Questionário AULA 2 E RESPOSTAS GC

Questionário AULA 2 E RESPOSTAS GC

Questionário

Revisão da tentativa 1

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Iniciado em

segunda, 4 maio 2015, 21:36

Completado em

segunda, 4 maio 2015, 21:54

Tempo empregado

18 minutos 47 segundos

Notas

6/6

Nota

1 de um máximo de 1(100%)

Question1

Notas: 1

Leia a frase:

Organizações ocidentais, principalmente americanas e européias, têm investido seus esforços em converter conhecimento tácito em explícito – em documentos, processos, bases de dados, etc. Esse esforço é comumente chamado de transformação do capital humano ao capital estrutural de uma organização.Fonte: ALMEIDA, D. S.; RAPCHAN, F. Desenvolvimento e implantação de software de acoplagem em comunidades de prática on-line para aperfeiçoamento de educadores do CEFET-ES. 2008.

Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Converter conhecimento tácito em conhecimento explícito ocorre com facilidade em empresas, basta ajustar o clima organizacional.

b. A Gestão do Conhecimento depende exclusivamente da tecnologia.

c. As empresas ocidentais estão mais atentas à valorização do conhecimento tácito do que as empresas orientais.

d. O conhecimento tácito está ligado ao “insight” individual que estimula a criação do conhecimento organizacional. 

e. O conhecimento tácito é um tipo de conhecimento que as empresas têm facilidade em reter quando os colaboradores se afastam ou se aposentam.

Resposta correta: O conhecimento tácito está ligado ao “insight” individual que estimula a criação do conhecimento organizacional.

Comentário resposta correta: O conhecimento tácito pode gerar importantes conhecimentos novos que se desenvolvem em inovações nas empresas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

Tendo em vista a empresa inovadora do século XXI que opera em um cenário complexo de mercados globalizados e concorrência acirrada, podemos afirmar corretamente que:

Escolher uma resposta.

a. A empresa tradicional (não inovadora) está preparada para enfrentar todos os desafios e contradições do mercado globalizado: necessidades diversificadas dos clientes, produtos inovadores e de qualidade, concorrência acirrada e menor preço.

b. A empresa inovadora tem na tecnologia o elemento mais importante para criar conhecimento e poder inovar.

c. A empresa inovadora está mais próxima da ideia de um “ser vivo” e de síntese: por meio de interações complexas com o ambiente, o conhecimento tácito e o explícito são utilizados para criar novo conhecimento. 

d. A empresa inovadora funciona como uma “máquina”: capta informações do ambiente externo e se adapta a esse ambiente com base em suas metas.

e. A empresa inovadora funciona como um ”ser vivo”: capta informações do ambiente externo e se adapta a esse ambiente com base em suas metas.

Resposta correta: A empresa inovadora está mais próxima da ideia de um “ser vivo” e de síntese: por meio de interações complexas com o ambiente, o conhecimento tácito e o explícito são utilizados para criar novo conhecimento.

Comentário resposta correta: A empresa inovadora tem como uma de suas principais características a capacidade de adaptação e de transformação, o que passa pela gestão do conhecimento.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

Leia atentamente as afirmativas a seguir:

I – São exemplos de aprendizado pela valorização do conhecimento explícito: manuais, reuniões no estilo tradicional, conferências, troca de e-mails, salas de aula.

II – São exemplos de aprendizado pela valorização do conhecimento tácito: prestar atenção na experiência dos mais velhos, aprender pelo exemplo, relação mestre com seu discípulo, “intuir” mais do que receber explicações, valorizar a experiência.

III – Um desafio para as empresas preocupadas com a gestão do conhecimento é que funcionários, quando se aposentam, levam consigo um tipo de conhecimento denominado tácito.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Escolher uma resposta.

a. II e III.

b. I, II e III. 

c. I e III.

d. I e II.

e. I.

Resposta correta: I, II e III estão corretas.

Comentário resposta correta: É importante retomar que o conhecimento explícito é aquele com o qual estamos acostumados, mas o conhecimento tácito é o que convida à mudança.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

A Gestão do Conhecimento é:

Escolher uma resposta.

a. Dependente, exclusivamente, da aplicação da tecnologia.

b. Um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação de informações nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.

c. Um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento. 

d. Um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas empresas japonesas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.

e. Um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas pessoas, que valoriza as interações sociais.

Resposta correta: É um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.

Comentário resposta correta: A definição de gestão do conhecimento tem algumas variações, mas basicamente se interessa em criar, divulgar e imbuir as pessoas de conhecimentos novos, por exemplo, no contexto organizacional.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question5

Notas: 1

Leia e interprete o seguinte texto:

Um dos principais problemas na Gestão do Conhecimento nas empresas é a tendência do funcionário em guardar o conhecimento acumulado pela experiência apenas para si. Isso pode ser intencional ou não, mas as pessoas podem não estar motivadas a mostrar o que sabem.Fonte: Adaptado de NONAKA I.; TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Sobre o contexto apresentado, indique a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Todas as pessoas sabem explicar claramente tudo o que sabem.

b. O texto se refere ao conhecimento explícito do funcionário.

c. O texto se refere ao conhecimento tácito do funcionário. 

d. É sempre fácil ter acesso ao que as pessoas sabem.

e. O texto se refere à facilidade em converter informações em conhecimento.

Resposta correta: O texto se refere ao conhecimento tácito do funcionário.

Comentário resposta correta: Um dos desafios para uma organização que pretenda criar conhecimento é acessar e aproveitar o conhecimento de seus colaboradores.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question6

Notas: 1

As organizações que buscam disseminar conhecimento organizacional têm desenvolvido características de uma “organização que aprende”, na visão de Peter Senge.

Qual alternativa apresenta corretamente os cinco componentes de uma organização que aprende?

Escolher uma resposta.

a. Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizado individualizado, pensamento sistêmico.

b. Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizado em equipe, pensamento complexo.

c. Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizado em equipe, pensamento sistêmico. 

d. Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizado em equipe, valorização do conhecimento explícito.

e. Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizado em equipe, liderança.

Resposta correta: Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizado em equipe, pensamento sistêmico.

Comentário resposta correta: É muito importante, no contexto da gestão do conhecimento, conhecer as características de uma “organização que aprende”.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Comentários