(Parte 2 de 3)

PROM - memória programável só de leitura, gravada única vez pelo usuário. Após sua gravação, suas informações poderão ser apenas acessadas.

EPROM - memória programável afagável somente de leitura, é programada por dispositivo eletrônico com voltagens maiores do que os usados normalmente em circuitos elétricos, podendo ser apagada apenas mediante exposição a raio usados normalmente em circuitos elétricos, podendo ser apagada apenas mediante exposição a raio ultravioleta.

EEPROM - pode ser programada e apagada várias vezes eletricamente. Pode ser lida quantas vezes quiser mais apagada e programada, apenas dentro de um número limitado que varia entre 100.000 e 1 milhão.

2.3 DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA

São dispositivos que fazem a interação do homem com o computador, utilizam-se dos hardwares e dos softwares para fazer essa interação. Existem dispositivos que são tanto de entrada como de saída. Os dispositivos de entrada fazem codificam as informações que entram de maneira que possam ser processadas pelo sistema computacional. Os dispositivos de entrada mais conhecidos ou principais são: Teclado, Mouse, Drive de CD/DVD/Blu-ray, Pen drive, Scanner, joystick, câmera digitais, ecrã táctil ou touch screen, Mesa gráfica e caneta ótica e outros.

Os dispositivos de saída decodificam os dados transformando-os em informação entendível pelo usuário. Os principais dispositivos de saídas são: Monitores, Drive de CD/DVD/Blu-ray, Caixa de som, Impressoras, Reprodutores digitais de áudio e outros.Existem os dispositivos que fazem as duas funções, entrada e saída, que são: modem, Drive de CD/DVD/Blu-ray e Disco Rígido.

3. PERIFÉRICOS

É uma placa ou aparelho que envia e recebe informações para o computador. Existem periféricos de entrada, saída, processamento, entrada e saída, armazenamento e externos.• Periféricos de entrada: enviam dados e informações para o computador (teclado, mouse, joystic, e outros).

• Periféricos de saída: transmitem as informações para o usuário (monitor, impressora, caixa de som).

• Periféricos de processamento: processam as informações enviadas pela CPU.• Periféricos de entrada e saída: enviam e as informações enviadas pela CPU.• Periféricos de entrada e saída: enviam e recebem as informações (monitores touch screen, modem)

• Periféricos de armazenamento: armazenam as informações do computador (pen drive, cartão de memória)

• Periféricos Externos: equipamentos que são adicionados ao computador, enviam e recebem dados.

4. BIT/BYTE

BIT: abreviação de “BInary digiT”, dígito binário. É o menor dado de uma informação, é um impulso elétrico, positivo ou negativo representados por 1 e 0.

BYTE: é a unidade composta por 8 BITS, necessário para representar qualquer caractere.Tudo na informática é medido em BITS ou BYTES.

5. INTRODUÇÃO À VISÃO SISTÊMICA E CONCEITO DE SISTEMAS

Sistema são conjuntos de componentes, partes, elementos e a relação entre eles. É junção desses conjuntos, ou melhor, é interconectar esses conjuntos, de maneira que se forme um todo organizado. A conexão desses conjuntos faz com que ocorra a comunicação entre os componentes do sistema.

Todo sistema possui um objetivo a ser atingido. Para que o sistema cumpra sua finalidade de maneira correta e atinja seus objetivos, tem que haver uma boa integração dos componentes do sistema, denominada de SINERGIA. Ela determina que as transformações ocorridas em uma das partes influenciem nas demais.

A visão sistêmica consiste em ter o conhecimento do todo, de modo a lhe permitir a análise ou a interferência no mesmo. Para se ter uma boa visão sistêmica, é necessário conhecer o conceito do mesmo.

6. PEOPLEWARE

Pessoas que utiliza direta ou indiretamente os computadores, algusn trabalham nas areas de processamentos de dados, Sistemas de Informação. São pessoas que utiliza-se das diversas funcionalidades do computador podendo ser um usuário, um analista de sistema, Desenvolvedor, um cliente funcionalidades do computador podendo ser um usuário, um analista de sistema, Desenvolvedor, um cliente que usa o caixa eletrônico de um Banco. Ex: Digitador, Webdesigner, Analista de Sistemas, Administrador de Redes ou um usuário habilitado.

7. SOFTWARE

A parte lógica do computador também chamado de logicário ou suporte lógico. O software é uma seqüência de instruções ( dados ou informações ) que podem ser seguidas / interpretadas, manipuladas, redirecionadas ou modificadas. Essas instruções são interpretadas e executadas pelo processador ou máquina virtual e cada programa tem um objetivo e podem ser escritos em linguagens de máquina ou linguagens de programação. Alguns programas necessitam de interpretador. Exemplo: Máquinas Virtuais (Máquina Virtual Java / JVM) que simulam um computador inteiro real ou imaginado. FONTE:www.sadman.io, 2014/google.com

A construção de um programa pode ser feito em linguagem de máquina, normalmente é feito em linguagens de programação essas linguagens foram desenvolvidas para aproximar das linguagens dos seres humanos. Exemplos de Linguagem de programação: Java, Visual Basic, C, C++, PHP.

Alguns programas são feitos em linguagem de máquina para aumentar a velocidade ou diminuir o espaço consumido, os processadores dedicados trazem uma nova fase e com isso essa pratica esta diminuindo, a linguagem C é tipica para esses desenvolvimentos. A pratica citada acima está entrando em desuso devido a complexidade dos processadores.Ex: Sistema embarcado ou Software embutido.

O sistema é carregado inicialmente na memoria principal logo após lê-se as instruções sucessivamente byte por byte essas instruções são traduzidas de uma linguagem de programação para uma linguagem de máquina e depois interpretada e executado pelo processador e repassadas para o hardware.

Software de Sistema que inclui o Firmware (BIOS dos para o hardware.

Software de Sistema que inclui o Firmware (BIOS dos computadores pessoais por exemplo.) Sistemas Operacionais, Drivers de dispositivos contendo também uma interface gráfica que permite o usuário a interagir. Software aplicativo é desenvolvido para facilitar o que o usuário possar fazer uma ou mais tarefas ao mesmo tempo, podendo ser mais robustos e ser usado em larga escala, muitos são padronizados.O software são executado e normalmente em uma máquina que não é um computador, existem vários tipos de software e para cada um, um fim especifico.

Algumas famílias de software:

• Softwares Operacionais: Conjuntos de programas que gerência as tarefas que a máquina (hardware) deve executar. Windows, Linux, Unix

• Softwares Aplicativos: São programas que executam funções especificas, eles proporcionam aos usuários a interação, como exemplo digitação de textos.Word, Excel, Internet Explore, Mozila Firefox.

• Softwares Maliciosos (Vírus): São programas que tem varias funções mas as principais são:

Corromper arquivos e pastas, apagar, fazer copias de si mesmo e de outros arquivos maliciosos, copiar dados confidencias e repassar esses dados a terceiros.Trojans ou cavalos de Tróia, Works entre outros.

• Softwares Tutoriais: São aplicativos que mostra as instruções para usuários, com isso orienta o usuário na instalação de programas por exemplo.

• Software Simulação: São programas que fazem uma interação com realidade humana por exemplos simuladores de Vôo.

• Software investigação: Normalmente usados para busca de algum dado ou informação. Exemplo enciclopédia.

• Software Jogos: São programas voltados para área de entretenimento todos com uma alta interatividade do usuário.

• Software Abertos: São aqueles normalmente o código fonte pode interatividade do usuário.• Software Abertos: São aqueles normalmente o código fonte pode ser alterada ou repassado para terceiros.

• Softwares Free: São todo e qualquer programa que o usuário tem acesso gratuito.

8. PROCESSADORES DE TEXTO

Um processador de texto é um programa importante para elaboração, formatação e revisão de textos, ou seja, cria documentos simples até arquivos, além de inserir caracteres, permite-lhe mudar o tipo de letra, o tamanho de palavras individuais, além de poder alterar a letra para itálico ou negrito. Os processadores de texto oferecem várias ferramentas típicas de apoio á digitação como:

Memorizar e recuperar texto: permite a memorização de cadeias de caracteres e a sua associação a uma combinação de teclas (normalmente ALT e outra), de forma que quanto essa combinação é premida, a cadeia pré-definida é automaticamente inserida no documento.

FONTE: GOOGLE IMAGENS, 27/04/15 15:53PM/www.google.com

Correção ortográfica: Todas as palavras de um documento são comparadas com a de um dicionário, são assinaladas e é lhe dada à opção de adicionar ao dicionário ou de substituir pelas palavras sugeridas.

Documentos múltiplos e janelas: Permite visualizar documentos distintos ou partes diferentes do mesmo documento em janelas separadas.

Matemática: permite efetuar cálculos simples.

Visualização do documento final: permite a visualização em modo gráfico da página tal como serão impressas.

Gráficos: permite a inclusão de gráficos importados de outros programas.

Colunas e tabelas: Criação de texto em mais de uma coluna, e criação automática de tabelas.

Numeração automática de seção: permite definir o formato da numeração no inicio do documento e especificar o nível de cada seção, para o programa atualizar automaticamente.Notas: além de renumerar as notas incluídas no documento, cada vez que se adiciona ou apaga uma nota no meio do texto, como permite frequentemente situar às notas no fim dos capítulos ou no fim de cada página. Neste último caso, o processador calcula automaticamente o espaço necessário para a inclusão da nota de rodapé, fazendo avançar para a página seguinte o texto necessário para que a nota caiba na mesma página onde ela está assinalada no texto.

Referências cruzadas: Permite que se faça uma referência a outra página e essa referência é automaticamente atualizada sempre que se altera o número do elemento referenciado.

Índices automáticos: Depois de definidos quais os títulos de secções a constar do índice, o programa gera-o automaticamente, indicando as páginas em que surgem esses títulos.Formulários: Permite que envie o mesmo documento para várias pessoas, mas que altere o nome e endereço por exemplo.

Importação/Exportação: O ficheiro criado por um processador consta de dois elementos principais, do texto propriamente dito e de um certo número de códigos que contém a informação relativa à formatação, tipos de letra, etc. Cada processador utiliza um formato de ficheiro próprio com os seus códigos, mas todos permitem alguma forma de transferência de texto entre si. O processo mais simples é a da exportação/importação de ficheiros ASCII, mas nesta via perdem-se todos os códigos relativos à formatação do documento.Segue alguns dos processadores de textos mais utilizados: 602 Text, AbiWord, Ability Office Word, Corel Wordperfect, Lotus Word Pro Lotus, LyX, OpenOffice, Kword, Microsoft word.

Portanto podemos definir o processador de texto como uma máquina de escrever, mas com muito mais funcionalidade.

9. PLANILHAS ELETRÔNICAS

Planilha eletrônica vem a ser um programa de computador que utiliza tabelas para apresentação de dados ou realização de cálculos, e essas tabelas são formadas por uma grade composta de linhas e colunas, cujo o cruzamento denominamos células.Células:As células possuem um endereço único como por exemplo, o endereço da célula de coluna B com a linha 2, de nomina-se B2.Existem no mercado diversos aplicativos de planilha eletrônica. Os mais conhecidos são Microsoft Excel, Lotus 123 e Openoffice.

10. GERADORES DE APRESENTAÇÃOMicrosoft PowerPoint|Desenvolvedor |Microsoft ||Ultima versão |2010 / Windows e 2011 / Mac ||Sistema Op. |Windows, Linux e Mac ||Gênero (s) |Edição e exibição de apresentações

|Edição e exibição de apresentações ||Licença |Trial Gratuita / Versão oficial paga |

É um programa utilizado para edição e exibição de apresentações gráficas originalmente escrito para sistema operacional Windows também portado para a plataforma Mac OS. A versão para Windows também funciona no Linux através de emuladores.O PowerPoint é um programa que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar imagens, sons, textos e vídeos, que podem ser animados de diferentes maneiras. O PowerPoint tem suporte a objetos OLE e inclui uma ferramenta especial de formatação de texto chamada de (WordArt), assim como uma ampla gama de modelos de apresentação pré-definidos e uma vasta galeria de objetos (ClipArt). Há uma extensa gama de efeitos de animação e composição de slides.

O formato original do PowerPoint é o .PPT, para arquivos de apresentações, e o .PPS, para apresentações diretas. Para executar o PowerPoint em máquinas que não o tenham instalados, é necessário usar o software PowerPoint Viewer que pode ser baixado através do site www.baixaki.com.br.

Os arquivos do PowerPoint em geral são lidos sem problemas por outros softwares similares que existem no mercado.

Desde os anos 90, quando surgiu a primeira versão do PowerPoint, o programa se tornou uma ferramenta cada vez mais popular em apresentações dentro e fora do universo corporativo. Além de dinâmico, e eficiente na hora de passar informações a clientes e ate mesmo na faculdade o recurso é um ótimo apoio para quem não tem o dom de prender a atenção dos interlocutores só com as palavras.

Microsoft PowerPoint, normalmente chamado apenas de PowerPoint, é um código fechado comercial programa de apresentação desenvolvida pela Microsoft. É parte do Microsoft Office, e roda em Microsoft Windows e Apple é o Mac OS X sistema operativo. As versões atuais são o Microsoft PowerPoint 2010 para Windows e para Mac 2011.

Algumas Versões

1993 PowerPoint 4.0 (Office 4.x)1995 PowerPoint 7 para Windows 95 (Office '95)1997 PowerPoint 97 (Office '97)1999 PowerPoint 2000 (Office 2000)2001 PowerPoint 2002 (Office XP)2003 PowerPoint 2003 (Office 2003)2006-2007 PowerPoint 2007 (Office 2007)KeynoteOrigem|Desenvolverdor |Apple ||Ultima versão | ||Sistema Op. |Mac OS e iOS ||Gênero (s) |Edição e exibição de apresentações ||Licença |Paga |

KeynoteOrigem é um programa destinado a criação e apresentação de slides e faz parte do iWork, uma suíte de escritório desenvolvida pela Apple disponível exclusivamente para o Mac OS e o iOS. O Keynote pode exportar apresentações em PDF, em formato de vídeo do QuickTime, em Flash, em arquivo compatível com PowerPoint (PPT), nos formatos de imagens JPEG, TIFF e PNG, em HTML (com arquivo compatível com PowerPoint (PPT), nos formatos de imagens JPEG, TIFF e PNG, em HTML (com imagens em JPEG) e nos seus formatos padrões baseados em XML, KEY (para apresentações) e KTH (para modelos de apresentações). Mesmo quem nunca tenha usado o Keynote, você se surpreenderá com a facilidade para criar uma apresentação. Tudo começa com o Seletor de Temas aprimorado, onde você poderá escolher um dos 44 temas criados pela Apple. Percorra um tema para vê-lo aplicado aos diferentes modelos de slides. Uma vez escolhida a modura perfeita para a sua apresentação, basta colocar as suas próprias palavras e imagens nos locais apropriados. Com a ajuda do Navegador você acompanha o progresso e a organização da sua apresentação. Práticas ferramentas permitem adicionar elementos como tabelas, gráficos, mídia e formas aos seus slides. Adicione uma tabela com apenas um clique. Com a mesma facilidade, adicione um gráfico em 3D que pode ser animado. Com o Navegador de Mídia você arrasta e solta fotos armazenadas nas bibliotecas do iPhoto ou do Aperture, vídeos localizados na pasta Filmes e músicas da sua biblioteca do iTunes.

BrOffice|Desenvolverdor |Sun Microsystems ||Ultima versão |BrOffice 3.6 ||Sistema Op. |Windows e Linux ||Gênero (s) |Gerador de Apresentação ||Licença |Gratuita

Corel Presentations

Corel Presentations (que é muitas vezes referida apenas como apresentações) é um programa de apresentação semelhante ao Microsoft PowerPoint e Impress OpenOffice.org . A versão atual, X5 (versão Release 15 internamente), só está disponível como parte do Corel WordPerfect Office suíte de produtividade. Apresentações partes muito do seu código com o WordPerfectawPerfect, a MS-DOS Corporation. Ele originalmente evoluiu de DrawPerfect, um MS-DOS programa de desenho baseado lançado em 1990 pela hoje extinta WordPerfect Corporation. A primeira versão, apresentações WordPerfect 2.0 para DOS, surgiu em 1993, e foi seguido por um Microsoft Windows porto da versão para DOS, alguns meses depois. Devido à usabilidade grave e problemas de desempenho, a primeira versão do Windows não foi considerada um sério no mercado. Novell adquiriu WordPerfect Corporation em abril de 1994 e enviado uma atualização das apresentações, a Novell Apresentações 3.0 para Windows, como parte do PerfectOffice Novell 3.0 para Windows suíte de produtividade em dezembro de 1994. Corel adquiriu PerfectOffice em janeiro de 1996 e lançou o primeiro 32-bit versão de apresentações em maio daquele ano. Desde então, a empresa emitiu sete modernizações: a versão 8 (1997), versão 9 (1999), versão 10 (2001), versão 11 (2003), versão 12 (2004), versão 13 (2006), e a versão 14 ( 2008). A última versão DOS, versão 2.1, surgiu em 1997 como parte do Corel WordPerfect Suite para o DOS.

Corel Presentations para Linux foi incluída com as várias edições do Corel WordPerfect Office para Linux.

(Parte 2 de 3)

Comentários