UNO - Banco de Questões - FÍSICA

UNO - Banco de Questões - FÍSICA

(Parte 1 de 7)

Voltar IMPRIMIR

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

1.UESC-BAUm carrinho de massa m, arremessado com velocidade rV contra uma mola, produz, nessa, uma deformação Dx.

Utilizando-se o sistema internacional de unidades, as grandezas m, r V e ∆x, referidas no texto, são expressas, respectivamente, em:

1)quilograma, centímetro por segundo e centímetro; 2)grama, metro por segundo e metro. 3)quilograma, metro por segundo e metro. 4)grama, centímetro por segundo e centímetro. 5)quilograma, quilômetro por hora e quilômetro.

2.U. Católica Dom Bosco-MSA palavra grandeza representa, em Física, tudo o que pode ser medido, e a medida de uma grandeza física pode ser feita direta ou indiretamente. Entre as várias grandezas físicas, há as escalares e as vetoriais. A alternativa que apresenta apenas grandezas escalares é:

a)temperatura, tempo, quantidade de movimento e massa. b)tempo, energia, campo elétrico e volume. c)área, massa, energia, temperatura e impulso. d)velocidade, aceleração, força, tempo e pressão. e)massa, área, volume, energia e pressão.

3.UFR-RJLeia atentamente o quadrinho abaixo:

Com base no relatório do gari, calcule a ordem de grandeza do somatório do número de folhas de árvores e de pontas de cigarros que ele recolheu.

4.FEI-SP O perímetro do Sol é da ordem de 1010 m e o comprimento de um campo de futebol é da ordem de 100 m. Quantos campos de futebol seriam necessários para dar uma volta no Sol se os alinhássemos:

a)100.0 camposd)10.0.0.0 campos b)10.0.0 campose)1.0.0.0 campos c)100.0.0 campos

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

5.PUC-RSO tempo é uma das grandezas físicas fundamentais e sua medição ou contagem é decisiva na descrição da maioria dos fenômenos. Relógios atômicos e cronômetros precisos, em muitos casos, não bastam para medir o tempo: deve-se empregar, também, um calendário.

Por calendário, entende-se um conjunto de regras utilizadas com a finalidade de agrupar os dias para facilitar a contagem do tempo. Nosso calendário, e de grande parte do mundo, é o Gregoriano, instituído no pontificado do papa Gregório XIII, a partir do ano de 1582. O principal objetivo do Calendário Gregoriano era fazer coincidir o equinócio da primavera, no hemisfério norte, com o dia 21 de março, pois esta data servia (e serve) como referência para determinar a Páscoa. Algumas das regras empregadas no Calendário Gregoriano são:

•mantém-se a Era Cristã, que já havia sido adotada no ano de 525 da referida era, e que tem no nascimento de Cristo o início de sua contagem, com o primeiro ano sendo o ano um (o ano imediatamente antes foi designado um antes de Cristo e não existiu o ano zero);

•omitiram-se dez dias no mês de outubro de 1582, de modo que a quinta-feira, dia 4, seguisse a sexta-feira, dia 15 (com isso se recoincidia o equinócio da primavera, no hemisfério norte, com o dia 21 de março);

•os anos da Era Cristã múltiplos de 100 (anos centenários) deixariam de ser bissextos, exceto quando fossem também múltiplos de 400 (com isso, retirava-se um dia a cada 100 anos e adicionava-se um dia a cada 400 anos, permitindo uma melhor aproximação entre as datas do Calendário e os eventos astronômicos).

Com base nessas informações, são feitas três afirmativas: I.O ano de 1600 e o ano 2000 são bissextos. I.O Terceiro Milênio da Era Cristã iniciou no dia 1º. da janeiro do ano 2000. I.O Terceiro Milênio da Era Cristã iniciará no dia 1º. de janeiro de 2001.

Analisando as afirmativas acima, conclui-se que:

a)somente I é correta;d) I e I são corretas; b)somente I é correta;e) I e II são corretas. c)somente I é correta;

6.I.F. Viçosa-MGUm aluno, sentado na carteira da sala, observa os colegas, também sentados nas respectivas carteiras, bem como um mosquito que voa perseguindo o professor que fiscaliza a prova da turma.

Das alternativas abaixo, a única que retrata uma análise correta do aluno é:

a)A velocidade de todos os meus colegas é nula para todo observador na superfície da Terra.

b)Eu estou em repouso em relação aos meus colegas, mas nós estamos em movimento em relação a todo observador na superfície da Terra.

c)Como não há repouso absoluto, não há nenhum referencial em relação ao qual nós, estudantes, estejamos em repouso.

d)A velocidade do mosquito é a mesma, tanto em relação aos meus colegas, quanto em relação ao professor.

e)Mesmo para o professor, que não pára de andar pela sala, seria possível achar um referencial em relação ao qual ele estivesse em repouso.

7.U. Católica-DFPara buscar um vestido, Linda tem que percorrer uma distância total de 10km, assim distribuída: nos 2km iniciais, devido aos sinaleiros e quebra-molas, determinou que poderia gastar 3 minutos. Nos próximos 5km, supondo pista livre, gastará 3 minutos. No percurso restante mais 6 minutos, já que se trata de um caminho com ruas muito estreitas.

Se os tempos previstos por Linda forem rigorosamente cumpridos, qual será sua velocidade média ao longo de todo o percurso? a)50 km/hd) 1 m/s b)1,2 km/he) 60 km/h c)20 m/s

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

8.FEI-SP Devido às chuvas, a vazão de água em um rio em função do tempo obedece ao gráfico abaixo. À jusante do rio existe uma usina hidrelétrica com uma represa de capacidade total de 500.0 m3 de água, que se encontra com 40% de sua capacidade. Quanto tempo será necessário para que a represa fique em sua cota máxima se suas máquinas estiverem paradas para manutenção? a)14 dias b)10 dias c)08 dias d)06 dias e)05 dias

9.Unifor-CEUm intervalo de tempo igual a duas horas pode ser expresso em segundos, com dois algarismos significativos e notação científica, por:

a)72,0 . 102d) 7,20 . 103 b)72 . 103e) 7,2 . 103 c)0,72 . 104

10.U.E. Londrina-PRSabe-se que o cabelo de uma pessoa cresce em média 3cm a cada dois meses. Supondo que o cabelo não seja cortado e nem caia, o comprimento total, após terem se passado 10 anos será:

a)800mmd) 1800mm b)1200mme) 150mm c) 1000 m

1.U. Católica-DFEm uma prova de resistência de 135km, um ciclista percorreu 30km nos primeiros 15 minutos, 27km nos 15 minutos seguintes, 24km nos 15 minutos subseqüentes, e assim sucessivamente. O tempo que o ciclista levou para terminar a prova foi:

a)75 minutos.d) 95 minutos. b)45 minutos.e) 170 minutos. c)90 minutos.

Mulher dá à luz bebê gerado no intestino

“CAPÃO BONITO - Carmen Abreu, de 29 anos, deu à luz um menino de 2,3 quilogramas, gerado no intestino. O parto foi realizado no dia 8, na Santa Casa de Capão Bonito, a 230 quilômetros da capital. O caso raro de gravidez extra-uterina só foi ontem divulgado pelo hospital. O óvulo fecundado, em vez de descer pela trompa e alojar-se no útero, entrou na cavidade abdominal, fixando-se na alça intestinal. Mãe e bebê passam bem.”

Neste artigo, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo de 06/03/2001, aparecem várias grandezas físicas das quais podem-se destacar:

a)tempo, distância e massa.d)data, distância e peso. b)data, distância e massa.e)tempo, data e distância.

c)tempo, distância e peso.

13.UFPEO fluxo total de sangue na grande circulação, também chamado de débito cardíaco, faz com que o coração de um homem adulto seja responsável pelo bombeamento, em média, de 20 litros por minuto. Qual a ordem de grandeza do volume de sangue, em litros, bombeado pelo coração em um dia?

Q (m /h)t (h)

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

14.UFR-RJConsidere uma aeronave viajando a 900km/h em movimento retilíneo e uniforme na rota Rio-Salvador. Num dado trecho, o tempo médio gasto é de aproximadamente 75 minutos. Entre as alternativas abaixo, a que melhor representa a distância percorrida pela aeronave no determinado trecho é:

a)1025 kmd) 975 km b)675 kme) 1125 km c)1875 km

15.U.E. Londrina-PRUm pequeno animal desloca-se com velocidade média igual a 0,5m/s. A velocidade desse animal em km/dia é:

a)13,8b)48,3c)43,2d) 1,80e) 4,30

16.FEI-SP Um trem de 200 m de comprimento atravessa completamente um túnel de 1.0 m em 1 min. Qual é a velocidade média do trem? a)20 km/hb)72 km/hc)144 km/hd)180 km/he)200 km/h

17.UFMTO gráfico abaixo ilustra a marcação de um sinaleiro eletrônico. Nesse tipo de equipamento, dois sensores são ativados quando o carro passa. Na figura, os pulsos vazios correspondem à marcação do primeiro sensor, e os pulsos cheios à marcação do segundo sensor. Considere que a distância entre os dois sensores seja de 1m.

Qual(is) veículo(s) teria(m) sido multado(s), considerando que a velocidade máxima permitida no local seja de 30km/h?

01.Os carros 2 e 4. 02.Os carros 1 e 2. 04.Os carros 1 e 4. 08.Os carros 1 e 3. 16.Nenhum carro seria multado. Dê, como resposta, a soma das afirmativas corretas.

18.Unifor-CECerto fabricante de tinta garante cobertura de 16m2 de área por galão de seu produto. Sendo 1 galão = 3,6 litros, o volume de tinta necessário para cobrir um muro de 2,0 m de altura e extensão 140 m é, em litros, a) 6,0 b) 10 c) 18 d) 25 e) 63

19.ITA-SP Uma partícula, partindo do repouso, percorre no intervalo de tempo t, uma distância D. Nos intervalos de tempo seguintes, todos iguais a t, as respectivas distâncias percorridas são iguais a 3 D, 5 D, 7 D etc. A respeito desse movimento pode-se afirmar que a)a distância da partícula desde o ponto em que inicia seu movimento cresce exponencialmente com o tempo.

b)a velocidade da partícula cresce exponencialmente com o tempo.

c)a distância da partícula desde o ponto em que inicia seu movimento é diretamente proporcional ao tempo elevado ao quadrado.

d)a velocidade da partícula é diretamente proporcional ao tempo elevado ao quadrado. e)nenhuma das opções acima está correta.

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

20. UFR-RJ

“Maurice Greene, o homem mais rápido do Planeta”.

Ex-vendedor de hambúrger bate o recorde mundial dos 100 metros em Atenas.

Não faz muito tempo, Maurice Greene era um dos muitos adolescentes americanos que reforçavam o orçamento familiar vendendo hambúrgeres em Kansas City, sua cidade. Mas ele já corria desde os 8 anos e não demorou a descobrir sua verdadeira vocação. Trocou a lanchonete pela pista de atletismo e ontem tornou-se o homem mais rápido do planeta ao vencer os 100metros do meeting de Atenas, na Grécia, estabelecendo um novo recorde mundial para a prova. Greene, de 24 anos, correu a distância em 9s 79, superando em cinco centésimos de segundo a marca anterior (9s 84), que pertencia ao canadense Dono Van Bailey desde a final olímpica de Atlanta, em julho de 1996. Jamais um recordista conseguira tal diferença desde a adoção da cronometragem eletrônica, em 1978.

O Globo, 17 de junho de 1999.

Com base no texto acima, pode-se afirmar que a velocidade média do homem mais rápido do planeta é de aproximadamente:

a)10,21 m/sd) 10,40 m/s b)10,58 m/se) 10,96 m/s c)10,62 m/s O enunciado a seguir refere-se às questões 5 e 6. Antônia vai correr a maratona (42,195km) e o números de sua camiseta é 186.

21.Vunesp Nas provas dos 200 m rasos, no atletismo, os atletas partem de marcas localizadas em posições diferentes na parte curva da pista e não podem sair de suas raias até a linha de chegada. Dessa forma, podemos afirmar que, durante a prova, para todos os atletas, o a)espaço percorrido é o mesmo, mas o deslocamento e a velocidade vetorial média são diferentes.

b)espaço percorrido e o deslocamento são os mesmos, mas a velocidade vetorial média é diferente.

c)deslocamento é o mesmo, mas o espaço percorrido e a velocidade vetorial média são diferentes.

d)deslocamento e a velocidade vetorial média são iguais, mas o espaço percorrido é diferente.

e)espaço percorrido, o deslocamento e a velocidade vetorial média são iguais.

brasileiro Pedro Paulo Diniz da escuderia SAUBER foi o 12ºcolocado. Em uma das

2.Univali-SCNo grande prêmio da Austrália de 1999, na cidade de Melbourne, o piloto voltas alcançou a velocidade de 1800 metros em 16 segundos. Neste caso, a sua velocidade em km/h foi de:

a) 450b) 210c) 405d) 380e) 360

23.UEMSCom base no gráfico, referente ao movimento de um móvel, podemos afirmar que:

a)a função horária do movimento é S = 40 + 4t; b)o móvel tem velocidade nula em t = 20 s; c)o móvel passa pela origem em 20 s; d)a velocidade é constante e vale 4 m/s; e)o móvel inverte o sentido do movimento no instante t = 10 s.

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

24.Unifor-CEUm livro de Física tem 800 páginas e espessura 4,0 cm. A espessura de uma folha do livro vale, em m:

a)0,025d) 0,15 b)0,050e) 0,20 c) 0,10

25.UFRSUm automóvel, A, faz o percurso de ida e de volta sobre o mesmo trecho, de 20km, de uma rodovia. Na ida sua velocidade média é de 60km/h e na volta sua velocidade média é de 40km/h, sendo tA o intervalo de tempo para completar a viagem. Outro automóvel, B, faz o mesmo percurso, mas vai e volta com a mesma velocidade média, de 50km/h, completando a viagem em um intervalo de tempo tB. Qual é a razão tA/tB entre os citados intervalos de tempo?

26.UFSENuma cidade, uma pessoa deseja chegar a um ponto situado a 1,0 km de sua localização atual, numa direção a 53º ao norte do leste. Todas as ruas que permitem levála ao destino têm direção norte-sul ou direção leste-oeste.

A distância mínima que a pessoa deve percorrer para chegar ao ponto desejado é, em km: Dados: sen 53º = 0,80 cos 53º = 0,60 a) 1,0b) 1,2c) 1,4d) 1,6e) 1,8

27.Cesgranrio Antonio vai correr a maratona (42,195 km). Se Antônio completa a corrida em 4h5min, a ordem de grandeza de sua velocidade média é de:

a)101 m/sd) 10–2 m/s b)100 m/se) 10–3 m/s c)10–1 m/s

No gráfico, representam-se as posições ocupadas por um corpo que se desloca numa trajetória retilínea, em função do tempo.

Pode-se, então, afirmar que o módulo da velocidade do corpo:

a)aumenta no intervalo de 0s a 10 s; b)diminui no intervalo de 20s a 40 s; c)tem o mesmo valor em todos os diferentes intervalos de tempo; d)é constante e diferente de zero no intervalo de 10s a 20s; e)é maior no intervalo de 0s a 10s.

29.F.M. Itajubá-MGConsiderem-se dois pontos A e B, se movimentando sobre uma mesma reta, num mesmo sentido. Na origem dos tempos eles distam 2000m. Sendo a velocidade escalar de A igual a 100km/h e a de B igual a 50km/h, constantes, em quantas horas A encontra B? a) 0,40b) 0,25c) 0,04d) 2,40e) 40,0

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

30.UFRNA figura abaixo mostra um corte vertical de uma escavação feita no Oriente Médio.

Os pontos assinalados representam restos de típicos homens de Neandertal que foram ali depositados há dezenas de milhares de anos. Com o passar do tempo, camadas de sedimento foram cobrindo as sepulturas e, dessa forma, vários sepultamentos foram feitos, praticamente uns sobre os outros.

Da figura, é possível obter-se a profundidade de cada sepultamento. Suponha que os restos mais profundos encontrados sejam da época em que a espécie Neandertal típica surgiu na Terra (isto é, há cerca de 70000 anos) e os restos mais superficiais correspondam aos últimos seres dessa espécie (que viveram há cerca de 30.0 anos).

(Parte 1 de 7)

Comentários