UNO - Banco de Questões - FÍSICA

UNO - Banco de Questões - FÍSICA

(Parte 4 de 7)

2. Unicap-PE

Os gráficos das figuras 01 e 02 representam as componentes horizontal e vertical da velocidade de um projétil. Com base nos referidos gráficos, podemos afirmar:

()o projétil foi lançado com uma velocidade inicial de módulo igual a 50 m/s; ()o projétil atingiu a altura máxima em 3s; ()sabendo que o projétil foi lançado da origem, seu alcance é 180 m; ()a velocidade do projétil, ao atingir a altura máxima, é de 40 m/s; ()no instante de 4 s, o projétil possui um movimento acelerado.

FÍSICA - Cinemática vetorialIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

3.UFSCDescendo um rio em sua canoa, sem remar dois pescadores levam 300 segundos para atingir o seu ponto de pesca, na mesma margem do rio e em trajetória retilínea. Partindo da mesma posição e remando, sendo a velocidade da canoa, em relação ao rio, igual a 2,0m/s, eles atingem o seu ponto de pesca em 100 segundos. Após a pescaria, remando contra a correnteza do rio, eles gastam 600 segundos para retornar ao ponto de partida.

Considerando que a velocidade da correnteza VCR→ é constante, assinale a(s) proposição(ões) correta(s):

01.Quando os pescadores remaram rio acima, a velocidade da canoa, em relação à margem, foi igual a 4,00m/s.

02.Não é possível calcular a velocidade com que os pescadores retornaram ao ponto de partida, porque a velocidade da correnteza não é conhecida.

04.Quando os pescadores remaram rio acima, a velocidade da canoa, em relação ao rio, foi de 1,50m/s.

08.A velocidade da correnteza do rio é 1,00m/s. 16.O ponto de pesca fica a 300 metros do ponto de partida. 32.Não é possível determinar a distância do ponto de partida até ao ponto de pesca.

64.Como a velocidade da canoa foi de 2,0m/s, quando os pescadores remaram rio abaixo, então, a distância do ponto de partida ao ponto de pesca é 200m.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

4.ITA-SP Uma bola é lançada horizontalmente do alto de um edifício, tocando o solo decorridos aproximadamente 2 s. Sendo de 2,5 m a altura de cada andar, o número de andares do edifício é:

a) 5b) 6c) 8d) 9 e)indeterminado pois a velocidade horizontal de arremesso da bola não foi fornecida.

5.UEMSUma pessoa caminha em solo horizontal com velocidade de 1,8m/s, num dia chuvoso, mas sem vento. Para melhor se proteger da chuva, ela mantém seu guarda-chuva inclinado como mostra a figura.

Em relação ao solo, a trajetória das gotas é vertical, mas em relação à pessoa é inclinada como mostram as linhas tracejadas. Calcule o valor da velocidade com que as gotas estão caindo em relação à pessoa.

(ângulo de inclinação do guarda-chuva: 53º; cos 53º = 0,60) a) 1,2 m/sb) 2,0 m/sc) 3,0 m/sd) 18,20 m/se) 1,6 m/s

6.UFSEUm projétil é lançado com velocidade inicial de 50 m/s, num ângulo de 53º acima da horizontal. Adotando g = 10 m/s2, sen 53º = 0,80 e cos 53º = 0,60, o módulo da velocidade do projétil no instante t = 4,0 s é, em m/s:

a)zerod) 40 b)20e) 50 c) 30

FÍSICA - Cinemática vetorialIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

7.UFSCAlguma vez já lhe propuseram a questão sobre “um trem trafegando numa via férrea, com velocidade constante de 100km/h, que é avistado por uma vaca que está no meio dos trilhos? Calcule.”

É claro que esta pergunta tem por sua imediata reação: “Calcular o quê?” “E você recebe como resposta: O susto que a vaca vai levar!”

Mas será que ela realmente se assustaria? Para responder a esta questão, desprezando-se os problemas pessoais e psicológicos da vaca, dentre outras coisas, seria necessário conhecer:

01.a potência do motor da locomotiva; 02.a distância entre a vaca e a locomotiva quando esta é avistada; 04.o peso da vaca; 08.o vetor velocidade média com que a vaca se desloca; 16.a largura do trem; 32.o comprimento da vaca; 64.o peso do maquinista. Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

8.U. Católica Dom Bosco-MSO movimento de um corpo pode ser o resultado da composição de vários movimentos realizados simultaneamente. O movimento de um barco em um rio é uma composição de movimentos.

Se o barco sobe um rio com velocidade constante de 10m/s, em relação às margens, e desce com velocidade constante de 30m/s, pode-se concluir que a velocidade da correnteza, em m/s, é igual a:

a) 8b) 10c) 12d) 15e) 20

9.Mackenzie-SP Uma pessoa esbarrou num vaso de flores que se encontrava na mureta da sacada de um apartamento, situada a 40,0 m de altura, em relação à calçada. Como conseqüência, o vaso caiu verticalmente a partir do repouso e, livre da resistência do ar, atingiu a calçada com uma velocidade de:

Dado: g = 9,8 m/s2 a)28,0 km/hd)100,8 km/h b)40,0 km/he)784 km/h c)72,0 km/h

10.UFMGUm menino flutua em uma bóia que está se movimentando, levada pela correnteza de um rio. Uma outra bóia, que flutua no mesmo rio a uma certa distância do menino, também está descendo com a correnteza.

A posição das duas bóias e o sentido da correnteza estão indicados nesta figura:

Considere que a velocidade da correnteza é a mesma em todos os pontos do rio. Nesse caso, para alcançar a segunda bóia, o menino deve nadar na direção indicada pela linha:

a) K b) Lc) Md) N

1.Acafe-SCUma pessoa está tendo dificuldades em um rio, mas observa que existem quatro bóias flutuando livremente em torno de si. Todas elas estão a uma mesma distância desta pessoa: a primeira à sua frente, a segunda à sua retaguarda, a terceira à sua direita e a quarta à sua esquerda.

A pessoa deverá nadar para:

a)a bóia da direita, pois a alcançará primeiro; b)a bóia da frente, pois a alcançará primeiro; c)a bóia de trás, pois a alcançará primeiro; d)a bóia da esquerda, pois a alcançará primeiro; e)qualquer uma das bóias, pois as alcançará ao mesmo tempo.

FÍSICA - Cinemática vetorialIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

12.U. Católica-GOJulgue os itens A e B, considerando o enunciado a seguir:

Na figura ao lado está representada a trajetória de uma pedra que foi atirada de um plano horizontal, de um ponto A, com uma velocidade ini- cial V0, fazendo um ângulo de 45º com a horizontal. A pedra descreve a trajetória representa- da em linha pontilhada, atingindo o ponto B. Considere desprezível a resistência do ar.

a)( ) No ponto de altura máxima, H, a velocidade da pedra é diferente de zero.

b)( ) A velocidade da pedra ao atingir o ponto B, tem valor maior que V0.

13.UFSEUm projétil inicia um movimento em lançamento oblíquo, sendo o módulo de ambas as componentes da velocidade inicial, V0x e V0y, igual a 10 m/s, conforme esquema.

Considere que o projétil está submetido somente à ação da força peso, e, portanto, os deslocamentos horizontal e vertical podem ser descritos por x = 10 t e y = 10 t – 5 t2, (deslocamentos em metros e tempos em segundos). Essas informações permitem deduzir a equação da trajetória do movimento que é, em metros e segundos, a)y = 0,05 x – 0,5 x2d)y = 5 x + 2x2 b)y = 0,10 x – 0,010x2e)y = x – 0,05 x2 c)y = 0,5 x + 2x2

14.UFMGUma jogadora de basquete arremessa uma bola tentando atingir a cesta. Parte da trajetória seguida pela bola está representada nesta figura:

Considerando a resistência do ar, assinale a alternativa cujo diagrama melhor representa as forças que atuam sobre a bola no ponto P dessa trajetória.

a) b) c) d)

15.U.F. Pelotas-RSUm barco de passeio fez a seguinte rota turística, em formato de triângulo retângulo:

até atingir um ponto C. Do ponto C retornou ao ponto de partida A, no sentido,
barco percorreu aproximadamenteem torno de ................

Partiu de um ponto A sobre a margem de um rio, no sentido Norte/Sul, até atingir um ponto B. Desse ponto, deslocou-se 5km perpendicularmente, no sentido Leste/Oeste, formando, com a margem, um ângulo de 30º. Com uma velocidade média de 15km/h, o Considere sen30º=0,5, cos30º=0,87 e tan30º=0,57 Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

a)nordeste; 240m; lh 36mind)noroeste; 24km; lh 58min b)nordeste; 24km; lh 36mine)nordeste; 24.000m; lh 58min c)noroeste; 2.400km; lh 58min

FÍSICA - Cinemática vetorialIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

16.Fuvest-SP Um motociclista de motocross move-se com velocidade v = 10 m/s, sobre uma superfície plana, até atingir uma rampa (em A), inclinada de 45° com a horizontal, como indicado na figura.

A trajetória do motociclista deverá atingir novamente a rampa a uma distância horizontal D (D = H), do ponto A, aproximadamente igual a:

a) 20 mb) 15 mc) 10 md) 7,5 me) 5 m

17.UEMSUma correia acopla dois cilindros de raios R1 = 20 cm e R2 = 100 cm, conforme a figura.

Supondo que o cilindro menor tenha uma freqüência de rotação f1 = 150 rpm. A freqüência de rotação do cilindro maior, é de:

a) 3 rpmb) 6 rpmc) 30 rpmd) 40 rpme) 75 rpm

18.U. Potiguar-RNEm um experimento realizado no alto do edifício da UnP, campus da Salgado Filho, uma pequena esfera é lançada horizontalmente com veloci- dade V0 . A figura ao lado mostra a velocidade v da esfera em um ponto P da trajetória, t segundos após o lançamento, e a escala utilizada para representar esse vetor (as linhas verticais do quadriculado são paralelas à direção do vetor aceleração da gravidade g).

Considerando g = 10m/s2 e desprezando a resistência oferecida pelo ar, determine, a partir da figura o módulo de v0. a) 10 m/sb) 100 m/sc) 10 km/hd) 1,0 km/s

19.U. Uberaba-MG/PiasEm um jogo de futebol, um jogador lança a bola para o seu companheiro, localizado a certa distância, em um movimento como o esquematizado na Figura ao lado.

Assinale a alternativa incorreta.

a)Durante todo o movimento da bola, o módulo de sua velocidade vertical diminui durante a subida e aumenta na descida.

b)A trajetória descrita pela bola pode ser analisada através da composição dos movimentos uniforme e uniformemente variado.

c)O alcance da bola, distância máxima percorrida no eixo x, é função do ângulo de lançamento α.

d)No ponto de altura máxima, a velocidade da bola sempre tangente à trajetória, tem o módulo igual a zero.

FÍSICA - Cinemática vetorialIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

20.ITA-SP Uma partícula move-se ao longo de uma circunferência circunscrita em um quadrado de lado L com velocidade angular constante. Na circunferência inscrita nesse mesmo quadrado, outra partícula move-se com a mesma velocidade angular. A razão entre os módulos das respectivas velocidades tangenciais dessas partículas é:

a)2b) 22c)2d)3e) 3

21.UFMSUm disco gira com velocidade angular constante de 60 rotações por minuto.

Uma formiga sobre o disco, partindo do centro do disco, caminha sem deslizar na direção radial com velocidade constante em relação ao disco. Supondo que a velocidade da formiga seja 0,15 m/s e o raio do disco igual a 15,0 cm, qual(is) da(s) afirmativa(s) abaixo é(são) correta(s)?

01.A velocidade angular do disco é de 1,0rad/s. 02.A formiga realiza, até chegar à borda do disco, uma volta completa.

04.Quanto mais a formiga se aproxima da borda do disco, maior a força centrípeta que atua sobre ela.

08.A aceleração centrípeta sobre a formiga depende da sua massa.

16.A força centrípeta que atua na formiga é proporcionada pelo atrito entre a formiga e o disco.

32.A trajetória da formiga para um observador fixo na Terra é a mostrada na figura abaixo:

Dê, como resposta, a soma das afirmativas corretas.

2.Mackenzie-SP Num relógio convencional, às 3 h pontualmente, vemos que o ângulo formado entre o ponteiro dos minutos e o das horas mede 90°. A partir desse instante, o menor intervalo de tempo, necessário para que esses ponteiros fiquem exatamente um sobre o outro, é:

a)15 minutosd)360 minutos b)16 minutose)17,5 minutos c)180 minutos

23.UFPRUm vagão de 15m de comprimento move-se com velocidade constante de mó- dulo v = 10m/s em relação ao solo.

Uma bola é arremessada de sua extremidade anterior, com velocidade de módulo vb = 10m/ s em relação ao vagão, numa direção que forma um ângulo q com a horizontal, sem compo- nentes laterais, conforme a figura I. Na figura I estão representadas três diferentes trajetórias para a bola, sendo A e C parabólicas e B vertical. Considere nula a resistência do ar.

Nestas condições, é correto afirmar: ()Para qualquer 0º < θ < 90º a bola cairá dentro do vagão. ()Somente para θ = 90º a trajetória da bola em relação ao solo pode ser do tipo A. ()Para nenhum valor de θ a trajetória da bola em relação ao solo pode ser do tipo C. ()Para θ = 30º a bola cai sobre o vagão após 1s do seu lançamento. ()Para um certo valor de q a trajetória da bola em relação ao solo pode ser do tipo B.

figura 1figura 2

FÍSICA - Cinemática vetorialIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

Uma partícula é lançada, conforme figura, nas proximidades da superfície terrestre onde a intensidade do campo gravitacional é igual a g. Para que a partícula atinja a altura máxima h, o módulo da velocidade de lançamento deve ser igual a:

cosθ senθ

25.PUC-SP Leia a tira ao lado.

Calvin, o garotinho assustado da tira, é muito pequeno para entender que pontos situados a diferentes distâncias do centro de um disco em rotação têm:

a)mesma freqüência, mesma velocidade angular e mesma velocidade linear.

b)mesma freqüência, mesma velocidade angular e diferentes velocidades lineares.

c)mesma freqüência, diferentes velocidades angulares e diferentes velocidades lineares.

d)diferentes freqüências, mesma velocidade angular e diferentes velocidades lineares.

e)diferentes freqüências, diferentes velocidades angulares e mesma velocidade linear.

26.U.E. Maringá-PRO goleiro de um time de futebol bate um tiro de meta e a bola percorre a trajetória esquematizada abaixo. Despreze a resistência do ar e assinale o que for correto (o ponto B corresponde ao instante em que a bola atinge o solo).

01.No ponto A, a resultante das forças que atua sobre a bola é para a direita e para cima. 02.No ponto B, a resultante das forças que atua sobre a bola é nula. 04.No ponto A, a velocidade resultante da bola é para a direita e para cima. 08.No ponto B, a velocidade resultante da bola é nula. 16.No ponto A, a energia total da bola é maior que no ponto B. Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

27.UFPBUm garoto está brincando de soltar bolas de gude pela janela de seu apartamento.

A partir de certo momento, ele resolve medir o tempo de queda dessas bolas. Seu relógio marca 10 horas 4 minutos e l segundo ao soltar uma determinada bola e ela bate, no solo, quando esse relógio marca 10 horas 4 minutos e 3 segundos. Baseado nestes dados, o garoto sabe calcular a altura de onde está soltando as bolas, ignorando a resistência do ar. O resultado deste cálculo é:

a) 80 mb) 45 mc) 30 md) 20 me) 5 m

O Estado de São Paulo

FÍSICA - Cinemática vetorialIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

28.Cefet-PRConsidere o sistema de polias representado.

e a freqüência da polia W vale

2Hz.

Com base nesses dados, é possível dizer que a freqüência da polia Z vale, em Hz:

d) 1e) 2

29.Fatec-SP Duas polias, ligadas por uma correia, executam movimentos circulares solidários e seus raios medem 20 cm e 8,0 cm, respectivamente.

Sabendo-se que a polia maior completa 4 voltas a cada segundo, o número de voltas que a menor completará nesse mesmo intervalo de tempo é:

a) 0,5b) 2c) 5d) 10e) 16

30.UESC-BADesprezando-se a força de resistência do ar, a aceleração de queda de um

Nessas condições, um corpo que cai durante 3 segundos, a partir do repouso, atinge o solo com velocidade igual a v, após percorrer, no ar, uma distância h.

a)Das grandezas físicas citadas, têm natureza vetorial: 01. aceleração, velocidade e força; 02. força, aceleração e tempo; 03. tempo, velocidade e distância; 04. distância, tempo e aceleração; 05. velocidade, força e distância.

(Parte 4 de 7)

Comentários