UNO - Banco de Questões - FÍSICA

UNO - Banco de Questões - FÍSICA

(Parte 2 de 7)

Com base nisso e nos dados da figura, é possível estimar que, no intervalo de tempo entre o primeiro e o último sepultamento, a taxa média com que ocorreu a deposição de sedimentos nessa região foi cerca de:

a)2,50 metros a cada 10000 anos.c)0,75 metro a cada 10000 anos. b)2,25 metros a cada 10000 anos.d)1,25 metro a cada 10000 anos.

31.UFRSO gráfico de velocidade (v) contra tempo (t), mostrado ao lado, representa, em unidades arbitrárias, o movimento retilíneo de uma partícula.

O quociente d1/d2 entre a dis- tância d1, percorrida pela partícula no intervalo de tempo a)3b) 2c) 1d) 12 e) 1 3

32.Unifor-CEUm trem parte às 16 h de uma sexta-feira para uma viagem de 500 km.

Sabe-se que esse trem, quando em movimento, mantém uma média de velocidade de 50 km/h e que, devido ao descarrilamento de outro trem, ficou parado no meio do percurso durante 12 horas. Nessas condições, o trem chegou ao destino às:

a)12 h de domingo.d)14 h de sábado. b)2 h de domingo.e)2 h de sábado. c)16 h de sábado.

3.U.F. Viçosa-MGEm relação ao movimento de uma partícula, é correto afirmar que:

a)sua aceleração nunca pode mudar de sentido, sem haver necessariamente mudança no sentido da velocidade.

b)sua aceleração nunca pode mudar de direção sem a mudança simultânea de direção da velocidade.

c)quando sua velocidade é nula em um determinado instante, a sua aceleração será necessariamente nula neste mesmo instante.

d)um aumento no módulo da sua aceleração acarreta o aumento do módulo de sua velocidade.

e)quando sua velocidade é constante, a sua aceleração também é constante e não nula.

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

34.UFSCUm ratinho afasta-se de sua toca em busca de alimento, percorrendo uma trajetória retilínea. No instante t = 11s, um gato pula sobre o caminho do ratinho e ambos disparam a correr: o ratinho retornando sobre a mesma trajetória em busca da segurança da toca e o gato atrás do ratinho. O gráfico da figura representa as posições do ratinho e do gato, em função do tempo, considerando que no instante t = 0, o ratinho partiu da posição d = 0, isto é, da sua toca.

Assinale a(s) proposição(ões) correta(s) sobre o movimento do ratinho e do gato:

01.No instante t = 10s o ratinho encontra-se a 10m da sua toca, isto é, do seu ponto de partida.

02.O ratinho deslocou-se com velocidade constante entre os instantes t = 5,0s e t = 7,0s. 04.O movimento do ratinho foi sempre retilíneo e uniforme, tanto na ida como na volta. 08.O gato encontrava-se a 5,0 metros do ratinho quando começou a persegui-lo. 16.O ratinho parou duas vezes no seu trajeto de ida e volta até a toca. 32.O ratinho chega 1,0 segundo antes do gato que, portanto, não consegue alcançá-lo.

64.O gato percorre uma distância maior que a do ratinho, em menor tempo, por isso alcança-o antes que ele possa chegar à toca.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

35.Unifor-CESendo fornecido o gráfico das posições em função do tempo para certo movimento, a velocidade escalar média entre 0 e 8,0 s vale, em m/s, a) 0,25b) 0,50c) 1,0 d) 2,0e) 2,5

36.UFRJNuma competição automobilística, um carro se aproxima de uma curva em grande velocidade. O piloto, então, pisa o freio durante 4s e consegue reduzir a velocidade do carro para 30m/s. Durante a freada o carro percorre 160m.

Supondo que os freios imprimam ao carro uma aceleração retardadora constante, calcule a velocidade do carro no instante em que o piloto pisou o freio.

37.UFSCUm trem A, de 150 metros de comprimento, deslocando-se do sul para o norte, começa a atravessar uma ponte férrea de pista dupla, no mesmo instante em que um outro trem B, de 500 metros de comprimento, que se desloca do norte para o sul, inicia a travessia da ponte. O maquinista do trem A observa que o mesmo se desloca com velocidade constante de 36km/h, enquanto o maquinista do trem B verifica que o seu trem está a uma velocidade constante de 72km/h, ambas as velocidades medidas em relação ao solo. Um observador, situado em uma das extremidades da ponte, observa que os trens completam a travessia da ponte ao mesmo tempo.

Assinale a(s) proposição(ões) correta(s):

01.Como o trem B tem o dobro da velocidade do trem A, ele leva a metade do tempo para atravessar a ponte independentemente do comprimento dela.

02.A velocidade do trem A, em relação ao trem B, é de 108km/h.

04.Não podemos calcular o comprimento da ponte, pois não foi fornecido o tempo gasto pelos trens para atravessá-la.

08.O comprimento da ponte é 200 metros. 16.Os trens atravessam a ponte em 35 segundos. 32.A velocidade do trem B, em relação ao trem A, é de 108km/h. 64.O comprimento da ponte é 125 metros e os trens a atravessam em 15 segundos. Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

38.UFPEO gráfico abaixo mostra as posições, em função do tempo, de dois ônibus que partiram simultaneamente. O ônibus A partiu do Recife para Caruaru e o ônibus B partiu de Caruaru para o Recife. As distâncias são medidas a partir do Recife.

A que distância do Recife, em km, ocorre o encontro entre os dois ônibus? a) 30b) 40c) 50 d) 60e) 70

39.U.F. Juiz de Fora-MGNuma corrida de 100m rasos, um velocista cobre o percurso no intervalo de tempo aproximado de 9,0s. Qual é a aceleração aproximada do velocista, supondo que esta seja constante durante o percurso? a) 12 m/s2b) 10 m/s2c) 5,0 m/s2d) 2,5 m/s2

40.PUC-PRUm automóvel parte de Curitiba com destino a Cascavel com velocidade de 60km/h. 20 minutos depois parte outro automóvel de Curitiba com o mesmo destino à velocidade 80km/h.

Depois de quanto tempo o 2ºautomóvel alcançará o 1º. ?

a) 60minb) 70minc) 80mind) 90mine) 56min

41.F.M. Itajubá-MGSuponha dois móveis “A” e “B” partindo do repouso de um ponto “0” e seguindo em direções ortogonais entre si. O móvel “A” tem velocidade constante de 40 m/s. O móvel “B” tem movimento uniformemente acelerado de 6 m/s2. Depois de 10s, a distância, em metros, entre os dois móveis será de:

a) 400b) 250c) 700d) 500e) 50

42.PUC-PRDois motociclistas, A e B, percorrem uma pista retilínea com velocidades constantes Va = 15m/s e Vb = 10m/s. No início da contagem dos tempos suas posições são Xa = 20m e Xb = 300m.

O tempo decorrido em que o motociclista A ultrapassa e fica a 100m do motociclista B é: a) 56sb) 86sc) 76sd) 36se) 66s

A revista Época de 2 de agosto de 1999 trouxe uma reportagem sobre a atleta brasileira

Maurren Higa Maggi, medalha de ouro no salto em distância, e prata nos 100m com barreira nos Jogos Panamericanos de Winnipeg. Segue um pequeno trecho da reportagem: “Às 18 horas, 25minutos antes do início da disputa com as outras 1 atletas, Maurren entrou no Estádio de Atletismo da Universidade de Manitoba para o aquecimento e sobretudo para os arranjos de pista que combinara com o treinador. Zelosa como uma costureira, mediu 37,35 metros a partir da marca que antecede a caixa de salto e marcou o chão com uma fita adesiva. Com o auxílio de um bloco vermelho cedido pelos organizadores do Pan, marcou à margem da pista também o ponto 31,25 metros. Um terceiro bloco a auxiliou na marcação de 10,95 metros. Os 37,35 metros é o espaço que Maurren deve percorrer com 19 passadas e num tempo máximo de 4,50 segundos”

Supondo que Maurren percorra os 37,35m em movimento uniformemente variado e parta da marca feita com fita adesiva, a mínima aceleração que a atleta deve imprimir é de, aproximadamente:

a) 3,69 m/s2b) 3,09 m/s2c) 2,47 m/s2d) 1,47 m/s2e) 1,08 m/s2

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

4.FEI-SP Um estádio de futebol com capacidade para 150.0 espectadores possui 10 saídas, por onde passam em média 500 pessoas por minuto. Qual é o tempo mínimo para esvaziar o estádio em um dia onde 2/3 de seus lugares estão ocupados:

45.Unimontes- MGUm estudante jogou uma esfera de ferro para cima, num local onde se pode desprezar a resistência do ar.

Dos gráficos posição tempo e velocidade tempo seguintes, aqueles que melhor representam esse fato descrito estão na alternativa:

c) d)

46.U. Santa Úrsula-RJO gráfico abaixo representa a velocidade de um corpo ao longo de uma reta, em função do tempo. Podemos afirmar que a aceleração do corpo é de:

a)6 m/s2d) –2 m/s2 b)3 m/s2e) –6 m/s2 c)2 m/s2

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

47.UERJDurante um experimento, um pesquisador anotou as posições de dois móveis A e B, elaborando a tabela ao lado.

O movimento de A é uniforme e o de B é uniformemente variado. Determine:

a)A aceleração do móvel B é, em m/s2, igual a:

A. 2,5B. 5,0

C. 10,0D. 12,5 b)A distância, em metros, entre os móveis A e B, no instante t = 6 segundos, corresponde a:

A. 45C. 5

B. 50D. 60

48.UFR-RJO gráfico ao lado mostra as velocidades em função do tempo de dois móveis A e B.

Neste caso, pode-se afirmar que:

a)a aceleração do móvel A é maior que a do móvel B; b)nos 10 primeiros segundos o móvel A percorre 50m e o móvel B 100m; c)a aceleração do móvel A é –1,0 m/s2 e do móvel B é –3,0m/s2; d)os móveis A e B têm movimento retrógrado; e)as equações das velocidades, no S.I., são VA = t e VB = 3t.

49.UFR-RJO gráfico abaixo representa os movimentos de dois móveis A e B.

Observando o gráfico, pode-se afirmar que: a)em t = 2s e t = 9s a velocidade do móvel A é igual a velocidade do móvel B; b)a aceleração do móvel A é sempre maior que a do móvel B; c)a velocidade do móvel B em t = 2s é nula; d)a velocidade do móvel A em t = 9s é 7m/s; e)em t = 0s a aceleração do móvel A é 16m/s2 .

50.UFRJUm paraquedista radical pretende atingir a velocidade do som. Para isto seu plano é saltar de um balão estacionário na alta atmosfera, equipado com roupas pressurizadas. Como nessa altitude o ar é muito rarefeito, a força de resistência do ar é desprezível. Suponha que a velocidade inicial do paraquedista em relação ao balão seja nula e que a aceleração da gravidade seja igual a 10m/s2. A velocidade do som nessa altitude é 300m/ s. Calcule:

a)em quanto tempo ele atinge a velocidade do som; b)a distância percorrida nesse intervalo de tempo.

Tempo (t)em segundos Posição em metros

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

51.E.M. Santa Casa/Vitória-ESNa figura, estão representadas as velocidades, em função do tempo, desenvolvidas por um atleta, em dois treinos A e B, para uma corrida de 100m rasos.

Com relação aos tempos gastos pelo atleta nos dois treinos para percorrer os 100m, podemos afirmar, de forma aproximada, que:

a)no treino B o atleta levou 0,4s a menos que no treino A; b)no treino A o atleta levou 0,4s a menos que no treino B; c)no treino B o atleta levou 1,0s a menos que no treino A; d)no treino A o atleta levou 1,0s a menos que no treino B; e)no treino A e no treino B o atleta levou o mesmo tempo.

52.Fatec-SP Dois corredores partem simultaneamente de um mesmo ponto e percorrem a mesma rua, no mesmo sentido, com velocidades constantes de 4,2 m/s e 5,4 m/s, respectivamente. A distância entre os dois corredores será de 60 metros após:

a)30 segundos.d)40 minutos. b)50 segundos.e)1,0 hora. c)10 minutos.

53.UFR-RJUm corpo é abandonado de uma altura H (em relação ao solo) em queda livre e, ao passar por um ponto A da trajetória retilínea, possui uma velocidade escalar de 10m/s. Um observador fixo na terra poderá afirmar, quanto ao módulo do vetor velocidade, em um ponto B situado a 2,2m de A, que o módulo do vetor:

a)depende da massa do corpo; b)é de 12m/s; c)é proporcional ao quadrado do tempo; d)é um vetor cujo módulo é constante; e)vale 15m/s.

54.UFMTPartindo do repouso, um avião percorre a pista de decolagem com aceleração constante e atinge a velocidade de 360km/h em 25 segundos. Qual o valor da aceleração em m/s2?

5.Unifor-CEConsidere as afirmações acerca do movimento circular uniforme:

I.Não há aceleração, pois não há variação do vetor velocidade. I.A aceleração é um vetor de intensidade constante. I.A direção da aceleração é perpendicular à velocidade e ao plano da trajetória. Dessas afirmações, somente:

a)I é correta.d)I e I são corretas. b)I é correta.e)I e I são corretas. c)I é correta.

56.Acafe-SCA tabela abaixo relaciona as posições ocupadas por uma partícula em relação a um mesmo referencial que realiza um movimento retilíneo uniformemente variado.

A equação horária do movimento da partícula no SI é: a)x = 400 + 5t – 2t2d)x = 800 - 10t - 4t2 b)x = 400 + 20t + 2t2e)x = 800 - 20t + t2 c)x = 800 + 10t + 2t2

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

57.U. Católica Dom Bosco-MS Um corpo é abandonado de uma altura de 5m e, ao atingir o solo, sua velocidade, em m/s, tem módulo igual a:

a)4d) 10 b) 6e) 12 c) 8

58.UFSEA função horária das posições de uma partícula é dada, no Sistema Internacional

A velocidade da partícula no instante t = 3,0 s é, em m/s:

a)43d) – 7 b)25e) – 16 c) 18

59.UFPRA posição (y), a velocidade (v) e a aceleração (a) de uma partícula que se move v = 6t + 12t2 e a= 6 + 24t, em unidades do SI. Considerando esses dados, é correto afirmar:

()O deslocamento da partícula entre os instantes t = 0 e t = 2 s é 44m. ()A velocidade média entre os instantes t=1s e t = 3s é 64m/s. ()A velocidade instantânea em t = 2s é igual a 60m/s. ()No instante t = 2s a velocidade da partícula está diminuindo. ()Essas equações representam o movimento de uma partícula em queda livre.

60.UEMSÉ dado o gráfico da posição de um móvel em função do tempo. A função horária que melhor representa o movimento do móvel é:

a)S = –3 t2 –12t –12 b)S = 12 t2 – 3t +12 c)S = 4 t2 + 2t + 6 d)S = –3 t2 + 12t – 12 e)S = –4t2 + 2t – 6

61.U. Católica de Salvador-BA

A figura representa os gráficos espaço X tempo para dois móveis, A e B, que se movem segundo trajetória retilínea.

Nessas condições, é correto afirmar:

a)A aceleração do móvel A é maior do que do B.

b)A aceleração do móvel B é maior do que a do A.

c)A velocidade do móvel B é sempre maior do que a do A.

d)A velocidade do móvel A é sempre maior do que a do B.

e)Os dois móveis possuem velocidades iguais em cada instante.

a)2d) 12 b) 4e) 16 c) 6

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

63.UFMTUm carro passa por um radar colocado em uma estrada longa e retilínea. O computador ligado ao radar afere que a equação horária obedecida pelo carro é dada por:

onde x é medido em km e t em horas. Considerando que o carro é equipado com um limitador de velocidade que não permite que ele ultrapasse os 100km/h e que no instante t = 0h o carro passa exatamente em frente ao radar, é correto afirmar que:

01.o radar está a 2 km do início da estrada (km zero).

02.se a velocidade máxima permitida no trecho for de 60 km/h, o condutor será multado por excesso de velocidade.

04.a velocidade do carro aumenta a uma taxa de 6 km/h em cada hora.

08.após 1 hora o carro passará pela cidade mais próxima do radar, que se encontra a 73 km do mesmo.

16.após 5 horas o controlador de velocidade será acionado. Dê, como resposta, a soma das afirmativas corretas.

64.UFPEO gráfico abaixo representa a velocidade de um ciclista, em função do tempo, em um determinado percurso retilíneo. Qual a velocidade média do ciclista, em km/h, no percurso considerado? a)10d) 25 b)15e) 30 c) 20

(Parte 2 de 7)

Comentários