Baixe Calculo da Vida de Cabos de Aço em Máquinas de Elevação e Transporte e outras Notas de estudo em PDF para Máquinas, somente na Docsity! Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Prof. Dr. Mário Cezar Alves da Silva Máquinas de Elevação e de Transporte Cálculo da Vida dos Cabos de Aço Fatores que influencia na vida dos cabos de aço Os cabos de aço são projetados para: Resistir aos esforços aplicados; Trabalhar por longos períodos. A resistência do cabo de aço está associada diretamente aos esforços de tração, mas não à vida do cabo. Arames de r=130 kg/mm2 para outro de r=160 kg/mm2 ocorre um aumento apreciável na segurança, mas inalterado na vida do cabo. Porém, arames de r=160 kg/mm2 para outro de r=200kg/mm2, a vida do cabo será diminuída. Os cabos estão submetidos a esforços alternados, nas polias e tambores, ocorrendo à fadiga por flexão. Determinação do N° de flexões O nº de flexões é determinado pelo nº de pontos (polias, tambores) em que o cabo entra e sai, sendo as flexões em um sentido, nesses pontos, equivalentes a uma flexão simples e a flexão variável a uma flexão dupla. Flexão reversa (é no sentido oposto à flexão precedente) reduz à vida do cabo, aproximadamente, à metade ou equivale a duas flexões do mesmo lado. A vida do cabo é altamente afetada pela fadiga. Tem-se verificado que cada cabo pode resistir a um determinado nº de flexões, após as quais começa sua rápida desintegração. Determinação do N° de flexões Dependendo do número de flexões, a vida do cabo pode ser determinada a partir da relação Dmín/d. Para obter-se a mesma vida do cabo, o efeito do nº de flexões deve ser compensado por uma mudança apropriada na relação Dmín/d. Numa talha gêmea (simétrica) obtém-se o nº proposto de flexões do cabo dividindo-se por 2 o nº total de pontos, onde as partes paralelas do cabo entram ou saem. Na determinação do número de flexões, para as talhas simétricas, a polia compensadora não será considerada, porque ela permanece estacionária quando a carga está sendo elevada ou abaixada. Cálculo da vida dos cabos de aço Onde: A=DT/d – é a relação entre o diâmetro do tambor ou polia e o diâmetro do cabo. R–tensão verdadeira de tração no cabo [kgf/mm2] C–fator dependente da construção do cabo e a tensão de resistência à tração do material do fio. C1–fator dependente do diâmetro do cabo C2–fator dependente de condições operacionais e de fabricação do cabo m–fator dependendo do n° de flexões repetidas do cabo Z durante o período de seu desgaste até seu rompimento. 21.... CCCmd D A R T S FC R 4 ..38,0 2d S FIM
TABELA 11. Valores do Fator m
Ls
z em milhares 30 50 70 99 -| 110 130 150
m 0,26 | 0,41 0,56 0,70 0,83 0,95 1,07
z em milhares: | 170 190 210 230 255 280 310 340
m 1,18 1,29 1,40 1,50 1,62 1,74 1,87 2,00
z em milhares 370 410 450 500 550 600 650 700
m 2,12 Za 2,42 2,60 27, 2,94 3,10 3,17
ema
TABELA 12. Valores do Fator €
Construção do cabo
rare ponte
=
6X7=42e 6 x 19 = 114 e um núcleo 6x 37=299 e
Sh um núcleo a ; um núcleo
alta Ordinário Warrington Srale
Torção | Torçac | Torçar | Torçac | Torção | Torção | Torção | Torção| Torção | Torção
cru- | para- | cru- | para- | cru- | para- | cru- | para- | cru- | para-
zada tela zada lela zada tela zada lela zada lela
130 1,31 1,13 1,08 | 0,91 | 0,69 | 0,61 0,81 0,69 1,12 | 0,99
160 | 1,22 1,04 1,00 | 0,83 | 0,63 | 0,54 | 0,75 | 0,62 106 | 0,93
180 1,16 | 0,98 | 0,95 | 0,78 | 0,59 | 0,50 | 0,70 | 0,57 102 | 0,89
<=
TABELA 14b.
Operação Tratamento Cr
Trefilação Redução por trefilação — 25% 1
Redução por trefilação — 10% 0,93
s e f comum E
Superfície À polida 0,89
Processo no tratamento técnico Patenteado no banho do chumbo E
Normalizado 1,08
Endurecido no ar Meu
Temperado 1,15
Passo da torção
Fios nas pernas
Pernas no cabo
Primeira torção Segunda torção
1,8 d do cabo 10,2 d da perna 12,1 d da perna 1
6,7 d do cabo 10,2 d da perna 12,1 d da perna 1,13
Processo de 88 d do cabo 10,2 d da perna 12,1 d da perna 1,06
fabricação 88 d do cabo 12,0 d da perna 14,0 d da perna 0,91
das pernas 6,7 d do cabo 8,3 d da perna 7,9 d da perna LIS
6,9 d do cabo | 25,0 d da perna 6,9 d da perna 0,72
Núcleo de uma Impregnada com Cânhamo 1
perna graxa Algodão 111
Manilha 0,82
Sisal 0,82
Aço 1,36
Núcleo de uma Não impregnada Cânhamo 1,15
perna de graxa Algodão 1,46
Manilha LO
Sisal 0,82
Aço 1,36
Núcleo de três Impregnada com Cânhamo 1,06
pernas graxa Sisal 0,74
Processo Endireitamento do fio e cabo 0,89
Adicional Esticamento prévio do cabo 0,93
TABELA 1ic.
Fatores operacionais Índices
E Material da polia Ferro fundido
Duralumínio
Tecido laminado
Euio da ranhura da polia 0,52 d do cabo
0,75 d do cabo
= o
Ranhura V — 40º
Natureza da flexão do cabo Flexão de um lado
Flexão múltipla
Ângulo de contato do cabo 180º
nobre a polia 90º
45º
Ângulo da deflexão do cabo, 0º
relativo a um plano normal 1:30”
no eixo da polia ou tambor 3º
(Angulo de deslisamento) 5º
Temperatura ambiente + 20º0C
OC
— 20ºC
TABELA 15. Valores de a, we É
Altura h
Nú- de eleva-
mero ção de
Dias prato carga em
E Ope- | de e m, para o
Condições de preta ração | traba- | ciclo á Modo de sus- máximo
do mecanismo de ele- | asia] lho | de pensão da carga | *2 | número de| É
vação h por |traba- flezões do
més | lho cabo por
por ciclo para
dia by =lIme
la = 2m
Acionamento Suspensão
pa 8 25 16 400 simples 2 — 0,7
Trabalho 8 25 40 1000 | Suspensão com 4 2 0,5
leve uma polia
móvel
Trabalho | 16 | 25 | 136 |3400 2x2] 3 2 los
Aciona-
mento a
E bi 2 | 30 [320 [9600] in, |2X3] 5 3 0,3
muito múltipla
pesado Voo do e 444 4 lo
2x5) 9 5 0,2
b
as
c
3
a
Número de 4
flexões e
5
, Í
| 4
, &
a
1
6
23
c
4
f d
q
Número de 56
“flexões
; A
s6 7 A
Fig. 21. Determinação do número de
flexões do cabo, com uma polia móvel.
(=
Diagrama das
flexões
Diagrama 4 Desenvolvimento
J
1
b
2
e
L E
Er,
9
az
6 H
Número de flexão — = 3 õ
2 Diagrama
Diagrama B Desenvolvimento ú das
RR E 4 7-8 flexões
a7 I/a a õ
23
o É E
q +
e E &
5
& ns
a a Fl 8 4
a 5
'S y
e] mph sho &
I 43 g 6
8 a te
Número de flexões — = 4
2
Fig. 22. Determinação do número de
flexões, em talhas simétricas.
1 flexão 3 flexões 4 flexões 5 flexões 6 flexões 2 Hs 8 Dec
Fig. 23. Número de flexões, para vários modos de suspensão de carga.