Organização de Empresas 2012-13 Slides 1

Organização de Empresas 2012-13 Slides 1

1º grupo de slides

Empresas públicas Hospitais

Seguradoras

Bancos Estabelec.

Ensino

Empresas Co merciais

Empresas industriais

ONG’ s

Hotéis 2

•Como utilizador final (cliente/utente) •Como fornecedor

•Como membro integrante

•Substituição progressiva de outras formas de inserção e produção social pelas organizações.

•Contudo, estas organizações só se manterão com sucesso se houver indivíduos (agentes económicos –consumidores) interessados em usar os seus produtos/serviços e nelas desejem trabalhar.

• Quais as su as ca racterística s? •Como se insereno meiosocio-económico?

•Como se estruturainternamente?

•Como interagecom o meioemquese insere?

“ Grupo so cial e m que existe u ma divisã ofuncional do trabalhoe quevisa atingir, atravésda sua atuação, determinadosobjetivos, e cujosmembros sã o, eles próprios, indivíduosintencionalmente co produtores desse s objetivo s e, co nco mitante mente, possu idores de objetivo s próprios.” (Sousa, 1990, p. 19)

• Teoriasclássicas(atéfinal anos 30) •Taylor, Fayol, Weber

• Abordage mco mporta mentalista

•T. RelaçõesHumanas •T. Behaviouristas

• Desenvolvimento Organizacional

• Abordagens pragmáticas

• Neoclássica • GPO

• Abordagenssistémicas(após década 70)

•Origem do termo •Empresa vs. estabelecimento

• “ A e mpresa pode se r descr ita co mo u ma organiza çã o co mposta por ho mens e meios (capital financeiro, recursosenergéticos, informação, terrenos, edifícios, máquinas, etc.) reunidostendoemvista a produçãode bens e/ou se rviço s destinados à ve nda. ”

•Orientação para o lucro •Assunção de riscos

•Gestão por uma filosofia de negócio

•Avaliação do ponto de vista contabilístico

•Satisfação das necessidades de bens e serviços da sociedade

•Emprego produtivo para todos os fatoresde produçã o

•Bem-estar da sociedade através do uso económico dos fatoresde produção •Remuneração justa dos fatoresde produção

Perspetivados quatro “E’s”

• Eficiência (otimiza çã o output/input) •Eficácia (satisfação stakeholders)

• Eco no mia

• Ética

• Classi fica çã o jurídica • Classi fica çã o se torial(CAE)

•Classificação segundo a dimensão

•Nº efetivos •Volume de negócios

• Definição europeia de PME http://w. portaldae mpresa . pt/CVE/pt/Geral/faqs/ Criaca o_ Empresa /So bre_ as_ PME/ http://ec. europa. eu/sm all- business/ index_ pt. htm

• Empresário e m no meindividual • Estabelecimentoindividual de responsabilidade limitada

• Sociedadesco merciais

• Soc. unipessoais por quotas • Soc. e m no me coletivo

•Soc. porquotas

•Soc. anónimas

•So. emcomandita

• Cooperativas w. portaldae mpresa . pt

• w.iapmei. pt • w.ine. pt

Exemplo 55114 –Pousadas com restaurante Codificação Secção H –Alojamento e Restauração 5 –Alojamento e Restauração 551 –Estabelecimentos Hoteleiros 51 -Estabelecimentos Hoteleiros com Restaurante 55114 –Pousadas com restaurante

•“Processo de se conseguir obter resultados (bens ou serviços) com o esforço dos

•“Gerir é o processo de trabalhar com e através dos outros a fim de atingir eficazmente os objetivosorganizacionais usando eficientemente os recursos escassos num contexto em mudança.”

•Pressupõe a existência de uma organização

•Várias pessoas que desenvolvem uma atividadeem conjunto para melhor atingirem resultados comuns.

•Tarefa da gestão

•Interpretar os objetivosda empresa e transformá-los em açãoempresarial, através das FUNÇÕES DA GESTÃO.

•Funções das empresas (Baranger): direçãogeral, comercial, marketing, financeira, produção, pessoal, …

•Ciclo da Gestão –Planeamento, Organização, Direçãoe Controlo

Plan Do

Check Act

Melhoria Gestão

•Planeamentoprocesso de determinar antecipadamente o que deve ser feito e como fazê-lo (objetivo s/estratégia)

•Organizaçãodefinição das relações formais entre as pessoas e entre estas e os recursos, para atingir os objetivospropostos.

•Direçãoprocesso de afetarou influenciar o comportamento dos outros. Inclui a motivação, liderança e comunicação.

•Controloprocesso de comparação do atual desempenho da organização com padrões previamente definidos (“standards”), apontando eve ntuais açõ es co rretiva s.

• Motivar

•Reforçar a vontade das pessoas se esforçarem por conseguir atingir os objetivosda organização (aproximando os objetivosindividuais dos da organização).

• Liderar

•Ser capaz de conseguir que os outros façam o que o líder quer que façam.

• Co municar

•Transferir informações, ideias, conceitos ou sentimentos entre pessoas.

NÍVEIS DA GESTÃO 2 0

Que objetivos prosseguir? Que estratégias e táticas? Como organizar os recursos? Como dirigir os colaboradores? Como controlar?

•Nível externo

•Representa a empresa em todas as suas relações com o exterior

•Relações negociais, relações com outros stakeholders • Exe mplos …

•Nível interno

•Líder do sistema social que é a empresa •Compatibilização dos objetivosindividuais e organizacionais •Motivação e liderança

FUNÇÕES E NÍVEIS DA GESTÃO 2 3

• Eficácia • Eficiência

•Aptidões essenciais do gestor

• Concetual • Técnica

•Relações humanas

• Conce tual

•Capacidade para apreender ideias gerais e abstratase aplicá-las em situações concretas.

• Técn ica

•Capacidade para usar conhecimentos, métodos ou técnicas específicas no seu trabalho concreto.

•Relações humanas

•Capacidade de compreender, motivar e obter a adesão das outras pessoas.

PAPÉIS DESEMPENHADOS PELO GESTOR 2 7

A EMPRESA E O SEU AMBIENTE •Como organização social

•Como um sistema aberto

religiosas,

•O Homem é um ser social •Variedade de organizações: desportivas, políticas, •Razões para a existência de organizações:

• Sociais

• Materiais

•De sinergia

•Porém, uma empresa está em constante mutação!

• Abertos • Fech ados

• Siste ma

•Conjunto de elementos dinamicamente interrelacionados, desenvolvendo uma atividadeou função para atingir um ou mais objetivos.

•Parâmetros do sistema

• INPUTS • Operaçã o

• Retroaçã o

• Entropia

AMBIENTE GERAL VS. AMBIENTE OPERACIONAL 3 1

A EMPRESA E O SEU AMBIENTE RECURSOS –OS “5 M’S”

• Materials & Machinery • Money

• Men

• Marketing

• Manage ment

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