Intensivo Pré Vestibular - 17 gramatica

Intensivo Pré Vestibular - 17 gramatica

(Parte 1 de 6)

Inclusão para a Vida Gramática

AULA 01

Mas atenção com os: a) ENCONTROS VOCÁLICOS b) ENCONTROS CONSONANTAIS

01) Assinale a(s) alternativa(s) correta(s): 01. A palavra trem possui 4 letras e 4 fonemas. 02. A palavra emprego possui 7 letras e 7 fonemas. 04. As palavras andam e também possuem ditongo. 08. Nas palavras goiaba, queijo e Paraguai temos a presença de tritongo. 16. Em guerrinha temos três dígrafos. 32. A palavra tadinho possui mais letras que fonemas, pois "nh" é dígrafo.

02) (UFSC) A seguir, há palavras distribuídas em quatro colunas (A, B, C, D). Assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S) que tem(têm), respectivamente, palavras com: dígrafo (sendo, ao mesmo tempo, palavra derivada), hiato, oxítona e paroxítona.

Coluna A Coluna B Coluna C Coluna D

01. Assassinato Aliviar Terá Correria 02. Senhora Agradável Direção Lápis 04. Felizmente Diálogo Café Açúcar 08. Chegou Pincéis Está Tensão 16. Olhando Ateliê Inglês Infantil 32. Passos Infância Já Rápido

Tarefa Mínima #

01) A seqüência em que há dois fonemas em cada palavra é: a) vez, com, mas, não b) dos, nos, nas, sim c) som, das, dor, sol d) que , tom, fim, lhe e) sua, seu, bem, meu

tira que segue:

02) Assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S), referente(s) à

01. No primeiro quadrinho, “nascido” e “trevas” apresentam encontros consonantais, sendo o primeiro imperfeito e o segundo perfeito.

desinência número-pessoal e desinência de número
um hiato

02. Em todos os quadrinhos da charge, existem sinais de pontuação ao término das falas, sendo que, nos três primeiros, a pontuação é indicativa de indagação. 04. No último quadrinho, tem-se uma incorreção gramatical, uma vez que a escrita correta seria “há mil anos”. 08. As palavras “falam” e “anos” apresentam, respectivamente, 16. A afirmação “As pessoas não estão seguras nem nas suas próprias casas!” significa que “Os seres humanos têm falta de segurança até nos próprios lares”. 32. Em “As pessoas só falam de guerra, assassinato, crime...”, há dois monossílabos átonos e um tônico, um ditongo nasal decrescente e

Tarefa Complementar #

01) Leia o período abaixo e as afirmações relacionadas às expressões nele contidas:

“O ceticismo constitui uma marca característica do conto machadiano, a qual vem sendo, amiúde, assinalada pelos estudiosos da literatura brasileira, notavelmente aqueles que se concentram na chamada fase realista de sua obra.”

I. A separação silábica das palavras “machadiano“ e “assinalada” é, respectivamente, ma-cha-di-a-no e as-si-na-la-da. I. De acordo com as novas regras de acentuação gráfica, o verbo “constituir” escreve-se “constituía” em uma das formas do passado. I. Sem contração de preposição com artigo, a expressão “pelos estudiosos” deveria grafar-se “pôr estudiosos”. IV. O advérbio derivado de “notável” deveria estar grafado no texto como “notavelmente”.

São corretas as afirmações: a) I e IV. b) I e II. c) I e I. d) II e IV. e) I e I.

02) Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam corretamente grafadas. a) Empolgação, através, extrangeiro, despercebido, excessão. b) Eletricista, asterístico, celebral, frustado, beneficiente. c) Assessores, pretensão, losango, asterisco, alto-falante. d) Bandeija, vultosa, previlégio, entitular, prazeiroso. e) Eletrecista, pretenção, ascenção, carangueijo, prazeiroso.

AULA 02

Fonema = som da letra. Dígrafo = duas letras com apenas um fonema. Dígrafos Consonantais: CH, LH, NH, R, S, SC, SÇ, XC, GU e QU. Dígrafos Vocálicos/nasais: AM, EM, IM, OM, UM, AN, EN, IN, ON e UN.

Regras Gerais a) Monossílabos tônicos A(S), E(S), O (S) Ex.: pá, gás, dá-lo, pé, mês, fê-lo, pó, pôs, pô-lo b) Oxítonas A(S), E(S), O(S), EM, ENS Ex.: cajá, tomá-lo, café, movê-lo, cipó, propô-lo, alguém, mantém-no, reféns

Lútil, nível
Nhífen
Raçúcar, César
Xtórax, látex
PSbíceps, fórceps
Ã(S)ímã, órfãs
I(S)júri, táxi

c) Paroxítonas ONS elétrons, prótons ÃO (S) órgão US bônus, vírus

Inclusão para a Vida Gramática

UM álbum, fórum UNS álbuns, médiuns E todas as terminadas em ditongo - canário, jóquei.

d) Proparoxítonas Todas são acentuadas. Ex.: árvore, matemática, lógica.

e) Ditongo aberto*

ÉI(S), ÉU(S), ÓI(S), exceto nas paroxítonas. Ex.: réu, lençóis, apoia, herói, heroico, ideia, dói

As vogais i e u

a) Hiato* 1) devem ser a segunda vogal do hiato; 2) devem estar sozinhas na sílaba ou acompanhadas de s; 3) não devem ser seguidas de nh ou acompanhadas de z. 4) não devem constituir uma paroxítona.* Ex.: faisca, feiura, baú, veículo, céu g) Não acentuamos mais: o(s), e(s) Æ hiato* Ex.: Vo-o, en-jo-o, mo-o Cuidado: zoológico h) Mudanças em Ler, crer, ver, dar (e derivados)* Lê Æ leem Æ releem Crê Æ creem Æ descreem Vê Æ veem Æ reveem Dê Æ deem Æ desdeem i) Ter, vir (e derivados) Ele tem Æ eles têm Ele vem Æ eles vêm Ele retém Æ eles retêm Ele intervém Æ eles intervêm j) O Trema disse adeus...* l) Acento diferencial* por ≠ pôr pode ≠ pôde forma ≠ fôrma (acento facultativo)

*FIQUE ATENTO ÀS MUDANÇAS NA NOSSA GRAMÁTICA! Exercícios de Sala #

01) Num dos itens abaixo, a acentuação não está justificada corretamente. Aponte esta alternativa. a) máquina - proparoxítona b) amém - oxítona terminada em "em" c) instruí-lo - paroxítona terminada em "i" d) história - paroxítona terminada em ditongo e) pôr - acento diferencial.

02) Assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s) e dê o valor total. 01. No vocábulo anéis, existe um ditongo oral, aberto, tônico, decrescente. 02. Em português, o prefixo dis- pode indicar afastamento ou dificuldade, como em sinais díspares, mulher distinta, lançou cinco discos e saiu em disparada. 04. Na palavra amicíssima, existem o radical, o sufixo de grau superlativo, a desinência de gênero feminino e a desinência de número singular.

08. Nas formas verbais com pronomes enclíticos ou mesoclíticos, considera-se cada segmento de forma independente para fins de acentuação gráfica. Por isso, são corretas as seguintes grafias: amá-loás, feri-lo-ias, entendê-lo, conduzi-lo. 16. Taxar é uma coisa, tachar é outra. Por isso, deve-se dizer: O juiz taxou de indecorosa a tacha estipulada pela Prefeitura.

Tarefa Mínima #

01) “Partindo da unidade básica de funcionamento do cérebro, que é uma célula conhecida como neurônio, e comparando-a com a memória de um computador, percebe-se que as diferenças entre este e aquele são muitas. Isto porque o computador é um processador determinístico, operando sempre de acordo com as entradas. Já o cérebro humano é uma espécie de computador probabilístico, que funciona através de associações.”

(Ernani Terra & José de Nicola)

() A palavra partindo possui 8 letras, 7 fonemas e 3 sílabas, ou
() Na contagem de fonemas da palavra funcionamento, temos: 1
() Nas palavras funcionamento, neurônio e memória, temos a

Assinale V para as afirmativas Verdadeiras e F para as Falsas, em seguida, assinale a única alternativa correta. seja, é um vocábulo polissílabo. ( ) As palavras é, cérebro e neurônio são, respectivamente: monossílabo tônico, proparoxítona e paroxítona. ( ) Com relação aos vocábulos processador, probabilístico e associações, temos, respectivamente: encontro consonantal e dígrafo; encontro consonantal; dígrafo e ditongo decrescente oral. fonemas e 13 letras. presença de ditongo oral crescente.

A alternativa correta, na respectiva ordem, é: a) F, F, F, V, V b) F, V, F, V, V c) V, F, V, F, F d) V, V, F, F, V e) F, V, F, V, F

02) As silabadas, ou erros de prosódia (tonicidade), são frequentes no uso da língua. Assim assinale a(s) alternativa(s) onde não ocorre nenhuma silabada: 01. Eis aí um prototipo de rúbrica de um homem vaidoso. 02. Para mim, a humanidade está dividida em metades: a dos filântropos e a dos misântropos. 04. Nesse interim, chegou o médico com a contagem de leucocitos e o resultado da cultura de lêvedos. 08. Ávido de informações, segui as pegadas do éfebo. 16. O acrobata colocou sua rubrica no papel. 32. Seus olhos ficaram arregalados, como se estivesse observando um fenômeno ináudito.

03) Assinale a(s) alternativa(s) que apresenta(m) corretamente as sílabas tônicas das palavras em negrito. Observe que os acentos gráficos destas palavras, quando existentes, foram excluídos para efeito da questão. 01. Nobel, ruim, refem, erudito 02. Latex, pudico, rubrica, acrobata 04. acrobata, nobel, rubrica, avaro 08. ruim, avaro, pudico, latex 16. sutil, avaro, mister, refém

04) Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). (01) Os acentos gráficos em corrupião, lá e baldeação são justificados pela mesma regra. (02) São classificadas como oxítonas: saguão, poder e conduzi-lo. (04) A forma verbal destacada em “Ainda têm esperança” é acentuada por corresponder a um monossílabo tônico, assim como ocorre na oração “Os relatórios contêm alguns erros”. (08) Os acentos gráficos dos vocábulos você, protegê-los e contém seguem a mesma regra de acentuação. (16) Em idade, ainda e fluido temos o mesmo número de sílabas. (32) Os vocábulos gratuito, debaixo e implicou são trissílabos.

Inclusão para a Vida Gramática

PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 3

Tarefa Complementar #

01) Tendo em vista a acentuação gráfica e a separação silábica dos vocábulos, assinale o que for correto. 01. Recebem acento gráfico os vocábulos “só”, “é” e “dá” porque devem ser acentuados todos os monossílabos tônicos terminados em “a”, “e”, “o” ou “em”. 02. Os vocábulos “macaco”, “primata” e “apetite” não recebem acento gráfico porque não se acentuam os paroxítonos terminados em “o”, “a” e “e”. 04. O vocábulo “muriqui” não é acentuado, pois, segundo regra, não levam acento gráfico os oxítonos terminados em “i“. 08. O vocábulo “observação” tem quatro sílabas. 16. O vocábulo “evoluido” tem cinco sílabas.

02) Assinale a alternativa em que os dois vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica do vocábulo várzea. a) cândido – armário b) exímio – vírus c) supérfluo – incêndio d) incluido – sandália e) límpido – voo

03) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas CORRETAMENTE. a) Chama-se genericamente informática ao conjunto das ciências da informação, estando incluidas neste grupo: a teoria da informação, o processo de cálculo, a análize numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de rezolução dos problemas.

b) Historicamente a cana de açúcar é um dos principais produtos agrículas do Brasil, sendo cultivada desde a mais de trezentos anos.

c) Portanto, ao contrário do que acontecia no período anterior a 1988, não mais se admite a entrada de celetistas com base em critérios arbitrários de competência ou por mera indicação política.

d) Nos tratamentos psicoanalíticos, o analista deve ouvir o paciente e manter a "atenção flutuante", interpretar a fala do paciente, suas atitudes na seção, seus sonhos, quando necessário.

e) É um encontro para promover a integração de dicentes e de docentes do curso de letras de região sul, possibilitando o compartilhamento de experiências.

AULA 03

COMPARE: a) A resposta do aluno foi satisfatória. b) A resposta ao aluno foi satisfatória.

a) Era favorável ao réu. b) Depôs favoravelmente ao réu. Termos da oração

ESSENCIAIS • Sujeito

• Predicado

• Objeto Direto • Objeto Indireto

• Complemento Nominal

• Agente da Passiva

• Vocativo

Observe que, se não tomarmos cuidado com a pontuação, poderemos estar alterando o sentido da frase.

Otavião, um aluno não recebeu a apostila. (VOCATIVO)

Otavião, um aluno, não recebeu a apostila, (APOSTO)

() ... mas uma diferença houve.
() Chegaram, de manhã, o mensageiro e o guia.
() Fala-se muito aqui.
() Alugam-se roupas de Pokémons.
() Não há flores no vaso.
() Não existem flores no vaso.
() Precisa-se de servente.
() No inverno, amanhece tarde.
() Estou "pagando um mico" desgraçado hoje.
() No dia seguinte, rezou João a Deus.
() "Há uma gota de sangue em cada poema."
() Já havias pensado nisso, meu amigo?

01) Use os seguintes códigos para os tipos de sujeito: (1) Simples (2) Oculto (3) Composto (4) Indeterminado (5) Inexistente

() Nós estávamos quietos.
() Chegamos ao curso cansados.
() A lua permanece clara.
() A lua permanece no céu.
() Os alunos ficaram na classe.
() Os alunos ficaram na classe calados.
() Os ventos uivavam ferozes.
() Pedro está feliz.
() Pedro está em casa.
() Pedro voltou a casa feliz.*

02) Use os seguintes códigos para os tipos de predicado: (1) Verbal (2) Nominal (3) Verbo-nominal

() Em nosso país, a vulgaridade é um título.
() Foram assistir ao batizado.
() As circunstâncias mudam tudo.
() Aquela prova foi realizada pelos alunos.
() Todos os noivos parecem bons rapazes.
() Ele é resistente ao frio.
() Aqueles alunos parecem bons.
() Jamais me esquecerei de você.
() Meu colega caiu mal.
() Revelarei isto a ele.
() Os pais dão comida aos filhos.
() Os pais dão comida aos filhos.
() Minha redação não agradou.
() Oferecemos flores à noiva.
() Ele disse tudo.
() Cultive boas amizades.
() Saúde, amigos!

03) Use o código adequado: (1) sujeito (2) predicado (3) objeto direto (4) objeto indireto (5) predicativo do sujeito (6) adjunto adnominal (7) adjunto adverbial (8) complemento nominal (9) vocativo (10) agente da passiva Tarefa Mínima#

01) Na oração "Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada." (Gregório de Matos), temos: 01. vocativo 02. aposto 04. três adj. adnominais 08. predicativo do sujeito 16. predicado verbal.

Inclusão para a Vida Gramática

PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 4

02) Assinale a(s) alternativa(s) correta(s): 01. O Amazonas é o maior rio brasileiro. - A palavra sublinhada é adjunto adverbial de intensidade. 02. Tem compaixão de nós, ó Cristo! - A expressão sublinhada é complemento nominal. 04. Pai, eu te agradeço o agasalho que me deste. - A palavra sublinhada é vocativo. 08. Lemos "Vidas Secas", a obra-prima de Graciliano Ramos - A frase possui objeto direto e aposto. 16. As suas forças foram rapidamente recuperadas. - A frase possui adjunto adverbial de tempo.

03) Dentre os enunciados a seguir, identifique o(s) correto(s). (01) Até conserva o mesmo valor semântico em “…Afonso Ribeiro seguiu os tupiniquins até sua aldeia…” (Eduardo Bueno, A viagem do descobrimento) e em “Doença associada à elite, a anorexia começa a fazer vítimas na periferia e até no sertão nordestino.” (Época). (02) A mensagem: “Movimento estudantil: é pau, é pedra, mas não é o fim do caminho.”, encontrada em um panfleto direcionado a estudantes de Comunicação Social, mantém relações intertextuais com conhecida canção da MPB. (04) O uso do futuro do pretérito em “Os cientistas vão ligar uma máquina que seria capaz de dissolver o planeta?” (Superinteressante) cria um efeito de sentido de incerteza. (08) “Temendo o mau cheiro iminente, o proprietário do cabaré ordenou ao empregado que pegasse o cavalo para levar o morto.” (Abílio Leite de Barros, Campo Grande — 100 anos de construção) é um período composto por coordenação. (16) No período “A ideia da teletaxa evoluiu a partir da constatação de que a sociedade paulista estaria disposta a contar com uma política de Primeiro Mundo.” (Folha de S. Paulo), há duas orações que exercem a função sintática de objeto indireto. (32) Em “Foi ele que levou a Costa e Silva a notícia de que seu governo estava extinto e seu cargo, vago.” (Manchete, 14/8/9, p. 61), a vírgula foi empregada para indicar a omissão de um termo.

04) Levando em consideração os versos de Vinícius de Moraes transcritos a seguir, assinale a(s) alternativa(s) VERDADEIRA(S).

“Maior amor nem mais estranho existe

Que o meu, que não sossega a coisa amada

E, quando a sente alegre, fica triste

E se vê descontente, dá risada. (...)

Fiel à sua lei de cada instante

Desassombrado, doido, delirante

Numa paixão de tudo e de si mesmo.”

(Soneto do Amor Maior Antologia Poética)

(01) No adjetivo “maior”, constante no primeiro verso da primeira estrofe encontramos, temos, simultaneamente, um ditongo oral decrescente e um hiato. (02) Em “E, quando a sente alegre, fica triste“ há um dígrafo consonantal e dois vocálicos. (04) Caso a passagem “E se vê descontente” fosse passada para o plural, teríamos “E se vêm descontentes”. (08) No verso “Fiel à sua lei de cada instante”, temos a presença de um complemento nominal. (16) “Desassombrado, doido, delirante”. Em tal foram empregados três encontros consonantais, sendo um deles perfeito e dois imperfeitos. (32) No último verso do poema, temos a presença de um adjunto adverbial.

05) “Quando soube que ele ia chegar, senti uma coisa estranha, fiquei agitado. A imagem que faziam dele era a de um ser perfeito ou de alguém que buscava a perfeição. Pensei nisso: se for ele o meu pai, então sou filho de um homem quase perfeito. A sabedoria dele não me intimidava, nunca tinha sido uma ameaça para mim. Eu o considerava um homem tenaz, respeitado em casa, a ponto de ser elogiado pelo pai, que não sabia até onde o filho queria chegar.”

A respeito do parágrafo transcrito logo acima, o qual faz parte da obra Dois Irmãos, de Milton Hatoum, é CORRETO afirmarmos que: (01) as passagens destacadas em “Quando soube que ele ia chegar, senti uma coisa estranha” exercem função de objeto direto. (02) o vocábulo sublinhado em “A imagem que faziam dele era a de um ser perfeito” é classificado como um verbo de ligação. (04) O verbo “pensar”, empregado na oração “Pensei nisso” é transitivo direto e indireto, simultaneamente. (08) O adjetivo “perfeito” constante no trecho “então sou filho de um homem quase perfeito” corresponde a um complemento nominal que tem função caracterizar o substantivo “homem”. (16) Também em relação ao trecho “então sou filho de um homem quase perfeito” podemos afirmar que “quase” é classificado como um adjunto adverbial. (32) Na oração “Eu o considerava um homem tenaz” o termo sublinhado exerce função de objeto direto.

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