EDITAL No 011 2015 - STAES Final - Publicado

EDITAL No 011 2015 - STAES Final - Publicado

(Parte 4 de 4)

ENGENHEIRO ELETRICISTA: Subestações de Média Tensão: Configurações básicas; diagramas unifilar e trifilar; especificação, instalação, operação e manutenção de equipamentos de manobra e proteção; especificação, instalação, operação e manutenção de transformadores de potência, de medição e de proteção; medição de energia elétrica; aterramento. Distribuição de Energia Elétrica: Projeto básico de redes de distribuição de energia elétrica em média e baixa tensão; especificação, instalação operação e manutenção de cabos e leitos; especificação, instalação, operação e manutenção de linhas aéreas; especificação, instalação, operação e manutenção de equipamentos de manobra e proteção; especificação, instalação, operação e manutenção de transformadores de distribuição; aterramento. Instalações Elétricas Prediais: Projeto, instalação, operação e manutenção de quadros de distribuição; projeto, instalação, operação e manutenção de equipamentos de iluminação, ar condicionado, cabos e tomadas; aterramento. Cargas Elétricas e Consumo de Energia: Diagramas de comando e proteção de motores elétricos; especificação, instalação, operação e manutenção de equipamentos de comando e proteção de motores elétricos; fator de potência; demanda de energia elétrica; economia de energia elétrica; redes de computadores.

PSICÓLOGO: Ética Profissional. Prática dos psicólogos na organização. Saúde ocupacional. Avaliação neuropsicológica. Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS): definições, procedimentos e atribuições do profissional. Princípios da Psicoterapia Breve e Aconselhamento Psicológico. Intervenções psicoterápicas em situações de crise. Conceituação de grupos em Psicologia. A Entrevista psicológica. Atendimento e condução de grupos terapêuticos e operativos. Diferenciações de síndromes clínicas: neuroses e psicoses. Estudantes com problemas psicológicos e dificuldades de aprendizagem. Relação família-universidade. Elaboração de documentos decorrentes de avaliações psicológicas. Políticas públicas e questões acerca da atenção aos usuários de drogas no Brasil. Processos de análise institucional. Políticas Públicas para o Ensino Superior: Acesso e Permanência no Ensino Superior, Acessibilidade no Ensino Superior, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Plano Nacional de Educação, Políticas Afirmativas no Ensino Superior, Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Av. BPS, 1303 - Bairro Pinheirinho 37500-903 - ITAJUBÁ - MG - Tel.: (35) 3629 1346 – E-mail: concursostae@unifei.edu.br

Operador de Estação de Tratamento D’água e Esgoto

Descrição sumária do cargo: Monitorar o recebimento de resíduos industriais e urbanos, destinando resíduos conforme normas vigentes e controlar o processo de tratamento de água e efluentes. Realizar amostragem de resíduos e efluentes. Dosar soluções químicas; avaliar resultados das análises laboratoriais; manipular reagentes; preparar soluções; ajustar dosagem de soluções e verificar resultados de dosagens. Inspecionar equipamentos de estação de água, efluentes e resíduos industriais; acionar equipamentos; controlar parâmetros operacionais dos equipamentos eletromecânicos; solicitar manutenção de equipamentos; cumprir procedimentos operacionais. Manter organizado o ambiente de trabalho; rotular produtos químicos. Trabalhar em conformidade a normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Auxiliar em Administração:

Descrição sumária do cargo: Assistir à Direção do órgão no levantamento e distribuição dos serviços administrativos, auxiliando na elaboração da política de sua área de atuação e participando da elaboração de projetos, estudos e análise para melhoria dos serviços; Organizar e executar atividades administrativas nas áreas de gestão de pessoas, administração, acadêmica, orçamento, finanças e patrimônio, logística e de secretaria; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos e atos administrativos, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística, bem como, tratar documentos variados, preparar relatórios e planilhas, cumprindo todo o procedimento necessário

Técnico de Tecnologia da Informação:

Descrição sumária do cargo: Desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações; selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Técnico de Laboratório/Área: Mecatrônica Descrição sumária do cargo: Executar trabalho técnico de laboratório relacionados à área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Mestre de Edificações e Infraestrutura: Descrição sumária do cargo: Organizar e supervisionar as atividades dos trabalhadores sob sua orientação, distribuindo, coordenando e orientando as diversas tarefas individuais e coletivas; interpretar especificações; organizar o ciclo de operação e utilização de materiais, equipamentos e mão-de-obra, para assegurar o desenvolvimento do processo de execução das atividades dentro dos prazos, normas e especificações estabelecidas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Psicólogo: Descrição sumária do cargo: Estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o (s) paciente (s) durante o processo de tratamento ou cura; investigar os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenar equipes e atividades da área e afins. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Engenheiro/Área: Elétrica

Descrição sumária do cargo: Desenvolver projetos de engenharia; executar obras; planejar, coordenar a operação e a manutenção, orçar e avaliar a contratação de serviços dos mesmos; controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Av. BPS, 1303 - Bairro Pinheirinho 37500-903 - ITAJUBÁ - MG - Tel.: (35) 3629 1346 – E-mail: concursostae@unifei.edu.br

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Diretoria de Pessoal

FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO RACIAL Lei nº 12.990/2014

CPF nº. _, Documento de identidade nº

Eu, _,

DECLARO ser negro (a) de cor:

_ Preta _ Parda

Assumo a opção de concorrer às vagas reservadas aos negros, pelo Edital 011/2015.

Estou ciente que, na hipótese de constatação de declaração falsa, serei eliminado do concurso e, se houver sido nomeado, poderá haver a anulação de minha admissão, após procedimento administrativo assegurados o contraditório e a ampla defesa, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

Itajubá/MG, _ de _ de

_ Assinatura do (a) candidato (a)

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Av. BPS, 1303 - Bairro Pinheirinho 37500-903 - ITAJUBÁ - MG - Tel.: (35) 3629 1346 – E-mail: concursostae@unifei.edu.br

Atividade Data

Período de Inscrições De 01/07/15 a 10/08/15

Pagamento da Taxa de Inscrição Até 1/08/15 Consulta da Situação de Inscrição Até 14/08/15

Solicitação de Isenção de Taxa de Inscrição De 01/07/15 a 10/07/15

Resultado da Análise das Solicitações de Isenção A partir de 24/07/15 Realização das Provas 30/08/15

Divulgação dos Gabaritos Até 24 horas após o término da aplicação das provas

Interposição de Recursos Contra o Gabarito Por SEDEX Até 24 horas após a divulgação oficial do gabarito

Divulgação do Resultado Final do Concurso A partir de 21/09/15

Interposição de Recursos Contra o Resultado Final Até 24 horas após a divulgação do resultado final

Divulgação do Resultado Final do Concurso após Análise de Recursos, se houver. A partir de 30/09/15

Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da

União A partir de 05/10/15

(Parte 4 de 4)

Comentários