Agora nossas receitas de Salada e Maionese

Agora nossas receitas de Salada e Maionese

Agora nossas receitas

A. Molho para salada

1/4 de xícara de suco de limão fresco.1/3 de xícara de óleo de oliva.1 colher de chá de mostarda forte.sal, uma pitada de pimenta a gosto.

Coloque todos os ingredientes em um frasco com tampa de rosca e agite bem até misturar tudo. Espalhe esse molho sobre legumes e salada. Você pode acrescentar uma pitada de páprica, cebolinhas cortadas ou alho. Alguns preferem vinagre em vez do suco de limão; eu prefiro vinagre de vinho. Todavia, faça como o fazem os cientistas e os bons chefes de cozinha --- experimente!B. Maionese

1 xícara de óleo de oliva.1 ovo.1 limão.pitada de sal e pimenta.água.

Maionese é um pouco mais complicado. Ela utiliza a gema do ovo para emulsificar o vinagre ou o suco de limão com óleo de oliva. A coisa é misturada lentamente, porém, continuamente. Vejamos alguns detalhes.

1. Quebre o ovo e separe a gema da clara (somente a gema do ovo é usada nesta receita). O gema do ovo contém um emulsificador chamado lecitina que ajuda a formar a emulsão da maionese.2. Misture o suco de limão, gema do ovo, sal e pimenta com um batedor próprio (não sei o nome 'técnico' dessa geringonça, mas não é liquidificador, o processo é manual). Continue a bater a mistura e a adicionar lentamente o óleo de oliva (minha avó fazia isso misturando gota a gota!). Não adicione o óleo demasiadamente rápido, ou a mistura não formará uma emulsão.3. Se a emulsão ficar demasiadamente 'grossa' você pode adicionar um pouco de água para dilui-la. Se a emulsão não começar a se formar após ter adicionado um quarto do óleo, você necessitará começar outra vez. A mistura 'desandou'!4. Uma vez terminado de adicionar todo o óleo (sem desandar), você poderá ajustar a seu gosto acrescentando (sempre mexendo lentamente) limão extra, sal, pimenta, ou mesmo mostarda. 

Comentários