Microeconomia-Robert Pindyck-CAP 07 - CUSTO-Questões

Microeconomia-Robert Pindyck-CAP 07 - CUSTO-Questões

Capítulo 7: Custo de Produção

CAPÍTULO 7

CUSTO DE PRODUÇÃO

EXERCÍCIOS

1. Suponha que uma empresa fabricante de computadores tenha os custos marginais de produção constantes a $1.000 por computador produzido. Entretanto, os custos fixos de produção são iguais a $10.000.

a. Calcule as curvas de custo variável médio e de custo total médio para essa empresa.

b. Caso fosse do interesse da empresa minimizar o custo total médio de produção, ela preferiria que tal produção fosse muito grande ou muito pequena? Explique.

2. Quando o artigo menciona a venda de carros com prejuízos, está se referindo ao lucro contábil ou econômico? Explique brevemente como eles se distinguem neste caso.

3. Um fabricante de cadeiras contrata sua mão de obra para a linha de montagem por $22 por hora e calcula que o aluguel de suas máquinas seja de $110 por hora. Suponha que uma cadeira possa ser produzida utilizando-se 4 horas entre tempo de trabalho e de máquina, sendo possível qualquer combinação entre os insumos. Se a empresa atualmente estiver utilizando 3 horas de trabalho para cada hora de máquina, ela estará minimizando seus custos de produção? Em caso afirmativo, qual a razão? Em caso negativo, de que forma a empresa poderia melhorar essa situação?

4. Você é o gerente de uma fábrica que produz motores em grande quantidade por meio de equipes de trabalhadores que utilizam máquinas de montagem. A tecnologia pode ser resumida pela função de produção:

Q = 4 KL

em que Q é o número de motores por semana, K é o número de máquinas, e L o número de equipes de trabalho. Cada máquina é alugada ao custo r = $12.000 por semana e cada equipe custa w = $3.000 por semana. O custo dos motores é dado pelo custo das equipes e das máquinas mais $2.000 de matérias primas por máquina. Sua fábrica possui 10 máquinas de montagem.

a. Qual é a função de custo de sua fábrica — isto é, quanto custa produzir Q motores? Quais os custos médio e marginal para produzir Q motores? Com os custo médios variam com a produção?

b. Quantas equipes são necessárias para produzir 80 motores? Qual o custo médio por motor?

c. Solicitaram a você que fizesse recomendações para o projeto de uma nova fábrica. O que você sugeriria? Em particular, com que relação capital/trabalho (K/L) a nova planta deveria operar? Se custos médios menores fossem o único critério, você sugeriria que a nova fábrica tivesse maior ou menor capacidade que a atual?

5. A função custo de uma empresa fabricante de computadores, relacionando seu custo médio de produção, CMe, com sua produção acumulada, QA (em milhares de computadores produzidos), e com o tamanho de sua fábrica em termos de milhares de computadores produzidos anualmente, Q, é dada, para uma produção na faixa entre 10.000 e 50.000 computadores, pela equação

CMe = 10 - 0,1QA + 0,3Q.

a. Existe um efeito de curva de aprendizagem?

b. Existem rendimentos crescentes ou decrescentes de escala?

c. Ao longo de sua existência, a empresa já produziu um total de 40.000 computadores e estará produzindo 10.000 máquinas este ano. No ano que vem, ela planeja aumentar sua produção para 12.000 computadores. Seu custo médio de produção aumentará ou diminuirá? Explique.

6. A função de custo total a curto prazo de uma empresa expressa pela equação C=190+53Q, em que C é o custo total e Q é a quantidade total produzida, sendo ambos medidos em dezenas de milhares de unidades.

a. Qual é o custo fixo da empresa?

b. Caso a empresa produzisse 100.000 unidades de produto, qual seria seu custo variável médio?

c. Qual é o custo marginal por unidade produzida?

d. Qual é seu custo fixo médio?

e. Suponha que a empresa faça um empréstimo e expanda sua fábrica, Seu custo fixo sobe em $50.000, porém seu custo variável cai em $45.000 para cada 10.000 unidades. A despesa de juros (I) também entra na equação. Cada aumento de 1% na taxa de juros eleva os custos em $30.000. Escreva a nova equação de custo

2

2

Comentários