Psicologia das Cores

Psicologia das Cores

Linguagem Visual

Léxico

Morfológico

Sintaxe Cores

-cores quentes: ação, proximidade, recreação; -cores frias: distância, eficiência, trabalho;

-cinza, branco e azul: discrição.

As cores e seus significados

- Branco:Sugere pureza. Cria uma impressão de vazio e de infinito. Evoca frescor e limpeza, principalmente quando combinado com o azul.

- Preto:Silêncio. Morte. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância. Cor preponderantemente masculina.

- Vermelho:Significa força, virilidade. É uma cor exaltante, transbordante de vida e de agitação.

- Laranja: Transborda irradiação e expansão. É acolhedor, quente, íntimo.

- Amarelo:É uma cor luminosa e muito forte para atrair a atenção. É feliz, vibrante, vivo.

-Verde: Tem frescor, harmonia e equilíbrio. Cor calma, que não se dirige para nenhuma direção nem encerra algum elemento de alegria, tristeza ou paixão.

- Azul:Cor profunda, calma. Preferida por adultos, marca uma certa maturidade. Quando sombrio, o azul chama ao infinito. Mais claro, provoca uma sensação de frescura e higiene, principalmente quando na presença de branco.

- Roxo:Equivale a um pensamento meditativo e místico, mistério. Assim como o preto, remete a nobreza e poder.

- Marrom:Emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. Sugere segurança e solidez.

- Rosa:É de pouca vitalidade e sugere feminilidade e afeição. É uma cor íntima, de doçura melosa e romântica.

As Cores dos Amigos

Amigos são "cores", cada qual com seu matiz, e um jeito sempre muito marcante.

Há o Amigo "cor verde" :

é aquele que em tudo ressalta a beleza da Vida e põe esperança nela.

Ele nos ergue !

Há o Amigo "cor azul" :

ele sempre traz palavras de paz e de serenidade, dando-nos a impressão, ao ouvi-lo, de que estamos em contato direto com o céu ou com o profundo azul do mar.

Ele nos eleva !

Há o Amigo "cor amarela" : ele nos aquece, assim como o sol; faz-nos rir, sorrir e enxergar o amarelo brilho das estrelas bem ao alcance das nossas mãos.

Há o Amigo "cor vermelha" : é aquele que domina as regras de viver, é como nosso sangue.

Ele acusa perigos, mas nunca nos abala a coragem.

É pródigo em palavras apaixonadas e repletas de caloroso amor.

Há o Amigo "cor laranja" : ele nos traz a sensação de vigor, saúde, enriquece nosso espírito com energias que são verdadeiras vitaminas para o nosso crescimento.

Há o Amigo "cor cinza" :

ele nos ensina o silêncio, a internalização e o autoconhecimento.

É um indutor a pensamentos e reflexões. Ajuda-nos a nos aprofundarmos em nós mesmos.

Suas palavras têm nobreza, autoridade e sabedoria.

Há o Amigo "cor roxa" :

ele traz à tona nossa essência majestosa, como a dos reis e dos magos.

Há o Amigo "cor preta" :

ele é mestre em mostrar nosso lado mais obscuro, com palavras geralmente duras, atinge-nos sem "anestesia" e, com boas intenções, leva-nos a melhor considerar nossas atitudes perante a vida.

... E há o Amigo "cor branca" :

esse nos revela verdades nascidas da vivência e da incorporação de conhecimentos.

Ele nos prova que, não só ele, mas também todos os outros, têm verdades aprendidas para partilhar conosco.

Se reunirmos

veremos um Grande Encontro,

de Amor ! a todos num arco-íris Autor desconhecido

CORES – HUMORES (Hipócrates)

AMARELO – SANGUÍNEOS (sangue – relacionado ao otimismo e à alta energia). Extrovertidos, otimistas e divertidos.

VERMELHO – COLÉRICOS (bile – que controla a raiva). Aqueles que são líderes naturais e tendem a ser considerados obstinados

CORES – HUMORES (Hipócrates)

AZUL – MELANCÓLICOS (bile negra – indica a profundidade da inteligência e a tendência da pessoa à depressão). Gostam de uma vida organizada e tendem à flutuações de ânimo.

VERDE – FLEUMÁTICOS (fleuma corporal- torna a pessoa constante, pacífica e passiva).

Observam o mundo com um certo distanciamento e tendem a seguir a maioria.

Num Dia Normal Num Dia Péssimo

Sociável, dinâmico, convincente, entusiasmado, persuasivo, expressivo.

Excitado, frenético, indiscreto, extravagante, apressado.

Competitivo, exigente, determinado, voluntarioso, resoluto, impulsionador.

Agressivo, autocrítico, incentivador, arrogante, intolerante

Cauteloso, exato, deliberado, questionador, formal, analítico.

Meticuloso, indeciso, desconfiado, frio, reservado.

Interessado, encorajador, generoso, descontraído, amável

Dócil demais, meigo demais, muito confiante, teimoso

AMARELO – Sentimental Extrovertido-

(Cor Oposta: AZUL)

São acentuadamente extrovertidos, radiantes e amigáveis. Normalmente são positivos e se preocupam com os bons relacionamentos humanos. Gostam da companhia de outras pessoas e acham que a vida tem que ser divertida.

Abordam as outras pessoas de maneira persuasiva e democrática e irradiam o desejo de sociabilidade.

VERMELHO - Racional Extrovertido - (Cor

Oposta: VERDE)

As pessoas são extrovertidas e possuem muita energia. Propensas a agir e estão sempre em movimento. São positivas, orientadas em função da realidade e assertivas. São obstinadas e se concentram nos resultados e nos objetivos.

Abordam as outras pessoas de forma direta e autoritária. Irradiam desejo de poder e controle.

AZUL – Racional Introvertido(Cor Oposta: AMARELO)

COMPONENTES PRIMÁRIOS DE CADA COR: Querem conhecer e atender o mundo que os rodeia. Gostam de refletir antes de agir e mantém um ponto de vista distanciado e objetivo. Valorizam a independência e o intelecto. Preferem se comunicar por escrito, objetivando manter a clareza e a exatidão. Irradiam o desejo de analisar. Vivem a vida de acordo com os princípios, os fatos e a lógica que encontram na realidade. Gostam de analisar todas as possibilidades, visando garantir que irão evitar avaliações ilógicas ou mal informadas. São planejadores, administradores, organizadores e acadêmicos; e têm a capacidade de executar sistematicamente as tarefas, desde o início até a sua conclusão. Como resultado de sua minuciosidade, mostram-se freqüentemente relutantes em expressar rapidamente suas decisões. Os fatos, a lógica e os princípios podem parecer mais importantes que as amizades ou a gratificação pessoal, podendo assim, serem ocasionalmente encarados como distantes e até mesmos frios.

VERDE - Sentimental Introvertido(Cor Oposta:

COMPONENTES PRIMÁRIOS DE CADA COR: VERMELHO) Se interessam pelos sentimentos e pelo relacionamento com as pessoas. Sua preocupação com o bem-estar alheio pode freqüentemente emprestar calor pessoal a uma relação. São sensíveis dos valores implícitos nas ações das pessoas e podem funcionar como barômetros quanto à consciência ética das ações empreendidas por uma organização. Podem ser lentos ou se mostrar relutantes em modificar seus valores pessoais, apesar da lógica aparente de uma organização ou situação. Tendem a evitar decisões que possam envolver a violação de seus valores ou arriscar o desconhecido.

Luz e cores em nossa vida são tão importantes como o ar que respiramos.

Usar no máximo cinco e no mínimo duas cores diferentes. Apesar da tecnologia atual dispor de placas de alta resolução com 16 milhões de cores ou mais, a mente humana só é capaz de discriminar cerca de 7,5 milhões de cores (Marcus, 1992).

Usar cores apropriadas às características

fisiológicas do olho humano (Marcus, 1992).

A incidência de daltonismo é cerca de 8% dos homens europeus;

A área central do campo visual é mais sensível ao verde e ao vermelho

A área periférica do campo visual é mais sensível ao azul, ao preto, ao branco e ao amarelo

Na tela, a cor magenta é formada por vermelho e azul (síntese aditiva), cores com maior diferença de comprimento de onda no espectro visual. Por isso a sua focalização simultaneamente deve ser evitada.

Essa aberração cromática é prejudicial à visão e o seu uso deve ser evitado (Righi, 1993);

A percepção de uma cor em relação a uma segunda é diferente da percepção de uma cor isoladamente.

As relações de contrastes figura e fundo mais altas devem ser usadas principalmente para texto.

O uso de combinações de certas cores podem criar vibrações e pós-imagens (fantasmas) no contorno da figura. Ex: verde/vermelho, azul/vermelho (Righi, 1993);

Considerar o contexto cultural na codificação cromática. As conotações das cores podem variar entre culturas. Ex: no Japão usa-se branco para velório enquanto que no ocidente usa-se preto (Marcus, 1992);

Considerar o contexto profissional na codificação cromática. As conotações das cores podem ser convencionadas (Marcus, 1992).

Usar codificação de cores para cada sub assunto dentro do sistema multimídia. Para cada sub assunto pode ser usado um fundo, de cor diferente, textura diferente, ou até mesmo uma metáfora diferente adequada ao contexto do sub assunto.

A mudança de cor para fundo, implica em mudança de cor para fontes e outros elementos gráficos. O importante é manter as mesmas características de programação visual estipuladas para o sistema multimídia como um todo;

Usar distinção de cores para realçar determinado elemento gráfico. Se o elemento gráfico requer o uso de muitas cores, como no caso dos mapas, pode-se usar níveis de cores diferentes. Para cada nível manter as mesmas cores somente

Cores de segurança - Norma NBR 7195 de 06/1995 A cor relacionada a segurança

Branco: Assinala localização de coletores de resíduos, bebedouros, áreas em torno de equipamentos de emergência.

Amarelo: "Cuidado!". Usado em corrimão, parapeitos, diferenças de nível, faixas de circulação, equipamentos de transporte e movimentação de materiais (empilhadeiras, pontes rolantes, tratores, guindastes etc.), cavaletes, partes salientes, avisos e letreiros.

Laranja: Indica "Perigo". Identifica partes móveis e perigosas de máquinas e equipamentos.

Preto: Identifica coletores de resíduos.

Vermelho: Distingue e indica locais, equipamentos e aparelhos de proteção para combate a incêndio. Portas e saídas de emergência.

Verde: "Segurança". Identifica porta de atendimento de urgência, caixas de primeiros socorros, faixas de delimitação de áreas de vivência de fumantes, de descanso etc.

Azul: Indica ação obrigatória como, por exemplo, determinar o uso de EPI (equipamento de proteção individual), ou impedir a movimentação ou energização de equipamentos ("não acione").

A cor relacionada a segurança Cores para canalização – NBR 6493 de 10/1994

VERMELHO: Água e substâncias para combate a incêndio.

AZUL: Ar comprimido.

VERDE: Água, exceto destinada a combater incêndio.

PRETO: Inflamável e combustíveis de alta viscosidade (óleo combustível, óleo lubrificante, asfalto, alcatrão, pixe etc.).

AMARELO: Gases não liquefeitos.

LARANJA: Produtos químicos não gasosos.

MARROM: Materiais fragmentados (minérios).

ALUMÍNIO: Gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade (gasolina, querosene, solventes etc.).

PLATINA: Vácuo.

CINZA: Eletrodutos. BRANCO: Vapor.

Análise da cor em relação ao mercado Análise da cor em relação ao mercado

A cor e o design

O conhecimento das cores e seus conceitos, torna-se algo de muita importância para o designer. Dessa forma, poderá despertar em seu consumidor, em seu público alvo, as idéias desejadas, passar a mensagem de seu produto, seja um mobiliário, um cartaz, uma identidade visual, uma embalagem, a decoração de um espaço, ou qualquer que seja a aplicação.

As cores nas grandes marcas

A psicologia das cores são utilizadas atualmente pelas grandes empresas.

Coca Cola Mc'Donalds

As cores nos produtos As cores nos produtos

A Cor na Embalagem

Vejam alguns produtos que já tem suas cores de embalagem pré estabelecidas na cabeça do consumidor.

A Cor na Embalagem

Remédios em Geral: Azul-Claro, Marrom, “Branco” e Vermelho, dependendo do tipo medicinal, estimulante ou repousante;

Chocolate: Marrom Claro ou Vermelho-Alaranjado;

Leite: Azul em vários tons, às vezes com um toque de vermelho;

Carnes Enlatadas: Cor de produto em fundo vermelho, às vezes com um

Gorduras Vegetais: Verde Claro e Amarelo não muito forte; toque de Verde;

Frutas e Compotas em geral: Cor do produto em fundo vermelho, com toque de amarelo, às vezes;

Doces em geral: Vermelho e alaranjado;

A Cor na Embalagem

Chá e Mate: Vermelho, “Branco”, Marrom;

Queijos: Azul-Claro, Vermelho e “Branco”, Amarelo-Claro;

Sorvetes: Laranja, Azul-Claro, Amarelo-Ouro;

Óleos e Azeites: Verde, Vermelho e toques de Azul;

Detergentes: Rosa, Azul-Turquesa, Azul, “Cinza” – Esverdeado e “Branco”-Azulado;

Ceras: Tons de Marrom e “Branco”;

A Cor na Embalagem

Inseticidas: Amarelo e “Preto”, Verde-Escuro;

Desinfetantes: Vermelho e “Branco”, Azul-Marinho;

Desodorantes: Verde, “Branco”, Azul com toques de Vermelho ou Roxo

Sais de Banho: Verde-Claro, “Branco”;

Bronzeadores: Laranja, Vermelho-Magenta;

Dentifrícios: Azul e “Branco”, Verde com “Branco” e toques de Vermelho;

Cosméticos: Azul-Pastel, Rosa e Amarelo-Ouro;

Perfumes: Roxo, Amarelo-Ouro e Prateado; Açúcar: “Branco” e azul, com toques de vermelho, letras vermelhas e “pretas”;

A Cor na Embalagem Café: Marrom Escuro com toque de Laranja ou Vermelho;

Massa Alimentícias: Produto em transparência com uso de celofane, embalagem Vermelha, “branca”, amarelo ouro e às vezes com toques de verde;

A Cor na Embalagem Cerveja: Amarelo-Ouro, Vermelho e “Branco”;

Produtos para Bebês: Azul e Rosa em tons suaves;

A Cor na Embalagem Iogurte: “Branco” e Azul;

Leite em Pó: Branco, Azul e Vermelho, Amarelo e Verde com toque de Vermelho;

Relação Produto

Dados comprovados estatisticamente , resultados de diversas pesquisas realizadas por indústrias e órgãos de classe acadêmica.

Café: marrom escuro, toques de laranja ou vermelho.

Leite: azul de vários tons

Massas Alimentícias:

com toque vermelho.

transparência, vermelho, amarelo

Chá-mate: vermelho,

ouro.

Cerveja: vermelho, branco e

branco e marrom. marrom.

Comentários