UNO - Banco de Questões - BIOLOGIA

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1.UFMSQuanto aos ecossistemas, é correto afirmar que; 01.se referem ao conjunto dos componentes exclusivamente bióticos;

02.produtores, consumidores e decompositores são as três categorias de seus componentes abióticos;

04.se referem ao conjunto dos componentes exclusivamente abióticos;

08.um aquário, um lago e uma floresta são exemplos de ecossistemas, embora possuam tamanhos diferentes;

16.se referem ao conjunto dos componentes bióticos e abióticos;

32.sua extensão não é percorrida por um fluxo de energia e matéria, não estabelecendo diferentes níveis tróficos;

64.pode ser definido como biocenose + biótopo, sendo biocenose sua comunidade e biótopo o conjunto de elementos abióticos do ambiente.

Dê, como resposta, a soma dos itens corretos.

2.UFRNObserve o cartaz afixado na entrada da área.

A partir do cartaz, *Ribossomildo comenta que, sem energia, não há vida. Utiliza os elementos ilustrados (I, I, II e IV) para informar que a energia é:

a)introduzida na comunidade biótica por I, sendo transferida, sob a forma química, aos demais seres vivos; b)obtida do ambiente físico e passa de ser vivo a ser vivo, retornando integralmente ao ecossistema, pela ação de I; c)originada em I, sendo fixada, sob a forma química, diretamente por IV; d)utilizada por I, a partir de compostos orgânicos, quando ele realiza a fotossíntese.

*Ribossomildo = personagem fictício = experiente pesquisador.

3.FUVEST-SP Qual das alternativas distingue organismos heterotróficos de organismos autotróficos? a)Somente organismos heterotróficos necessitam de substâncias químicas do ambiente. b)Somente organismos heterotróficos fazem respiração celular. c)Somente organismos heterotróficos possuem mitocôndrias. d)Somente organismos autotróficos podem viver com nutrientes inteiramente inorgânicos. e)Somente organismos autotróficos não requerem gás oxigênio.

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4.U.F. Uberlândia-MGAssinale a alternativa correta.

a)Os heterótrofos são organismos fotossintetizantes que se utilizam dos autótrofos, decompositores e detritívoros para sua alimentação, reciclando o sistema.

b)As plantas constituem a base das cadeias alimentares, são consumidores primários, que se utilizam de água e sais minerais para produzir tecidos através da fotossíntese.

c)Predador de topo é o animal que se instala no alto de uma região, sendo, em geral, um bom caçador, pois possui uma visão privilegiada da área de caça.

d)Um passarinho, ao predar uma lagarta de borboleta, é considerado um consumidor terciário, pois a planta é o primário e a lagarta o secundário.

e)A base das cadeias alimentares é formada pelos organismos produtores, seres autótrofos, fotossintetizantes, muito abundantes na Terra.

5.U.E. Ponta Grossa-PRSobre conceitos ecológicos, assinale o que for correto. 01.Biocenose é o conjunto das diversas espécies que habitam uma mesma região.

02.Biótopo é o conjunto de componentes físicos e químicos do ambiente onde vive uma comunidade biológica.

04.Ecossistema é o conjunto formado pela comunidade dos seres vivos e os fatores abióticos, em interação.

08.Nicho ecológico é o conjunto de relações e atividades próprias de uma espécie. 16.Hábitat é o local onde vive determinada espécie. Dê como resposta a soma das alternativas corretas.

6.Mackenzie-SP Considere o esquema abaixo, que representa uma teia alimentar. I, I, II, IV e V constituem os vários níveis tróficos.

Os fungos podem ocupar todos os níveis tróficos acima, EXCETO: a) I b) I c) II d) IV e) V

7.U. Católica-GOO esquema ao lado representa relações existentes entre os ecossistemas aquáticos e os ecossistemas terrestres.

Utilize V (verdadeiro) ou F (falso).

()As relações mútuas existentes entre os diversificados seres vivos e a troca de energia que ocorre entre eles, é denominado ecossistema.

()O fluxo de energia entre os ecossistemas dá-se pela existência de seres produtores, fitófagos, predadores e necrófagos.

()Na figura anterior podemos caracterizar como predadores: homem, gaivota, pelicano e o peixe grande.

()Nos peixes, que possuem um sistema complexo para obtenção de oxigênio disperso na água, não encontramos pulmões, somente brânquias.

()A maioria dos estudos ecológicos a respeito do meio ambiente exclui completamente o homem das relações existentes entre os ecossistemas. Quando isso ocorre, o estudo está caminhando para erros gravíssimos.

()O cerrado corresponde a um dos maiores ecossistemas brasileiros mas, na verdade, não podemos considerá-lo importante como a Amazônia. Não existem aqui árvores frondosas, assim, ecologicamente, o cerrado não é tão significante.

energia fitoplâncton zooplâncton homem pelicano gaivota peixe grande peixes pequenos

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8.UFPBNo texto a seguir, estão em negrito termos correspondentes aos diferentes NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO utilizados em biologia.

Todos os indivíduos da mesma espécie animal que estavam vivendo na região ficaram ameaçados por diferentes bactérias que eram capazes de romper a barreira imposta pela pele, causando sérios danos aos organismos. Nesses casos a ação dos macrófagos conduzidos pelo sangue até o local da inflamação foi de suma importância.

De acordo com a ordem em que esses termos aparecem no texto, os NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO utilizados são:

a)comunidade – organismo – tecido – tecido – sistema; b)comunidade – célula – tecido – tecido – célula; c)população – organismo – órgão – célula – tecido; d)população – célula –tecido –célula –tecido; e)comunidade – organismo – órgão – célula – sistema.

9.VUNESP Considere as três cadeias alimentares a seguir.

I.vegetação → insetos → anfíbios v cobras → fungos. I.vegetação → coelho → gavião. I.fitoplâncton → zooplâncton → peixes → tubarão. A maior quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados estará a)apenas na cadeia I.d)apenas nas cadeias I e I. b)apenas nas cadeias I e I.e)nas cadeias I, I e I. c)apenas na cadeia I.

10.U.F. Juiz de Fora-MGA fazenda Canto do Sabiá produz alevinos (formas jovens) de alguns peixes de alto valor comercial. Além dessa atividade, a fazenda tem também gado leiteiro. Os alevinos são vendidos para muitos piscicultores da Zona da Mata Mineira. Os administradores da fazenda resolveram contratar um ecólogo para elaborar e implementar uma estratégia, visando à redução dos altos custos inerentes aos gastos com alimentos para os alevinos. O ecólogo utilizou a seguinte estratégia: adição de excrementos de gado, abundantes na fazenda, aos tanques-berçário de alevinos, em quantidade adequada ao volume de água. Os tanques-berçário foram, ainda, adaptados de forma a manter temperatura adequada e receber luz solar. O ecólogo teve sucesso com sua idéia. Os administradores da fazenda estão satisfeitos com o plano e conseguiram aumentar tanto a produção de alevinos como o lucro proveniente da comercialização destes.

Explique, sob o ponto de vista ecológico, o sucesso da estratégia adotada.

1.U.E. Ponta Grossa-PRSão organismos heterótrofos: 01. fotossintetizantes 02. carnívoros 04. herbívoros 08. quimiossintetizantes 16. sapróbios Dê como resposta a soma das alternativas corretas.

12.UEMSNo Pantanal existe um grande número de ecossistemas aquáticos, formados por rios, lagoas e áreas inundáveis. Dá-se o nome de fitoplâncton à comunidade de algas microscópicas que crescem abundantemente nesses ambientes. Esses organismos exercem em seus ecossistemas a função de:

a) consumidores primários; b) consumidores secundários; c) consumidores terciários; d) produtores primários; e) decompositores.

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13.Unifor-CEO esquema abaixo mostra fatores do ambiente em que vive um gafanhoto.

Nesse ambiente, os números de fatores bióticos e abióticos são, respectivamente, a)1 e 6 b)2 e 5 c)3 e 4 d) 4 e 3 e) 5 e 2

14.PUC-RJNo arquipélago das Cagarras, no Rio de Janeiro, ocorrem grandes colônias de gaivotas de três espécies, que usam seus rochedos como local de nidificação. Elas têm como alimentação básica os peixes, não são predadoras de animais terrestres e nem utilizam plantas em sua alimentação. Assim, o que mais se aproxima do conceito de nicho ecológico ocupado por estas aves é dizer que seu nicho:

a)é o mar costeiro, onde obtêm alimento; b)são as ilhas onde nidificam; c)é a associação entre as três espécies; d)é o de predador de peixes na sua comunidade; e)é o de consumidor primário na sua comunidade.

No entanto, não usam as folhas como alimento e sim como adubo para suas hortas subterrâneas. No formigueiro, os pedaços de folhas transportados são mastigados e empapados de saliva até se transformarem em uma espécie de massa esponjosa sobre a qual se desenvolve um mofo. Desse bolor as saúvas cuidam com o maior carinho. À força de mandíbulas, destroem qualquer “erva daninha” que tente proliferar e podam o mofo, cortando-lhe as extremidades dos filamentos, o que provoca, no lugar cortado, a formação de umas bolinhas que — estas sim — constituem o alimento das saúvas.” Texto reproduzido de Frota-Pessoa, O. Biologia na Escola Secundária, 2ª ed., 1962, Ministério da Educação e Cultura.

Na situação descrita no texto, os níveis tróficos ocupados pelo mofo e pela saúva são, respectivamente, de a)consumidor primário e consumidor primário. b)consumidor primário e consumidor secundário. c)consumidor primário e decompositor. d)decompositor e consumidor primário. e)produtor e consumidor primário.

16.E.M. Santa Casa/Vitória-ESQual a afirmativa correta: a)O local do ecossistema onde vive uma determinada espécie é denominado de hábitat. b)Populações são conjuntos de indivíduos geneticamente iguais. c)Clone é um grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo hábitat.

d)Ecossistema é a palavra empregada para indicar o conjunto de populações de um ambiente.

e)Comunidade é a palavra que indica o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que habitam uma região.

GAFANHOTOS plantas outros vento predadores luz parasi- umidade

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ca da dieta do lobo-guará, publicados na revista Pesquisa FAPESP, nº52, estão descri-

17.UnB-DFOs principais elementos de um dos estudos mais completos já realizados acertos abaixo.

Metodologia: o estudo foi realizado em áreas cobertas por vegetação de cerrado, com diferentes graus de perturbação, e incluiu entrevistas feitas com moradores das fazendas próximas a essas áreas. Os dados acerca do comportamento e da dieta do lobo-guará foram obtidos pela observação direta dos animais, de vestígios e de pegadas, e pela análise das fezes, de mapas e de imagens de satélite.

Resultados das entrevistas: a maioria esmagadora dos entrevistados respondeu que os alimentos preferidos do lobo-guará são as galinhas e os frangos.

Resultados da pesquisa em relação à dieta: a alimentação do lobo-guará consiste de animais e plantas em proporções aproximadamente iguais. Come pequenos mamíferos (roedores, tatus, filhotes de veado) e aves.

Também se alimenta com frutos como a gabiroba e a lobeira, chegando essa última a representar um terço da alimentação total. Verificou-se que as sementes encontradas nas fezes mantinham a capacidade de germinar. Verificou-se também que, nas regiões mais perturbadas, a alimentação do lobo-guará também é alterada, incluindo frutas cultivadas e galinhas. Entretanto, galinhas representam menos de 2% da alimentação do lobo-guará. Para cada galinha, o lobo-guará come de 50 a 70 ratos.

Resultados das pesquisas a respeito do comportamento: o lobo-guará caminha muito, sobretudo à noite, por áreas muito extensas. As populações são pequenas. Na área preservada, o estudo mostrou que havia cinco ou seis casais, enquanto na área perturbada, apenas um casal.

Com base nas informações acima, julgue os seguintes itens, usando C (certo) ou E (errado).

()Como o lobo-guará caminha por grandes extensões e sua digestão não reduz a capacidade de germinação das sementes que ingere, é correto afirmar que esse animal contribui para a dispersão das plantas de que se alimenta.

()De acordo com a pesquisa, em ambientes perturbados observam-se modificações na dieta do lobo-guará.

()A pesquisa mostrou que o lobo-guará tem conseguido sobreviver em áreas perturbadas de cerrado.

18.UFPENa figura ao lado está ilustrado um importante conceito ecológico que engloba desde a maneira pela qual uma espécie se alimenta até suas condições de reprodução, hábitos, inimigos naturais etc. Este conceito é conhecido como:

a)níveis tróficos b)biota ou biocenose c) biótopo d)nicho ecológico e) hábitat

19.FEI-SP Num ecossistema, um fungo, uma coruja e um coelho podem desempenhar os papéis, respectivamente, de:

a)decompositor, consumidor de 2ª ordem e consumidor de 1ª ordem b)produtor, consumidor de 1ª ordem e consumidor de 2ª ordem c)consumidor de 1ª ordem, consumidor de 2ª ordem e consumidor de 1ª ordem d)consumidor de 2ª ordem, consumidor de 3ª ordem e consumidor de 1ª ordem e)decompositor, consumidor de 1ª ordem e decompositor

20.PUC-PRNuma determinada área da natureza, encontramos seres vivos trocando matéria e energia. Considerando estes seres e o meio, no conjunto que formam, eles constituem:

a)o ciclo do carbono;b)o ciclo do nitrogênio;c) o epinociclo; d) um ecossistema;e) uma comunidade biótica.

Predadores Parasitas

Alimentoe água

Temperatura e umidade

Condições de reprodução

Outros animais da mesma espécie

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21. UERJ

Ibama recebe alerta sobre o risco de um desastre ecológico em áreas de queimada

“Empregados da fazenda Felicidade, em Mato Grosso, observam gado morto pelo in- cêndio que destrói pastagem e matas no estado e não pára de avançar.” O Globo, 30/08/98.

Na descrição acima, podemos encontrar um consumidor primário da cadeia alimentar de pastagem. Esse consumidor tem como representante:

a)o gadoc) o capim b)a matad) o homem

2.UnB-DFSurpreendentemente, os cientistas têm uma melhor noção do número de estrelas na galáxia que do número de espécies de seres vivos que há na Terra. As estimativas da quantidade de espécies que existem no mundo variam entre 2 a 100 milhões. Dessas, apenas aproximadamente 1,5 milhão já foi catalogado pela ciência. A respeito da biodiversidade, julgue os itens a seguir, usando C (certo) ou E (errado).

()À medida que certos ambientes, tais como o solo, as copas das grandes árvores de florestas tropicais e o fundo do mar, venham a ser mais estudado, muitas novas espécies serão descobertas.

()A biodiversidade da fauna brasileira é uma das maiores do mundo, mas está sendo diminuída devido à fragmentação de ambientes naturais.

()A perda da biodiversidade é, em grande escala, o resultado indireto de outras atividades, tais como a produção de alimentos e a obtenção de energia.

()A manutenção da biodiversidade e o seu uso sustentável são tarefas governamentais, restando muito pouco a ser feito pelos cidadãos, individualmente, e pelas organizações não-governamentais.

23.UNICAMP-SP A produtividade primária em um ecossistema pode ser avaliada de várias formas. Nos oceanos, um dos métodos para medir a produtividade primária utiliza garrafas transparentes e garrafas escuras, totalmente preenchidas com água do mar, fechadas e mantidas em ambiente iluminado. Após um tempo de incubação, mede-se o volume de oxigênio dissolvido na água das garrafas. Os valores obtidos são relacionados à fotossíntese e à respiração.

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