História econômica

História econômica

Ciências Econômicas

Bruno Aparecido Cardoso Gomes

EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

Belo Horizonte, 14 de abril 2014

Bruno Aparecido Cardoso Gomes

Dissertação apresentada à instituição FEAD, como quesito avaliativo para a conclusão da matéria Comunicação e Novas Tecnologias.

EVOLUÇÂO DOS COMPUTADORES

Orientadora: Michelle Ribeiro Gravito

Belo Horizonte

2014

SUMÁRIO

01-Introdução..............................................................................01

02-ENIAC.....................................................................................02

03-Computadores Primeira geração...........................................03

04-Computadores Segunda geração...........................................04

05- Computadores Terceira Geração..........................................05

06-- Computadores Quarta Geração...........................................06

07- - Computadores Quinta Geração..........................................07

08-Conclusão...............................................................................08

09- referências.............................................................................09

  1. INTRODUÇÃO

O intuito dessa pesquisa é explanar a evolução dos computadores, desde a criação do primeiro computador ENIAC até os mais atuais deste século. Aprofundando como os computadores se modificaram com o tempo, pela sua forma física, de armazenamento e evolução nos processamentos de dados.

  1. ENIAC (ELETRONIC NUMERICAL INTEGRATOR ANALYZER AND COMPUTER)

Em 1946 o ENIAC é criado por John P. e John W. Mauchly, composto por cerca de 17 mil válvulas, ocupava um espaço físico do tamanho de uma ginásio escolar. Ele foi criado com o intuito de realizar vários tipos de cálculos de artilharia para assim ajudar as tropas aliadas na Segunda Guerra Mundial, porém, acabou sendo concluído 03 meses depois do fim da guerra.

  1. Computadores de primeira geração

Entre 1946 a aproximadamente 1954, surgem os computadores da primeira geração. A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização das válvulas. As válvulas são tubos de vidro, similar a uma lâmpada, sem ar no seu interior fechado a vácuo e contendo eletrodos. As válvulas aqueciam bastante e acostumavam queimar com facilidade.

A linguagem utilizada para programação era a linguagem de máquina, o que demandava mais tempo e a dificuldade de se programar. Os dados eram armazenados em cartões perfurados logo depois passaram a usar fitas magnéticas. Um dos representantes dessa geração é o ENIAC.

Os computadores da primeira geração não foram criados para fins comerciais, apenas para fins balísticos, cálculos de energia atômica e outros fins científicos.

  1. Computadores de segunda geração

Entre 1955 a aproximadamente 1964, surgem os computadores de segunda geração. A segunda geração é marcada pela substituição das válvulas pelo transistor. O transistor revolucionou a eletrônica em geral na época e principalmente os computadores. Eles eram menores, consumiam menos energia, geravam menos calor.

Foi nessa geração que se criaram os conceitos: Unidade Geral De Processamento (CPU), linguagem de programação, memória, entra e saída. Um fator considerável foi a diminuição do tamanho da primeira geração para a segunda, além da mudança da linguagem, trocando linguagem de máquina para a linguagem assembly.Dois computadores da segunda geração são: IBM 1620 e IBM1401.

É nessa mesma geração que surge a linguagem de alto nível, como por exemplo, Fortran e Cobol, linguagens humanamente compreensíveis.

  1. Computadores da terceira geração

Aproximadamente entre 1965 a 1997, surgem os computadores da terceira geração. A terceira geração é marcada pela utilização de circuitos integrados, com material feito de silício. Eles eram construídos com muitos transistores, ficaram conhecidos como microchips. Isso possibilitou a construção de equipamentos menores e mais baratos. Um computador dessa geração foi o IBM´S System/360, esse computador voltava para área comercial e científica.

IBM´S System/360 tinha uma arquitetura plugável, onde as peças defeituosas poderiam ser substituídas. Criam-se os periféricos.

Nessa geração inicia-se o mercado da indústria de softwares, onde a IBM começou a separar a criação de hardware do desenvolvimento de sistemas.

  1. Computadores da quarta geração

Entre 1977 a 1991, surgem os computadores da quarta geração. São reconhecidos pelo surgimento dos processadores (unidade central de processamento).

As linguagens de programação orientadas a objeto como c+++ e smalltalk foram desenvolvidos nessa geração. Surge os processadores de textos, planilhas eletrônicas, gerenciadores de bancos de dados e gerenciadores de comunicação.

Os computadores são menores, mais rápidos, com uma capacidade de armazenamento muito maior. Esta geração ficou marcada pela venda de computadores pessoais.

  1. Computadores de quinta geração

Entre 1991 aos dias atuais, surgem os computadores da quinta geração.

Os computadores da quinta geração são marcados por usar processadores com milhões de transistores. É nessa geração que surge os processadores de 64 bits e disco rígidos com capacidade superior a 600 BG.

A quinta geração é marcada pela Inteligência Artificial e por sua conectividade. A conectividade é um requesito cada vez mais cobrado na área industrial de computadores.

Computadores all in on

Os computadores chamados de, tudo em um, é uma nova geração de computadores voltados mais para o público doméstico. Integração da CPU com monitor, diminuindo os espaços físicos, os “all in on” vem com receptor digital, wi-fi , quatro portas USB, leitor de cartão três em um, sendo uma ótima opção para assistir filmes e multimídia. No quesito design ele é muito bonito, combinando teclado mouse e monitor trazendo uma aparência bonita para o seu ambiente.

  1. Conclusão

Em suma, este trabalho nos mostra como os mecanismos eletrônicos foram primordiais para a evolução dos computadores e como foi o desenvolvimento deles ao passar dos anos, principalmente na diminuição do seu tamanho e a possibilidade de multitarefas.

Hoje os computadores da quinta geração têm uma capacidade enorme de armazenamento e uma velocidade incrível de processamento.

A conectividade é um requisito primordial hoje nas industrias, ocorrendo interatividade entre vários equipamentos.

  1. Referências

http://producao.virtual.ufpb.br/books/camyle/introducao-a-computacao-livro/livro/livro.chunked/ch01s02.html

http://www.infopedia.pt/$computadores-da-primeira-geracao;jsessionid=NVXJlt7iK98ITTNxpv4I7Q__

http://www.mundoeducacao.com/informatica/evolucao-dos-computadores.htm

http://www.tecmundo.com.br/infografico/9421-a-evolucao-dos-computadores.htm

http://www.escolamaxima.com.br/informatica/6%20-Ricardo,%20Jamile%20e%20Luiza/quarta_g.htm

http://supermouser.com.br/blog/informatica/voce-sabe-o-que-e-um-computador-all-in-one/

http://historiadoradiojoseense.blogspot.com.br/2010/10/ja-conhece-os-computadores-all-in-one.html

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/07/conheca-diferencas-entre-all-one-e-um-desktop-comum.html

Comentários