Criando os filhos no caminho de Deus

Criando os filhos no caminho de Deus

(Parte 6 de 11)

Porém Saul não deu ouvidos ao aviso. Então, quando perdeu tudo que tinha, implorou o perdão de Deus. Saul não mudou seu modo de viver, pois continuou a pecar e perseguir Davi por muitos anos. Muitas vezes o Senhor arrependeu-se de haver feito de Saul o rei de Israel. (Leia 1 Sm 15.1-35)

Há inúmeros exemplos de homens como João e Saul que optaram tanto por obedecer como por desobedecer a Deus, e estas decisões determinaram ou não o sucesso em suas vidas.

Em Mateus 7.24-27 (A Bíblia Viva), Jesus oferece-nos uma bela imagem de como o resultado de nossas vidas (nossos sucessos e falhas) dependem da base sobre a qual estão edificadas:

Todos os que ouvem os meus ensinos e seguem, são ajuizados, como um homem que constrói sua casa na rocha sólida. Embora a chuva caía em torrentes, as enchentes subam e os ventos de tempestades batam contra sua casa, ela não cairá, porque está construída sobre a rocha. Mas aqueles que ouvem os meus ensinos e não obedecem, são loucos, como um homem que constrói sua casa sobre a areia. Porque quando as chuvas e as enchentes vierem, e os ventos de tempestades baterem contra sua casa, ela cairá fazendo um barulho medonho.

Ao examinarmos as vidas dos personagens bíblicos, podemos determinar o tipo de alicerce sobre o qual suas vidas foram edificadas. Eles obtiveram sucesso obedecendo ao Senhor, ou apartaram-se dEle ao cometerem algum pecado?

Isto reduz a motivação. Eram eles motivados por Deus, chamados por Ele e obedientes ao seu plano — construindo suas vidas sobre a rocha? Ou foram motivados por seus próprios desejos? Quem sabe até mesmo tentando andar com o Senhor, porém sem comprometimento quando seus planos não coincidiam com seus próprios desejos terrenos? Os que são dirigidos por seus planos e idéias possuem uma definição de sucesso que divergem de Deus. Eles desmoronarão, pois suas vidas estão construídas sobre a areia.

Qual é a motivação de nossa família? Sobre qual base estamos construindo nossas vidas?

Todos desejamos ter uma vida bem-sucedida eternamente. Como pais, desejamos o mesmo para nossos filhos. Se eu pudesse fazer um pedido, seria para que andassem junto ao Senhor e lhe obedecessem completamente — não importando as possíveis conseqüências aqui na Terra, pois sei que os resultados eternos destes esforços é o que realmente interessa. Estamos nesta vida somente de passagem.

Meu maior desejo e minha oração mais sincera é para que minha família, incluindo eu e meu marido, tenha sucesso aos olhos de Deus. Sei que uma área importante onde preciso ser bem-sucedida é quanto ao treinamento dos meus filhos no obedecer ao Senhor. O mundo produz falsas idéias sobre o sucesso, e cabe a mim fazer com que meus filhos conheçam o seu significado aos olhos de Deus.

Nos próximos dois capítulos, analisarei mais profundamente o que a Bíblia diz sobre o sucesso, e espero que os exercícios da Noite Familiar contidos em "Trazendo-a para Casa" ajude-o a mostrar para seus filhos a visão cristã sobre o sucesso.

Trazendo-a para Casa Aplicando os princípios de Deus: favor consultar o capítulo 2, para idéias e atividades sobre a elaboração da Noite Familiar.

Abertura: Neste capítulo, leia as histórias parafraseadas de Saul e João Batista.

Cada membro da família deve escolher o homem que considera mais bem-sucedido e explicar o motivo.

Escrituras: Gênesis 37,39 — 45 (note especialmente 39.23) — a história de

José. (Para filhos mais novos, você pode desejar ler uma versão em livros infantis ou parafrasear a história, os mais velhos preferem a passagem completa.) DISCUSSÃO: JOSÉ TEVE SUCESSO EM SUA VIDA? POR QUÊ? DISCUTAM COMO DEUS

USOU JOSÉ, MESMO DURANTE os períodos de dificuldade. Como José lidou com a tentação da esposa de Potifar?

Aplicação: 1. Caso você sofresse as mesmas dificuldades de José — ser atirado no poço e aprisionado, qual seria sua atitude? Deus está no controle de tais situações? 2. Quando as coisas dão errado em sua vida (assim como pareciam acontecer na vida de José), significa que você fracassou? 3. Como José tratou seus irmãos depois do que fizeram com ele? Como você demonstra amor e perdão para algum conhecido seu? 4. Baseado nas razões que você encontrou para o sucesso da vida de José, como a sua vida pode ser bem-sucedida?

6. O que É Sucesso?

Se eu lhe pedisse para descrever uma pessoa de sucesso, quais seriam suas palavras? Qual seria sua definirão? Se eu fizesse esta pergunta para vinte pessoas, obteria pelo menos quinze respostas diferentes. Todos nós temos uma visão própria do seu significado.

Embora a palavra signifique diferentes coisas para pessoas variadas, é de vital importância que cada um de nós examine nossa visão de sucesso e suas influências sobre nossas vidas, pois elas são responsáveis pela formação do tal ponto de vista. Nosso objetivo de sucesso é baseado em diversas dicas verbais recebidas através da vida: televisão, livros, nossos pais, amigos e parentes, personalidades famosas, igreja, Bíblia, professores, nossa cultura e ainda todos aqueles filtrados por nossa vontade, desejo e valores, os quais formarão nossa própria visão de sucesso.

O sucesso é um dos conceitos mais consistentes em nossa cultura, pois cada um de nós anseia alcançar o seu ideal. Qual é o propósito da vida, senão o êxito? Você já conheceu alguém que desejava ser um fracasso na vida?

Eu fui criada em Orange County, Califórnia, onde u,j cesso é medido primordialmente em riqueza, poder e imagem. De fato, Orange County é uma das capitais yuppies do país, onde a pessoa bem conceituada dirige uma Mercedes ou um BMW enquanto fala ao telefone de seu carro f marcar um almoço importante. Apenas para registrar, minha família nunca possuiu estas coisas; éramos uma família feliz de classe média. Porém, cresci rodeada por uma forte afirmação cultural que iguala o sucesso a uma poderosa e opulenta imagem.

Conheço diversas pessoas que adotaram a visão do sucesso de Orange County.

Elas acreditaram piamente que imagem é tudo; você não precisa realmente possuir dinheiro, mas apenas é suficiente aparentar tê-lo. Ninguém avisou que o crédito acaba, e algum dia deverão pagar suas dívidas. Em dado momento, precisarão ajustar seu padrão de vida ao que realmente podem bancar!

Enquanto alguns desses amigos ainda apostam na imagem, outros decidiram que os anos 90 pedem uma visão mais significativa do sucesso que a materialista dos anos; 80. Enquanto lutam para pagar suas dívidas e garantir seus empregos em uma economia apertada, estão gastando tempo, ao invés de dinheiro, em grandes questões sociais como meio ambiente e política. Estão até mesmo "voltando-se para a família".

Mas esta é uma visão apropriada para o sucesso? Certamente, os valores familiares são prioritários e de vital importância; assim como fazer o bem e ajudar os outros. Mas, por que estão fazendo isto? A maioria devido à pressão da sociedade, é a "onda" do momento. Eles seguirão outra tendência quando surgir a próxima moda. Talvez isto se deva, em parte, à percepção de que falta algo em suas vidas.

A cidade onde você mora pode ter uma cultura completamente diferente da de

Orange County. Na verdade, eu mesma vivo agora em uma pequena comunidade rural na Califórnia Central, onde os valores são completamente diferentes. Não sei se esta cidade já passou por uma fase materialista, pois eu não estava aqui. Porém, a maioria de meus Conhecidos parecem associar o sucesso a uma vida confortável, criando seus filhos e envolvendo-se em causas sociais.

Outros amigos meus, particularmente os moradores do noite da Califórnia, parecem ver no intelecto a chave para O sucesso. Eles lutam para ser melhores do que qualquer outra pessoa em suas habilidades no falar e pensar, tentando impressionar o mundo com sua compreensão cultural. Para eles, o sucesso acontecerá quando forem amplamente conhecidos por sua criatividade e ocupações intelectuais.

Talvez isto seja um estereótipo. Não estou dizendo que Iodos os habitantes destas áreas geográficas estão incluídos em minha generalização. Estou apenas falando das diferentes observadas pessoalmente em meus próprios amigos e conhecidos, estabelecendo que a geografia e a cultura afetam sobremaneira nossa visão do sucesso e que existem muitas opiniões diferentes para conduzir a vida de cada pessoa. A maioria destas definições objetivam o sucesso rumo algo a atingir em certo momento da vida. E a conseqüência é medida com base no grau de sucesso mundano que seus amigos alcançaram.

Com todas estas versões de sucesso, baseadas na saúde, riqueza, intelecto, poder, família, envolvimento social etc, como poderemos saber seu verdadeiro significado? Minha preocupação pessoal não é como os outros o definem, e sim como Deus o define e o que requer de mim. Minha concepção de sucesso é um dia ouvir meu Senhor dizer: "Bom trabalho, servo bom e fiel".

É importante, como pais, definirmos cuidadosamente nossa própria medida de sucesso. Caso contrário, a sociedade o fará por nós. Somos exemplos importantes; professores de uma saudável e religiosa visão de sucesso para nossos filhos. Esta definição de sucesso determina os caminhos que tomamos na vida, uma vez que temos por objetivos sermos bem-sucedidos.

No último capítulo, observamos exemplos de suas vidas relatadas na Bíblia.

Uma foi sucesso aos olhos d Deus, a outra não. Deus abençoou os esforços de João Batista, pois ele lhe obedecia e seguia suas instruções. Se desejamos que Deus abençoe nossos esforços, precisamos também seguir sua fórmula. A recompensa é grande - bênção e contentamento, sem mencionar a vida eterna com o Senhor.

A VISÃO BÍBLICA DO SUCESSO Em 2 Crônicas 31.21, a Bíblia nos conta por que o Rei Ezequias foi um sucesso:

E em toda obra que começou no serviço da Casa de Deus, e na lei,, nos mandamentos, para buscar a seu Deus, com todo o seu coração o fez e prosperou.

Em toda obra que realizou, Ezequias foi motivado por seu amor ao Senhor, desejando servir e obedecer-lhe. Come pais, ansiamos que Deus prospere nossa família. Desejamos, a bênção do Senhor em tudo quanto fazemos, e oramos para! que nossos filhos sejam bem-sucedidos aos seus olhos. Salmos 1.3 descreve o homem de sucesso:

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.

Com base nesta descrição bíblica, podemos descobrir vários conceitos-chaves. • Primeiro, sucesso envolve ação. Uma vida de sucesso produz frutos e prospera em seu trabalho. • Segundo, uma pessoa de sucesso possui força, como uma árvore, com seus pés firmemente arraigados. A árvore é estável e duradoura; assim, a pessoa de sucesso deve possuir qualidades de consistência e perseverança, não se deixando intimidar. A pessoa de sucesso é firmada na Palavra, construída sobre a rocha da verdade que é Cristo.

• Terceiro, o fruto é conduzido segundo o tempo de Deus, na estação designada por Ele. A pessoa de sucesso precisa andar nos caminhos do Senhor e ser sensível à direção do Espírito Santo, para que produza o fruto correto e o faça no tempo em que Deus ordenar.

Deus dá a cada um de nós certas habilidades e dons que nos habilitam a produzir certos trabalhos, assim como designa que a macieira produza maçãs, e a figueira, os figos. Além do mais, poderíamos assim definir o sucesso:

Sucesso é viver de maneira afazer uso do que Deus tem lhe dado: intelecto, habilidades e energia para alcançar o propósito que Ele tenciona em sua vida.

Seu filho possui várias habilidades concedidas por Deus: criar, construir, organizar; resumindo: executar. Porém, Deus deseja que cada pessoa use suas habilidades de modo diferente, a fim de ajustar-se a seu plano perfeito. Este é o motivo pelo qual o sucesso precisa ser medido em relação à intenção de Deus para cada um de nós, não em comparação às outras pessoas.

Não há um molde para a pessoa de sucesso, mesmo sob o aspecto bíblico. E não há meios de comparação entre eles, pois Deus criou cada um de nós diferentemente e possui um plano especial para nossas vidas. Precisamos obedece e nos ajustarmos ao seu plano, usando os dons e habilidades que Ele nos concedeu, a fim de obtermos sucesso.

O sucesso é pessoal e está ligado a Deus. Isto inclui Í maneira como vivo cada área de minha vida. Uma vida de êxito é mais importante que possuir apenas uma área de realização. Isto envolve o equilíbrio entre as atividades Í projetos concluídos em minha vida, enquanto uso as habilidades que Deus me concedeu. O sucesso não acontece de um momento para outro; é um processo contínuo, um estilo de vida.

Somos chamados para "florescer onde fomos plantados'' Em outras palavras,

Deus tem colocado cada um de nós em situações de vida de acordo com a sua vontade. Precisamos estar satisfeitos e contentes em qualquer situação; desenvolvendo seu trabalho onde nos designar.

Cada um fique na vocação em que foi chamado. (1 Co 7.20)

Quando o nosso estilo de vida é o sucesso, somos administradores das coisas que Deus nos concedeu: nossas habilidades, intelecto, finanças, criatividade etc. Precisamos usá-los para a sua glória. Nosso objetivo é tornarmo-nos mais| semelhantes a Cristo, exibindo as características que Ele demonstrou, por exemplo, possuindo um caráter santo, sendo um servo e buscando a vontade de Deus.

Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.(1 Ts 4.7)

Ao obedecermos a Deus e crescermos, nosso estilo de vida torna-se mais bemsucedido. O sucesso é uma característica de disciplina interna — um processo de desenvolvimento das qualidades que Deus nos concedeu, não um objetivo externo.

Quantas vezes você já ouviu a frase: "Vivendo todo o seu potencial". Ela comunica a clara idéia de alcançar o melhor de si mesmo. Mas isto implica um ponto de sucesso tintes do qual a criança é falha. Você já conheceu alguém que "alcançou seu potencial"? Não creio ter ouvido isto alguma vez! É sempre dito que podemos fazer mais do que costumamos e, geralmente, é uma verdade.

Talvez isto seja mais realista, enaltecedor e condizente com o princípio bíblico de uma vida de sucesso: encorajarmos nossos filhos a desenvolver todas as suas habilidades,

O melhor possível, tentando obedecer a Deus e viver de acordo com a sua vontade. Certa mulher cristã que conheci ) define o sucesso como: "viver segundo a vontade de Deus desde cedo".

O sucesso é vivido de muitas formas, mas sua evidência é sempre uma vida frutífera. O que a Bíblia está dizendo ao afirmar que Deus fez prosperar um homem de sucesso? Quando ouvimos o termo próspero, a maioria de nós pensa em termos monetários ou de luxo. Porém, as bênçãos de Deus não envolvem freqüentemente riquezas. O sucesso é evidente em uma vida santa e justa que produz o fruto de valor eterno. O sucesso cristão não é medido em termos materiais. O verdadeiro sucesso é encontrar favor aos olhos de Deus para nossos filhos, ouvi-lo dizer, quando estivermos diante do seu trono: "Bom trabalho, servo bom e fiel".

Algumas vezes, Deus nos recompensa também com sucesso material, normalmente quando sabe que seremos bons administradores daquilo que nos confiou e utilizaremos este bem para gerar frutos no futuro. Porém, a medida mundana do sucesso nunca deveria ser nosso objetivo. Agrade Senhor deve ser nosso alvo.

(Parte 6 de 11)

Comentários