• A Rede Cegonha é uma estratégia inovadora do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

Centros de Parto Normal

• Os Centros de Parto Normal Intra e Peri- hospitalares são unidades de atenção ao parto e nascimento da maternidade/hospital, que realizam o atendimento humanizado e de qualidade, exclusivamente ao parto normal sem distócia, e privilegiam a privacidade, a dignidade e a autonomia da mulher ao parir em um ambiente mais acolhedor e confortável e contar com a presença de acompanhante de sua livre escolha.

Os Centros de Parto Normal-DEVEM TER MINIMAMENTE

• Sala de recepção acolhimento e registro (parturiente e acompanhante):

• a sala de acolhimento e registro é o ambiente destinado a recepcionar e encaminhar

• parturientes e acompanhantes.

Para este ambiente adotou-se área mínima de 8,00m² para receber uma maca e área para registro de paciente (mesa e prontuários)

• Sala de exames e admissão de parturientes com sanitário anexo: a sala de exames e

• admissão :tem como atividade examinar e higienizar parturientes, o ambiente deve

• apresentar área mínima de 12,00m² e ser provido de bancada com pia com ponto de

• água fria e quente. Deve ser previsto um sanitário com dimensão mínima de 1,20m

• anexo a este ambiente.

Quarto de Pré-parto, Parto e Pós-Parto (P):

• o quarto P receberá atividades como assistir parturientes em trabalho de parto, assegurar condições para que acompanhantes assistam ao pré-parto, parto e pós-parto, prestar assistência de enfermagem ao RN envolvendo avaliação de vitalidade, identificação e higienização e realizar relatórios de enfermagem e registro de parto.

Quarto P sem banheira:

• o ambiente deve apresentar área mínima de

4m² para cuidados de RN, para 1 leito com dimensão mínima de 3,2m, com previsão de poltrona para acompanhante, berço e área para cuidados de RN com bancada com pia.

Quarto P com banheira:

• o ambiente deve apresentar área mínima de 19,30m², sendo 10,5m² para o leito, área de 4m² para cuidados de RN e 4,8m² para instalação

• de banheira (com largura mínima de 0,90m e com altura máxima de 0,43m., no caso de utilização de banheira de hidromassagem, deve ser garantida a higienização da

• tubulação de recirculação da água. Quando isso não for possível o modo de hidromassagem não deve ser ativado) sendo para 1 leito com dimensão mínima de 3,2m, com previsão de poltrona para acompanhante, berço e área para cuidados de RN com bancada com pia.

• Nos quartos P’s devem ser previstos instalações de água fria e quente, oxigênio e

• sinalização de enfermagem. Esse ambiente deve ser projetado a fim de proporcionar à

• parturiente bem-estar e segurança, criando um ambiente familiar diferindo-o de uma

• sala cirúrgica, permitindo também a presença, bem como, a participação de acompanhante em todo o processo.

• Banheiro anexo ao quarto P para arturiente:

o banheiro anexo ao quarto P deve ter área mínima de 4,8m², com dimensão mínima de

1,70m. O Box para chuveiro deve ter dimensão mínima de 0,90x1,10m com instalação de barra de segurança.

• Área de deambulação/estar: área destinada à deambulação e estar das parturientes.

• Sugere-se que esta área seja interna ligada a uma área externa provida de área verde, preferencialmente coberta a fim de ser utilizada independente das condições climáticas. Esse ambiente deve apresentar área mínima de 27,5m², calculados com base no número de gestantes e acompanhantes.

• Posto de enfermagem: o posto de enfermagem deve apresentar área mínima de

• 2,5m², com instalações de água e elétrica de emergência.

•Sala de serviço: deve ser previsto uma sala de serviço a cada posto de enfermagem, com área mínima de 5,70m², com instalações de água e elétrica de emergência.

•Área para higienização das mãos (lavatório): deve ser previsto uma área (lavatório)

•para higienização das mãos a cada dois leitos, totalizando 3 lavatórios, com instalação

•de água fria e quente.

Sala de utilidades:

• esse ambiente é destinado à recepção, lavagem, descontaminação e abrigo temporário de materiais e roupa suja. Deve ser provido de bancada com pia e uma pia de despejo, com acionamento por válvula de descarga e tubulação de 75mm, com pontos de água fria e água quente. Deve possuir área

Quarto de plantão

• para funcionários: esse ambiente é destinado ao repouso dos funcionários presentes na unidade em regime de plantão. Deve apresentar área mínima de 12m² e ser provido de banheiro anexo com 3,6m², . Banheiro anexo ao quarto de plantão

Sanitário para funcionários

•masculino e feminino: devem ser previstos 2 sanitários para funcionários, separados por sexo, com área mínima de 1,6m², provido de bacia sanitária e lavatório.

• Rouparia: essa área será destinada ao armazenamento de roupas limpas (fornecidas

• pela unidade vinculada), para esta pode ser previsto um armário com 2 portas.

• Copa de distribuição: esse ambiente é destinado à recepção e distribuição da dieta das parturientes e acompanhantes. Deve apresentar área mínima de 2,6m².

• Área para refeição: essa área poderá estar contígua a copa, destinada à realização de

• refeições/lanches fora do quarto, pode constituir-se de um espaço aberto, não necessariamente um ambiente fechado.

• Depósito de Material de Limpeza – DML:

ambiente de apoio destinado à guarda de materiais de limpeza.

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