Atps tansferencia calor etapas 1 e 2

Atps tansferencia calor etapas 1 e 2

(Parte 2 de 2)

Espuma de Poliestireno Tabela 02 – Classificação dos Isolantes Térmicos

Lã de rocha Resistência ao fogo/Absorção ao Som

Alergia na Pele durante Manuseio

Fibra de vidro Performance Acústica e Segurança contra Incêndio

É cancerígena, sendo nociva ao ser Humano.

Hidrossilicato de cálcio Altas propriedades mecânicas

Baixas Resistências a Tração e ao Cisalhamento.

Manta de fibra cerâmica

Leves, Alta Refratariedade Suportam Temperaturas de 1400°C , Não Propagam Chama e Boa Acústica Sonora

Não há

Vidro célular; Absorvem a radiação solar e a transformam em energia.

Alto Custo!

Poliestireno expandido

Alta resistência à compressão; Baixa condutibilidade térmica; Baixa absorção de água e umidade; Adere a outros plásticos e Isolamento Acústico.

É Inflamável e Possui baixa resistência a Solventes e produtos que possam Dissolvê-los; Intempéries.

Espuma de Poliuretano

Alta Isolação Térmica; Acústica ao Som.

Altas Temperaturas; Geração de Fumaça devido a Chamas do Fogo

8. Conclusão

A conclusão de transferência de calor é que a energia térmica está em trânsito, ou seja, está em constante movimentação e transferência entre os corpos do universo. No entanto, para que ocorra transferência de calor entre dois corpos é necessário que ambos possuam diferentes temperaturas, pois dessa forma, o calor irá fluir sempre do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura.

A conclusão de isolante Térmica é capacidade de resistir à transferência de energia térmica entre átomos e/ou moléculas vizinhas em uma substância devido a um gradiente de temperatura. Noutras palavras, é um modo do fenômeno de transferência térmica causado por uma diferença de temperatura entre duas regiões em um mesmo meio ou entre dois meios em contato no qual não se percebe movimento global da matéria na escala macroscópica, em oposição à convecção que é outra forma de transferência térmica à combustão.

9. BIBLIOGRÁFIA

Incropera, Frank P./DeWitt, David P./Bergman, Theodore L./Lavine, Adrianne S - Fundamentos de Calor e de Massa, 6° Edição-Rio de Janeiro, 2011.

Site: PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA TRANSFERÊNCIA DE CALOR https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B2SJn0a5XTlkU2s5WmxmQnhlUTg/Edit Data de Acesso 02/09/2014 MECANISMOS DE TRANSFERENCIA DE CALOR http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-9.html Data de Acesso 02/09/2014 RADIAÇÃO http://fisicand.blogspot.com.br/2010/04/radiacao-em-fisica-radiacao-e.html Data de Acesso 02/09/2014 CONDUÇÃO TÉRMICA http://www.geocities.ws/saladefisica8/termologia/conducao.html Data de Acesso 02/09/2014 ISOLANTES TÉRMICOS http://pt.wikipedia.org/wiki/Isolante_térmicos Data de Acesso 02/09/2014

(Parte 2 de 2)

Comentários