Intensivo Pré Vestibular - 16 geografia b

Intensivo Pré Vestibular - 16 geografia b

(Parte 1 de 4)

Inclusão Para a Vida Geografia B

PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 1

AULA 01 - CARACTERÍSTICAS GERAIS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

O Brasil, possuindo um território de 8.514.876,599 Km2, costuma ser considerado um ‘país continental'. De fato, com uma das maiores extensões territoriais do mundo (quinto lugar), inclui-se entre os seis países que têm mais de 7 milhões de km2. A extensão do território brasileiro corresponde a uma parcela aproximada de 1,6% da superfície terrestre (cerca de 6% das terras emersas do globo).

Localização O território brasileiro é cortado por dois círculos imaginários – o

Equador, que passa pela embocadura do rio Amazonas, e o Trópico de Capricórnio, que corta os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e de São Paulo. O Brasil tem seu território assim distribuído:

Fronteiras Temos 15.719 quilômetros de fronteiras, feitas principalmente por rios e serras; o maior trecho é com a Bolívia – 3.126 km, e o menor com o Suriname – 593 km. O Chile e o Equador não têm fronteiras com o Brasil. No Leste, o país 10.959 Km de fronteira com o Oceano Atlântico. Observe estas e outras características do território observando o mapa abaixo:

fusos continentais e um oceânicoNo segundo fuso horário brasileiro (menos

Fusos Horários Devido à sua grande extensão longitudinal, o território brasileiro é atravessado por quatro fusos horária sendo neles a hora atrasada em relação à Hora de Greenwich. Entretanto, em junho de 2008 houve uma nova padronização do fuso brasileiro e, desde então, o país estabeleceu apenas dois três horas em relação a Greenwich), temos a “Hora Oficial do Brasil” (Hora de Brasília).

Exercícios de Sala

1. (Pucrs) No dia de hoje, sabemos que Porto Alegre se encontra no horário de verão. Que horas marcará um relógio na capital gaúcha, quando em Londres forem 13 horas? a) 1 horas b) 10 horas c) 9 horas d) 1 horas e 30 min e) 10 horas e 30 min

100% No hemisfério Oeste. 93% No hemisfério Sul. 7% No hemisfério Norte. 93% Na Zona Intertropical. 7% Na Zona Temperada Sul (subtropical).

Pontos mais altos -2007LocalizaçãoAltitude (m)

Pico da Neblina Serra Imeri (Amazonas) 2.993,8 Pico 31 de Março Serra Imeri (Amazonas) 2.972,7 Pico da Bandeira Serra do Caparaó (Espírito Santo/Minas Gerais) 2.892,0 Pedra da Mina Serra da Mantiqueira(São Paulo/Minas Gerais) 2.798,4

Inclusão Para a Vida Geografia B

PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 2

2. (Pucmg) O conceito de posição geográfica permite desenvolver uma análise espacial que extrapola a simples localização geográfica de um lugar. São afirmativas que definem a posição geográfica do Brasil, EXCETO: a) A posição de país periférico nas relações Norte-Sul é desfavorável às suas relações econômicas. b) A posição de país subtropical restringe a biodiversidade e a potencialidade dos seus recursos. c) A posição de país com ampla costa atlântica favorece suas relações transnacionais com os países centrais. d) A posição de país ocidental facilita que receba influências culturais das nações capitalistas dominantes.

3. (Uepg) A linha do Equador e o trópico de Capricórnio cortam o território brasileiro. Considerando a posição do Brasil em relação a esses dois círculos, assinale o que for correto. (01) Os estados brasileiros a leste de Brasília estão localizados no hemisfério oriental, enquanto os estados a oeste da capital se localizam no hemisfério ocidental. (02) O ponto extremo norte do Brasil e o ponto extremo norte do estado do Paraná encontram-se no hemisfério norte, enquanto os pontos extremos sul, do país e do estado do Paraná, estão no hemisfério sul. (04) Os estados brasileiros localizados entre o Equador e o trópico de Capricórnio estão na zona temperada do sul, totalmente ou em parte. (08) Uma pequena parte do território brasileiro está localizada no hemisfério norte, e a maior parte, no hemisfério sul. (16) O Paraná, que é atravessado na sua parte norte pelo trópico de Capricórnio, tem a maior parte do seu território localizada na zona subtropical

GABARITO _ aula 01 1. [A] 2. [B] 3.. 08 + 16 = 24

AULA 02 - OS CLIMAS DO ESPAÇO BRASILEIRO

Entre os fatores que influenciam o clima, são destacados como influência direta: - a latitude, pois o Brasil possui uma extensão Norte-Sul superior a 4.300 Km, tendo aproximadamente 92% do território na faixa intertropical e o restante na área subtropical; - a altitude, característica de algumas áreas, especialmente do sul e do sudeste, onde há áreas com altitudes mais elevadas, o que faz as temperaturas oscilarem com maior freqüência que o restante do país;

- as massas de ar, pois o Brasil recebe influências da massa Equatorial continental (eMc), massa Equatorial atlântica (mEa), massa Tropical continental (mTc), massa Tropical atlântica (mTa) e massa Polar atlântica (mPa)

Fonte: SIMIELLI, M.E. GEOATLAS. São Paulo: Ática, 2003

Inclusão Para a Vida Geografia B

PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 3

Tipos Climáticos

Tropical Atlântico.

FONTE: VESENTINI, J.W. Geografia do Brasil. São Paulo: Ática, 2001.

- Tropical Semi-Árido:

Tropical de Altitude: na região da Serra da Mantiqueira e Serra do Mar, entre os estados de SP, MG e RJ, esse clima tem suas temperaturas amenizadas pela altitude, aproximando-se das características subtropicais do Brasil.

Subtropical: é o clima característico da região ao Sul do Trópico de Capricórnio (Sul de SP, PR, SC e RS). Ela sofre ação direta da mPa. É o clima mais regular do Brasil e o único que apresenta as estações claramente definidas, com verão muito quente e invernos rigorosos..

Exercícios de Sala 1) (Ufes) Brasil: massas de ar

FONTE: SENE, E.; MOREIRA, J. C., 1998 (adaptação). Legenda:

1 - Equatorial continental 2 - Equatorial atlântica 3 - Tropical continental 4 - Tropical atlântica 5 - Polar atlântica Para responder a esta questão, analise as figuras anteriores. Qual a alternativa que NÃO descreve os movimentos das massas de ar que atuam no território brasileiro? a) No Inverno, a Massa Polar Atlântica pode penetrar no território brasileiro até as imediações do norte do País, mas não provoca queda na temperatura, já que esta região está sob domínio da Massa Equatorial Continental, quente e úmida. b) A Massa de ar Equatorial tem sua função atenuada durante o Inverno, devido ao avanço das massas polares. c) A Massa Equatorial Continental, a despeito de se originar sobre o continente Sul-Americano, é quente e úmida. d) Durante o Inverno, a Massa Equatorial Atlântica tem sua atuação restringida devido ao avanço da Massa Tropical Atlântica, que se desloca em função do avanço da Massa Polar Atlântica.

Inclusão Para a Vida Geografia B

PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 4 e) No Brasil predominam os climas quentes e úmidos, uma vez que este país possui 92% de seu território na zona intertropical do planeta, sob forte influência das massas de ar oceânicas.

2. (Ufsc) A latitude é um dos fatores que influenciam os climas no Brasil, uma vez que o território brasileiro apresenta quase 40° de variação latitudinal. Sobre a atuação dos fatores climáticos no Brasil e em Santa Catarina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). (01) Em todos os estados das Regiões Norte e Nordeste, a duração dos dias e das noites varia muito ao longo do ano, por isso o horário de verão é adotado. (02) A grande variação de latitude altera a obliqüidade, isto é, a inclinação dos raios solares que incidem sobre o território brasileiro. (04) Cuiabá, capital do Mato Grosso, possui maior amplitude térmica em relação a Vitória (Espírito Santo). (08) Infere-se, a partir da análise do mapa apresentado na questão anterior, que mais de 75% do território brasileiro localiza-se na zona temperada do sul. (16) Devido a sua posição latitudinal, Santa Catarina sofre forte influência, principalmente no inverno, da massa equatorial continental.

(32) Devido à continentalidade, as capitais dos estados de Mato Grosso e Goiás apresentam como tipo climático o tropical semi-úmido. (64) A proximidade do paralelo de 0° confere a toda a extensão dos estados do Nordeste o clima tropical úmido. GABARITO _ aula 02

1. A 2. 02 + 04 + 32 = 38

Tire suas dúvidas e amplie o seu conhecimento. Encontre textos, exercícios e outros materiais da aula em:

w.geostudos.com

AULA 03 - GEOLOGIA E RELEVO DO BRASIL

A formação geológica no território brasileiro é muito antiga (formada nas eras Arqueozóica e Proterozóica) e constituída por terrenos cristalisnos (rochas magmáticas e metamórficas) e terrenos sedimentares.

Nos terrenos cristalinos da era Arqueozóica, destacam-se os dois grandes ressaltos, ou “escudos”, conhecidos como Guiano e Brasileiro. Nesses terrenos o aproveitamento econômico é pequeno. Já nos terrenos Proterozóicos, que afloram em cerca de 4% do país (em meio ás áreas Arqueozóicas), estão as nossas principais jazidas minerais.

Os terrenos sedimentares são predominantes no Brasil, boa parte recobrindo a base de rochas cristalinas. Esses terrenos são conhecidos como Bacias Sedimentares, sendo as principais: Amazônica; Litorânea ou Costeira; Pantanal; Sanfranciscana; Paranaica; Recôncavo Baiano e Maranhão-Piauí. Nessas áreas são encontrados carvão, petróleo e xisto.

O relevo brasileiro é de formação muito antiga e bastante erodida. Assim, predomina um terreno de altitude modesta (com média de 900 metros). Ele é moldado apenas por agentes externos, uma vez que a atuação dos agentes internos é praticamente inexistente em nosso território. Esquematicamente, o geógrafo Jurandir Ross, divididiu o relevo brasileiro da seguinte forma: - Planaltos – terrenos irregulares (com acentuados aclives e declives) e com altitudes superiores a 200 metros;

- Planícies – terrenos com certa regularidade (sem declives e aclives acentuados) onde prevalecem altitudes que variam de 0 a 200 metros;

- Depressões – terrenos com certa regularidade, mas localizados em altirudes que variam de 200 a 500 metros.

Essa classificação, concluída em 1995, foi fundamentada com as pesquisas do Projeto Radambrasil. Segundo essa classificação, o relevo brasileiro está dividido em 1 Planaltos, 1 Depressões e 6 Planícies.

Perfil do Relevo Leste-Oeste das Regiões Centro-Oeste e Sudeste Brasil

Inclusão Para a Vida Geografia B

PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 5

FONTE: ROSS,J.L.S.(Org.), Geografia do Brasil. 2.ed. São Paulo: Edusp, 1998.

Exercícios de Sala

1. (Ufms) O relevo corresponde às formas assumidas pelo terreno após serem moldadas pela atuação de agentes internos e externos sobre a crosta terrestre. Sobre o relevo brasileiro, é correto afirmar: (01) Nunca houve atividade vulcânica no território brasileiro, considerando que não há nenhum vulcão em atividade. (02) Apresenta escudos cristalinos de formações rochosas antigas datadas do Pré-Cambriano. (04) Em decorrência da pouca diversidade de formação geológica do território brasileiro, há um predomínio de planaltos e planícies. (08) Há pouca incidência de processos erosivos, considerando que o relevo brasileiro é, em sua maioria, de formação geológica antiga. (16) A distância do território brasileiro dos limites da Placa Tectônica Sul-Americana garante-lhe maior estabilidade geológica. 2. (Ufrs) O território brasileiro possui grande diversidade de formas de relevo, como serras, escarpas, planaltos, planícies, depressões e outras.

Na coluna 1, são citadas cinco formas de relevo brasileiro; na coluna 2, são apresentadas características de três delas. Associe-as adequadamente.

Coluna 1 1 - cuesta 2 - planalto 3 - depressão 4 - planície 5 - serra

() É uma área predominantemente plana em que os
() É uma forma de relevo que possui um lado com escarpa
() É um relevo aplainado, rebaixado em relação ao seu

Coluna 2 processos de sedimentação superam os de erosão. abrupta e outro com declive suave. entorno e com predominância de processos erosivos.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) 3 - 5 - 4. b) 4 - 1 - 3. c) 1 - 5 - 2. d) 3 - 2 - 1. e) 4 - 3 - 2.

GABARITO aula o3

1. 02 + 16 = 18 2. [B]

Inclusão Para a Vida Geografia B

PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 6

AULA 04 - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL

Os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros são regiões com diferenças gritantes entre as características climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas demarcadas pelo geógrafo brasileiro Aziz ab’Saber. Essa classificação relativamente recente, feita em 1970, divide o extenso território brasileiro em seis partes muito distintas umas das outras.

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS (Azis Ab’Saber)

FONTE: MOREIRA, I. O Espaço Geográfico – Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2003. Tire suas dúvidas e amplie o seu conhecimento. Encontre textos, exercícios e outros materiais da aula em:

w.geostudos.com

Inclusão Para a Vida Geografia B

PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 7

Exercícios de Sala

1. (Ufpel) O Brasil apresenta em seu território uma dinâmica dos ambientes naturais resultante da ação combinada de vários elementos que o compõem: clima, relevo, estrutura geológica, hidrografia, solo e vegetação. Observe o mapa dos domínios morfoclimáticos brasileiros.

Marque a alternativa que relaciona corretamente os domínios morfoclimáticos numerados no mapa. a) 1, domínio amazônico; 2, faixa de transição; 3, domínio do cerrado; e 5, domínio das araucárias. b) 3, domínio de mares e morros; 7, faixa de transição; 4, domínio da caatinga; e 6, domínio das pradarias. c) 2, domínio das pradarias; 4, domínio do cerrado; 7, domínio da caatinga; e 5, domínio das araucárias. d) 1, domínio amazônico; 3, faixa de transição; 4, domínio do cerrado; e 2, domínio da caatinga. e) 7, domínio de mares e morros; 1, domínio amazônico; 3, faixa de transição; e 6, domínio das pradarias.

2. (Ufsc) Com base nos seus conhecimentos e a partir da interpretação do mapa do Brasil ("Domínios morfoclimáticos"), assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) Devido a sua localização geográfica, o Domínio identificado com o número 5 possui predominantemente o tipo climático subtropical úmido. (02) Os Domínios paisagísticos identificados com os números 4 e 7 caracterizam os cenários de Dois irmãos, de Milton Hatoum. (04) No Domínio identificado com o número 2, nos vales fluviais eram comuns as matas galerias, mas parcela significativa foi desmatada para dar lugar à agricultura. (08) O Domínio paisagístico identificado com o número 3 abriga atualmente as maiores densidades demográficas do Brasil. (16) O Domínio morfoclimático identificado com o número 6 é uma região semi-árida em toda a sua extensão. (32) O Domínio paisagístico identificado com o número 1 é formado, principalmente, por terras baixas e paupérrima rede hidrográfica.

1. [B] 2. 1 + 4 + 8 = 13

AULA 05 - RECURSOS HÍDRICOS E OUTROS RECURSOS NATURAIS NO BRASIL

O Brasil possui a maior reserva mundial de recursos hídricos. Abriga em seu território uma das maiores redes hidrográficas do planeta – metade de toda a água disponível da América do Sul -, além de extensas reservas de água subterrâneas. Apesar de todo esse potencial, o país não está livre do problema da escassez de água.

O uso pedratório dos recursos hídricos, poluição, assoreamento dos rios e desperdício são os principais responsáveis pela escassez de água.

Bacias hidrográficas brasileiras

O Brasil, dada a sua grande extensão territorial e a predominância de climas úmidos, tem uma extensa rede hidrográfica. As bacias hidrográficas brasileiras oferecem, em muitos trechos, grandes possibilidades de navegação. Apesar disso, o transporte hidroviário é pouco utilizado no país. Em outros trechos, nossos rios apresentam um enorme potencial hidrelétrico, bastante explorado no Centro-Sul do país em decorrência da concentração urbano-industrial, mas sub-utilizado em outras regiões, como a Amazônia.

(Parte 1 de 4)

Comentários