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Agostinho - Sermao da montanha Mt 5-31-32, Notas de estudo de Teologia

Agostinho - Sermao da montanha Mt 5-31-32

Tipologia: Notas de estudo

2015

Compartilhado em 19/03/2015

edson-nobre-6
edson-nobre-6 🇧🇷

4.8

(212)

480 documentos

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Baixe Agostinho - Sermao da montanha Mt 5-31-32 e outras Notas de estudo em PDF para Teologia, somente na Docsity! Mateus 5:31-32 Santo Agostinho É. 39. Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher dê-lhe libelo de repúdio [Mat., V, 31). É esta a justiça menor dos fariseus, à qual não se opõe o que diz o Senhor: Eu, porém, digo-vs: Todo aquele que repudiar a sua mulher, a não ser por aausa de fornicação, a faz ser adultera; e o que desposar a [mulher] repudiada comete adultério [Mat., V, 32]. De fato, aquele mesmo que ordenou dar libelo de repúdio não ordenou fosse a mulher repudiada, dizendo, isto sim, que qualquer que deixar sua mulher dê-lhe libelo de repúdio, para que a idéia do libelo mitigasse a ira inconsulta de quem repudiava a esposa. Ao tentar, por conseguinte, retardar o repúdio da esposa, dava a entender à dureza do homem, do modo possível, que desaprovava a separação. Por isso mesmo o Senhor, quando Lhe perguntaram, em outra ocasião, acerca disso, respondeu: Porque Moisés, por causa da dureza do wsso coração, permitiu-vos repudiar vossas mulheres [Mat., XIX, 8]; porquanto, por duro que fosse quem quisesse repudiar a esposa, ao pensar que dando-lhe libelo de repudia podia ela casar com outro, facilmente se abrandaria. O senhor, assim, ao confirmar aquilo para que a esposa não seja facilmente repudiada, excetua-a tão-só o caso de fornicação; todos os demais defeitos, se os tiver, ordena lhe sejam valorosamente suportados, em atenção à fé conjugal e para a preservação da castidade; e também chama adúltero ao varão que toma a mulher repudiada por outro. E, quanto à condição da mulher repudiada, é o Apóstolo Paulo quem a resolve, dizendo que deve durar somente enquanto viver o marido; morto este, autoriza a mulher a contrair novas núpcias [Rom., VII, 2]. A mesma regra sustentou ele, não seguindo, como em outros casos, o seu próprio conselho, mas o preceito do Senhor mesmo, ao dizer: Quanto àqueles que estão unidos em matrimônio, mando não eu, mas o Senhor, que a mulher se não separe do marido, e, se ela se separar, fique sem casar ou reconcilie-se com seu marido. E o marido igualmente não repudie sua mulher (1 Cor., VII, 10-11]. Considero, igualmente, que se a repudia não deve tomar outra; não pode tomar senão a sua própria mulher, reconciliando-se com ela. Pois bem, se a ela não se permite unir-se com outro enquanto viver o homem de quem se separou, tampouco ele pode tomar outra esposa enquanto viver a que o abandonou, nem, muito menos, lhe será permitido cometer comércios carnais ilícitos com nenhuma. [...] [..] Monergismo.com - “Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:9) Www.monergismo.com 43. Origina-se outra questão aqui, ao permitir o Senhor o abandono da esposa em razão de fornicação: Em que sentido se deve compreender esta palavra, se na acepção geral, isto é, a fornicação que se comete em qualquer comércio carnal ilícito, ou no sentido que costuma dar-lhe a Escritura, isto é, como já dissemos, o de qualquer corrupção, como a idolatria, a avareza, e, claro, toda e qualquer transgressão da lei motivada pela concupiscência ilícita. Vejamos o que diz o Apóstolo, para que eu não fale temerariamente: Quanto àqueles que estão unidos em matrimônio, mando não eu, mas o Senhor, que a mulher se não separe do marido, e, se ela se separar, fique sem casar ou reconcilie-se com seu marido. E o marido igualmente não repudie sua mulher [1 Cor., VII, 10-11]. Com efeito, pode acontecer que se separe pela causa por que o permite o Senhor. E, se à mulher é permitido deixar o marido até fora do caso de fomicação, não o sendo porém ao marido, que pensar do que disse ele em seguida: E o marido igualmente não repudie sua mulher? Por que não acrescentou: a não ser por usa de fornicação, que é o caso em que o autorizara o próprio Senhor? Porque quer que se subentenda o seguinte: se a abandona (o que é permitido em caso de fornicação), permaneça sem casar ou faça as pazes com a esposa, uma vez que não haveria mal em um homem reconciliar-se com aquela mulher à qual, não havendo quem se tivesse atrevido a lapidá-la, disse o Senhor: Vai, e não peques mais João, VHI, 11]. Sim, porque o que diz o Senhor: Não é lícito deixar a mulher a não ser em caso de fomicação, obriga a permanecer com a esposa sempre que não tenha havido precisamente fornicação, e, se a tiver havido, não obriga a abandoná-la, apenas o permite; da mesma maneira, por estas palavras: Não se permite à mulher casar com outro senão depois de morto o marido, se ela o fizer antes da morte dele, será culpável; mas, se depois da morte dele não tornar a casar, não se lhe pode imputar culpa alguma, pois que não está obrigada a casar novamente, apenas lho é permitido. Se, portanto, há neste direito conjugal uma mesma norma para marido e mulher, a ponto que o próprio Apóstolo não só diz que a mulher não tem poder sobre o seu corpo, mas sim o marido [1 Cor., VII, 4], como afirma que o marido não tem poder sobre o seu corpo, mas sim a mulher [1 Cor., VII, 4], se portanto há essa mesma norma, deve-se convir que tanto à esposa, como ao marido, a não ser por causa de fornicação, não se permite o abandono do outro. 44. Consideremos, pois, o que devemos compreender por fornicação, e consultemos o Apóstolo, como já começamos a fazer. Prossegue ele, dizendo: Aos outros, sou eu que lhes digo [a minha opinião], não [é] o Senhor [gue manda] [1 Cor., VIH, 12]. Primeiro temos de ver a que outros se refere. Anteriormente, falando em nome do Senhor, dirigia-se aos casados; agora, em seu próprio nome, fala aos outros. Aos não-casados? Isso não se depreende, porque em seguida acrescenta: Se algum irmão [nosso] tem uma mulher sem fé, e esta consente em habitar com ele, não a repudie [1 Cor., VII, 12]. Logo, agora também se dirige aos casados. A quem estão se dirige ao falar aos outros? Indubitavelmente, antes falava aos esposos unidos pela mesma fé em Cristo, e agora fala aos outros, a Monergismo.com - “Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:9) Www.monergismo.com
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