UNO - Banco de Questões - QUÍMICA

UNO - Banco de Questões - QUÍMICA

(Parte 1 de 7)

Voltar IMPRIMIR

EQUILÍBRIO IÔNICO DA ÁGUA (pH e pOH)

QUÍMICA - Classificação periódica dos elementosIMPRIMIR Voltar

QUÍMICA - Matéria e energiaIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

1.Unifor-CEUm material que pode ser considerado substância pura é:

a)o petróleo;d) o carbono diamante; b)o querosene;e) o ar atmosférico. c)a água do mar;

2.Unifor-CEUma amostra de material apresenta as seguintes características: •temperatura de ebulição constante à pressão atmosférica;

•composição química constante;

•é formada por dois elementos químicos diferentes. Logo, tal material pode ser classificado como:

a)mistura homogênea, monofásica;d) substância pura, composta; b)substância pura, simples;e) mistura heterogênea, trifásica. c)mistura heterogênea, bifásica;

3.UEMSAço, gás ozônio e gás carbônico são respectivamente exemplos de: a)Mistura, substância simples e substância composta. b)Mistura, substância composta e substância composta. c)Substância simples, substância simples e substância composta. d)Substância composta, mistura e substância simples. e)Mistura, substância simples e mistura.

4.UEMSDas afirmativas a seguir, marque a verdadeira: a)Ter constantes físicas definidas é característica de substância pura. b)Adoçar uma xícara de café é um fenômeno químico.

c)Obter água e gás oxigênio a partir de água oxigenada, em presença de luz, é um fenômeno físico.

d)Água e álcool, em condições ambiente, compõem um sistema bifásico. e)Solução aquosa de cloreto de sódio pode ser separada por filtração simples.

5.Mackenzie-SP Dentre as substâncias abaixo mencionadas, a única que é uma mistura é: a)o nitrato de prata.d)o iôdo sólido. b)o ar atmosférico.e)o cloreto de sódio.

c)a glicose.

6.U. Alfenas-MGAssinale a alternativa que contém apenas substâncias simples: a)Fósforo branco, enxofre rômbico e ozônio.d) Água, amônia e metano.

b)Diamante, amônia e hidrogênio.e) Cloro, hélio e gás carbônico c)Mármore, granito e quartzo..

QUÍMICA - Matéria e energiaIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

7.E.M. Santa Casa/Vitória-ESExcluindo-se o recipiente e a atmosfera, quantas fases deve apresentar um sistema constituído por: óleo + gelo + água + sal de cozinha em quantidade superior ao ponto de saturação na água + granito (mica, feldspato, quartzo)? a)3b) 4c) 6d) 7e) 9

8.U. Alfenas-MGEm relação aos sistemas:

Sistema I – água e etanol Sistema I – água e óleo faz-se as seguintes afirmações:

I.o sistema I contém duas fases, porque água é um composto inorgânico enquanto que álcool é um composto orgânico;

I.o sistema I contém apenas uma fase, porque o óleo faz ligação do tipo ponte de hidrogênio com a água;

I.o sistema IV conterá uma única fase em qualquer proporção soluto/solvente;

IV.nos sistemas I e IV observa-se o fenômeno de ionização e dissociação iônica, pois apresentam como soluto um composto orgânico e outro inorgânico, respectivamente;

V.o sistema IV contém 3 fases, porque possui três elementos químicos diferentes. Sobre essas afirmações é correto dizer que: a)todas estão corretas; b)todas estão erradas; c)I e I estão corretas; d)apenas a IV está correta; e)as únicas erradas são a I e IV.

9.U.E. Londrina-PRUm termo químico, principalmente na linguagem cotidiana, pode ter significados diversos, dependendo do contexto em que se encontra. Considere as seguintes frases:

I.A água é composta de hidrogênio e oxigênio; I.O hidrogênio é um gás inflamável; I.O ozônio é uma das formas alotrópicas do oxigênio; IV.O gás hidrogênio reage com o gás oxigênio para formar água. V.A água é constituída por dois hidrogênios e um oxigênio; Com relação ao significado dos termos sublinhados, é incorreto afirmar: a)Água significa substância química em I e molécula de água em V; b)Hidrogênio em I significa substância química; c)Hidrogênio em IV significa substância química, e em V, átomos de hidrogênio; d)O significado de oxigênio em I e IV é o mesmo; e)Oxigênio em V significa átomo de oxigênio;

10.PUC-RSResponder a questão 2 numerando corretamente a coluna da direita, que contém exemplos de sistemas, de acordo com a da esquerda, que apresenta a classificação dos mesmos.

1.elemento químico() fluoreto de sódio
2.substância simples() gás oxigênio
3.substância composta() água do mar filtrada
4.mistura homogênea() limonada com gelo

5. mistura heterogênea

A alternativa que contém a seqüência correta dos números da coluna da direita, de cima para baixo, é:

a)3 – 2 – 4 – 5d) 2 – 3 – 5 – 4 b)3 – 2 – 5 – 4e) 1 – 2 – 3 – 4 c)2 – 1 – 4 – 5

QUÍMICA - Matéria e energiaIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

1.UFRSConsidere as seguintes características de um sistema de material:

I.Os componentes do sistema podem ser separados por métodos físicos; I.Os componentes do sistema mantêm a sua identidade química; I.O sistema não apresenta temperatura constante durante mudanças de estado físico. De acordo com essas afirmações, o sistema pode ser:

a)um elemento;d)uma substância composta; b)uma substância simples;e)uma mistura; c)uma substância pura;

12.Unifor-CENa transformação química representada por CO(g) + NO2(g) → NO(g) + CO2(g) há conservação de massa (Lei de Lavoisier) porque tanto os reagentes como os produtos apresentam:

a)moléculas iguais entre si;d)o mesmo tipo de ligação química; b)moléculas com igual atomicidade;e)o mesmo estado de agregação. c)o mesmo número e tipo de átomos;

13.UFRNConsidere três recipientes abertos, contendo líquido em ebulição contínua. Em (1), temse água pura; em (2), uma solução aquosa de glicose 10–3 M; em (3), uma outra solução aquosa de glicose 10–1 M, conforme ilustrado ao lado.

Assinale a opção cujo gráfico representa a variação das temperaturas dos líquidos acima em função do tempo.

a) b) c) d)

14.FEI-SP Quando uma substância composta sofre um fenômeno físico, podemos afirmar que: a)suas moléculas se alteram b)seus átomos se alteram c)a substância se transformará em outra mais simples d)a transformação poderá ser repetida com a mesma substância e)a substância se transformará em outra substância composta

15.UFMSEscolher dentre os eventos abaixo qual(ais) representa(m) um fenômeno químico. 01.Quando o petróleo é fracionado, obtém-se óleo diesel, alcatrão, hidrocarbonetos, etc. 02.Quando o açúcar é aquecido, torna-se marrom (carameliza). 04.Um tablete de sal em água, sob agitação, tende a desaparecer. 08.Quando um pedaço de gelo é golpeado com um martelo, ele se quebra. 16.Alvejantes (agentes branqueadores) causam a perda da cor dos tecidos.

32.Quando se aquece o amálgama ouro-mercúrio (Au-Hg) no processo da mineração de ouro, tem-se a liberação do mercúrio.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

QUÍMICA - Matéria e energiaIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

Com base nos dados da tabela e nos conhecimentos sobre a matéria e suas propriedades, pode-se afirmar:

a)Densidade e calor específico são propriedades funcionais da matéria.

b)O processo de aquecimento de um lingote de chumbo é uma transformação química.

c)Um cubo de ouro de 1,0 cm de aresta tem massa maior do que um de alumínio de 8,0 cm de aresta.

d)É mais fácil aquecer um utensílio de cobre do que um de alumínio, de mesma massa e nas mesmas condições.

e)Chumbo e ouro, ao serem aquecidos, comportam-se como substâncias compostas.

17.UnB-DFO tratamento adequado do lixo deve ser uma preocupação de toda a sociedade para se evitarem graves problemas ambientais e sociais. O estudo acerca dos processos físicos e químicos associados ao lixo pode facilitar a compreensão desse problema.

Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

()Apenas processos físicos estão envolvidos na compostagem do lixo para a produção de adubo orgânico.

()A ação dos catadores de lixo não tem relação com a situação econômica do Brasil e com a má distribuição de renda no país porque se verifica apenas em pequenas cidades interioranas.

()Considerando que o lixo urbano é classificado como resíduo sólido, é correto concluir que ele não poderia ser adequadamente separado por meio de destilação, decantação ou filtração.

()O não-tratamento ou o tratamento inadequado do lixo pode acarretar sérios problemas na área da saúde pública, em virtude de facilitar, de modo direto, o ressurgimento de epidemias como as da cólera, tuberculose e hanseníase, a partir do contato com materiais contaminados.

18.U. Católica-DFAs substâncias, quando puras, podem ser representadas em um gráfico de mudança de estados físicos que ocorre em função do aquecimento desta substância X tempo. Um exemplo deste fenômeno, é o caso da água. Esta apresenta-se nos três estados físicos (sólido, líquido e gasoso).

O gráfico a seguir representa o aquecimento de uma substância pura. Sobre essa substância, escreva V para as afirmativas verdadeiras ou F para as afirmativas falsas.

()Os pontos A e C correspondem, respectivamente, às coordenadas de início da fusão e da ebulição da substância.

()Os pontos B e D correspondem às coordenadas de mudança de estado físico da substância.

()Os pontos F e E correspondem respectivamente aos pontos ebulição e fusão da substância.

()Os pontos A e E correspondem à temperatura de fusão da substância. ()Os pontos C e F correspondem à temperatura de fusão da substância.

Amostra

Alumínio Cobre Chumbo Ouro

Densidade (g/cm3)

Calor específico (J/g.K)

QUÍMICA - Matéria e energiaIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

19.FUVEST-SP Propriedades de algumas substâncias:

A 25 °C, 3,0 g de iodo, 70 cm3 de água e 50 cm3 de CCl4 são colocados em um funil de separação. Após agitação e repouso, qual dos esquemas abaixo deve representar a situa- ção final? a) b) c) d) e)

20.UFSEAs aparelhagens A e B são utilizadas em procedi- mentos de separação de misturas. Considere as seguintes misturas:

I.água e açúcar, à 25ºC formando uma única fase;

I.água e sal de cozinha à 25ºC, formando um sistema heterogêneo;

I.gasolina e água líquidos imiscíveis à 25ºC. Deve-se utilizar para separar os componentes da mistura:

a)I, a aparelhagem A b)I, a aparelhagem B c)I, a aparelhagem B d) I, a aparelhagem A e) I, a aparelhagem B

21.Unifor-CEA melhor maneira de recuperar totalmente o soluto da mistura heterogênea ao lado, é retirar a água por a) decantação b) destilação c) filtração d) centrifugação e) sublimação

* CCl = tetracloreto de carbono

Substância

CCl * iodo água

Ponto de fusão (°C)

Solubilidade (g/100 cm) a 25 °C em águaem CCl

Densidade (g/cm) a 25 °C iodo água + iodo água + iodo água + iodo

QUÍMICA - Matéria e energiaIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

2.UFPBAo preparar um terreno para cultivo, seria ideal que o agricultor solicitasse os serviços de um profissional qualificado, a fim de fazer uma análise do solo para conhecer o conteúdo dos nutrientes presentes. O resultado da análise será válido se esse profissional retirar uma amostra representativa do solo e realizar, com cuidado, operações, tais como, limpeza da amostra, secagem, imersão da amostra em solução extratora adequada, etc.

Considerando as operações a serem realizadas com a amostra, associe numericamente as mesmas aos equipamentos de laboratório adequados.

1.Separar a amostra de restos de folhas, cascalhos e outros materiais sólidos. 2.Aquecer a amostra para retirada de água. 3.Medir uma determinada quantidade da amostra seca. 4.Separar a solução extratora da parte insolúvel da amostra. 5.Medir uma determinada quantidade da solução extratora. 6.Destilar a solução aquosa para separar os componentes solúveis. ( ) estufa ( ) pipeta ()funil e papel de filtro ( ) peneira ( ) balança A seqüência correta é:

a)1, 2, 6, 5, 3d) 1, 2, 5, 6, 3 b)2, 5, 4, 1, 3e) 4, 1, 5, 3, 2 c)3, 1, 4, 5, 2

23.U. Alfenas-MGSe em um copo contendo água for colocado uma bolinha de naftalina (naftaleno), observa-se que a mesma afunda. Acrescentando-se a esse sistema sal de frutas, a naftalina passa a boiar. Esse fenômeno se deve ao fato de que:

a)a naftalina torna-se menos densa, pois começa a se dissolver na água; b)há formação de gás carbônico, o qual interage com a naftalina, deixando-a menos densa; c)com a adição do sal de frutas, gera-se uma solução mais densa que a naftalina, fazendo com que esta bóie; d)a naftalina tem uma grande facilidade para sofrer o processo de sublimação.

e)forma-se uma mistura heterogênea instável que tende a se tornar homogênea com a expulsão da naftalina do meio, facilitando sua sublimação.

24.U.F. Juiz de Fora-MGSão dadas cinco substâncias químicas, com seus respectivos pontos de fusão (P.F.) e pontos de ebulição (P.E.), a pressão de 1atm.

À temperatura ambiente (25ºC) e com base nos dados apresentados podemos afirmar que:

a)somente duas substâncias são líquidas; b)somente três substâncias são líquidas; c)somente duas substâncias são sólidas; d)somente uma substâncias é sólida.

25.UFR-RJA figura abaixo representa os processos de fusão e ebulição de um componente sólido em uma liga metálica.

Das opções abaixo, a que apresenta etapas onde podemos encontrar substâncias nos estados líquido e gasoso é:

a)I a I, I a I, I a IV. b)I a IV, IV a V, V a VI. c)I a I, II a IV, V a VI. d)I a II, II a IV, IV a V. e)I a I, I a I, V a VI.

SubstânciaP.F. (ºC)

QUÍMICA - Matéria e energiaIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

26.U. Alfenas-MGNas alternativas a seguir aparecem alguns sistemas e os métodos de separação de seus componentes. Identifique a associação correta.

a)solução aquosa de glicose – filtração;d) limalha de ferro e areia – catação; b)álcool hidratado – decantação;e) álcool e tinta corante – destilação. c)água e óleo – cristalização fracionada;

27.UFR-RJCom a adição de uma solução aquosa de açúcar a uma mistura contendo querosene e areia, são vistas claramente três fases. Para separar cada componente da mistura final, a melhor seqüência é:

a)destilação, filtração e decantação;d) filtração, decantação e destilação; b)cristalização, decantação e destilação;e) centrifugação, filtração e decantação. c)filtração, cristalização e destilação;

28.Univali-SCO rótulo de uma garrafa de água mineral está reproduzido a seguir:

Sulfato de cálcio 0,0038 mg/L Bicarbonato de cálcio 0,0167 mg/L

Com base nessas informações, podemos classificar a água mineral como: a)substância pura;d)mistura homogênea; b) substância simples; e) suspensão coloidal. c) mistura heterogênea;

29.UFRSAnalise os sistemas materiais abaixo, estando ambos na temperatura ambiente.

Sistema I – Mistura de 10g de sal de cozinha, 30g de areia fina, 20ml de óleo e 100ml de água.

Sistema I – Mistura de 2,0L de CO2, 3,0L de N2 e 1,5L de O2. Sobre esses sistemas é correto afirmar que:

a)ambos são heterogêneos, pois apresentam mais de uma fase; b)em I, o sistema é bifásico, após forte agitação, e, em I, o sistema é monofásico; c)em I, o sistema é trifásico, após forte agitação, e, em I, o sistema é monofásico; d)ambos apresentam uma única fase, formando sistemas homogêneos; e)em I, o sistema é trifásico, independentemente da ordem de adição dos componentes, e, em I, o sistema é bifásico.

30.VUNESP Quando se prepara chá, despeja-se água fervendo na xícara e acrescenta-se um saquinho que contém a erva. Deixa-se em infusão por cinco minutos, retira-se o saquinho e adoça-se com açúcar a gosto. Os processos de infusão e adição de açúcar sólido, são chamados, respectivamente de a)extração e diluição.d)fusão e dissolução. b)fusão e diluição.e)filtração e concentração. c)extração e dissolução.

31.Univali-SCO café solúvel é obtido a partir do café comum dissolvido em água. A solução é congelada e, a seguir, diminui-se bruscamente a pressão. Com isso, a água em estado sólido passa direta e rapidamente para o estado gasoso, sendo eliminada do sistema por sucção. Com a remoção da água do sistema, por esse meio, resta o café em pó e seco. Neste processo foram envolvidas as seguintes mudanças de estado físico:

(Parte 1 de 7)

Comentários