Curso prático de harmonização

Curso prático de harmonização

(Parte 1 de 2)

PARA MAIS APOSTILAS VISITE: W.VIDANOVAMUSIC.COM Um dos maiores portais na área da adoração, louvor e música.

CURSO PRÁTICO DE HARMONIZAÇÃO – BY NETTO - visite nosso site: http://www.clickmusical.rg3.net 1

PARA MAIS APOSTILAS VISITE: W.VIDANOVAMUSIC.COM Um dos maiores portais na área da adoração, louvor e música.

Nesta apostila eu procuro simplificar a Teoria Geral de Estrutura dos Acordes. Isto porque nos Métodos hoje encontrado no mercado a Teoria é muito resumida, isto dificulta o entendimento do aluno/mestre que deseja aprimorar e entender os princípios básicos dos acordes e harmonização. Meu ensejo não é criar um novo conceito de harmonização, pois regra é sempre regra, viso apenas facilitar a compreensão da mesma. Voltado mais para o leigo, espero poder contribuir para a expansão da aprendizagem do aluno que chegar às mãos esta apostila.

O autor.

CURSO PRÁTICO DE HARMONIZAÇÃO – BY NETTO - visite nosso site: http://www.clickmusical.rg3.net 2

PARA MAIS APOSTILAS VISITE: W.VIDANOVAMUSIC.COM Um dos maiores portais na área da adoração, louvor e música.

Música é a arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma por meio dos sons. A música divide-se em 4 partes fundamentais, que são:

1)Melodia que é a combinação dos sons quando são executados uns após os outros formando um sentido inteligível;

2)Harmonia é a combinação dos sons quando são executados juntamente (dois ou mais sons), formando um conjunto que soam como se fossem um só.

3)Timbre é a propriedade que tem um som de ser diferente dos demais, mesmo quando têm em comum o nome, mas soa diferente dos outros;

4)Rítmo é a arte de combinar os sons, subdividi-los e organiza-los dentro de determinados espaços de tempo, criando uma variação de estilos e forma de executa-los.

As propriedades da música e suas diversas variações foram criadas em função de tempo e de combinações.

O princípio gerador das combinações é uma seqüência de sete notas (sons), que é chamada Escala Base. DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI

Que se repetem quase que infinitamente tanto no sentido positivo (ascendente ( )) quanto no sentido negativo (descendente ( )). Damos o nome de Agudos aos sons Ascendentes e Graves aos sons descendentes. Criou-se, para efeito de organização, uma definição que todo os sons são gerados à partir do DÓ chamado central no piano. Sendo sua freqüência variável em 4,100 Hz. Daí partimos em ambos os sentidos formando as escalas.

Como estas sete notas têm um combinação perfeita, mas que partindo de outra nota que não seja o DÓ central, dá se a impressão de que não forma o mesmo sentido. Daí criou-se os intervalos, que são notas que estão entre as sete notas convencionais. Para representa-los, das sete notas existentes, dividiram-se cinco, formando uma escala de doze notas.

SI – SIb – LÁ – LÁb – SOL – SOLb – FÁ – MI – MIb – RÉ – Réb - DÓ.

Sendo: # (sustenidos) em sentido ascendente e b (bemóis) em sentido decrescente. À essa Escala de doze notas, damos o nome de Escala Cromática, Diatônica ou Semitônica.

A menor distância que existe entre uma nota (som) e outra(o) é chamada de SEMITOM, e a distância entre duas nota é chamada de TOM. Observe:

STST ST ST ETC...
TOMTOM ETC...

DÓ – DÓ# - RÉ – RÉ# - MI – FÁ – FÁ# - SOL – SOL# - LÁ – LÁ# - SI – DÓ (Reinício)

CURSO PRÁTICO DE HARMONIZAÇÃO – BY NETTO - visite nosso site: http://www.clickmusical.rg3.net 3

PARA MAIS APOSTILAS VISITE: W.VIDANOVAMUSIC.COM Um dos maiores portais na área da adoração, louvor e música.

Observe que a distância entre Dó e Dó# é de meio tom ou um semitom, e a distância entre Dó e Ré e de um tom. A distância entre Dó e Ré# e de um tom e meio, a distância entre Ré e Fá# é de dois tons e assim por diante, soma-se de meio em meios-tons e descobre-se a distância entre as notas da Escala.

Cada nota de uma Escala é chamada de Grau dessa Escala. Dentro da Escala Natural – de sete notas há sete Escalas. E na Escala Diatônica existem doze Escalas naturais. Para descobrir cada Escala, basta iniciarmos de quaisquer das sete ou doze notas das Escalas e percorrermos o caminho, conforme escala padrão natural. Observe abaixo:

TT ST T TTST

ONDE: T (um tom) e ST (semitom)

Se iniciarmos uma Escala em Ré, teremos:

TT ST T TTST
Esta escala será chamada Escala Natural de Ré, porque começa com a nota Ré. E assim por diante

RÉ – MI – FÁ# – SOL – LÁ – SI – DÓ# - RÉ a escala que começa em Dó será chamada de Dó, etc. Baseado na Escala Natural podemos criar variações e assim através disto descobrir novas possibilidades de combinações.

Harmonização é a propriedade da música que tem como objetivo combinar e organizar os sons de maneira que formem um conjunto em harmonia (que soa bem aos ouvidos).

Para definirmos o sentido de harmonização, tomaremos como exemplo o acorde de DÓ MAIOR. O acorde de DÓ MAIOR é formado pela combinação de três sons: Dó – que é chamado tônica, porque é ele quem dá nome ao acorde e porque é o que soa mais destacado. Mi – que é chamado terça porque é o terceiro grau, partindo da tônica; Sol – é chamado Quinta porque é o quinto grau, partindo da tônica. Graus:

Usamos a escala cromática de Dó maior como exemplo. ESCALA CROMÁTICA DE DÓ MAIOR

GRAUS DÓ DÓ # RÉ RÉ# MI FÁ FÁ# SOL SOL# LÁ LÁ# SI GRAUS 1º - 2º - 3º 4º - 5º - 6º - 7º

CURSO PRÁTICO DE HARMONIZAÇÃO – BY NETTO - visite nosso site: http://www.clickmusical.rg3.net 4

PARA MAIS APOSTILAS VISITE: W.VIDANOVAMUSIC.COM Um dos maiores portais na área da adoração, louvor e música.

Os acordes (harmonias) são nada mais que pilhas de notas que pertencem a mesma escala. Para isso vamos dispor a escala de Dó maior assim: Partindo do primeiro grau: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI Partindo do terceiro grau: MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ Partindo do quinto grau: SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ

As notas empilhadas ficam assim:

Existem dois tipos de harmonias:

Tríades que é formada por três graus da escala, no caso de Dó maior: DÓ Tônica do acorde MI Terça do acorde

SOL Quinta do acorde A tríade é um tipo de harmonia consonante, porque seus graus combinam-se perfeitamente, formando um som definido.

Tétrades que é formada por quatro graus da escala, no caso de Dó maior: DÓ Tônica do acorde MI Terça do acorde SOL Quinta do acorde SI Sétima do acorde

CURSO PRÁTICO DE HARMONIZAÇÃO – BY NETTO - visite nosso site: http://www.clickmusical.rg3.net 5

PARA MAIS APOSTILAS VISITE: W.VIDANOVAMUSIC.COM Um dos maiores portais na área da adoração, louvor e música.

A tríade é um tipo de harmonia dissonante, porque seus graus quando soam juntos dão um idéia de desarmonia, mas pertencem à mesma escala.

Maior ou menor ? Um acorde é maior quando sua Terça (terceiro grau) é maior. Para que seja maior é preciso observar a seguinte regra:

1t 1t ½ t 1t 1t 1t ½ t

Observe o caminho que fez a escala de Dó maior, conforme explicado anteriormente.

Um tom de Dó à Ré, um tom de Ré à Mi, meio tom (semitom) de Mi à Fá, um tom de Fá à Sol, um tom de Sol à Lá, um tom de Lá à Si e meio tom de Si à 8ª (Dó) Agora contado de Dó (1º grau) a Mi (3º grau) são exatamente dois tons. Então quando a distância entre a Tônica e a Terça forem de dois tons, a Terça será maior. Agora conte da Tônica até a 5ª (Sol), serão três tons e meio. Quando a distância entre a tônica e a 5ª forem de três tons e meio a 5ª será maior. Confira:

Todo acorde, como já vimos anteriormente, é formado por três graus maiores, que são: 1º (tônica), 3º (Terça) e 5º (Quinta). Então a tríade de Dó maior será:

(Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó)
Mi
Sol

Quando a Terça de um acorde for menor (se a distância entre a tônica e a Terça for de um tom e meio) o acorde também será menor. Veja no exemplo:

(Dó - Ré - Mib - Fá - Sol - Láb - Si - Dó)

Mi bemol (ou Ré sustenido) Sol

# # # # # # #
Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó Ré Mi

Sustenido e bemol são formas diferentes de representar os semitons.

Enquanto sustenido (#) representa meio tom subindo na escala, bemol (b) significa meio tom descendo na escala.

CURSO PRÁTICO DE HARMONIZAÇÃO – BY NETTO - visite nosso site: http://www.clickmusical.rg3.net 6

PARA MAIS APOSTILAS VISITE: W.VIDANOVAMUSIC.COM Um dos maiores portais na área da adoração, louvor e música.

Existem uma vasta complexidade na harmonização, isto dá-se porque existem infinitas combinações. Mas cada tipo de harmonia têm um escala como origem. Para defini-las foi preciso criar escalas, que são chamadas gregas, pois têm seu princípio baseado nos estudos da música grega. São elas:

Jônio DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ

Dórico RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ

Frígio MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI

Lídio FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ

Mixolídio SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL

Aeólio LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ

Lócrio SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI

Toda escala, como já foi explicado, têm sua formação na escala Cromática: DÓ – DÓ# - RÉ – RÉ# - MI – FÁ – FÁ# - SOL – SOL# - LÁ – LÁ# - SI TÉTRADES (DISSONANTES)

Toda tétrade, como já vimos, têm como formação quatro graus. E esses graus seguem o mesmo padrão da tríade, ou seja, são notas empilhadas, que, de acordo com sua posição terão um nome específico.

Ex.: A tétrade de Dó maior

Escala natural maior DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ

Começando da Tônica MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI Começando da Terça SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL Começando da Quinta SI – DÓ– RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI

Então vemos que a tétrade de Dó maior formada pelo empilhamento das notas, sequenciando de três em três graus, formamos um acorde maior com uma sétima maior.

CURSO PRÁTICO DE HARMONIZAÇÃO – BY NETTO - visite nosso site: http://www.clickmusical.rg3.net 7

PARA MAIS APOSTILAS VISITE: W.VIDANOVAMUSIC.COM Um dos maiores portais na área da adoração, louvor e música.

C7M

Vamos analisar as tríades Como já vimos, a tríade é formada por três graus (1º, 5º e 6º graus). A tríade muda de nome de acordo com sua formação: Para mudarmos sua formação devemos analisar os intervalos que existem entre um grau e outro. Vejamos:

Como já podemos observar, a escala acima é uma escala cromática. Que é formada por semitons, e por ela ter começado em DÓ será chamada de escala cromática de DÓ MAIOR. Baseado nisto vamos estudar os intervalos entre uma nota (grau) e outra.

DÓ a RÉ2ª maiorouDÓ a RÉb2ª menor DÓ a RÉ#2ª aumentadaouDÓ a RÉ2ª maior DÓ a MI3ª maiorouDÓ a Mib3ª menor DÓ a FÁ3ª aumentada ou 4ª justaouDÓ a MI3ª maior ou 4ª diminuta DÓ a FÁ#4ª aumentadaouDÓ a FÁ4ª justa DÓ a SOL5ª justaouDÓ a SOLb5ª diminuta DÓ a SOL#5ª aumentadaouDÓ a SOL5ª maior DÓ a LÁ 6ª maiorouDÓ a LÁb 6ª diminuta DÓ a LÁ#6ª aumentadaouDÓ a LÁ6ª maior DÓ a SI7ª maiorouDÓ a Sib7ª menor DÓ a DÓ7ª aumentada ou 8ª justaouDÓ a SI7ª maior DÓ a DÓ#8ª aumentadaouDÓ a DÓb8ª diminuta DÓ a RÉ9ª justaouDÓ a DÓ 8ª justa DÓ a RÉ#9ª aumentadaouDÓ a RÉb9ª diminuta DÓ a MI10ª maiorouDÓ a RÉ9ª maior DÓ a FÁ10ª aumentada ou 11ª justaouDÓ a Mib10ª menor DÓ a FÁ#11ª aumentadaouDÓ a MI10ª maior DÓ a SOL12ª justaouDÓ a FÁ11ª justa DÓ a SOL#12ª aumentadaouDÓ a SOLb12ª diminuta DÓ a LÁ 13ª maiorouDÓ a SOL13ª maior DÓ a LÁ#13ª aumentadaouDÓ a LÁb 14ª diminuta DÓ a SI14ª maiorouDÓ a LÁ14ª maior

Como mostra a tabela acima os graus dependem do acidente (# ou b) para serem identificados. Se for # (sustenido) serão maiores ou aumentados Se for b (bemol) serão menores ou diminutos. Trabalhando com as tríades veremos que existem quatro tipos delas:

CURSO PRÁTICO DE HARMONIZAÇÃO – BY NETTO - visite nosso site: http://www.clickmusical.rg3.net 8

PARA MAIS APOSTILAS VISITE: W.VIDANOVAMUSIC.COM Um dos maiores portais na área da adoração, louvor e música.

MI  3ª (Terça maior)TRÍADE NATURAL

1ª) sendo: DÓ T (tônica) SOL 5ª (Quinta maior)

MIb  3ª (Terça menor)TRÍADE MENOR

DÓ T (tônica) SOL 5ª (Quinta maior)

MI  3ª (Terça maior)TRÍADE AUMENTADA

DÓ T (tônica) SOL# 5ª (Quinta aumentada)

MIb  3ª (Terça menor)TRÍADE DIMINUTA

DÓ T (tônica) SOLb 5ª (Quinta maior)

Vamos analisar agora as tétrades

A tétrade têm sua formação parecida e originária da tríade, só que com um grau a mais. Esse grau é justamente uma Terça maior (partindo da Quinta) exemplo:

Partindo da Tônica: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI

2 tons - então é uma Terça maior

Partindo do terceiro grau: MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ

1 tom e ½ - então é uma Terça menor

Partindo do quinto grau: SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ

2 tons - então esta é uma Terça maior.

Empilhando as notas DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI

CURSO PRÁTICO DE HARMONIZAÇÃO – BY NETTO - visite nosso site: http://www.clickmusical.rg3.net 9

PARA MAIS APOSTILAS VISITE: W.VIDANOVAMUSIC.COM Um dos maiores portais na área da adoração, louvor e música.

MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ nova seqüência partindo do sétimo grau. Dessa forma nós temos as tétrades de Dó maior. E seus nomes serão:

1º DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI DÓ 3º MI FÁ SOL LÁ SI DÓ RÉ MI 5º SOL LÁ SI DÓ RÉ MI FÁ SOL 7º SI DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI

Outros tipos de escalas: CROMÁTICA A escala cromática é formada por ½ e ½ tons, isto chama-se simetria, porque são distâncias iguais.

HEXAFÔNICA Agora temos a escala hexafônica.

A escala hexafônica é formada de tom em tons: DÓ – RÉ – MI – FÁ# - SOL# - LÁ# - DÓ DIMINUTA Formada de um tom e meio consecutivos: DÓ – RÉ – MIb - MI- FÁ – SOLb – LÁb - SIbb – DÓ PENTATÔNICA

A escala pentatônica origina-se da escala maior, na verdade é uma escala maior sem os 4º e 7º graus:

Exemplo: Escala maior (modo Jônio) Escala pentatônica maior

CURSO PRÁTICO DE HARMONIZAÇÃO – BY NETTO - visite nosso site: http://www.clickmusical.rg3.net 10

PARA MAIS APOSTILAS VISITE: W.VIDANOVAMUSIC.COM Um dos maiores portais na área da adoração, louvor e música.

Diz-se pentatônica porque é formada de apenas 5 graus. Existem também as escalas harmônicas e melódicas

Estas escalas são muito usadas porque geram uma série importantes de novas combinações harmônicas. Mas para que se possa entender, preste atenção na explicação abaixo.

Toda escala maior têm uma outra escala dentro dela, que é uma escala menor. E essa escala têm sua formação baseada da mesma forma que a tríade. A essa escala damos o nome de escala relativa e que começa no sexto (6º) grau da escala natural maior. Veja no exemplo abaixo:

Escala natural maior de Dó maior DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ

Aqui começa a escala relativa menor.

LÁ –SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ
1 t ½ t 1 t 1 t ½ t 1 t 1 t

Então a escala relativa menor de Dó maior será:

Mas voltando às escalas Harmônicas e Melódicas

Como você pode notar ela começa em Lá, portanto será a escala de Lá menor. Harmônicas A escala harmônica é a mesma relativa, só que com o sétimo grau alterado. Ex.:

LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL #
Sendo  T 2ª M 3ªm 4J 5J 6m 7ªM
LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL # – LÁ
1 t ½ t 1 t 1 t ½ t 1 t ½ t

Analisando a escala:

•Lembre-se que se a distância entre a Tônica e a Terça forem menor que dois tons a Terça será uma Terça menor, é o caso desta escala. Ela é uma escala menor por esta razão.

•Lembre-se que se a distância entre a Tônica e a Quinta forem de três tons e meio a Quinta será uma maior. Neste caso a Quinta desta escala será uma Quinta maior.

CURSO PRÁTICO DE HARMONIZAÇÃO – BY NETTO - visite nosso site: http://www.clickmusical.rg3.net 1

PARA MAIS APOSTILAS VISITE: W.VIDANOVAMUSIC.COM Um dos maiores portais na área da adoração, louvor e música.

Agora vamos empilhar as notas: Partindo do primeiro grau: LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL# - LÁ Partindo do terceiro grau: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL# – LÁ – SI – DÓ Partindo do quinto grau: MI – FÁ – SOL# – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI

(Parte 1 de 2)

Comentários