EDITAL No 011 2015 - STAES Final - Publicado

EDITAL No 011 2015 - STAES Final - Publicado

(Parte 3 de 4)

I. a nacionalidade brasileira; I. o gozo dos direitos políticos; I. a quitação com as obrigações militares e eleitorais; IV. o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo, conforme Item 2.1 deste Edital; V. a idade mínima de dezoito anos; VI. aptidão física e mental.

g) Não ter sofrido, no exercício da Função Pública, penalidade incompatível com a investidura em Cargo Público Federal, prevista no Parágrafo Único, do Art. 137, da Lei nº 8.112/1990, bem como não ter sido penalizado, nos últimos 5 anos, na forma da legislação vigente; h) A não apresentação da documentação implicará o impedimento de posse do candidato aprovado.

13. DO PROVIMENTO DAS VAGAS E DO APROVEITAMENTO DOS CANDIDATOS HABILITADOS

13.1. A convocação dos candidatos aprovados e classificados até o limite de vagas, de acordo com o Item 2.1 deste Edital, será realizada exclusivamente por correspondência, não se responsabilizando a Universidade Federal de Itajubá pela mudança de endereço sem comunicação prévia, por escrito, por parte do candidato.

13.2. Tornar-se-á sem efeito a nomeação do candidato que não comparecer para a posse no prazo legal.

13.3. O não comparecimento do candidato aprovado facultará à UNIFEI a convocação dos candidatos seguintes, perdendo este o direito de investidura no cargo ao qual se habilitou.

13.4. Os candidatos aprovados serão nomeados obedecendo-se rigorosamente à ordem de classificação.

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Av. BPS, 1303 - Bairro Pinheirinho 37500-903 - ITAJUBÁ - MG - Tel.: (35) 3629 1346 – E-mail: concursostae@unifei.edu.br

13.5. A aprovação no concurso em número excedente ao número de vagas previsto neste Edital não assegura ao candidato o direito de ingresso no quadro de servidores da UNIFEI, mas sim a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais, orçamentárias e financeiras pertinentes, bem como a rigorosa ordem de classificação, do prazo de validade do concurso e da apresentação da documentação exigida em lei.

13.6. O provimento do candidato no cargo fica condicionado à apresentação de todos os documentos comprobatórios dos requisitos relacionados no Item 12 deste Edital e na Carta de Convocação.

13.7. O candidato aprovado que for nomeado e convocado para assumir o cargo somente tomará posse se for considerado apto física e mentalmente para o cargo pretendido. Essa avaliação deverá ser realizada por Médico do Trabalho, antes da data da posse do candidato, sendo a rotina básica complementada por exames clínicos e/ou laboratoriais especializados, conforme relação constante da Carta de Convocação.

14. DA CARGA HORÁRIA DE TRABALHO

14.1. Os candidatos convocados para nomeação no cargo objeto deste Edital cumprirão a carga horária semanal de acordo com o Item 2.1 deste Edital. O candidato deverá cumprir o horário de trabalho no local estabelecido pela Universidade Federal de Itajubá.

14.2. A jornada de trabalho poderá ser cumprida durante o turno diurno e/ou noturno ou em regime de plantão, nos termos da lei, de acordo com as especificidades do cargo e as necessidades da Instituição.

15. DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1. Será automaticamente eliminado do Concurso o candidato que não cumprir as normas estabelecidas ou não preencher todos os requisitos previstos no Edital.

15.2. Se o candidato necessitar de declaração de participação no Concurso Público, deverá solicitar à Coordenação no dia do Concurso.

15.3. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no Concurso Público.

15.4. Quaisquer alterações nas regras fixadas neste Edital somente poderão ser realizadas por intermédio de um Edital de retificação.

15.5. O candidato deverá manter atualizado seu endereço e contato telefônico na Diretoria de Pessoal/UNIFEI, pelo e-mail drs.dpe@unifei.edu.br enquanto durar a validade deste Concurso.

15.6. São de inteira responsabilidade do candidato a interpretação deste Edital, bem como o acompanhamento da publicação de todos os atos, instruções e comunicados relativos a este Concurso Público, não podendo deles alegar desconhecimento ou discordância.

15.7. A Diretoria de Pessoal/UNIFEI poderá, por motivos relevantes, cancelar ou anular a prova, devendo os candidatos afetados submeter-se a provas em novas datas e locais, sem necessidade de pagamento de nova taxa de inscrição.

15.8. O Concurso será válido por um ano a contar da data de homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por mais um ano, nos termos do inciso I do art. 37 da Constituição Federal e do art. 12 da Lei nº 8.112/1990.

15.9. No período de 03 anos, após o início do efetivo exercício, não serão aceitos pedidos de redistribuição, remoção para outro campus, nem de alteração do regime de trabalho, salvo nos casos de estrito interesse da Administração.

15.10. No interesse da Administração, os candidatos classificados poderão ser aproveitados para outro campus da UNIFEI e/ou por outras Instituições Federais de Ensino.

15.1. A qualquer tempo poderá ser anulada a inscrição do candidato se for verificada falsidade e/ou irregularidade nas declarações e/ou documentos apresentados.

15.12. As despesas relativas à participação no Concurso Público serão de responsabilidade do candidato.

15.13. Os cadernos de provas serão disponibilizados para consulta pela comunidade/interessados no site da UNIFEI após a homologação do resultado final do concurso.

15.14. A quantidade de vagas poderá ser retificada através de publicação de edital de retificação, caso surjam novas vagas oriundas de aposentadorias, redistribuições ou outros casos ocorridos após a publicação deste edital.

15.15. Os casos omissos deste Edital serão resolvidos pela Diretoria de Pessoal/UNIFEI. 15.16. O cronograma de atividades relativas a este concurso encontra-se no Anexo IV. 15.17. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Av. BPS, 1303 - Bairro Pinheirinho 37500-903 - ITAJUBÁ - MG - Tel.: (35) 3629 1346 – E-mail: concursostae@unifei.edu.br

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos; gêneros textuais; léxico e gramática; linguagem verbal e linguagem não verbal. Variação linguística na Língua Portuguesa do Brasil; adequação pragmática a situações comunicativas; coerência textual; mecanismos de coesão (referencial, recorrencial e sequencial); relações lógico-semânticas dos conectivos.

AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO: Noções de Administração: Organização: fundamentos, estruturas organizacionais tradicionais, tendências e práticas organizacionais; Eficiência, eficácia e efetividade; O Processo Administrativo: planejamento, organização, influência, controle; Princípios fundamentais da administração pública; Normas de redação oficial; Responsabilidades do servidor; Ética no Serviço Público; Gestão de documentos; Estrutura e competências das Universidades Federais; Atos Administrativos. Legislação: Constituição da República Federativa do Brasil, Lei n.º 8.112/90, Lei nº 8.027/90, Lei n.º 8.6/93, Decreto Nº 1.171/94, Lei n.º 9.784/9, Lei 10.520/2002, Lei 12.440/2011 e suas respectivas atualizações. Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P. Noções de Informática: Equipamentos e Sistemas Operacionais: arquitetura básica de computadores; principais periféricos; mídias para armazenamento de dados; conceitos gerais de sistemas operacionais; Manipulação de sistemas de arquivos; Arquivos: conceito, tipos, nomes e extensões; estrutura de diretórios, caminhos, atalhos e segurança; operações sobre arquivos e diretórios; Internet: conceitos básicos e utilização; Ferramentas de automação de escritório: correio eletrônico, editores de textos, planilhas eletrônicas e editores de apresentações; Segurança: conceitos básicos; principais procedimentos e operações de segurança. Raciocínio lógico-matemático: Conjuntos e suas operações: Números naturais, inteiros, racionais e suas operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais. Álgebra básica: Equações, sistemas e problemas do primeiro grau, porcentagem, proporcionalidade direta e inversa, regras de três. Problemas de raciocínio: Deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados.

OPERADOR DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO D’ÁGUA E ESGOTO: Noções sobre sistema de abastecimento de água: Abastecimento de água, sociedade e ambiente. Características químicas, físicas e biológicas da água. Padrões de potabilidade. Unidades do sistema de abastecimento de água. Produtos químicos utilizados para o tratamento de água. Ensaios e análises laboratoriais de águas e interpretação de resultados. Noções de Esgotamento Sanitário: O esgoto sanitário. O lançamento in natura e seus impactos. Características químicas, físicas e biológicas do esgoto sanitário. Unidades do sistema de esgotamento sanitário. Níveis, processos e sistemas de tratamento de efluentes. Desinfecção de efluentes das ETEs. Destinação final dos esgotos. Leis e normas aplicadas à área de saneamento. Noções de Cálculos Laboratoriais. Identificação e utilização de equipamentos simples de leitura direta (ex.: Potenciômetro, Turbidímetro, Termômetros) e vidrarias laboratoriais. Conhecimentos Básicos de Ciências Naturais: Matéria e energia. Átomos e moléculas. Medições e unidades de medida (SI). Estados físicos e suas propriedades. Funções químicas: ácidos, bases, sais e óxidos. Reações químicas. Substâncias puras. Misturas: homogêneas, heterogêneas e suas separações. Gestão de qualidade: gestão de resíduos perigosos de laboratório. Noções elementares de química; noções de medidas (linear, superfície, volume, vazão e pressão); noções elementares de conceitos em eletricidade (corrente, tensão, resistência e potência): aplicações. Noções de Segurança do Trabalho: Conhecimento sobre normas de segurança do trabalho e de equipamentos de proteção individual (EPI’s) e coletivos (EPC’s). Raciocínio lógico-matemático: Conjuntos e suas operações: Números naturais, inteiros, racionais e suas operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais. Álgebra básica: Equações, sistemas e problemas do primeiro grau, porcentagem, proporcionalidade direta e inversa, regras de três. Problemas de raciocínio: Deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados.

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Governança de Tecnologia da Informação: Projeto de serviços (gerenciamento de nível de serviços; gerenciamento de catálogo de serviços); Transição de Serviços (gerenciamento de mudança); Operação de serviços (gerenciamento de incidentes; central de serviços); Infraestrutura de Tecnologia da Informação: Modelo OSI; Projeto básico de rede; Cabeamento estruturado; Linux (noções básicas; gerência de usuários; permissões; configuração de rede; iptables; manipulação de arquivos); Rede Cisco (configuração de switches; interfaces; hostname; vlans; trunk; roteamento); Redes Wireless (Padrão IEEE 802.1; SSID (Service Set Identifier); Segurança (WEP, WPA, WPA2 e WPS); Redes Mesh); Segurança de rede (conceitos básicos; principais ameaças; vulnerabilidades); Sistema de Detecção de Intruso – IDS (características, tipos, metodologia de detecção, Instrusion Prevention System – IPS); Firewall; Criptografia simétrica e assimétrica (conceitos e aplicabilidades). Sistemas de Tecnologia de Informação: Especificação de requisitos; Modelagem orientada a objetos (linguagem UML – Unified Modeling Language); Padrões de projeto; Banco de dados (modelagem relacional e linguagem SQL); Linguagem Java (JavaServer Pages – JSP; Java Server Faces (JSF); Java Persistence API – JPA e Hibernate; Linguagem de Marcação de Hipertexto - Html; Linguagem de folhas de estilo (Cascading Style Sheets – CSS); Linguagem PhP.

MESTRE DE EDIFICAÇÕES E INFRAESTRUTURA: Estudos preliminares: Estudo com o cliente; Exame local do terreno; Limpeza do terreno; Levantamento topográfico de lotes urbanos e Nivelamento; Trabalhos preliminares: Terraplenagem; Instalação da obra; Locação da obra; Traçado de ângulos retos e paralelas e de curvas; Locação de estacas e da fôrma de fundação; Fundações: Sondagem; Fundação direta ou rasa; Fundação indireta ou profunda; Impermeabilização e Drenos; Alvenaria: Elementos de alvenaria; Elevação das paredes; Paredes de tijolos maciços, blocos de concreto, tijolos furados e baianos; Vãos em paredes de alvenaria; Muros e argamassa; Forros: Forro de madeira; Montagem e execução de lajes pré-fabricada (comum e treliçada); Cobertura: Estrutura de madeira; Telhado pontaletado; Condutores e calhas; Esquadrias: Esquadrias de madeira e metálicas; Revestimento: Argamassas; Gesso; Azulejos; Pastilhas; Revestimento de pisos; Preparo do piso; Piso cimentado; Pisos de madeira; Pisos cerâmicos; Porcelanato; Carpete; Granilite; Pedras decorativas; Pedras brutas; Pisos vinílicos, Pisos de borracha; Pisos laminados e Piso de Concreto; Tintas e vidros: Tipos, qualidade, armazenagem, preparação, cuidados na aplicação e rendimento; Concreto armado: Materiais empregados em concreto armado; Sistemas de fôrmas e escoramentos convencionais; Recomendações quanto ao manuseio e colocação das barras de Aço; Preparo e dosagem do concreto; Aplicação do concreto em estruturas; Cura e desforma; Escadas: Leitura de projeto e execução das escadas na obra.

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Av. BPS, 1303 - Bairro Pinheirinho 37500-903 - ITAJUBÁ - MG - Tel.: (35) 3629 1346 – E-mail: concursostae@unifei.edu.br

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA: MECATRÔNICA: Circuitos elétricos: Tensão elétrica contínua; corrente elétrica contínua; resistência elétrica; resistores; fontes de alimentação de corrente contínua; Lei de Ohm; potência elétrica; Leis de Kirchoff para tensão e corrente; análise de circuitos indutivos e capacitivos; análise de circuitos mistos; sistemas monofásicos e trifásicos. Eletrônica analógica: Semicondutores; teoria dos diodos; circuitos dos diodos; diodos para aplicações especiais; transistores bipolares; fundamentos de transistores bipolares e FET’s; circuitos a transistores; amplificadores de tensão e amplificadores de corrente; tiristores; amplificadores operacionais; aplicações de amplificadores operacionais: lineares e não lineares. Eletrônica digital: Sistemas de numeração; funções lógicas; circuitos combinacionais; álgebra de Boole e simplificação de circuitos lógicos; circuitos combinacionais; flipflop; registradores e contadores; conversores; circuitos multiplex e memória. Linguagem de programação: Introdução à informática; máquinas (hardware) e programas (software); estrutura de um computador; sistema operacional; ambiente operacional gráfico; programação estruturada; linguagem estruturada; operadores; comandos de controle de fluxo de programa; funções; estrutura de dados; ponteiros; desenvolvimento de algoritmos de controle. Pneumática: Introdução à pneumática; instalação de ar comprimido; atuadores pneumáticos; válvulas direcionais; válvulas de bloqueio, fluxo e pressão; válvulas especiais; circuitos básicos; eletro-pneumática: elementos elétricos de sinal; elementos elétricos de processamento de sinal; elementos de conversão de sinais; comandos básicos; métodos de projeto para circuitos eletro-pneumáticos; controladores programáveis no comando de atuadores pneumáticos. Hidráulica: Características dos sistemas hidráulicos; grupo de acionamento; atuadores hidráulicos; válvulas direcionais; válvulas pré-operadas; válvulas de retenção; válvulas de fluxo; circuitos hidráulicos; válvula reguladora de pressão; motor hidráulico; acumulador hidráulico; eletro-hidráulica; circuitos eletro-hidráulicos; solenoides; processamento de sinal na hidráulica; válvulas hidráulicas convencionais; válvulas proporcionais; servo válvulas: filtragem nos sistemas hidráulicos. Máquinas elétricas: Tensão e corrente alternada trifásica; transformadores; motor trifásico; comandos elétricos; tiristores; inversores controladores de motor de corrente alternada; motor e controladores de corrente contínua. Instrumentação: Técnicas e instrumentos de medição: de pressão, de velocidade, de vazão, de temperatura, de rotação, de posição, de tensão, de corrente e de potência; características de medidores elétricos; tensão e corrente alternada; osciloscópio; geradores de funções. Conceitos básicos de automação industrial: arquiteturas de automação industrial; hardware e software de automação industrial; controladores lógicos programáveis – CLP’s; linguagem de programação de CLP’s; sistemas de supervisão e interfaces homem máquina; redes de comunicação. Resistência dos materiais: sistemas de unidades; vínculos estruturais; equilíbrio de força; tração; compressão; treliças planas; cisalhamento; flexão; torção; flambagem. Desenho técnico mecânico. Manutenção mecânica. Elemento de máquinas.

(Parte 3 de 4)

Comentários