Criando os filhos no caminho de Deus

Criando os filhos no caminho de Deus

(Parte 3 de 11)

• Leitura em conjunto: Você pode preferir selecionar algum livro de um bom autor cristão sobre qualquer assunto de interesse comum da família ou ler uma parte de literatura clássica. Há livros especialmente indicados para esta Noite Familiar, os quais contam as histórias bíblicas, facilitando assim o aprendizado das crianças.

O número de diferentes atividades disponíveis para sua família é realmente interminável. Incluímos algumas idéias para estimular sua imaginação: 1. Jogos bíblicos estão disponíveis na maioria das livrarias evangélicas em grande variedade, todos incentivando o interesse e conhecimento pelo estudo Bíblico. 2. Charadas com histórias bíblicas é um grande divertimento. 3. Todos podem fazer juntos uma geléia ou um doce caseiro; é um grande divertimento. 4. Caso more próximo às montanhas, vocês podem pescar ou caminhar. 5. Fazer uma cantata familiar, permitindo que as crianças cantem e toquem instrumentos. 6. As crianças adoram fazer um show de marionetes. 7. Pense em atividades especialmente disponíveis em sua área geográfica. Por exemplo, visite pontos turísticos instrutivos.

Eis algumas coisas que consideramos de grande auxílio,! para que possamos maximizar nosso tempo familiar juntos, tornando a Noite Familiar uma experiência positiva para cada membro da família.

F Fraternidade - A noite familiar deveria ser um momento saudável — não uma tarefa. É um momento! para aprender, compartilhar e crescer.

A Atividade - Tenham uma atividade em que todos possam estar envolvidos.

Certifique-se, sempre que possível, de que esta proporcione uma experiência dei aprendizado e alegria.

M Maneiras - Nunca permita que a reunião familiar provoque qualquer um dos membros. Seja sensível aos sentimentos das outras pessoas envolvidas. Encoraje a sinceridade com amor cuidadoso.

I Imaginação - Use sua imaginação para estimular interesse, novas idéias e lições que encorajem todos os membros da família a estar envolvidos nas atividades.

L Liberdade - Todos os membros da família devem sentir-se à vontade para expor suas opiniões, a fim de que juntos possam buscar bases bíblicas, confirmando ou não tais pensamentos.

I Interior - Lembre-se, nossa prioridade é despertar nas crianças um anelo por

Deus e um desejo de viver suas vidas cem por cento para Cristo!

A Aprendizado - Faça de cada sessão uma experiência de aprendizado. Esta é a sua oportunidade de treinamento.

Trazendo-o para casa Eis um planejamento genérico de Noite Familiar que você pode usar a qualquer momento. É muito útil abranger estes itens resumidamente para discussão e aplicação das Escrituras a cada Noite Familiar, objetivando "trazer para casa" as lições ministradas pelos pastores na Escola Dominical. (Os pais poderão fazer algumas anotações durante a Escola Dominical para ajudá-los neste exercício.)

Abertura: Qual foi o tema da mensagem (ou da lição da Escola Dominical, tanto para adultos como para as crianças) no domingo passado? (Discutam isto entre os familiares.)

Escrituras: Que passagem das Escrituras foi utilizada como ponto principal?

(Alguém a lê.)

Discussão: Quais eram os pontos principais? (Discutam.) Atividade de Aprendizado: Use sua imaginação para reforçar o ponto principal da mensagem, elaborando uma atividade criativa de aprendizado (paródia, desenhos etc).

Aplicação: Como podemos aplicar a mensagem do pastor às nossas vidas, tanto individual como familiar? 1. Cada membro da família conta como aplicará a lição. 2. Como cada filho poderá aplicá-la ao que está estudando na escola esta semana? 3. Como família, de que maneira podemos aplicar esta lição?

3. Sintonizando para o Sucesso

Você já esteve em uma sala de aula onde os alunos trabalhassem silenciosamente em um problema de matemática, pedindo ajuda ao professor, caso necessitassem? Ou em grupos, construindo um projeto de ciências? Quando entro em uma sala de aula com um ambiente como este, sinto um bem-estar interior. Pode-se sentir o aprendizado sendo absorvido. Contraste estas cenas com suas lembranças de infância; do dia em que sua classe teve um professor substituto. Muitos professores substitutos mantêm um ambiente bemsucedido em sala de aula, porém os alunos costumam fazer o possível para dificultar as coisas. Lembra-se? Ao chegar um professor substituto, os alunos tomavam aquilo como um "dia de folga", o dia em que poderiam bagunçar impunemente. Às vezes, a classe ficava sem qualquer controle — gritos e falatórios caóticos, bolinhas de papel voadoras, aviõezinhos de papel, guerra de água no bebedouro — pense na cena. Lembra-se daqueles dias tormentosos ao pobre professor substituto?

Poderia haver qualquer aprendizado em meio a tamanho caos? Impossível! Que contraste com o ambiente da primeira classe descrita! Podemos ver o tremendo impacto | que a sintonia das crianças, ajustada pelo professor, exerce sobre a qualidade do aprendizado e como será o sucesso destes alunos.

Há uma grande semelhança entre os lares e as salas de aula. Os pais são os professores, e seus descendentes, os alunos, vivem a experiência de aprendizado chamada vida. Como líderes do lar, os pais ajustam o tom. Cada lar é adequado aos estilos de vida, personalidades e necessidades dos membros da família. Na Bíblia, encontramos algumas pautas para nosso ambiente familiar.

E agora, esta palavra a cada um: vocês devem ser como uma grande família feliz, cheio de simpatia uns pelos outros, amando-se uns aos outros, com corações ternos e mentes humildes. Não paguem mal por mal. Não retribuam àqueles que dizem coisas desairosas sobre vocês. Em vez disso, orem para que Deus ajude os tais, pois devemos ser bondosos para com os outros, e Deus nos abençoará por isso. (1 Pe 3.8,9, A Bíblia Viva)

Pedro menciona vários elementos presentes em uma família feliz — elementos que criam um ambiente de sucesso doméstico:

• Simpatia: o Dicionário Aurélio define como "tendência ou inclinação que reúne duas ou mais pessoas. Faculdade de compartilhar as alegrias ou tristezas de outrem: expressões de simpatia. Interesse em atender às pretensões de alguém". • Corações ternos ou delicadeza e ternura sem barreiras.

• Mentes humildes: pensem nas necessidades e desejos dos outros antes mesmo dos seus, sem orgulho; mas de maneira servil. • Não paguem mal com mal, por males causados a vocês.

• Não retribuam, quando ocorrerem grosserias ou crueldades.

• Orem para que Deus os ajude, mesmo quando a pessoa ferir seus sentimentos ou causar-lhe mal.

• Sejam bondosos para com os outros, então Deus os abençoará! Note que Pedro aconselha-nos a "ser" esta família feliz. Esta é a descrição de sua família? A maioria de nós precisa admitir a necessidade de melhorar em alguns aspectos. Quando estou muito cansada e frustrada, fico propensa a revidar alguma ofensa sofrida de meu marido, sem qualquer intenção de dirigir-me ao Senhor em oração. Preciso melhorar neste aspecto. Este é meu desejo, pois conheço a grande diferença que esta atitude pode causar em meu ambiente familiar. Apenas um comentário áspero ou mesmo um negativo tom de voz podem criar tensão no lar durante o resto do dia — ainda que o fato seja seguido por sinceras desculpas.

Não seria maravilhoso ter este tipo de sintonia em nossas famílias? Como pais, sintonizamos a família através de nossos atos e atitudes. Pense em seus filhos e em suas típicas respostas e ações — tanto positivas como negativas. Isto proporcionará um ótimo ponto de partida para que você, pai ou mãe, possa examinar quando exibiu comportamentos semelhantes.

Então, decida que comportamentos desejaria ver em seus filhos. Eles recebem em casa o exemplo destas atitudes e ações?

A sintonia estabelecida por nós em nossa família inevitavelmente transpõe os territórios domésticos. Todos nós já ouvimos a história do pai que era massacrado no trabalho e ao chegar em casa gritava com a esposa, que por sua vez espancava o filho, que então chutava o cachorro.

Nossas atitudes se espalham. Nossas atitudes negativa! — raiva, dores, melancolia e frustração — prejudicam as pessoas com as quais habitamos. A boa nova é, portanto! comportarmo-nos de maneira positiva! Quando nós, como pais, somos felizes, encorajadores e cheios de alegria, nossos filhos estão mais inclinados a exibir tais qualidades compartilhá-las fora de casa.

A sintonia familiar afeta a atmosfera do ambiente dei trabalho, bem como o ambiente de recreação de nossos filhos. As atitudes e ações que nós e nossos filhos temos com! relação aos outros começam em nosso próprio lar. Pedro,! refere-se à igreja ao aconselhar a família sobre felicidade. As igrejas deveriam possuir a mesma atmosfera de sucesso que os nossos lares. Este esforço tem início no lar de] cada família, eventualmente espelhando-se na família física para a família maior, que é a igreja. Isto começa em você e em mim! E nós podemos fazê-lo, com a ajuda de Deus!

O tempo afeta de maneira dramática o curso dos sentimentos de nossas famílias.

Um estudo sobre 2.400 formandos descobriu que o fato mais perturbador em suas vidas, declarado por eles mesmos, era de não ter passado tempo suficiente com seus pais.

Os filhos necessitam tanto de qualidade, como quantidade de tempo com seus pais — tanto quanto você tenha para dar. Nunca é fácil encontrar tempo e energia para realmente fazer um tempo de qualidade. Quase todos nós estamos ocupados e cheios de compromissos. Então, vem à tona a questão das prioridades. O tempo com meu filho está em primeiro lugar? Isto pode significar o abandono de algumas outras atividades. Poucas são as boas coisas que acontecem por acaso.

A verdadeira riqueza se consegue com sabedoria e bom senso; conhecer e entender a vida ê a melhor maneira de acumular muitas riquezas e dar a sua família tudo de que ela necessita. (Pv 24.3,4, A Bíblia Viva)

Como pais, nossa verdadeira riqueza é a família. Uma vida de sucesso familiar requer planejamento. Através deste livro, você encontrará estratégias de planejamento para o sucesso de sua família. Para que elas funcionem, precisamos fazer de nosso tempo familiar uma prioridade. Estabelecer a Noite Familiar uma vez por semana é um ótimo início para dedicar um tempo de qualidade. Porém, isto não é suficiente. O trabalho dos pais nunca termina, estamos sempre moldando, instruindo e treinando nossos filhos como v i vemos nossas vidas. Somente assim a quantidade de tempo tem seu lugar.

As três ferramentas básicas que o ajudarão a passar um tempo proveitoso com seus filhos são: • Diálogo

• Questionamento

• Leitura juntos Martin Deutsch, no livro The Disadvantaged Child and the Learning Process, descobriu que nos lares onde existe o diálogo, o questionamento, mas a leitura não tem lugar, a criança faz poucas perguntas, utiliza questões curtas e possui tanto um vocabulário limitado quanto um menor poder de atenção. A prática destas atividades no lar ajudará seu filho tanto na escola como na vida. As crianças crescem muito rápido. Todos os pais, ocasionalmente, pensam ter falhado na educação de seus filhos, não terem "estado lá", que não têm ouvido, dado atenção ou estado fisicamente presente quando seus filhos precisaram. Ao invés de palavras de desespero: "se eu..." ("se ao menos eu tivesse tido tempo"; "se eu tivesse ouvido"), podemos usar palavras de oportunidade quando estas situações ocorrerem, dizendo: "Da próxima vez vou assistir à sua apresentação" ou "Da próxima vez deixarei os papéis de lado e lhe darei atenção".

A comunicação familiar é a chave para a criação de uma i família bem-sucedida.

Dois tipos de comunicação são vitais:

• Comunicação entre os pais: Este é um fator chave nas famílias de sucesso! A consistência é de vital importância, como discutiremos mais tarde; assim, os pais desejarão discutir previamente as situações, regras, disciplina, objetivos familiares etc. Qualquer conflito de idéias entre os pais deve ser solucionado em particular ou executado com os filhos em unidade.

A segurança familiar é importante para garantir a confiança e o bem-estar dos filhos. Sentir segurança habilita a criança a explorar e aprender em um ambiente seguro. A melhor maneira para fazer com que seu filho sinta-se seguro é possuir um casamento forte, permitindo que eles vejam seu amor e unidade de mente e espírito.

• Comunicação com os filhos: A melhor forma de conhecer a mente de seu filho, ou seja, como ele ou ela se sente, sua aprendizagem na escola e os tipos de crenças e atitudes que está desenvolvendo é manter abertos os canais da comunicação. Você desejará fazer isto com seu filho individualmente, bem como com toda a família.

Três elementos principais encorajam a qualidade da comunicação: • Tempo disponível

• ouvir com atenção

• Conversar francamente O ajuste e o clima podem afetar o sucesso da comunicado. Reserve tempo suficiente para uma discussão espontânea, onde a comunicação seja natural e fluente.

Quando eu era jovem, minha família sempre tomava café da manhã e jantava em conjunto. Algumas lembranças mais Alegres estão relacionadas com estes momentos. Algumas não são específicas, porém estão repletas de risadas, assuntos que fluíam e histórias. Meu pai é um contador de histórias nato, e eu sempre adorava ouvir as coisas excitantes que havia feito em sua vida, as histórias sobre a Segunda Guerra Mundial e suas aventuras enquanto levava de avião os suprimentos missionários até ao México. Aprendi muito com suas conversas sobre política, comunidade, história de nossa família e propósitos de viagens, uma vez que minha mãe não possuía a habilidade de contar histórias.

E não se esqueça das lembranças familiares! Aqueles momentos especiais são mantidos vivos por gerações quando lembrados por toda família. Os momentos de refeição são ótimos para este tipo de entrosamento. Atualmente, as famílias possuem agendas ocupadas, mas se puderem reservar tempo ao menos para uma refeição diária em conjunto, vocês provarão alguns momentos fabulosos de comunicação aberta!

Se você é como a maioria dos pais, provavelmente passa grande parte do tempo no carro com seus filhos, levando-os de uma atividade a outra. Estes momentos de descontração (especialmente, se o rádio estiver desligado) proporcionam diálogos especiais. E, quando um grupo de amigos de seus filhos está presente no carro, é-lhe dada a chance de observar suas companhias, suas preocupações (os assuntos sobre os quais conversam) e como seu filho interage socialmente. A Noite Familiar é outra grande oportunidade para i comunicação. O bate-papo espontâneo e descontraído costuma acompanhar as atividades, enquanto os tópicos mais sérios podem ser mencionados durante o período de discussão. (Leia o capítulo 2 para formato e idéias.)

Como cristãos, estamos sempre muito ocupados com trabalho da igreja e ajudando aos outros. Cristo nos chama para tal serviço, e esta deve ser uma importante tarefa d nossas vidas. Entretanto, precisamos ser cuidadosos para que isto não tome o lugar de nossos momentos familiares Deus nos confiou o cuidado e custódia de nossos filhos, mas é nossa prioridade educá-los e treiná-los nos caminhos do Senhor. Além do mais, o momento familiar (e a Noite Familiar) precisa ter prioridade em nossas vidas.

(Parte 3 de 11)

Comentários