UNO - Banco de Questões - FÍSICA

UNO - Banco de Questões - FÍSICA

(Parte 3 de 7)

A figura mostra o gráfico da posição x (em m) em função do tempo t (em s) para uma partícula num movimento retilíneo. Essa partícula esteve sob a ação de uma força resultante não-nula no(s) intervalo(s) de tempo.

a)1s a 2s e 3s a 4s b)0s a 1s e 4s a 6s c)2s a 3s d)0s a 1s, 2s a 3s e 4s a 6s e)1s a 4s

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

6.UEMSUm arqueólogo descobriu um poço pré-histórico numa cidade de Mato Grosso do Sul. Para calcular a profundidade do poço o arqueólogo deixa cair uma pedra que é ouvida 3,9s depois. Sabendo-se que o poço é rico de um gás raro e que a velocidade em que o som se propaga neste gás é de 50m/s, a profundidade do poço é: Considere g = a)65 md) 45 m b)57 me) 35 m c)53 m

67.UFPBDois automóveis 1 e 2, colocados lado a lado, iniciam o movimento, numa avenida retilínea, no mesmo instante t = 0. As velocidades desenvolvidas pelos automóveis, em função do tempo, são descritas no gráfico abaixo.

Os espaços percorridos pelos automóveis 1 e 2 até o instante T são, respectivamente, s1 e s2. Suas correspondentes acelerações nesse instante T são a1 e a2. Desse modo, é correto afirmar que:

68.UFPRUm carro está parado diante de um sinal fechado. Quando o sinal abre, o carro começa a mover-se com aceleração constante de 2,0m/s2 e, neste instante, passa por ele uma motocicleta com velocidade constante de módulo 14m/s, movendo-se na mesma direção e sentido. Nos gráficos abaixo, considere a posição inicial do carro como origem dos deslocamentos e o instante em que o sinal abre como origem dos tempos. Em cada gráfico, uma curva refere-se ao movimento do carro e a outra ao movimento da motocicleta.

()As acelerações do carro e da motocicleta, em função do tempo, podem ser representadas pelo gráfico I.

()Os deslocamentos do carro e da motocicleta, em função do tempo, podem ser representados pelo gráfico I.

()As velocidades do carro e da motocicleta, em função do tempo, podem ser representadas pelo gráfico I.

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

16 pág. 05/02.tif

69.UFMTPelo gráfico (abaixo) da velocidade de um ciclista em função do tempo, pode-se afirmar que o ciclista:

01.manteve sempre a velocidade constante; 02.só acelerou, nunca freou; 04.no final, estava com a velocidade menor que no início; 08.acelerou 3 vezes e freou 2 vezes; 16.manteve a velocidade constante por 5 períodos de tempo distintos. Dê, como resposta, a soma das afirmativas corretas.

70.PUC-SP Ao iniciar a travessia de um túnel retilíneo de 200 metros de comprimento, um automóvel de dimensões desprezíveis movimenta-se com velocidade de 25 m/s. Durante a travessia, desacelera uniformemente, saindo do túnel com velocidade de 5 m/s. O módulo de sua aceleração escalar, nesse percurso, foi de a)0,5 m/s2 b)1,0 m/s2 c)1,5 m/s2 d)2,0 m/s2 e)2,5 m/s2

71.ITA-SP Um elevador está descendo com velocidade constante. Durante este movimento, uma lâmpada, que o iluminava, desprende-se do teto e cai. Sabendo que o teto está a 3,0 m de altura acima do piso do elevador, o tempo que a lâmpada demora para atingir o piso é a)0,61 s b)0,78 s c)1,54 s d)infinito, pois a lâmpada só atingirá o piso se o elevador sofrer uma desaceleração. e)indeterminado, pois não se conhece a velocidade do elevador.

72.UFSEA velocidade escalar de um corpo esta representada, em função do tempo, pelo gráfico:

No intervalo de 0 a 3,0 s, o deslocamento escalar do corpo foi, em metros, de:

a) 15 b) 20 c) 25 d) 30 e) 40

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

73.U.E. Ponta Grossa-PRSobre um corpo que se movimenta conforme o gráfico abaixo, assinale o que for correto.

01.A aceleração do corpo no trecho AB é igual a 4m/s2 .

02.No trecho BC, a distância percorrida pelo corpo é 200m e sua aceleração é nula. 04.A distância total percorrida pelo corpo no trecho AD é 2200m.

16.A velocidade média do corpo no trecho AC é, aproximadamente, 46,7m/s2 .

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

74.U.F.São Carlos-SP Uma partícula se move em uma reta com aceleração constante. Sabese que no intervalo de tempo de 10s ela passa duas vezes pelo mesmo ponto dessa reta, com velocidades de mesmo módulo, v = 4,0 m/s, em sentidos opostos. O módulo do deslocamento e o espaço percorrido pela partícula nesse intervalo de tempo são, respectivamente, a)0,0 m e 10 m. b)0,0 m e 20 m. c)10 m e 5,0 m. d)10 m e 10 m. e)20 m e 20 m.

75.UFMTO gráfico abaixo representa a aceleração, em função do tempo, de um carro de Fórmula 1, que parte do repouso, ao percorrer uma pista de testes destituída de curvas.

A partir das informações do gráfico, julgue os itens.

()Considerando uma margem de erro de 50%, pode-se afirmar que a velocidade final do carro é de 20m/s.

()A velocidade do carro aumenta inicialmente, mas depois de 30 s diminui. ()A velocidade do carro, em t = 60s, é nula.

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

18 d) c) e)

76.Unifor-CEUm móvel se desloca, em movimento uniforme, sobre o eixo x durante o intervalo de tempo de t0 = 0 a t = 30 s. O gráfico representa a posição x, em função do tempo t, para o intervalo de t = 0 a t = 5,0 s.

O instante em que a posição do móvel é –30 m, em segundos, é:

a)10d) 25 b)15e) 30 c) 20

7.Unifor-CEAtira-se uma pedra verticalmente. Ela sobe e, a seguir, volta ao ponto de partida. Desprezando-se a resistência do ar, o gráfico que pode representar a velocidade da pedra em função do tempo é o:

78.Cefet-PRO diagrama é representativo da velocidade de um móvel em horizontal. É correto afirmar que:

a)sua aceleração é máxima entre os instantes t1 e t2; b)entre os instantes t0 e t2, o móvel apresenta uma velocidade média igual a 0,5v; c)o movimento é retilíneo e acelerado entre os instantes t1 e t2; d)no instante t0 o móvel parte da posição igual a 0m; e)entre os instantes t0 e t1 o móvel está recebendo o impulso de uma força não nula.

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar v (km / min)

79.UFBAA figura ao lado apresenta um arranjo experimental construído para determinar o valor da aceleração da gravidade g local. Consiste em um cronômetro digital de grande precisão, que pode ser acionado com incidência do feixe de luz, um tubo de vidro transparente, um suporte e duas lanternas, uma em cada extremidade, separadas de 1,35 m.

Estando as lanternas acesas, o cronômetro é abandonado na parte superior do tubo, sendo ligado, ao passar pelo primeiro feixe de luz e desligado, marcando 0,5 segundo, ao passar pelo segundo feixe.

Considerando-se o valor médio da aceleração da gravidade local como sendo 10,0 m/s2, determine, em %, o desvio relativo percentual da medida de g.

80.UFRSOs gráficos de velocidade (v) e aceleração (a) contra o tempo (t) representam o movimento “ideal” de um elevador que parte do repouso, sobe e pára.

Com base no enunciado responda os itens 1 e 2. 1.Sabendo-se que os intervalos de tempo A e C são ambos de 1,5s, qual é o módulo de a0 da aceleração com que o elevador se move durante esses intervalos? a)3,00m/s2b) 2,00m/s2c) 1,50m/s2d) 0,75m/s2e) 0,50m/s2

2.Sabendo-se que os intervalos de tempo A e C são ambos de 1,5s e que o intervalo B é de 6s, qual a distância total percorrida pelo elevador? a) 13,50mb) 18,00mc) 20,25md) 2,50me) 27,00m

81.U. Católica de Salvador-BAUm corpo em repouso é abandonado em queda livre e atinge a velocidade v, ao percorrer uma distância h.

A velocidade desse corpo, ao completar a primeira metade de h, será igual a:

a) 2vb) 2vc) 3d) v2e) 2 v

82.Mackenzie-SP O gráfico abaixo mostra a variação da velocidade de um automóvel com o tempo, durante uma viagem de 45 minutos. A velocidade escalar média desse automóvel, nessa viagem, foi de:

a) 36 km/hb) 45 km/hc) 54 km/hd) 72 km/he) 80 km/h

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

83.Univali-SCNum jogo de futebol, um jogador vai cobrar uma falta tentando encobrir a barreira formada pelos adversários. Ele chuta dando um impulso na bola para cima e para a frente. Se a bola não bater na barreira, ela descreverá uma trajetória:

a) retilínea horizontalb) retilínea verticalc) parabólicad) círculoe) quadrática

84.Fatec-SP Uma partícula passa pelo ponto A, da trajetória esquematizada abaixo, no instante t = 0, com velocidade de 8,0m/s. No instante t = 3,0s, a partícula passa pelo ponto B com velocidade de 20m/s.

Sabendo-se que o seu movimento é uniformemente variado, a posição do ponto B, em metros, vale:

a) 25b) 30c) 45d) 50e) 5

85.PUC-RSA velocidade de um carro de Fórmula Um é reduzida de 324km/h para 108km/ h num intervalo de tempo igual a 1,0s. Sua aceleração tangencial, em módulo, quando comparada com a aceleração da gravidade (g = 10m/s2), é:

a) 3gb) 4gc) 6gd) 8ge) 12g

86.PUC-RSÉ possível observar durante o desenrolar de partidas de vôlei, que alguns atletas conseguem uma impulsão que lhes permite atingir 1,25m acima do solo. Sendo a aceleração da gravidade igual a 10m/s2, a velocidade inicial do centro de massa do atleta, em m/s, é:

a) 7,5b) 5,0c) 4,5d) 3,0e) 1,5

87.Vunesp O gráfico ao lado mostra como varia a velocidade v em função do tempo t de um corpo que se desloca sobre uma trajetória retilínea e horizontal. O espaço percorrido por este corpo, no intervalo de tempo de 0 a 14 s, vale a)140 m.d) 270 m. b) 210 m.e) 420 m. c)250 m.

8.U. Caxias do Sul-RSUm corpo desloca-se com aceleração constante e negativa, estando inicialmente numa posição positiva e, instantes após, invertendo o sentido de seu movimento. O gráfico correspondente à posição x do corpo em função do tempo t, que melhor identifica seu movimento, é:

a) b) c) d) e)

89.FEI-SP Um garoto joga uma chave para um amigo que se encontra em uma janela 5 m acima. A chave é agarrada pelo amigo, 2 segundos depois de lançada. Qual é a velocidade de lançamento da chave? a) 12,5 m/sb) 10,0 m/sc) 7,5 m/sd) 5,0 m/se) 2,5 m/s

90.FEI-SP Um trem com velocidade constante, v = 72 km/h faz uma curva no plano horizontal com 500 m de raio. Qual é o módulo da aceleração total do trem? a) 1,0 m/s2b) 0,8 m/s2c) 0,5 m/s2d) 0,4 m/s2e) 0 m/s2

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar v (cm/semana)

91.PUC-PRA figura representa um avião, que mergulha fazendo um ângulo de 30º com a horizontal, seguindo uma trajetória retilínea entre os pontos A e B. No solo, considerado como plano horizontal, está representada a sombra da aeronave, projetada verticalmente, e um ponto de referência C.

Considere as afirmativas que se referem ao movimento da aeronave no trecho AB, e assinale a alternativa correta:

a)A velocidade do avião em relação ao ponto C é maior que a velocidade de sua sombra, projetada no solo, em relação ao mesmo ponto.

b)A velocidade do avião é nula em relação à sua sombra projetada no solo.

c)A velocidade do avião em relação ao ponto C é igual à velocidade de sua sombra, projetada no solo em relação ao mesmo ponto.

d)A velocidade do avião em relação à sua sombra projetada no solo é maior que a velocidade de sua sombra em relação ao ponto C.

e)A velocidade da sombra em relação ao ponto C independe da velocidade do avião.

92.FEI-SP Em qual dos gráficos abaixo temos: no intervalo de 0 a t1 movimento uniformemente variado e no intervalo de t1 a t2 movimento retardado com aceleração variada: a) b) c) d) e)

93.Fuvest-SP As velocidades de crescimento vertical de duas plantas A e B, de espécies diferentes, variaram, em função do tempo decorrido após o plantio de suas sementes, como mostra o gráfico.

É possível afirmar que:

a)A atinge uma altura final maior do que B. b)B atinge uma altura final maior do que A. c)A e B atingem a mesma altura final.

d)A e B atingem a mesma altura no instante t0. e)A e B mantêm altura constante entre os instantes t1 e t2.

94.Unicamp-SP Um automóvel trafega com velocidade constante de 12 m/s por uma avenida e se aproxima de um cruzamento onde há um semáforo com fiscalização eletrônica. Quando o automóvel se encontra a uma distância de 30 m do cruzamento, o sinal muda de verde para amarelo. O motorista deve decidir entre parar o carro antes de chegar ao cruzamento ou acelerar o carro e passar pelo cruzamento antes do sinal mudar para vermelho. Este sinal permanece amarelo por 2,2 s. O tempo de reação do motorista (tempo decorrido entre o momento em que o motorista vê a mudança de sinal e o momento em que realiza alguma ação) é 0,5 s.

a)Determine a mínima aceleração constante que o carro deve ter para parar antes de atingir o cruzamento e não ser multado.

b)Calcule a menor aceleração constante que o carro deve ter para passar pelo cruzamento sem ser multado.

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniformeIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar x (m) t (s)

– 5 – 6 v (m/s) t (s)2 v (m/s) t (s)1

2,5 v (m/s)t (s) v (m/s)t (s) 10

4v (m/s)t (s) 10

95.Mackenzie-SP Uma partícula em movimento retilíneo uniformemente variado descreve sua trajetória segundo o gráfico ao lado, no qual podemos ver sua posição assumida (x) em função do tempo (t), medido a partir do instante zero. Dos gráficos abaixo, aquele que representa a velocidade escalar da partícula em função do tempo citado é o da alternativa:

a) b) c) d) e)

96.Vunesp Uma norma de segurança sugerida pela concessionária de uma auto-estrada recomenda que os motoristas que nela trafegam mantenham seus veículos separados por uma “distância” de 2,0 segundos.

a)Qual é essa distância, expressa adequadamente em metros, para veículos que percorrem a estrada com a velocidade constante de 90 km/h? b)Suponha que, nessas condições, um motorista freie bruscamente seu veículo até parar, com aceleração constante de módulo 5,0 m/s2, e o motorista de trás só reaja, freando seu veículo, depois de 0,50 s. Qual deve ser a aceleração mínima do veículo de trás para não colidir com o da frente?

IMPRIMIR Voltar Avançar

FÍSICA - Cinemática: conceitos básicos e movimento uniforme

42. c 43. a 4. a 45. c 46. d 47. a) c; b) b 48. e 49. b 50. a) 30s; 4,5km 51. b 52. b 53. b

80. 1) b2) d

86. b 87. d 8. a 89. a 90. b 91. a 92. c 93. b 94. a) –3 m/s2; b) 2,4 m/s2 95. a 96. a) d = 50 m; b) a = 3,125 m/s2

FÍSICA - Cinemática vetorialIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

1.UEGOUm carro parte de Pires do Rio para Anápolis às 7:00h para um compromisso às 9:00h a uma velocidade média de 90km/h. No meio do caminho houve um imprevisto que durou meia hora. A distância entre as duas cidades é de 153km.

a)Por causa do imprevisto, o carro chegou com um atraso de 15 minutos.

b)Observando a figura, podemos dizer que o vetor que liga Pires do Rio a Anápolis e o vetor que liga Iporá a Santa Helena são paralelos entre si, têm sentidos opostos e têm o mesmo módulo.

c)Uma representação gráfica qualitativa da função horária da velocidade do carro é:

d)Um carro reboca um outro numa parte retilínea e sem inclinação de uma dessas estradas a uma velocidade constante. A resultante das forças aplicadas no carro da frente é nula mas, para o carro de trás, a resultante é a tração exercida pelo cabo que liga os carros.

e)Na rodovia entre Anápolis e Goiânia há várias placas de limite de velocidade indicando a velocidade em “km”. As pessoas responsáveis pelas placas não precisam se preocupar porque essa maneira de indicar a velocidade também está correta.

(Parte 3 de 7)

Comentários