam no corpo de águas marinhas ou doces, sendo res- ponsável pela produção energética primária em ambiente. Fonte: Odum (2007). Ciências do Ambiente Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 19 Há consumo de oxigênio pelos seres ter- restres e aquáticos e também pelos vegetais na ausência de luz, pois estes realizam a respiração. O oxigênio também é capaz de oxidar os metais, pelo processo da corrosão. Atividades humanas, como as indústrias e as queimas em geral (como as queimadas), também consomem oxigênio no processo de combustão. Em relação ao oxigênio atmosférico, este entra nos processos de oxidação de vários ele- mentos emitidos pelas atividades humanas (como o do enxofre (S) contido nos combustíveis, gerando SO2). Na estratosfera, participa da formação do ozônio, que forma a camada que serve de prote- ção (filtro) ao excesso de radiação (principalmen- te raios ultravioleta) que chega ao nosso planeta. c. Ciclo do carbono Em linhas gerais, no ciclo do carbono, as plantas absorvem o gás carbônico da atmosfera e, em presença de luz, realizam fotossíntese. Os seres humanos e animais consomem vegetais na sua alimentação e respiram eliminando gás car- bônico para a atmosfera. Na Pré-História, os seres terrestres (como os dinossauros) também respiravam gerando CO2 e se alimentavam de vegetais e outros animais. Com as transformações ocorridas na formação do planeta, esses animais e vegetais pré-históricos mortos passaram por um processo de fossiliza- ção, transformando-se nos combustíveis fósseis (como petróleo), que são compostos basicamen- te de hidrocarbonetos (compostos de carbono e de hidrogênio). Nos processos industriais (como aqueci- mento em caldeiras) e veículos, o processo de combustão gera CO2, que é emitido para a atmos- fera. Seu acúmulo, atualmente, o tornou, junto ao metano (CH4), um dos principais componentes dos Gases do Efeito Estufa (GEEs). O CO2 da atmosfera também contribui para a formação das chuvas ácidas (ácido carbônico). d. Ciclo do enxofre2 O enxofre é um elemento encontrado nas rochas sedimentares, vulcânicas, no carvão, no gás natural, no petróleo etc. e também é utilizado em fertilizantes. Em relação ao ciclo do enxofre, de uma for- ma geral, quando animais e plantas morrem, se decompõem e se transformam em sulfatos. Esses sulfatos são absorvidos pelas raízes das plantas junto à água (chuva, irrigação etc.). Os fertilizan- tes também contribuem com o enxofre disponí- vel nos solos para ser absorvido pelas plantas. Quando os animais se alimentam de vege- tais e/ou de outros animais, o enxofre entra na cadeia alimentar. O enxofre (S) contido nos combustíveis, por meio do processo de combustão, sofre uma oxi- dação a SO2, o qual, na atmosfera, sofre oxidação, gerando o SO3, que, na presença de umidade, gera o H2SO4, que se combina com as gotas de chuva e forma a chuva ácida, retornando ao solo. Outra parte se oxida até a forma de sulfato (aerossóis), se depositando no meio na forma de partículas. No solo, várias bactérias aeróbias e anaeró- bias participam das reações do enxofre, as quais também participam de processo de corrosão de vários materiais, como tubulações de esgoto. O Quadro 3 apresenta as transformações do enxofre no ciclo biogeoquímico. Saiba mais Chuva ácida Chuva enriquecida com substâncias ácidas, como áci- do sulfúrico e ácido nítrico, sendo tais substâncias pro- duzidas pela combinação da água atmosférica com os óxidos liberados após a queima de hidrocarbone- tos ou liberados por instalações industriais. Ao cair na superfície, altera a composição química do solo e das águas, atinge as cadeias alimentares, destrói florestas e lavouras e ataca estruturas metálicas, monumentos e edificações. Fonte: www.educar.sc.usp.br. 2 Ciclos (2010). Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 22 Caro(a) aluno(a), terminamos o capítulo 2, no qual estudamos os principais ciclos biogeoquímicos e os efeitos da sociedade humana neles. ‘Bio’ refere-se aos organismos vivos e ‘geo’, às rochas, ar e água da Terra. A biogeoquímica pode ser definida como o estudo da troca de materiais entre os componentes vivos e não vivos da biosfera, onde esses elementos químicos tendem a circular no ambiente em vias características, do ambiente aos organismos e destes, novamente, ao ambiente. Você conheceu o comportamento cíclico dos elementos químicos que constituem as substâncias orgânicas, compreendendo a importância desses ciclos para a vida, como também a ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos. Agora, aplique os conhecimentos que você aprendeu nas questões propostas a seguir. Lembramos você que os comentários dessas atividades encontram-se no final desta apostila. 2.5 Resumo do Capítulo 2.6 Atividades Propostas 1. Cite os componentes dos ciclos biogeoquímicos. 2. Qual a importância das bactérias Rhizobium que participam do ciclo biogeoquímico do ni- trogênio? 3. Faça um breve comentário sobre: a. Chuva ácida. b. Efeito estufa. Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 23 Segundo Branco e Rocha (1987), o meio ambiente pode ser entendido como o conjunto de elementos e fatores indispensáveis à vida. No entanto, também representa o espaço físico ou de subsistência externo aos seres vivos. O meio ambiente pode ou não abrigar a vida. Os seres vivos podem aceitar ou se adaptar às condições ambientais em que vivem, sendo dependentes do meio (como os vegetais), ou po- dem transformar o meio conforme suas necessi- dades (como os seres humanos). Em relação à dependência, os vegetais são bastante dependentes das condições ambientais em que vivem, pois vivem nos locais onde nascem e se adaptam aos fatores ambientais existentes para garantir a sua sobrevivência. Já os animais são mais independentes que os vegetais, pois possuem mobilidade em relação à procura de ali- mento, abrigo das intempéries e proteção contra invasores e predadores. Procuram sempre um lu- gar com melhores condições de sobrevivência ou podem adaptar o meio às suas condições de vida (construção de abrigos, refúgios, ninhos etc.), po- rém ainda têm limitações. Tanto animais quanto vegetais sofrem mudanças lentas para adaptação ao meio (anatômicas, fisiológicas etc.), como mu- tações. Em relação à independência do meio, os seres humanos conseguem fugir às restrições da natureza, modificando o ambiente para torná-lo adequado ao seu modo de vida (nutrição, prote- ção e abrigo). Também não são filiados a qualquer tipo de ecossistema. Dessa forma, não se pren- dem a cadeias alimentares para obter alimento e adquirem matéria e energia de diversas fontes físicas ou químicas e a ação humana no meio am- biente é capaz de extinguir espécies ou promover crescimento exagerado de populações (roedores e formigas). Como característica, o ser humano não atua mais somente para a satisfação das necessidades básicas. Conforme Campos (1992), na teoria de Maslow, os seres humanos possuem as neces- sidades básicas apresentadas no Quadro 4. Essa escala varia de ser humano para ser humano e de- pende muito do tipo de sociedade e valores com os quais ele convive. CONCEITO DE MEIO AMBIENTE3 Saiba mais Anatomia: estudo da estrutura dos seres orgânicos através da dissecação, tendo em vista a forma e a dis- posição dos órgãos. Fisiologia: Parte da biologia que tem por objetivo o estudo das funções normais dos diferentes órgãos e aparelhos e das transformações que ocorrem por todo o corpo durante as suas atividades. Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 24 Quadro 4 – Escala das necessidades básicas do ser humano. Autorrealização - Realização do seu próprio potencial; - Autodesenvolvimento, criatividade, autoexpressão. Ego ou estima - Autoconfiança, independência, reputação etc. Social - Sentimentos de aceitação, amizade, associação; - Sentimento de pertencer ao grupo. Segurança - Proteção sua e da família; - Estabilidade no lar e no emprego. Fisiológica - Sobrevivência, alimentação, roupa, teto. Fonte: Campos (1992). Segundo Branco e Rocha (1987), pertencer a grupos sociais, ser aceito, desenvolver seu pró- prio potencial, faz com que, muitas vezes, os seres humanos alterem o meio de maneira significati- va para o atendimento de necessidades que vão além de alimento, teto e emprego, como a substi- tuição de métodos naturais por artificiais na agri- cultura (ex.: irrigação), indústria (ex.: alimentos enlatados) etc. Dessa forma, os ambientes tam- bém podem ser naturais ou artificiais. Os ambientes naturais são aqueles que se formaram sem intervenção humana (ex.: ocea- nos, florestas nativas). São considerados estáticos, porém têm sua própria dinâmica e podem sofrer ação humana. Os ambientes artificiais são aqueles que se formaram com a intervenção do homem (ex.: áreas urbanas, de cultivo). Podem sofrer ação hu- mana direta ou indireta. 3.1 Desequilíbrio Ambiental O desequilíbrio ambiental global do plane- ta, segundo Branco e Rocha (1987), vem aumen- tando desde que os seres humanos começaram o uso do fogo para preparação de alimentos, práti- cas de agricultura (queimadas), fabricação de ar- tefatos etc., como resultado do avanço tecnológi- co característico da civilização humana. Esse aumento também vem sendo causado pelos conflitos entre seres humanos desde a An- tiguidade, como as guerras, que geram impactos ambientais significativos, devido à destruição e contaminação do ambiente (por restos de armas e de explosivos, áreas urbanas e de cultivo devas- tadas, natureza degradada etc.), cuja remediação e retorno às condições originais são muito difíceis e lentos. A dependência cada vez maior da tecnolo- gia contribui para um consumo excessivo de bens e serviços pela sociedade humana e seu descarte, fazendo com que o resultado seja a introdução de excesso de matéria e energia nos ecossistemas e geração de resíduos gasosos, líquidos e sólidos, que não conseguem ser assimilados pelo meio. Além disso, o ser humano independe da se- leção natural, pois, quando há fome e escassez de alimentos, tem capacidade de aumentar a oferta de alimentos e enviar para regiões do planeta, onde antes não havia essa possibilidade, com em- prego de novas tecnologias de logística e trans- porte, tornando a vida possível. Em relação às intempéries, mesmo que a devastação das áreas atingidas por terremotos, Ciências do Ambiente Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 27 Prezado(a) aluno(a), neste terceiro capítulo você conheceu fatores que contribuem para o dese- quilíbrio ambiental em nosso planeta, como a aglomeração populacional, a velocidade da extração de recursos naturais e a limitação da biosfera em absorver esses impactos ambientais causados pela ação antrópica; proporcionando o aparecimento de problemas, como a destruição da camada de ozônio, o efeito estufa e as mudanças climáticas, além da injustiça social através da desigualdade na distribuição de renda e os efeitos deletérios para o meio ambiente causados pelos processos de globalização. Agora, chegou o momento de você responder às questões propostas que seguem. Tenha um bom estudo! Voltamos a lembrar que os comentários dessas atividades se encontram no final desta apostila. 3.2 Resumo do Capítulo 3.3 Atividades Propostas 1. Cite os fatores que agravam a degradação ambiental. 2. Por que nos países mais pobres o meio ambiente não é visto como prioridade? Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 29 Conforme Vianello e Alves (1991), as cama- das da atmosfera são: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Entre as cama- das, há faixas de temperatura isotérmicas (mes- ma temperatura) características de cada uma. São elas: tropopausa, estratopausa e mesopausa. A troposfera é a camada mais baixa, no ní- vel do solo, onde habitamos. A altitude fica entre 15 a 18 km em relação à Linha do Equador e entre 6 e 8 km em relação aos polos. A tropopausa é uma camada intermediária e se localiza entre a troposfera e a estratosfera. É isotérmica e a faixa de temperatura fica entre -50 e -55 °C. A estratosfera é a camada em que se loca- liza a camada de O3 (ozônio), que protege a Terra da excessiva quantidade de radiação ultravioleta, e fica entre 15 e 50 km da superfície da Terra. MEIO: AR - COMPOSIÇÃO, CARACTERÍSTICAS, PROPRIEDADES E USOS4 4.1 Divisão da Atmosfera Saiba mais Radiação ultravioleta No Brasil, o câncer mais frequente é o de pele, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas. A radiação ultravioleta natural, proveniente do sol, é o seu maior agente etiológico. De acordo com o comprimento de onda, os raios ultravioletas (raios UV) são classificados em raios UV-C, em raios UV-A (320-400nm) e em raios UV-B (280-320nm). Em decorrência da destruição da camada de ozônio, os raios UV-B, que estão intrinsecamente relacionados ao surgimento do câncer de pele, têm aumentado progressivamente sua incidência sobre a Terra. Da mesma forma, tem ocorrido um aumento da incidência dos raios UV-C, que são potencialmente mais carcinogê- nicos do que os UV-B. Por sua vez, os raios UV-A independem dessa camada e causam câncer de pele em quem se expõe a eles em horários de alta incidência, continuamente e ao longo de muitos anos. As pessoas de pele clara, que vivem em locais de alta incidência de luz solar, são as que apresentam maior risco. Como mais de 50% da população brasileira tem pele clara e se expõe ao sol muito e descuidadamente, seja por trabalho, seja por lazer, e o país situa-se geograficamente numa zona de alta incidência de raios ultravioletas, nada mais previsível e explicável do que a alta ocorrência do câncer de pele entre nós (INCA, 2011). A estratopausa é uma camada intermediá- ria e se localiza entre a estratosfera e a mesosfera. É isotérmica e tem faixa de temperatura em 0 °C. A mesosfera tem como característica a pre- sença de elementos monoatômicos, auroras e íons e partículas livres, e se localiza a 50-80 km da superfície da Terra; a temperatura fica em torno de -90 °C. A mesopausa é uma camada intermediária e se localiza entre a mesosfera e a termosfera. É isotérmica e a faixa de temperatura está em -80 °C. Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 30 A termosfera é a camada em que se loca- liza a ionosfera, com átomos e moléculas ioniza- dos, e é importante devido à reflexão das ondas de rádio. Localiza-se a mais de 80 km da superfície da Terra e a faixa de temperatura fica entre 500 e 2000 K devido à atividade solar. A exosfera é a região acima da termosfera, na qual se localiza o espaço. 4.2 Estrutura da Atmosfera A atmosfera da Terra vem se modificando desde a formação do planeta (WIKIPÉDIA, 2010a). A Primeira Atmosfera, como é chamada, era uma mistura dos gases Hélio e Hidrogênio, sendo que o calor da crosta terrestre e o sol dissi- param essa mistura. A Segunda Atmosfera era formada por CO2, vapor d’água, NH3, CH4 e óxidos de enxofre, provenientes dos vulcões da crosta, que foi endu- recida por resfriamento. Não havia O2 livre e a at- mosfera era mais densa do que a atmosfera atual. Já existia o efeito estufa, devido à presença de CO2 e CH4 na atmosfera, porém, naquele período, foi o que impediu a Terra de congelar. O vapor d’água presente se condensou e gerou as chuvas, as quais contribuíram para a for- mação dos oceanos com CO2 dissolvido. Também surgiu o processo de fotossíntese, com a conver- são do CO2 em O2. O Carbono presente que estava em excesso foi fixado no solo, nos combustíveis fósseis, rochas sedimentares (pedra calcária) e conchas de animais. Outra alteração ocorreu quando o O2 livre na atmosfera, reagindo com compostos de amô- nia, liberou N2 e as bactérias iniciaram a conver- são desses compostos em N2. Dessa forma, os níveis de O2 na atmosfera cresceram e os de CO2 diminuíram devido ao aumento de vegetais. Ain- da, o O2 se combinou com vários elementos, mas acabou por se acumular na atmosfera, resultando em extinções em massa de algumas espécies e evolução de outras. Na Terceira Atmosfera, ocorre o apareci- mento de uma camada de O3, que protege as for- mas de vida em relação ao excesso de radiação UV que chega ao nosso planeta. É formada prin- cipalmente por uma mistura de O2-N2, que regula a temperatura e umidade da superfície da Terra. 4.3 Composição Estimada do Ar Atmosférico Segundo Branco e Rocha (1987), o ar é uma mistura de vários elementos. Como a atmosfera sofreu transformações na sua estrutura desde a formação da Terra, considera-se, para fins prá- ticos, que a sua composição não varia, sendo a composição aproximada dada por: ƒƒ N2: ~78% ; ƒƒ O2: ~ 20%; ƒƒ Argônio: ~0,9%; ƒƒ CO2: ~0,03%; ƒƒ Gases inertes: pequena quantidade; ƒƒ Vapor d’água: quantidade variável; ƒƒ Material particulado: quantidade va- riável. Principais Componentes do Ar Atmosférico As características dos componentes do ar atmosférico são apresentadas no Quadro 5. Ciências do Ambiente Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 33 Quadro 6 – Principais reações e produtos. Compostos Reações e produtos Carbono (C) C +O2 -> CO2 (dióxido de carbono) C + ½ O2 ->CO (monóxido de carbono) Enxofre (S) S + n O2 -> SO2 -> SO3->H2SO4 O2 (H2O) Nitrogênio (N) N2 + O2 -> NO, NO2, N2O etc. (compostos nitrogenados) Compostos orgânicos diversos Quebra de cadeias (hidrocarbonetos, aldeídos) Material particulado Fuligem (proveniente de HC não queimado) Cinzas (provenientes de sais do combustível) Interação Atmosférica Segundo CETESB (1994), os compostos lançados na atmosfera, geralmente, não perma- necem num ponto fixo, pois a atmosfera tem me- canismos de transporte e interação dos poluen- tes: a interação, relativa às reações químicas que ocorrem na atmosfera, e o transporte, relativo à dispersão dos poluentes. Reações Químicas Os compostos emitidos para a atmosfera so- frem influências físicas e químicas, devido à inte- ração com a atmosfera, que resultam em mistura com os componentes já existentes, participação em reações químicas e fotoquímicas, formação de vários produtos e permanência na atmosfera por tempo considerável, conforme CETESB (2009). Exemplo de reações químicas: a. Oxidação: ocorre em presença de O2, como na queima de óleo combustível, em que o O2 do ar se combina com os produtos formados. b. Smog fotoquímico: ocorre em tempo quente e ensolarado. Produz atmosfe- ras altamente oxidantes devido à pre- sença de O3 e peróxidos orgânicos. A atmosfera também tem o mecanismo de autodepuração, no qual participam os processos de deposição de partículas e conversão de subs- tâncias em constituintes atmosféricos normais (CETESB, 1994). Como exemplos, podem ser cita- dos: ƒƒ material particulado: para o qual a autodepuração acontece por meio dos processos de sedimentação, principal- mente as partículas mais grosseiras (de- posição seca). As chuvas também cau- sam remoção, mas são ineficientes para partículas < 2 mm (deposição úmida); ƒƒ gases: ex. SO2, que é formado pela oxi- dação do enxofre contido nos combus- tíveis. Na atmosfera, em presença de oxigênio, forma o SO3, que, em presença de água, forma o ácido sulfúrico (H2SO4), podendo precipitar na forma de chuva ácida. Se continuar na atmosfera, acaba Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 34 se transformando em sulfato (sais) e se deposita na forma de partícula. O Quadro 7 apresenta o tempo de residên- cia de alguns poluentes na atmosfera. Quadro 7 – Tempo de residência dos poluentes na atmosfera. Poluente Principais fontes Mecanismo de autodepuração Tempo de residênciaArtificiais Naturais SO2 Combustão de carvão e óleo Vulcões Oxidação a sulfato pelo O3 ou absorção por aerossol líquido ou sólido 4 dias CO Automóveis e combustão Queima de florestas - Desconhecido - Possível oxidação a CO2 nas altas camadas da atmosfera ~3 dias NO, NO2 Combustão Ação bacteriana em solos - Oxidação a nitrato, após absorção por um aerossol líquido ou sólido - Reação fotoquímica com HC 5 dias Hidrocarbonetos - Combustão - Processos químicos - Evaporação de solventes Processos biológicos Reações fotoquímicas com NO, NO2, O3 16 dias para CH4 Material particulado - Combustão - Processos industriais Tempestade de areia - Sedimentação - Lavagem pela chuva Alguns dias Fonte: CETESB (1994). Transporte Segundo CETESB (1994), o transporte de compostos pela atmosfera está ligado aos fenô- menos atmosféricos, entre os quais, destacam-se: os ventos, as chuvas e a temperatura do ar. Os ventos são responsáveis pelo movimen- to do ar na vertical. Além disso, carregam o vapor d’água e as nuvens, distribuem o calor pela at- mosfera e interferem na formação das chuvas. A ausência de ventos é chamada calmaria. As chuvas se formam devido ao ar quente que sobe e leva o vapor d’água para as camadas mais altas da atmosfera, nas quais a temperatura é menor; o ar perde calor e se resfria. O vapor d’água se condensa em inúmeras gotículas, formando as nuvens, que caem na for- ma de chuva. Se o frio for intenso, as gotículas Ciências do Ambiente Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 35 podem se congelar ainda nas nuvens, caindo na forma de neve ou granizo. A temperatura do ar está relacionada com a quantidade de calor recebida durante o dia pela Terra, que, à noite, é diferente. As regiões próxi- mas à linha do Equador recebem mais calor do que as próximas aos polos. A quantidade de calor recebida também va- ria com as estações do ano, devido à proximidade do sol. Essa quantidade variável de calor cria as massas de ar com temperaturas distintas, que se movimentam e se encontram pela ação dos ven- tos, para gerar os ventos com velocidades varia- das e as chuvas. Ressalta-se que, como as mesmas ocorrem sempre continuamente, isso permite que a at- mosfera fique constantemente em movimento. O Quadro 8 apresenta as principais variáveis meteorológicas e suas características que atuam no transporte de compostos pela atmosfera. Quadro 8 – Principais variáveis meteorológicas. Variável meteorológica Características Ventos - Direção, velocidade, frequência - Turbulência mecânica (dinâmica na horizontal) Temperatura - Turbulência térmica (dinâmica na vertical) Radiação solar - Reações fotoquímicas e turbulência Umidade - Alta: formação de neblinas (inversões) - Baixa: suspensão de poeiras Precipitação - Chuva, neve ou granizo - Autodepuração do ar Fonte: CETESB (1994). Segundo a CETESB (1994), outro fenômeno que acontece na atmosfera é a inversão térmica, que ocorre principalmente no inverno e nas pri- meiras horas da manhã, pois os raios do solo não aquecem a camada de ar próxima ao solo. O ar frio é mais pesado e não sobe, aumen- tando a concentração de poluentes no nível do solo. Com o decorrer das horas, a radiação solar aumenta, atingindo a superfície, aquecendo-a. O ar aquecido sobe e quebra a inversão e os poluen- tes se difundem pela atmosfera. Dessa forma, a dispersão atmosférica dos compostos é causada pelo movimento constan- te da atmosfera. Com isso, a concentração de um poluente na atmosfera varia no tempo e no espaço. Quando as condições de dispersão não são boas, os poluentes ficam concentrados em determinado ponto, podendo causar episódios de poluição. A concentração de poluentes com as mesmas condições de lançamento, num mesmo ponto, em tempos diferentes, varia conforme as condições atmosféricas. Além das condições meteorológicas, outro fator que influencia a dispersão é a topografia. A topografia da região pode dificultar a mobilidade dos poluentes. Ex.: existência de ser- ras, que são obstáculos à dispersão, pois as serras ainda geram o aquecimento diferenciado do solo e alteram as características de vento da região, como no Município de Cubatão, que se situa no litoral paulista, mas não possui praias e está ao pé da Serra do Mar. Em relação aos ventos, recebe a brisa do mar-terra (dia -> / noite <-), porém se si- tua num vale e tem tendência à calmaria, tornan- do a dispersão difícil, com a ocorrência de episó- dios críticos de poluição do ar. Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 38 Segundo Rocha, Rosa e Cardoso (2004), os solos apresentam 3 fases: sólida (50%), líquida (25%) e gasosa (25%), que, nessas proporções, são ideais para o desenvolvimento de vegetação. No entanto, elas variam dependendo do tipo de solo e das porções do mesmo solo; o clima, a ve- getação existente e o manejo também influen- ciam nessa proporção. A fase sólida possui 3 frações: mineral, or- gânica e biológica. A fração mineral é formada pela desagregação física das rochas e sua compo- sição química é igual da rocha-mãe. A fração or- gânica é composta por plantas e animais mortos e também por produtos da degradação biológica, como CO2, água e sais minerais. A fração biológi- ca é formada pela trituração, aeração, decomposi- ção e mistura da matéria orgânica no solo e é ha- bitada por pequenos mamíferos (ratos, roedores etc.), protozoários, minhocas, insetos, vermes etc. A fase líquida do solo, conforme Rocha, Rosa e Cardoso (2004), é chamada “solução do solo”, pois se compõe de água, com compos- tos orgânicos e inorgânicos dissolvidos da fase sólida, em que parte da água se infiltra no solo, preenchendo os espaços vazios, e parte escoa pela superfície. Tem, ainda, como características: ƒƒ fornecer nutrientes para as plantas, de- vido à infiltração no solo, pois a água da chuva, além dos compostos do ar, trans- porta outros compostos existentes no solo até chegar às raízes dos vegetais; ƒƒ favorecer a ocorrência de processos químicos e biológicos, pois os compos- tos químicos, que têm quantidade limi- tada no solo, são absorvidos pelas raí- zes, mas voltam à superfície pela queda de folhas, frutos etc. ou fazem parte do ciclo biogeoquímico específico; ƒƒ transportar materiais e, dentro dessa característica, um processo importante é a erosão. Segundo Branco e Rocha (1987), a erosão depende de alguns fatores, entre os quais, po- dem-se citar: ƒƒ quantidade e intensidade de chuvas, pois, quando as chuvas são torrenciais, arrastam maiores quantidades de ma- teriais do que chuvas mais fracas; ƒƒ declividade do terreno, devido à re- moção das partículas do solo. A erosão é 2,5 vezes maior quando a inclinação do terreno é duplicada; ƒƒ estrutura e composição do solo, pois, quanto menor é a aderência entre as partículas do solo, maior o grau de ero- são; ƒƒ cobertura vegetal, porque, num solo sem cobertura vegetal, aumenta a ve- locidade de escoamento superficial da água. Como a estrutura do solo é me- nos consistente, aumenta o impacto das chuvas, entre outros. 5.2 Fases do Solo Erosão A erosão se caracteriza pelo carreamento de sedi- mentos e nutrientes pela água da chuva ou irriga- ção, que escoam na superfície em direção aos va- les e rios, deixando a superfície do solo fragilizada. De acordo com o Michaelis (2012), erosão signi- fica: 1 Ato ou efeito de erodir. 2 Geol Degradação produzida na camada terrestre por agentes exter- nos. Curiosidade Ciências do Ambiente Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 39 Em relação às práticas que tornam o solo suscetível à erosão (BRANCO; ROCHA, 1987), des- tacam-se: ƒƒ construção civil: a urbanização e a ocupação indiscriminada do solo, sem planejamento, principalmente em rela- ção ao aumento de áreas verdes; ƒƒ exploração extrativa do solo: a remo- ção de materiais, que causam a altera- ção de topografia, degradação de áreas etc., sem critério de sustentabilidade; ƒƒ práticas agrícolas: substituição da mata nativa por plantações, com altera- ção do solo (empobrecimento e aplica- ção de adubos e pesticidas) e do equilí- brio ecológico; ƒƒ pastagens: das práticas citadas, é a que tem melhor equilíbrio ecológico, pois o esterco permanece no solo, repondo os elementos retirados pela nutrição do gado. No entanto, é necessário evitar a erosão e o carreamento desse material para os corpos d’água pelas chuvas; ƒƒ desmatamento: vários motivos são a causa, como a obtenção de madei- ra usada como combustível, na forma de lenha, cavaco etc.; matérias-primas, como madeira para fabricação de pa- pel e celulose; criação de áreas de cul- tivo, seja de subsistência ou comercial; exploração madeireira, para fabricação artesanal ou industrial de artefatos de madeira, móveis, portas etc., entre ou- tras; ƒƒ queimadas: ocorrem devido à queima de matas ou de vegetação rasteira an- tes do plantio, para melhorar fertilidade do solo ou para facilitar o corte da vege- tação, como, por exemplo, na despalha a fogo da cana-de-açúcar. Embora as cinzas resultantes enriqueçam os solos, com o tempo, as chuvas fazem com que os elementos se infiltrem e se tornem inacessíveis às raízes dos vegetais, em- pobrecendo-os. Também, com o calor, há eliminação de microrganismos do solo, sementes e raízes etc. Como consequências da erosão, segundo Branco e Rocha (1987), podem ocorrer alteração do relevo; riscos às obras civis, principalmente em encostas; remoção da camada superficial, empo- brecendo o solo; assoreamento de rios, devido ao arraste de material; enchentes, devido ao as- soreamento que causa o transbordamento dos corpos d’água; inundação, devido ao transborda- mento de rios; alteração de cursos d’água, devido à alteração no leito; entre outros. A fase gasosa, conforme Rocha, Rosa e Cardoso (2004), possui as seguintes caracterís- ticas: tem os mesmos compostos da atmosfera, porém a composição não é fixa; há consumo de O2 e liberação de CO2 pelos organismos aeróbios. Também, os solos arejados são responsáveis pelo bom desenvolvimento das raízes (falta de O2: fo- lhas amarelas). Saiba mais Assoreamento Obstrução de um rio, canal, estuário ou qualquer corpo d’água pelo acúmulo de substâncias minerais (areia, argila etc.) ou orgânicas, como o lodo, provocan- do a redução de sua profundidade e da velocidade de sua correnteza. Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 40 A classificação dos solos, segundo Rocha, Rosa e Cardoso (2004), é realizada da forma gené- tico-natural, pois considera as características e for- mação do solo, conforme mostrado no Quadro 9. 5.3 Classificação e Perfil dos Solos Quadro 9 – Classificação dos solos. Tipo Características Latossolos Solos formados pela lavagem alcalina em regiões quentes e úmidas com floresta (pouca sílica, óxidos de ferro e alumínio, argila silicatada – caolinita). Litossolos Solos jovens, com pouca espessura, sobre rochas ou aflorando à superfície. Regossolos Solos profundos com formação arenosa, com grande drenagem e superfície escurecida. Hidromórficos Solos com excesso de água e aeração deficiente, cor cinza, ácidos, pobres em cálcio e magnésio e acúmulo de matéria orgânica na superfície. Podzóilicos/ podzolizados Solos formados pelas lavagens ácidas no material arenoso. Fonte: Adaptado de Rocha, Rosa e Cardoso (2004). O perfil do solo é formado por camadas, chamadas Horizontes, cujas características va- riam conforme a profundidade (variação do teor de água, oxigênio, temperatura, distribuição das partículas e poros, raízes etc.), segundo Rocha, Rosa e Cardoso (2004). Os Horizontes são deno- minados por letras maiúsculas, conforme apre- sentado no Quadro 10. Quadro 10 – Perfil do solo. Horizonte Características O Matéria orgânica fresca ou em decomposição. H Horizonte O com más condições de drenagem. A Material orgânico misturado com mineral, de coloração escura (húmus). B Acúmulo de argila, ferro, alumínio e pouca matéria orgânica. C Material não consolidado, pouca influência de organismos. R Rocha inalterada, que pode ser a rocha matriz do solo ou não. Fonte: Adaptado de Rocha, Rosa, Cardoso (2004). Ciências do Ambiente Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 43 seticidas não são biodegradáveis e tendem a se acumular no meio, causando a contaminação da cadeia alimentar, pois são absorvidos pelas plan- tas (ex.: pastagens) e se acumulam sem serem eli- minados. O gado, ao se alimentar dessa pastagem, acumula altas concentrações dessas substâncias no leite e na carne e pode causar contaminação pela sua ingestão. Os herbicidas, segundo Rocha, Rosa e Cardoso (2004), são compostos químicos usados no controle/eliminação/diminuição de er- vas daninhas. As interações com o meio depen- dem das propriedades do solo (física, química e biológica) e do clima. Para Branco e Rocha (1987), podem ser extremamente persistentes no solo. Se um solo for adubado com esterco de animais que se alimentam de pastagens que crescem em solos que sofreram aplicação de herbicidas, esse solo adubado pode sofrer esterilização temporá- ria, reduzindo a sua produtividade. O Caso do Diclorodifeniltricloroetano (DDT) Em relação ao uso indiscriminado de defen- sivos agrícolas, especificamente o DDT, conforme Moura (1998), este foi abordado pela primeira vez pela escritora Rachel Carson, no livro Silent spring (Primavera Silenciosa). Esse romance descreve uma primavera sem o canto dos pássaros, exter- minados pelo uso do DDT. O criador do DDT ganhou o Prêmio Nobel de Química (1948), por ter salvado milhões de vi- das humanas na guerra, por evitar tifo e malária, além de proteger colheitas. Em relação aos inseticidas, antes da Se- gunda Guerra Mundial, eram de uso domiciliar, produzidos a partir de extratos vegetais (roteno- na e piretrina), tinham menor eficiência e eram inócuos à saúde e com pequeno efeito residual. A destruição de formigueiros era realizada pela aplicação controlada de agentes sulfurosos, arse- nicais ou cianetos, de grande ação tóxica. Durante a Segunda Guerra, havia a trans- missão de tifo por piolhos nos exércitos. Com isso, os laboratórios americanos industrializaram o DDT, um composto organoclorado, descoberto na Suíça (1925). Na época, era eficiente contra os insetos, inócuo ao homem e com baixo efeito re- sidual, permanecendo ativo vários meses após a aplicação. Terminada a guerra, o produto começou a ser aplicado no combate a insetos domésticos e pragas da lavoura. No entanto, foi observado um decréscimo da alta eficiência inicial contra os in- setos. Por exemplo: a mosca doméstica era dizi- mada com pouca quantidade de inseticida e co- meçou a ficar imune, o mesmo acontecendo com o pernilongo comum, mosquitos transmissores da malária e pragas da lavoura. Ocorreu uma seleção natural e reprodução dos insetos mais resistentes e a população ficou resistente ao DDT, mesmo com as aplicações re- petidas, e os insetos úteis também foram dizima- dos. Houve a tentativa de uso de outros organo- clorados (ou mistura), sendo verificada a sua inefi- ciência após certo tempo de uso. Também houve a troca pelos organofosforados, porém eram mais tóxicos ao homem, com menor efeito residual e a vantagem de não criar resistência nos insetos. Do ponto de vista ecológico, ambos são muito noci- vos. Organoclorados não são biodegradáveis e ten- dem a se acumular no meio e contaminar toda a cadeia alimentar. Além disso, a destruição dos insetos reduz o alimento disponível para aves, répteis, anfíbios e mesmo mamíferos. Curiosidade Irrigação Segundo Rocha, Rosa e Cardoso (2004), a prática da irrigação melhora a produtividade do solo com escassez de água, facilitando o transpor- te, a dissolução e a disponibilidade de nutrientes para os vegetais. Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 44 No entanto, o bombeamento e distribuição em excesso da água de mananciais diminuem a vazão de rios, córregos etc., comprometendo a vida aquática e causando assoreamento (carrea- mento de material superficial para os rios). Já no uso de esgotos, deve ser considerada a contami- nação do solo com poluentes tóxicos (metais) e microrganismos patogênicos. Mineração A exploração mineral vem sendo realizada sem levar em consideração as práticas de sus- tentabilidade, segundo Rocha, Rosa e Cardoso (2004), pois grandes áreas são devastadas e con- taminadas pela extração de minérios. Além disso, há degradação de áreas verdes, sem reposição da cobertura vegetal e com carreamento da camada superficial do solo pelas chuvas. Ocupação Urbana e Industrial O planejamento urbano vem sendo realiza- do de forma inadequada, sendo muitas vezes ine- xistente, conforme Rocha, Rosa e Cardoso (2004). As áreas urbanas sofrem ocupação indiscrimina- da e um processo contínuo de favelização. Por outro lado, ruas asfaltadas, estruturas de concreto e a redução das áreas verdes provocam a imper- meabilização do solo, causando enchentes nos rios e inundações pela chuva. Já as áreas industriais, muitas vezes, es- tão localizadas próximo à população, causando conflitos, como o exemplo de Cubatão, onde há indústrias que estão localizadas em área urbana próximo à população, gerando um conflito entre a geração da poluição e a comunidade. Disposição de Resíduos no Solo Existem vários tipos de resíduos que têm origem nas atividades antropogênicas, que aca- bam sendo dispostos de forma inadequada, como nos lixões. Segundo Derísio (1992), a disposição ina- dequada de resíduos ocasiona a proliferação de vetores, como moscas, insetos e roedores, poden- do causar doenças, e a contaminação de águas superficiais e subterrâneas, do solo superficial e subsolo (ex.: depósitos clandestinos de resíduos perigosos), além da contaminação da cadeia ali- mentar com compostos tóxicos, com assimilação pelas raízes das hortaliças e cereais, ou no leite e na carne, através da ingestão pelo gado da pasta- gem localizada em áreas contaminadas. No caso do lixo, que é o resíduo domiciliar, este é coletado e transportado para uma área de disposição, a qual é chamada “lixão”. Os lixões não têm projeto, procedimentos ou estrutura adequados, como a ausência de impermeabilização do solo, para prevenir a sua contaminação e a infiltração no solo da água da chuva e do líquido gerado na decomposição do lixo (chorume). Isso ocasiona a contaminação do solo, do subsolo e de aquíferos subterrâneos (como, por exemplo, pelos metais, que se acumu- lam nos vegetais, tornando os alimentos impró- prios ao consumo). Dicionário Patogênico: que provoca doenças. Fonte: Michaelis (2012). Saiba mais Chorume: líquido escuro de composição bastante variável que adquiriu características poluentes devido ao seu contato com uma massa de resíduo sólido em decomposição. Chorume (agronomia): denominação empregada para designar o líquido resultante da lavagem de es- tábulos, cocheiras, salas de ordenha e pocilgas. É com- posto de estrume, urina de animal e da própria água usada na lavagem das instalações, podendo ser utiliza- do como adubo (IBGE, 2004). Ciências do Ambiente Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 45 Ainda, pode ocorrer o arraste de lixo pela ação das chuvas, bem como o assoreamento de rios, lagos, provocando enchentes devido ao as- soreamento e o consequente trasbordamento dos rios, além do entupimento de bueiros e redes de drenagem nas áreas urbanas, causando inun- dações. Outros exemplos de disposição inadequada de resíduos no solo são: ƒƒ “Love Canal” – Estados Unidos: depósito clandestino de organoclorados no ter- reno onde foi construída uma escola de crianças; ƒƒ Aterro Georgsweder – Alemanha: cho- rume contendo dioxinas; ƒƒ Samaritá – Cubatão: contaminação por depósito clandestino de pentaclorofe- nol. Atividade Microbiana no Solo Segundo Razzolini (2008), os microrganis- mos do solo têm atividade intensa na camada superficial, mas esta cai, diminuindo conforme a profundidade. Os microrganismos do solo participam dos ciclos biogeoquímicos na fixação e decomposi- ção dos elementos para que ocorra o equilíbrio do ciclo. Também formam o húmus, importante para a recomposição do solo. Alguns tipos de microrganismos encontra- dos no solo são: bactérias, fungos e leveduras, al- gas e protozoários. As bactérias são abundantes no solo. Um exemplo são as do tipo Rhizobium SP, que ficam na região do solo ao redor das raízes e fixam o nitrogênio do ar através das raízes das plantas. Os fungos e leveduras também são abun- dantes no solo e podem atuar como decomposi- tores de matéria orgânica. Um exemplo de fungo é o Aspergillus. As algas ocorrem na região super- ficial do solo, tendo como exemplo a Navicula. Já os protozoários, que são seres unicelulares, são encontrados na região superficial do solo, são consumidores de algas, bactérias e fungos e tam- bém atuam como decompositores. 5.6 Resumo do Capítulo Prezado(a) aluno(a), mais uma etapa do conteúdo desta apostila terminou. Você aprendeu sobre a composição, as características, as propriedades físico-químicas do solo e sua utilização. Você conheceu processos nocivos que contribuem para a degradação do solo, como fatores que ocasionam os processos erosivos, o uso de inseticidas e fertilizantes, as atividades de mineração e a dis- posição de resíduos de forma inadequada. Além disso, a ocupação irregular do solo, o crescimento de- sordenado dos grandes centros urbanos, a favelização acentuada e a diminuição das áreas permeáveis também contribuíram para o surgimento de diversos problemas, como a contaminação do solo e o apa- recimento das inundações. Agora, vamos resolver as atividades propostas, que estão comentadas no final. Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 48 Segundo Derísio (1992), a água faz parte de 2/3 do peso do homem e 9/10 do peso dos vege- tais. No mundo, o volume total de água chega a 1,4 milhão de km3. A distribuição da água na cros- ta terrestre é estimada em: ƒƒ água salgada: 97,2%; ƒƒ água doce: 2,8%, dividida em: • 77% geleiras; • 21% águas subterrâneas; • 1% águas superficiais. • Quase 70% da água doce do mundo está sob a forma de gelo. Parte do restante constitui os aquíferos que vêm sendo explorados num ritmo maior do que a taxa natural de recarga; • Dois terços de nossa água são usados no cultivo de alimentos; • Com 83 milhões de pessoas adicionais no planeta por ano, é hora de mudarmos os nossos critérios de uso; • Cada brasileiro consome cerca de 132 litros de água por dia. Milhões de pobres no mundo sobrevivem com menos de 19 litros; • 46% da população mundial não tem água encanada em casa. Nos países em desenvolvimento, as mulheres caminham em média 6 quilômetros para obter água; • Em quinze anos, 1,8 bilhão de pessoas viverão em regiões com grave escassez de água. Fonte: http://www.aguahtz.com.br/2010/04/01/national-geographic-especial-o-mundo-tem-sede/. Curiosidade 6.2 Distribuição da Água 6.3 Estado Físico da Água A água aparece na natureza em três esta- dos: sólido, líquido e gasoso, os quais estão rela- cionados com as condições do meio, como, por exemplo, a temperatura (RECURSOS, 2010). No estado sólido, a água adquire a forma do recipiente que a contém e as moléculas se en- contram muito próximas, como, por exemplo, o gelo (temperatura a 0 °C). No estado líquido, a água assume a forma do recipiente em que está contida e as moléculas estão mais separadas do que no estado sólido, como, por exemplo, nas garrafas de água (temperatura ambiente 25 °C). No estado gasoso, a água está sob a forma de vapor e as moléculas estão bem mais separadas do que no estado líquido, como, por exemplo, o vapor d’água (temperatura de 100 °C). A água também está sujeita a mudanças de estado, conforme variem as condições físicas do meio, como, por exemplo, a temperatura. Exem- plo: a água passar do estado sólido para o líquido quando há aumento de temperatura. As mudan- ças de estado estão apresentadas no Quadro 12. Ciências do Ambiente Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 49 Quadro 12 – Mudança de estado da água. De Para Mudança Sólido Líquido Fusão Líquido Sólido Solidificação Líquido Vapor Vaporização Vapor Líquido Liquefação ou condensação Sólido Vapor Sublimação Vapor Sólido Sublimação Fonte: Adaptado de Recursos (2010). 6.4 Algumas Propriedades da Água A água doce apresenta as seguintes pro- priedades: ƒƒincolor (não tem cor); ƒƒinodora (não tem cheiro); ƒƒinsípida (não tem sabor). Outras propriedades relevantes do ponto de vista ambiental incluem: a densidade, o calor específico, a viscosidade, a tensão superficial e a penetração de luz (BRANCO; ROCHA, 1987). A densidade da água é 800 vezes maior do que a do ar. Essa propriedade permite que os seres vivam em suspensão no meio. A densidade da água varia com a temperatura. Na superfície, ela é menor do que nas profundezas, formando camadas que não se misturam (estratificação) e possuem diferentes temperaturas, densidades e seres vivos. O calor específico é uma propriedade que confere à água a capacidade de ceder ou receber calor, que é muito grande, de modo que não ocor- re grande variação de temperatura. Por exemplo, os oceanos, que absorvem grande quantidade de calor do sol e estabilizam a temperatura do pla- neta. A viscosidade é representada pelo atrito entre as camadas do líquido e é inversamente proporcional à temperatura. Por exemplo, a so- brevivência do plâncton na superfície da água depende do atrito com o meio (espinhos, prolon- gamentos, filamentos) para ter maior área super- ficial e permanecer na superfície dos oceanos. A tensão superficial é uma película forma- da na superfície da água, que serve de suporte e permite que seres permaneçam na superfície (flu- tuação). Por exemplo, os besouros d’água, patos (penas impermeáveis à água). A penetração da luz depende do com- primento de onda e das radiações incidentes. A água oferece mais resistência à passagem da luz do que o ar e permite que seres vivos com dife- rentes necessidades de luz/calor sobrevivam em diversas camadas (estratificação). Por exemplo, nos oceanos, espécies diferentes de seres viven- do próximo à superfície e outras nas profundezas. Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 50 A fórmula química da água é H2O e apre- senta propriedades químicas importantes em re- lação ao meio ambiente (BRANCO; ROCHA, 1987). ƒƒ Solvente universal: a água tem a capa- cidade de dissolver compostos orgâni- cos e inorgânicos (sólidos, líquidos ou gasosos) que conferem cor, cheiro ou sabor, e é chamada de solvente uni- versal. Além disso, regula a sobrevivên- cia dos seres devido à disponibilidade de elementos dissolvidos; a. Dissolução de gases: a água possui gases dissolvidos, que dependem da temperatura, pressão parcial e solu- bilidade do gás. Por exemplo, os seres aeróbios dependem do O2 dissolvido na água para sobreviver. Ainda, os com- postos biodegradáveis lançados na água são aqueles passíveis de degrada- ção biológica, porém, nesse processo, devido à disponibilidade de alimento, há aumento da população de microrga- nismos e do consumo de O2, provocan- do a diminuição do teor de O2 disponí- vel no meio, causando a mortandade de peixes e outros organismos; b. Dissolução de sais minerais: a água possui sais minerais, originários do desgaste físico e químico da água em contato com o solo por onde passa o curso d’água e da decomposição de vegetais e animais que ocorrem nele. Esses elementos são importantes para o desenvolvimento dos organismos au- tótrofos. As coleções de água, quando recebem con- tribuição de atividades antropogênicas indiretas (aplicação de fertilizantes no solo carreados pela chuva) ou diretas (lançamento de esgotos sem tratamento etc.), apresentam elevado teor de sais. c. Dissolução de matéria orgânica: segundo Branco e Rocha (1987), a água possui matéria orgânica dissolvida, a qual pode ter duas origens: autóctone e alóctone. A autóctone tem origem nas ativida- des dos produtores (seres autótrofos). Ex.: algas, que sintetizam seu próprio alimento. A alóctone tem origem no solo lavado pelas chuvas, folhas, restos de vegetais e animais, contribuição das atividades humanas etc. Quando há alta disponibilidade de matéria orgânica, ocorre o fenômeno da eutrofização pelo aumento da fertilização de um ecossistema aquático através da elevação da quantidade de elementos nutrientes (como N, P, K), que causam o aumento do alimento disponível e da popula- ção de algas e peixes. No entanto, o elevado con- sumo de O2 leva à sua escassez, causando mor- tandade (BRANCO; ROCHA, 1987). 6.5 Algumas Propriedades Químicas Dicionário Antropogênico: induzido ou alterado pela presen- ça e atividade do homem. Fonte: Michaelis (2012). Ciências do Ambiente Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 53 Segundo Derísio (1992), os usos da água podem ser divididos em: consuntivo e não con- suntivo. O uso consuntivo ocorre quando há reti- rada de água do meio. Como exemplos, podem ser citados o abastecimento de água industrial e a irrigação. O uso não consuntivo ocorre quando não há retirada de água (perda). Como exemplos, são citados uso para recreação e lazer, preserva- ção da flora e fauna, geração de energia, trans- porte e deposição de despejos. Entre os usos citados, destacam-se (DERI- SIO,1992): a) abastecimento industrial: água é utili- zada em atividades industriais direta ou indiretamente, principalmente em: ƒƒ processos de fabricação do produ- to sem se integrar ao produto e sem entrar em contato com a matéria- -prima. Como exemplos, podemos citar as águas de refrigeração, água de caldeira (requer tratamento an- terior ao uso); ƒƒ processos em que se integra ao produto fabricado. Como exemplo, tem-se a fabricação de produtos alimentícios (sopas, caldos, molhos, sucos, bebidas etc.). Não pode in- terferir no paladar, conferir gosto ao produto nem prejudicar a saúde; ƒƒ processos em que entra em contato com a matéria-prima ou o produto final. Como exemplo, temos a água de lavagem (depende do processo e do produto). A água não pode in- terferir na qualidade e composição final do produto; ƒƒ serviços complementares de fabri- cação. Como exemplos, têm-se a higiene dos operadores, limpeza de equipamentos, prevenção e prote- ção contra incêndios; b) abastecimento público: água que pas- sa por estações de tratamento, tornan- do-a isenta de elementos patogênicos, tóxicos ou radioativos, que a tornem imprópria ao uso, que é distribuída por sistemas públicos ou coletivos e que é utilizada para e pela população com di- ferentes finalidades, entre elas: ƒƒ cozimento de alimentos, bebida, hi- giene pessoal, limpeza de utensílios e habitações, irrigação de jardins, lavagem de pisos; ƒƒ uso pelos serviços públicos, como combate a incêndio, limpeza de ruas etc.; c) irrigação: água que requer determina- do padrão de qualidade, para não con- taminar alimentos (microrganismos e materiais tóxicos), para uso no cultivo de hortaliças, vegetais e frutas (DERI- SIO,1992); d) preservação da flora e da fauna: água que não deve conter substâncias tóxi- cas, mas deve ter concentração adequa- da de oxigênio dissolvido. Observa-se que, em relação às chamadas obras hi- dráulicas (como a construção de barra- gem, canal de drenagem ou retificação de curso d’água), elas podem provocar alteração da vida aquática, devido à al- teração nas condições do meio líquido (DERISIO,1992). e) geração de energia: principalmente, em hidrelétricas, pela transformação da energia hidráulica em elétrica. A água é usada para a geração de vapor na ge- ração de energia elétrica pelo uso de combustível fóssil, nuclear ou termelé- tricas (DERISIO,1992); 6.8 Usos da Água Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 54 f) recreação e lazer: a água pode ser usa- da com as seguintes finalidades: ƒƒ contato direto com o meio líqui- do: a qualidade da água deve ser mais restritiva devido ao contato, para evitar doenças de pele, por in- gestão etc. Exemplo: natação, esqui aquático, surfe etc.; ƒƒ sem contato com o meio líquido: são exemplos o uso de barcos a remo, vela ou motor e a pesca es- portiva; ƒƒ composição do ambiente: com fi- nalidade de fins paisagísticos; ƒƒ piscinas: saneamento e desinfec- ção para evitar problemas de saúde pública; g) transporte: a água pode ser usada como meio de transporte de cargas ou de pessoas, seja por via marítima ou flu- vial (DERISIO,1992); h) disposição de efluentes e resíduos: desde a Antiguidade, a água é utilizada para disposição de efluentes e resíduos da civilização humana, devido à quanti- dade e às suas propriedades e possibili- dades de autodepuração. Esse uso, sem cuidados, pode tornar a água imprópria para outros fins mais nobres (DERISIO, 1992). Como exemplo, cita-se o rio Tietê (SP), no qual a polui- ção impede a recreação de contato pri- mário na área urbana. Segundo Sewell (1978), a água pode estar contaminada por microrganismos (como bactérias, vírus, protozoários, vermes e fungos), que causam doenças, como cólera, febre tifoide, entre outras, cuja veiculação hídrica tem sido ainda uma das principais causas de mortali- dade no mundo. 6.9 Resumo do Capítulo 6.10 Atividades Propostas Caro(a) aluno(a), encerramos mais um capítulo, onde você teve a oportunidade de conhecer a dis- tribuição e a disponibilidade de água em nosso planeta; além disso, você compreendeu as propriedades químicas desse composto inorgânico, bem como as suas formas de utilização. Você deve ter reconhecido que a água é um recurso natural essencial, pois é componente dos seres vivos, meio de vida de diversas espécies vegetais e animais, elemento representativo de valores sociocul- turais e fator de produção de bens de consumo e produtos agrícolas. Agora, chegou o momento de você aplicar os conhecimentos que você aprendeu até agora. No final desta apostila, você encontrará os comentários dessas atividades propostas. 1. Faça um breve comentário sobre a distribuição de água em nosso planeta. 2. Como são classificados os usos da água? 3. Após ter estudado este capítulo, faça uma reflexão, enumerando em seguida, sobre quais me- didas devem ser adotadas pelo Poder Público na preservação de nossos mananciais. Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 55 A natureza fornece alimento, água e abrigo para a sobrevivência dos seres vivos. A humani- dade sempre utilizou os recursos naturais para o próprio sustento e, mais tarde, para a produ- ção de bens (Revolução Industrial), tornando-os acessíveis a várias regiões do planeta. Os recursos naturais são tudo que é necessário para a nossa sociedade e que faz parte da natureza, como o solo, a água, o ar, as florestas, os animais (BRASIL ESCOLA, 2010). RECURSOS NATURAIS - DISPONIBILIDADE7 7.1 Definição de Recursos Naturais Saiba mais Revolução Industrial A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção domés- tico pelo sistema fabril, constituiu a Revolução Industrial; revolução, em função do enorme impacto sobre a estrutura da sociedade, num processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica. A Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e encerrou a transição entre feudalis- mo e capitalismo, a fase de acumulação primitiva de capitais e de preponderância do capital mercantil sobre a produção. Fonte: http://www.culturabrasil.org/revolucaoindustrial.htm. Os recursos naturais podem ser classifica- dos como recursos naturais renováveis e não re- nováveis (WIKIPÉDIA, 2010b). Os recursos naturais renováveis são os ele- mentos naturais que possuem uma capacidade de renovação após sua utilização nas atividades antropogênicas, como as florestas, água e solo. Quando o seu uso não é racional, os recursos re- nováveis se tornam não renováveis, pois a taxa de utilização é maior do que sua capacidade de re- novação e sustentação. Ainda, podem se recupe- 7.2 Classificação dos Recursos Naturais rar ou renovar, com ou sem interferência humana (WIKIPÉDIA, 2010b). Os recursos naturais não renováveis são os elementos naturais que não se renovam ou demoram muito tempo para se recuperar, como o petróleo, os minérios, entre outros. São usados nas atividades antrópicas; o aumento da explora- ção e a posterior extração diminuem as reservas existentes (WIKIPÉDIA, 2010b). Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 58 mo indiscriminado e descarte contínuo de bens; ƒƒ o uso excessivo de recursos naturais para grande produção de bens de con- sumo. Como exemplo, citam-se a eleva- da produção e uso de papel, com dimi- nuição das florestas nativas; ƒƒ a poluição do meio ambiente, como o excesso de chuvas ácidas, que está causando acidez das águas dos lagos e impede a sobrevivência de peixes e plantas na Suécia (CORSON, 1996); ƒƒ a introdução de espécies animais e vegetais de ecossistemas diferentes, que pode colocar em risco a biodiver- sidade de uma região, como controlar uma peste nas plantações de cana-de- -açúcar com predador originário de outro país, que pode se tornar um pre- dador da fauna nativa da região, tor- nando-se um problema a mais para os produtores e não uma solução. 7.4 Distribuição e Apropriação Os recursos naturais têm ocorrência e distri- buição distintas no planeta, devido aos processos naturais de formação da Terra, porém sua apro- priação ocorre segundo valores humanos, além de depender de questões econômicas, geográfi- cas e políticas, quando são de cunho estratégico, podendo causar guerras e disputas entre nações (WIKIPÉDIA, 2010b). Além disso, nem todos os recursos naturais oferecidos pela natureza podem ser aproveitados na sua forma natural e quase sempre precisam ser transformados em bens capazes de satisfazer as necessidades humanas. Por exemplo, os recursos hídricos têm de ser armazenados, tratados e ca- nalizados, seja para consumo, irrigação etc.12 Segundo Branco e Rocha (1987), ocorre um conflito entre produção de bens, níveis de consu- mo, geração de resíduos e proteção ambiental; a distribuição da Tecnologia é desigual no planeta, assim como a dos recursos, pois alguns têm re- cursos em escassez, enquanto que outros têm em excesso. Por exemplo, as regiões em desenvolvi- mento têm tecnologia voltada à sobrevivência e melhoria das condições de vida, enquanto as re- giões desenvolvidas têm tecnologia de ponta. No entanto, mesmo nessas regiões, sua distribuição também é desigual, devido às diferenças sociais, criando núcleos menos desenvolvidos. Em relação ao uso de recursos naturais e sua preservação, segundo Branco e Rocha (1987), devem ser desenvolvidas tecnologias limpas, vol- tadas ao uso da reciclagem, fontes de energias renováveis, resíduos menos tóxicos, entre outros. Além disso, o planejamento deve ser reali- zado para adequação de atividades produtivas à disponibilidade de área e recursos naturais para minimizar o efeito da tecnologia sobre o meio ambiente. 12 Disponível em: <http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/o_que_compoe_a_pegada>. Acesso em: jun. 2012. Ciências do Ambiente Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 59 A pegada ecológica é um termo que se re- fere a um país, cidade ou pessoa e que está rela- cionado ao tamanho das áreas produtivas de ter- ra e de mar necessário para gerar produtos, bens e serviços que sustentem determinado estilo de vida de uma sociedade, traduzindo a extensão de território que uma pessoa ou sociedade “utiliza” para se sustentar em hectares (ha) (WWF, 2012). Para calcular as pegadas, foi preciso estudar os vários tipos de territórios produtivos (agrícola, pastagens, oceanos, florestas, áreas construídas) e as diversas  formas de consumo (alimentação, habitação, energia, bens e serviços, transporte e outros). As tecnologias usadas, os tamanhos das populações e outros dados também entraram na conta. Cada tipo de consumo é convertido, por meio de tabelas específicas, em uma área medida em hectares. Além disso, é preciso incluir as áreas usadas para receber os detritos e resíduos gera- dos e reservar uma quantidade de terra e água para a própria natureza, ou seja, para os animais, as plantas e os ecossistemas onde vivem, garan- tindo a manutenção da biodiversidade (WWF, 2012). De modo geral, sociedades altamente in- dustrializadas, ou seus cidadãos, “usam” mais es- paços do que os membros de culturas ou socie- dades menos industrializadas. Suas pegadas são maiores, pois, ao utilizarem recursos de todas as partes do mundo, afetam locais cada vez mais dis- tantes, explorando essas áreas ou causando im- pactos por conta  da geração de resíduos. Como a produção de bens e consu- mo tem aumentado significativamente, o espaço físico terrestre disponível já não é su- ficiente para nos sustentar no elevado padrão atual. Para assegurar a existência das condições favoráveis à vida, precisamos viver de acordo com a “capacidade” do planeta, ou seja, de acordo com o que a Terra pode fornecer e não com o que gostaríamos que ela fornecesse. Avaliar até que ponto o nosso impacto já ultrapassou o limite é essencial, pois só assim poderemos saber se vive- mos de forma sustentável (WWF, 2012). 7.5 Pegada Ecológica 7.6 Resumo do Capítulo Caro(a) aluno(a), você chegou ao final desta apostila. Neste capítulo você compreendeu que as interferências humanas em comunidades naturais, como desmatamento, e expansão agrícola, industrial e urbana, causam desequilíbrios ecológicos, colocando em risco a biodiversidade local. Aplicar os conhe- cimentos ecológicos adquiridos na discussão de maneira a evitar ou mitigar os efeitos prejudiciais das in- terferências humanas no ambiente natural é fundamental para que a sociedade preserve a sua qualidade de vida no presente, como também para as gerações futuras. Para concluirmos com sucesso esta última etapa, responda às questões propostas deste capítulo, em que abordamos a questão dos recursos naturais, chamando a atenção para um novo termo: a “pe- gada ecológica”, que é quanto a nossa sociedade utiliza de recursos para manter o padrão de vida e de consumo atuais. Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 60 1. Como são classificados os recursos naturais? 2. Explique como a ação antrópica pode ser uma ameaça à biodiversidade. 3. O que compõe a Pegada Ecológica? 7.7 Atividades Propostas Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 64 CAPíTULO 2 1. Os componentes dos ciclos biogeoquímicos são: ƒƒ os reservatórios: funcionam como compartimento dos elementos químicos, garantindo que esses elementos escoem para o meio de maneira uniforme; ƒƒ os compartimentos de troca: esses compartimentos funcionam como recipientes menores dos elementos, garantindo a sua circulação entre os organismos e o meio; ƒƒ os ciclos gasosos: estão presentes na atmosfera ou na hidrosfera; ƒƒ os ciclos sedimentares: são aqueles que se localizam na litosfera. 2. As bactérias Rhizobium, que vivem nas raízes das leguminosas, realizam a fixação biológica do nitrogênio contido na atmosfera, transformando-o para a forma de amônia, transferindo o nitrogênio para a cadeia alimentar. 3. a) Chuva ácida: é produzida pela combinação da água atmosférica com os óxidos liberados após a queima de hidrocarbonetos ou liberados por instalações industriais. Ao cair na su- perfície, altera a composição química do solo e das águas, atinge as cadeias alimentares, destrói florestas e lavouras, e ataca estruturas metálicas, edificações e monumentos, pro- vocando o seu desgaste. b) Efeito estufa: é a capacidade que a atmosfera da Terra apresenta de reter parte da radiação térmica emitida pela superfície do planeta. A luz solar atravessa a atmosfera e, após ser in- terceptada e parcialmente absorvida pelas superfícies sólidas e corpos d’água, é reemitida como radiação térmica, que encontra dificuldade para sair da atmosfera. O efeito estufa garante temperaturas mais altas na superfície da Terra, onde o Homem exerce grande con- tribuição para que esse fenômeno aconteça, principalmente pela queima de combustíveis fósseis. O resultado disso pode levar à reorganização climática, com derretimento de gelei- ras, elevação do nível dos mares, ocorrendo a inundação de determinadas áreas. CAPíTULO 3 1. O aumento populacional, alinhado a um crescimento desordenado das cidades, e o aumento do consumo contribuem para o aumento dos níveis de poluição do solo, ar, dos corpos hídri- cos, levando ao esgotamento dos recursos naturais disponíveis. 2. Nos países considerados em desenvolvimento, a preservação tem baixa prioridade, pois as necessidades básicas da população, como educação, saúde, segurança, habitação e emprego, não foram atendidas, fazendo com que o Poder Público disponibilize poucos recursos para a área ambiental. CAPíTULO 4 1. O ar é uma mistura de vários elementos, sendo a composição aproximada dada por: Nitrogê- nio (78%), Oxigênio (20%), Argônio (0,9%), Gás Carbônico (0,03%), Gases inertes, Vapor d’água e material particulado. Ciências do Ambiente Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 65 2. As principais variáveis meteorológicas e suas características atuam no transporte de compos- tos pela atmosfera. Podemos citar: os ventos, a temperatura, a radiação solar, umidade e pre- cipitação. 3. A inversão térmica é uma condição meteorológica que ocorre quando uma camada de ar quente se sobrepõe a uma camada de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar, uma vez que o ar abaixo dessa camada fica mais frio, portanto, mais pesado, fazendo com que os poluentes se mantenham próximo da superfície. Em um ambiente com um grande número de indústrias e de circulação de veículos, como o das grandes cidades, a inversão térmica pode levar a altas concentrações de poluentes. Essas inversões acontecem durante todo o ano, po- rém no inverno essa camada de inversão é mais estreita e, quando ocorre em uma cidade poluída, como São Paulo, provoca transtornos, pois os poluentes ficam aprisionados muito próximos à população, tornando o ar insalubre e agravando os problemas de saúde. CAPíTULO 5 1. Os solos apresentam 3 fases: ƒƒ fase sólida: apresenta 3 frações: • mineral: formada pela desagregação física das rochas; • orgânica: composta por plantas e animais mortos e também por produtos de degrada- ção biológica; • biológica: é formada pela trituração, aeração, decomposição e matéria orgânica presente no solo; ƒƒ fase líquida: composta de água com compostos orgânicos e inorgânicos dissolvidos da fase sólida; ƒƒ fase gasosa: possui as seguintes características: tem os mesmos compostos da atmosfera, porém a composição não é fixa; há consumo de O2 e liberação de CO2, pelos organismos aeróbios. 2. Os fatores que contribuem para os processos erosivos são muitos, entre eles, podemos citar: ƒƒ quantidade e intensidade de chuvas que arrastam grande quantidade de material; ƒƒ declividade do terreno, pois facilita a remoção de partículas do solo; ƒƒ estrutura e composição do solo, pois, quando existe uma menor aderência entre as partí- culas do solo, é maior o grau de erosão. ƒƒ falta de cobertura vegetal, aumentando o impacto das chuvas no solo e a velocidade de escoamento superficial da água. Em relação às práticas, podemos citar: ƒƒ construção civil: ocupação irregular do solo; ƒƒ exploração extrativa do solo através da remoção de materiais que causam alterações; ƒƒ atividades agrícolas: substituição da mata nativa por plantações; ƒƒ desmatamento; ƒƒ queimadas. Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira Unisa | Educação a Distância | www.unisa.br 66 3. Os inseticidas são utilizados para eliminar os insetos que atacam as plantações. Quando ocorre o emprego excessivo desses compostos químicos, há o acúmulo dessas substâncias no meio ambiente, influenciando no equilíbrio do ecossistema através da contaminação da cadeia ali- mentar. 4. A disposição inadequada de resíduos sólidos ocasiona uma série de problemas, tais como: ƒƒproliferação de vetores, como moscas, insetos e roedores; ƒƒcontaminação de águas subterrâneas e superficiais do solo; ƒƒcontaminação da cadeia alimentar com compostos tóxicos; ƒƒo arraste desses resíduos pode provocar o assoreamento de corpos d’água, além do entupimento de redes de drenagem das áreas urbanas. CAPíTULO 6 1. No mundo, o volume total de água chega a 1,4 milhão de km³, sendo a distribuição da água na crosta terrestre estimada em: ƒƒ água salgada: 97,2 %; ƒƒ água doce: 2,8 %, dividido em: • 77% geleiras; • 21% águas subterrâneas; • 1% águas superficiais. 2. O uso da água pode ser dividido em: ƒƒ uso consuntivo: quando ocorre retirada de água no meio; como exemplos, temos o abaste- cimento doméstico e o abastecimento industrial; ƒƒ uso não consuntivo: ocorre quando não há a retirada de água no meio; como exemplos, podemos citar o uso para recreação e lazer, e a geração de energia. 3. As ações adotadas pelo Poder Público para preservar os mananciais são inúmeras, entre elas, podemos citar: ƒƒ não permitir a ocupação irregular do solo nas áreas de mananciais; ƒƒ implementar a coleta seletiva do lixo; ƒƒ reurbanização de favelas que lançam resíduos diretamente nos mananciais; ƒƒ criar programas de habitações populares; ƒƒ aumento das áreas verdes no entorno dos mananciais; ƒƒ programas de educação ambiental nas escolas e associações de bairro; ƒƒ campanhas para que o cidadão não jogue lixo nas ruas; ƒƒ despoluição dos córregos poluídos.
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