Avs orientação educacional

Avs orientação educacional

 

 Fechar

Avaliação: CEL0373_AVS_201101574551 » ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Tipo de Avaliação: AVS

Aluno: 201101574551 - DEBORA AUGUSTA SAMUEL DE CARVALHO

Professor:

MARCIA MEDEIROS DE SOUZA

Turma: 9001/AA

Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 1        Data: 10/09/2014 10:18:15

 1a Questão (Ref.: 201101787637)

Pontos: 0,0  / 1,5

Segundo Grinspun (2006), a evolução histórica da análise do fracasso escolar pode ser definida pelas seguintes teorias: Teoria psicológica; Teoria da carência cultural; Teoria das diferenças culturais; Teoria crítico reprodutivista; Fatores intra-escolares e Teorias estruturais. Conceitue a Teoria da carência cultural e a Teoria das diferenças culturais.

Resposta: a evolução historica da analise do fracasso escolar pode ser definida pelas teoria da carencia cultural e teoria das diferenças culturais.Muitas das vezes o fracasso escolar acontece por motivos pela qual a equipe escolar(cordenador,orientador,professor,etc...)deixam a desejar nos conteudos aplicados ao alunos,sem palnejamento,sem dar a motivação na qual o aluno se interesse por determinada materia ou conteudo,levando muita das vezes os alunos até mesmo a exclusão da escola,por isso tudo o que for dado precisa e deve ser planejado antes de qualquer coisa.

Gabarito: Na Teoria da carência cultural, o fracasso escolar é decorrente das influências de fatores extra-escolares, levando o aluno a uma deficiência cultural. E na Teoria das diferenças culturais, o fracasso escolar é explicado a partir da padronização da escola que não reconhece as diferenças culturais, promovendo a marginalização das camadas populares no ambiente escolar.

 2a Questão (Ref.: 201101787642)

Pontos: 1,5  / 1,5

O ato de planejar é uma ação constante em qualquer atividade no meio escolar, inclusive na Orientação Educacional. Muitas vezes o planejamento está associado a um processo burocrático e sem compromisso com a realidade para qual é destinado, tornando-se apenas um instrumento formal para controle pedagógico. Qual a importância do planejamento em Orientação Educacional?

Resposta: A importancia do planejamento em orientação educacional é que em sua atividade diaria na escola,utiliza diversas estrategias para a consecução de seus objetivos e a ampliação da parceria com a familia.O ato de palnejar é uma ação constante em qualquer atividade no meio escolar na orientação educacional,Muitas das vezes o planejamento esta associado a um processo burocratico e sem realidade para qual é destinado,tornando-se apenas um instrumento formal para controle pedagogico. Por isso é muito importante fazer o planejamento,sabendo assim o que a sociedade escolar(pais,alunos equipes pedagogicas,etc...)precisam diariamente na vida escolar,trazendo soluções cabiveis ao que se foi planejado.

Gabarito:

O planejamento em Orientação Educacional possibilita uma significação de sua prática dentro do contexto escolar. É a partir do mesmo que verificamos o seu sentido e perspectiva frente às necessidades de dada instituição. Logo, percebemos que a sua organização está vinculada a concepção de educação da própria unidade escolar.

 3a Questão (Ref.: 201101769056)

Pontos: 0,0  / 0,5

A Orientação Educacional passou por vários períodos que receberam diferentes denominações de acordo com as suas características. Dentre eles, há um período que se caracteriza por fazer com que "o orientador discutisse suas práticas, seus valores, a questão do aluno trabalhador, enfim, a sua realidade no meio social; a prática da orientação volta-se para a concepção de educação como ato político". Este período denominou-se:

Período Transformador.

Período Institucional.

 

Período Orientador.

Período Aplicador.

 

Período Questionador.

 4a Questão (Ref.: 201101769070)

Pontos: 0,0  / 0,5

Entende-se a Constituição como um conjunto de regras governamentais que legisla sobre os poderes e funções de um país, aplicando-se aos variados níveis de organização política, inclusive sobre o campo educacional. Nosso país, em sua história, possui algumas constituições, sendo que apenas uma possui a participação popular. Marque a alternativa correta:

 

1988

1946

1937

 

1967

1934

 5a Questão (Ref.: 201101769046)

Pontos: 0,5  / 0,5

Em sua atividade diária na escola, a orientação educacional utiliza diversas estratégias para a consecução de seus objetivos e a ampliação da parceria com a família. A palestra constitui um desses recursos e, para o seu uso eficiente, é fundamental que:

O palestrante seja um especialista com o mais amplo domínio sobre o tema.

O limite de tempo para a palestra não seja pré-estabelecido, de forma que todos possam participar plenamente

 

O público a quem se destina seja informado sobre as razões para a escolha do tema e seus principais tópicos.

O assunto seja específico para um público também específico, e transmitido, em linguagem adequada, à plateia.

O tema seja escolhido, no início, pelos participantes, constituindo-se em um processo dialógico.

 6a Questão (Ref.: 201101769084)

Pontos: 0,5  / 0,5

Há um fenômeno que já ultrapassou a fronteira de um ato indisciplinar, caracterizando-se como uma violência e agressão física, moral ou material de forma intencional e sem motivação específica. Tal fenômeno durante muito tempo foi considerado como irrelevante, mas atualmente especialistas afirmam que, às vezes, promovem marcas para a vida inteira. Este fenômeno denomina-se:

agressão física.

intolerância.

violência.

 

bulliyng

indisciplina

 7a Questão (Ref.: 201101769086)

Pontos: 0,0  / 0,5

Analise as afirmativas abaixo sobre a dimensão social da aprendizagem:

I- condições interna do indivíduo

II- a situação do indivíduo em relação à produção.

III- fatores de nacionalidade

IV- questões familiares

V- relativas ao seu grupo de pertencimento.

As proposições I e III estão corretas.

As proposições II e III estão corretas.

 

Somente a proposição I está errada.

Somente a proposição II está correta

 

Todas alternativas estão corretas.

 8a Questão (Ref.: 201101787277)

Pontos: 0,5  / 0,5

Observe as dimensões da escola a serem consideradas na prática do Orientador Educacional e relacione com as definições abaixo:

1. Dimensão filosófica.  2. Dimensão social. 3. Dimensão política. 4. Dimensão pedagógica.

(__) compreende o próprio ato de ensinar.

(__) compreende a reflexão sobre a concepção de homem que temos e queremos formar.

(__) compreende a formação política do aluno, a partir da promoção de vivências que fomentam a prática da cidadania.

(__) compreende o compromisso da escola na preparação do aluno para uma participação ativa na sociedade.

A sequência correta é:

 

4, 1, 3, 2.

3,2,1,4

4,3,1,2

2,3,1,4

4,2,3,1

 9a Questão (Ref.: 201101876614)

Pontos: 0,0  / 1,0

As teorias em educação profissional são divididas em várias vertentes. Uma delas é a teoria: Não Psicológica, que está subdividida em outras quatro vertentes. Uma delas é a teoria : traço fator, que:

 

Inicia a área da orientação profissional, fundamentando sua prática em testes vocacionais, pois acredita que as aptidões, interesses e características da personalidade do indivíduo são inatos.

São fundamentadas na psicanálise, ou seja, no desenvolvimento afetivo sexual do indivíduo, pois acreditam que a constituição da personalidade ocorre a partir das relações dos impulsos da mesma com o meio.

 

Acreditam na concepção de desenvolvimento vocacional, o qual se processa durante toda a vida do indivíduo por meio de etapas evolutivas.

Têm o objetivo de explicar a formação da personalidade e a escolha profissional do indivíduo.

São fundamentadas nos pressupostos da administração de empresas e da economia.

 10a Questão (Ref.: 201101776874)

Pontos: 1,0  / 1,0

Durante o atendimento feito a uma aluna do Ensino Fundamental, de 13 anos, em uma escola pública municipal, a orientadora educacional ficou sabendo que ela estava em processo de gestação, mas não havia ido ao médico, não havia feito os exames necessários e não tinha comunicado aos pais o acontecido. Como deve proceder a orientadora educacional?

Pedir a presença do responsável pela gravidez para orientar sobre as decisões a tomar.

Falar com o diretor da escola e pedir que fale com os pais e ajude a aluna a resolver o problema;

Reunir a turma da aluna e, junto com ela, participar o fato e pedir a discrição de todos;

Chamar os pais da aluna e comunicar o fato de forma impessoal e solicitar que a ajudem;

 

Ouvir a aluna, orientá-la sobre as dúvidas, oferecer ajuda e sugerir que fale com os pais;

Comentários