UNO - Banco de Questões - FÍSICA

UNO - Banco de Questões - FÍSICA

(Parte 7 de 7)

16.como o atrito, entre as rodas e o solo, continua sendo dinâmico, a frenagem é mais rápida.

Dê, como resposta, a soma das afirmativas corretas.

40.F.M. Itajubá-MGA aceleração adquirida pelo corpo com massa de 2kg da figura abaixo vale A. Para que, sob a ação das mesmas forças, esta aceleração seja quadruplicada, qual deverá ser a nova massa do corpo em kg.

a)8b) 26c) 23d) 0,5e) 4

FÍSICA - Leis de NewtonIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

41. UFRSUm livro encontra-se deitado sobre uma folha de papel, ambos em repouso sobre uma mesa horizontal. Para aproximá-lo de si, um estudante puxa a folha em sua direção, sem tocar no livro. O livro acompanha o movimento da folha e não desliza sobre ela. Qual é a alternativa que melhor descreve a força que, ao ser exercida sobre o livro, o colocou em movimento? a)É uma força de atrito cinético de sentido contrário ao do movimento do livro. b)É uma força de atrito cinético de sentido igual ao do movimento do livro. c)É uma força de atrito estático contrário de sentido ao do movimento do livro. d)É uma força de atrito estático de sentido igual ao do movimento do livro. e)É uma força que não pode ser caracterizada como força de atrito.

42.Unicap-PEUm bloco de 4 kg encontra-se em equilíbrio, em um plano inclinado liso, por meio de um fio, conforme a figura abaixo.

Podemos afirmar que: ()a força normal é igual ao peso do bloco; ()a tração, no fio, é 20 N; ()se o fio se romper, o bloco chegará à base do plano em 2 s; ()partindo-se o fio, o bloco chegará à base do plano com uma velocidade de 10 m/s;

()para o bloco ficar em equilíbrio, sem a presença do fio, é necessário que, entre o bloco e o plano, exista atrito cujo coeficiente seja m ≥ tg30º.

43.UEMSNo sistema, que força deverá ser aplicada na corda 2 para manter em equilíbrio estático o corpo suspenso de 500kg? Os fios são considerados inestensíveis e de massas desprezíveis: entre os fios e as polias não há atrito. Considere g = 10m/s2. (Polias ideais) a) 50,0 Nb) 62,5 Nc) 80,0 N d) 70,2 Ne) 82,0 N

4.UFR-RJUm corpo de massa m = 2kg encontra-se apoiado em uma superfície horizontal, perfeitamente lisa. Aplica-se a esse corpo uma for- ça F, como mostra a figura ao lado:

Determine o valor da aceleração do corpo na direção “x”. Considere g = 10m/s2 e F = 10N.

45.U. Católica-GONa figura dada, abaixo, acha-se esquematizada uma “máquina de Atwood”. Ela consiste em uma polia fixa leve (de massa desprezível) que gira livre de atrito. Por esta polia passa um fio leve e inextensível, em cujas extremidades se acham suspensos dois blocos A e B, de massas respectivamente dadas mA = 3 kg e mB = 2 kg. Em um dado instante, o sistema é abandonado, ficando livre para se mover. A partir de então, pode-se afirmar que:

()o sistema sai de sua situação inicial e, pela mecânica, o resultado se conhece: o bloco A, de cima, sobe e o B, de baixo, desce.

()a tensão do fio é menor que o peso de B. ()a aceleração do bloco A é de 2m/s2 (considere a aceleração da gravidade g = 10m/s2).

(Parte 7 de 7)

Comentários