Avs avaliação da aprendizagem

Avs avaliação da aprendizagem

 

 Fechar

Avaliação: CEL0367_AVS_201101574551 » AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Tipo de Avaliação: AVS

Aluno: 201101574551 - DEBORA AUGUSTA SAMUEL DE CARVALHO

Professor:

LUCIANE DIAS RODRIGUES

Turma: 9001/AA

Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 2        Data: 10/09/2014 08:17:47

 1a Questão (Ref.: 201101896187)

Pontos: 1,5  / 1,5

"A escola deve considerar a avaliação como um instrumento de técnicas e funções no qual tudo e todos necessitam estar contemplados no processo acreditando no conceito de que as partes formam um todo. Se as responsabilidades não forem assumidas nas diferentes instâncias, não há como pensar em gestão participativa e democrática". ( PARENTE, 2007, p.21) Analise a citação de Parente e trace um paralelo entre gestão participativa e o processo de avaliação das instituições escolares.

Resposta: O planejamento parcitipativo parte de uma visão critica e progressista tendo bases no materialismo histótico e no materialismo dialético.Se estrutura de uma nova concepção de um modelo democrático amplo e participativo.Portanto valoriza a cletividade,os diferentes sujeitos politicos envolvidos,a realidade concreta e as relações de poder existente.É comum a utilização de algumas terminologias,tais como: agente social,participação coletiva,pluralismo de ideias,construçao do concenso,responsabilidade de todos e etc.

Gabarito: O planejamento participativo é contrário à postura verticalizada e hierárquica do planejamento estratégico e do operacional, propõe uma estrutura horizontal em que as informações transitem democraticamente entre os sujeitos envolvidos no processo.

 2a Questão (Ref.: 201101758961)

Pontos: 1,0  / 1,5

O planejamento participativo parte de uma visão crítica e progressista tendo bases no materialismo histórico e no materialismo dialético. Se estrutura a partir de uma concepção de um modelo democrático amplo e participativo. Portanto, valoriza a coletividade, os diferentes sujeitos políticos envolvidos, a realidade concreta e as relações de poder existente. É comum a utilização de algumas terminologias, tais como: agente social, participação coletiva, pluralismo de ideias, construção do consenso, responsabilidade de todos e etc.Desta forma, explique em que consiste a proposta de uma avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagem.

Resposta: A escola deve considerar a avaliação como um instrumento de técnicas e funções no qual tudo e todos necessitam estar contemplados no processo acreditando no conceito de que as partes formam um todo.Se as responsabilidades não forem assumidas nas diferentes instâncias,não há como pensar em gestão participativa e democratica.

Gabarito:

Se estrutura a partir de uma perspectiva crítica e emancipatória, pois a avaliação se realiza durante o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, procura acompanhar o desenvolvimento do aluno e se os objetivos pretendidos em tal processo estão se configurando. Este modelo é fundamental para que se possa avaliar o desenvolvimento da prática docente e discente e permite identificar erros e acertos. Além disso, possibilita a reflexão, o diálogo e, portanto, a tomada de consciência dos todos os envolvidos no mesmo processo.

 3a Questão (Ref.: 201101755331)

Pontos: 0,0  / 0,5

Fazendo referência aos dados iniciais sobre avaliação, a autoavaliação é sugerida por quem?

Freud

Platão

 

Sócrates

Aristóteles

 

Professor

 4a Questão (Ref.: 201101739051)

Pontos: 0,0  / 0,5

Qual dos enunciados abaixo, expressa a concepção da segunda geração de teóricos da avaliação na sociedade moderna?

Defende-se um novo conceito de avaliação em que a característica principal é a negociação, o equilíbrio é buscado entre as pessoas de valores diferentes, ou seja, procura-se respeitar as divergências de que quanto maior a participação das questões avaliativas, dos métodos, e da interpretação dos resultados, maior é o nível de negociação.

A avaliação é compreendida como coleta de dados a fim de verificar se de fato certas mudanças ocorre no aprendiz, bem como verificar a quantidade ou grau de mudança ocorrido em cada aluno.

 

Procuraram determinar os dados sobre o alcance dos objetivos por parte dos alunos, ou seja, preocupam-se em descrever o que seria sucesso ou dificuldade com relação aos objetivos estabelecidos.

Defende-se que a avaliação é um instrumento que depende exclusivamente da visão de mundo, de sociedade e de homem do professor.

 

Organizaram uma série de perguntas para diagnosticar debilidade mental nas crianças das escolas de Paris e assim organizaram uma escala da idade mental. Em outras palavras, criaram um instrumento de medida para dar origem ao quociente intelectual (Q.I).

 5a Questão (Ref.: 201101757723)

Pontos: 0,5  / 0,5

A avaliação da aprendizagem escolar é um dos elementos do processo de ensino-aprendizagem. Na escola, ela possui diversas funções. Segundo José Eustáquio Romão são elas:

solidária, mediadora e classificatória.

função prognóstica, solidária e mediadora;

função classificatória, mediadora e solidária

 

função prognóstica, diagnóstica e classificatória;

 6a Questão (Ref.: 201101739226)

Pontos: 0,5  / 0,5

A respeito da Prova Brasil, podemos afirmar que: I - Foi idealizada para atender a demanda dos gestores públicos, educadores, pesquisadores e da sociedade em geral por informações sobre o ensino oferecido em cada município e escola. II - O objetivo da avaliação é auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar, no estabelecimento de metas e na implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino. III - Sua finalidade está em avaliar apenas o desempenho do professor no Ensino Fundamental, como também, oferecer elementos para a formação continuada do mesmo. Assinale a alternativa correta:

 

Somente os enunciados I e II estão corretos

Somente o enunciado III está correto

Somente o enunciado I está correto

Somente o enunciado II está correto

Somente os enunciados II e III estão corretos

 7a Questão (Ref.: 201101739185)

Pontos: 0,0  / 0,5

Até o final da Primeira República, também conhecida como República Velha, o ensino que predominou nas escolas brasileiras foi baseado em uma perspectiva humanística, tradicional e religiosa. Desta forma, a escola tradicional, que surgiu para ensinar aos filhos da elite nacional, centra o processo de ensino e aprendizagem no mestre, ou seja, na autoridade intelectual do professor, que tinha por função transmitir os conhecimentos sistematizados de forma lógica e precisa aos alunos. Estes, por sua vez, se encontravam em uma condição passiva e de meros receptores das verdades anunciadas pelo mestre e deveriam reproduzi-las nos testes ou provas da época. Qual o modelo avaliativo que prevaleceu neste período?

Diagnóstico e Formativo por oferecer elementos para o desenvolvimento das políticas educacionais da época.

 

Classificatório como medida do conhecimento.

Classificatório por atender a todos os alunos de forma igualitária.

Diagnóstico para se identificar a prática docente e discente.

 

Formativo por possibilitar um acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem.

 8a Questão (Ref.: 201101879950)

Pontos: 0,5  / 0,5

Até o final da Primeira República, as escolas tradicionais, voltadas para a formação dos filhos da elite nacional, adotava um sistema avaliativo classificatório como medida do conhecimento. O sistema de notas introduzido na escola, com base nessa concepção passa a ter a função de medir o conhecimento dado pelo professor de forma que privilegiava a decoreba e a memorização. Neste modelo de escola podemos observar que: I - Apresenta uma forma disciplinadora de condutas sociais: se o aluno não atingir a média estabelecida pela rede de ensino é punido com a reprovação. II - A avaliação constitui um fim em si mesmo, pois é utilizada como instrumento de medição da capacidade de apreensão de conteúdos. III - A avaliação desempenhava uma função de inclusão de todos os educandos no processo de aprendizagem. Assinale a alternativa correta:

Somente o enunciado II está correto

Somente o enunciado III está correto

Somente o enunciado I está correto

 

Somente os enunciados I e II estão corretos

Somente os enunciados II e III estão corretos

 9a Questão (Ref.: 201101883631)

Pontos: 1,0  / 1,0

O fracasso escolar não deve estar relacionado com:

Problema psíquico dos alunos;

Questão políticas, a partir das relações de poder;

Interesses do sistema capitalista de produção;

Inadequação da técnica do educador;

 

Utilização de avaliação formativa adequada ao Projeto Político Pedagógico da instituição.

 10a Questão (Ref.: 201101758930)

Pontos: 0,0  / 1,0

Analise cada um dos enunciados e identifique a vertente teórica correspondente:I - Defende ser a escola a instituição social responsável pela educação, ou seja, deve preparar intelectual e moralmente os educandos para assumirem papéis em sociedade. Na análise de Libâneo (1983, p.13), o compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade.II - Reduz o fenômeno educativo à dimensão econômica, reforçando a ideia de que a finalidade da escola é formar mão de obra qualificada para o mundo do trabalho e da produção.III - Re-elaboração crítica por parte do aluno, razão pela qual importa articulá-lo com as suas condições concretas de vida e com as disposições socioculturais decorrentesAssinale a alternativa correta:

O enunciado I corresponde a Pedagogia Tradicional; o II à Pedagogia Nova e; o III às Teorias Críticas e Progressistas.

O enunciado I corresponde a Pedagogia Tradicional; o II às Teorias Críticas e Progressistas; o III à Pedagogia Nova.

 

O enunciado I corresponde a Pedagogia Tradicional; o II à Pedagogia Tecnicista e; o III às Teorias Críticas e Progressistas.

O enunciado I corresponde a Pedagogia Tradicional; o II à Pedagogia Tecnicista e; o III à Pedagogia Nova.

 

O enunciado I corresponde a Pedagogia Libertadora; o II à Pedagogia Tecnicista e; o III às Teorias Críticas e Progressistas.

Comentários