Relatório de Estágio Obrigatório Thamiris Barroso

Relatório de Estágio Obrigatório Thamiris Barroso

(Parte 1 de 4)

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADEDEPERNAMBUCO

ESCOLAPOLITÉCNICADEPERNAMBUCO

RELATÓRIODEESTÁGIOOBRIGATÓRIO

por

THAMIRIS YSIS BARROSO NUNES

EngenhariaElétrica/Telecomunicações

Relatório de Estágio Obrigatório da disciplina

de Estágio Supervisionado, realizado na Telemar Norte Leste S/A – Oi, no setor da ENGENHARIA COMERCIAL.

ORIENTADOR:FRANCISCOMADEIROBERNARDINOJUNIOR,doutorado

SUPERVISOR:MARCELO ALVES LESSA,graduado

Recife, Junho de 2012.

© Thamiris Ysis Barroso Nunes, 2012.

SUMÁRIO

1. Dados do Estagiário.................................................................................................3

2. Dados da Unidade Concedente...............................................................................4

3. Descritivo das Atividades Realizadas no Estágio.....................................................5

a. Objetivo Geral................................................................................................5

b. Objetivos Específicos....................................................................................5

c. Introdução......................................................................................................6

d. Cronograma das Atividades..........................................................................7

e. Atividades Desenvolvidas e Participações em Treinamentos.......................8

f. Resultados Alcançados................................................................................32

g. Pontos Positivos / Facilidades do estágio...................................................32

h. Pontos Negativos / Dificuldades Encontradas no Estágio...........................32

i. Conclusão.....................................................................................................32

j. Referências Bibliográficas............................................................................33

1.DADOSDOESTAGIÁRIO

Nome do(a) estagiário(a):

Thamiris Ysis Barroso Nunes

CPF:

053.530.884-17

Email:

thamiris_ybn@hotmail.com

Instituição de ensino:

Escola Politécnica de Pernambuco – POLI

Curso:

Eng. Elétrica/Telecomunicações

Período/Ano:

09/2012

Professor(a) Orientador(a):

Francisco Madeiro Bernardino Junior

Gerente da Divisão de Estágio:

Claúdia Maria Guedes Alcoforado

2.DADOSDAUNIDADECONCEDENTE

Unidade concedente:

TELEMAR NORTE LESTE S/A – OI

Ramo de atuação:

Telefonia fixa e móvel, Internet e TV por Assinatura

Supervisor (a) de estágio:

Marcelo Alves Lessa

Setor da empresa em que será realizado o estágio:

Engenharia Comercial

Período de realização do estágio:

10/11/2011 a 09/05/2012

Total de horas diárias do estágio:

6 horas diárias, das 08:00 às 14:00 hrs

3. DESCRITIVODASATIVIDADESREALIZADASNOESTÁGIO

    1. OBJETIVO GERAL

Este relatório visa apresentar informações sobre o programa de estágio realizado na área de Engenharia Comercial da empresa Telemar Norte Leste S/A – Oi, durante o primeiro semestre de 2012. O programa de estágio da Oi tem como objetivo orientar o processo de formação do estudante, de forma a prepará-lo para assumir futuras posições efetivas na empresa.

Além de conhecer os processos e serviços da empresa, o estagiário passa por um programa em que ele é acompanhado por um colaborador e realiza atividades que visam acelerar a construção de competências e habilidades que contribuem para o crescimento do estagiário e da empresa.

A seguir são apresentadas informações sobre a empresa e em especial a área de Engenharia Comercial. É feita uma análise da carga horária semanal e são descritas as principais atividades realizadas durante o período de estágio.

    1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Para se atingir o propósito do plano de estágio, os objetivos específicos consistiram em:

  1. Conhecer tecnicamente todos os produtos e serviços de comunicação de dados e voz ofertados pela Oi para clientes corporativos;

  2. Achar soluções para clientes;

  3. Analisar viabilidade técnica e econômica dos projetos (pré-venda);

  4. Criar Propostas Comerciais;

  5. Auxíliar na elaboração de projetos de telecomunicações;

  6. Dar suporte aos Gerentes de Contas.

    1. INTRODUÇÃO

Em 1998, após a privatização do Sistema Telebrás, o Ministério das Comunicações decidiu dividir o sistema em doze companhias: três holdings das concessionárias regionais de telefonia fixa, uma holding da operadora de longa distância e oito holdings das concessionárias da telefonia móvel Banda A.

A maior delas era a Tele Norte Leste S.A., a Telemar. O nome TELEMAR vem de TELE (Telefonia - o serviço que a empresa presta ou, mais precisamente, "tele", que quer dizer "distância") e MAR (a região na qual a operadora atuava originalmente, que era o litoral sudeste, nordeste e norte do Brasil). A Brasil Telecom passou a atuar em nove estados e mais o Distrito Federal, que compõem a Região II.

Na primeira década dos anos 2000, as duas empresas se reestruturaram para crescer e oferecer serviços cada vez melhores aos Clientes. A partir daí, a história das telecomunicações mudou no Brasil. A cada ano, ficou mais fácil o acesso dos brasileiros aos serviços oferecidos pelas empresas.

No ano de 2002 foi criada a "Oi", braço de telefonia móvel da Empresa Telemar. Após cinco anos, a Oi torna-se a marca única da Empresa e de todos os seus serviços. Em 2008, a Oi iniciou a operação dos serviços de mobilidade em São Paulo, a Região III.

Passados 11 anos da privatização, em 2009, foi realizada a integração da Oi com a Brasil Telecom, formando uma Companhia com atuação nacional, presente em todos os estados brasileiros.

Hoje a Oi é a maior empresa brasileira de telecomunicações, é pioneira na prestação de serviços convergentes no país. Atua no país inteiro e na Base brasileira da Antártida, além de possuir cabos submarinos e atuar em Moçambique através do Oi Futuro.

A empresa oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados, internet e entretenimento. Em março de 2010, a empresa possuía cerca de 62,2 milhões de clientes. Deste total, 21,1 milhões estavam em telefonia fixa, 36,6 milhões em telefonia móvel e 4,3 milhões em banda larga fixa e 283 mil em TV por assinatura.

    1. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

Visando alcançar o objetivo do estágio supervisionado, as atividades foram definidas segundo descreve a Tabela 1.

Legenda:

A.01: Ambientação e Treinamento.

A.02: Acompanhar elaboração de viabilidades técnico – financeiras.

A.03: Apoio nas rotinas operacionais de Engenharia Comercial.

A.04: Auxilio na elaboração de propostas comerciais simples.

A.05: Elaboração de Propostas Comerciais Simples.

A.06: Acompanhamento em visitas a cliente para pré-venda.

A.07: Elaboração de Viabilidades Técnico – Financeiras.

A.08: Apoio na elaboração de Projetos Comerciais Complexos.

Tabela – Cronogramas das Atividades desenvolvidas pelo estagiário

Atividades

Mês-1

Mês-2

Mês-3

Mês-4

Mês-5

Mês-6

A.01

X

A.02

X

X

X

X

A.03

X

X

X

X

X

A.04

X

X

X

X

X

A.05

X

X

X

X

A.06

X

X

X

X

A.07

X

X

X

X

A.08

X

X

X

    1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E PARTICIPAÇÃO EM TREINAMENTOS

Na primeira semana de estágio, a empresa fez um treinamento interno com duração de uma semana sobre todos os produtos e serviços B2B. Com isso foi possível estudar todas as tecnologias e conhecer os planos de telefonia fixa, móvel, formação de rede de dados, acesso à Internet, etc. Também foi adquirido conhecimentos financeiros para analisar a viabilidade econômica dos projetos.

A Engenharia Comercial faz parte da Gerência de Engenharia Comercial NE. Esta está ligada à Diretoria de Mercado Corporativo. Sua missão é dar suporte à área de vendas no desenvolvimento de soluções de telecomunicações e propostas técnico-comerciais para clientes corporativos. A diretoria tem como objetivo atender às necessidades das grandes e médias empresas, visando tornar a Unidade de Negócios Corporativa uma referência em serviços e líder em comunicação de dados.

A Engenharia Comercial faz parte da Pré-Venda, e funciona da seguinte maneira: o Gerente de Contas tem conhecimento de uma oportunidade de negócio em uma determinada empresa, então, como se trata de clientes de grande porte, há uma necessidade de criar uma proposta customizada. É exatamente nesse ponto em que a Engenharia Comercial atua. Primeiramente, conhece-se a necessidade do cliente, essa necessidade é analisada, é feito um estudo técnico para saber como a empresa irá atendê-lo e o custo que isso irá ter. Daí é feito o estudo econômico e a proposta comercial é apresentada ao cliente. Se o cliente aceitar a proposta e assinar o contrato, o processo de venda ficará sob responsabilidade do Pós-Venda, que implantará o projeto.

        1. Conhecimentos Técnicos

Seguem as descrições de alguns produtos corporativos que a Oi oferece.

    1. – Voz Avançada

      1. – TC Voice Net

O TC Voice Net é um serviço que possibilita a utilização dos recursos das centrais de telefonia, de forma privativa e exclusiva, oferecendo as mesmas funcionalidades de um PABX de forma mais eficiente e econômica para o cliente.

Características:

Permite a integração de ramais locais e remotos em diferentes endereços, com total transparência, como se todos estivessem funcionando no mesmo local. As chamadas locais de ramal para ramal, mesmo que em endereços distintos, são gratuitas.

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