Questionário AULA 5 E RESPOSTAS GC

Questionário AULA 5 E RESPOSTAS GC

Questionário

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Iniciado em

domingo, 31 maio 2015, 14:19

Completado em

domingo, 31 maio 2015, 14:25

Tempo empregado

6 minutos 31 segundos

Question1

Existe uma série de fatores envolvidos com a criação do conhecimento nas empresas, segundo o modelo espiral do conhecimento: barreira pessoal, barreira organizacional, gerir conversações, redundância, entre outros.

Associando cada sentença a seguir a um fator, chegamos a uma alternativa de resposta.

Avalie as sentenças a seguir:

I. Autoimagem do funcionário, dificuldade de acomodação de novas ideias e medo de errar, são exemplos de barreiras do indivíduo à criação do conhecimento.

( ) Barreira pessoal

II. Se há informação sobrando, isso pode induzir novas ideias.

( ) Redundância

III. De tanto resolver um problema sempre de uma mesma forma, qualquer solução diferente parece estar errada.

( ) Barreira organizacional

IV. O intercâmbio mútuo de ideias, pontos de vista e crenças que as conversações acarretam, permite o primeiro e mais essencial passo para a criação do conhecimento: o compartilhamento do conhecimento tácito dentro de uma comunidade.

( ) Gerir conversações

Assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. I – Barreira pessoal; II – Redundância; III – Gerir conversações, IV – Barreira organizacional.

b. I – Barreira pessoal; II – Gerir conversações; III – Barreira organizacional, IV – Redundância.

c. I – Barreira organizacional; II – Redundância; III – Barreira pessoal, IV – Gerir conversações.

d. I – Redundância; II – Barreira pessoal; III – Barreira organizacional, IV – Gerir conversações.

e. I – Barreira pessoal; II – Redundância; III – Barreira organizacional, IV – Gerir conversações. 

Resposta Correta: I – Barreira pessoal; II – Redundância; III – Barreira organizacional, IV – Gerir conversações.

Comentário resposta correta: O modelo em espiral de criação do conhecimento apresenta e discute uma série de fatores que favorecem e atrapalham esse processo nas empresas.

Question2

Podemos definir “inovação” como:

Escolher uma resposta.

a. Novos produtos, processos, serviços ou modelos que possam resolver problemas e ser comercializados. 

b. Sinônimo de criatividade.

c. Resultado do trabalho de cientistas em seus laboratórios.

d. Esforço individual que leva a novos produtos e serviços.

e. Novos produtos tecnológicos, apenas.

Resposta Correta: Novos produtos, processos, serviços ou modelos que possam resolver problemas e ser comercializados.

Comentário resposta correta: O desenvolvimento dos países está diretamente relacionado à sua capacidade de inovação.

Question3

Nas organizações este fator está relacionado à necessidade de se difundir o conhecimento no sentido mais comum do termo: espalhar as novas práticas resultantes da inovação pela cadeia produtiva em diferentes setores. Está relacionado também ao fato de que o conhecimento local criado em um departamento de uma organização deveria ser disseminado às demais unidades da organização de forma rápida e eficiente.

Estamos nos referindo a qual fator de criação do conhecimento?

Escolher uma resposta.

a. Fator “Gerir Conversações”.

b. Fator “Disseminar Mudanças”. 

c. Fator “Gerir Projeto”.

d. Fator “Barreiras Individuais”.

e. Fator “Redundância e Variedade”.

Resposta Correta: Fator “Disseminar Mudanças”.

Comentário resposta correta: Este fator está ligado diretamente à etapa de conversão de conhecimento, denominada Internalização.

Question4

Uma empresa acaba de ser criada. Os gestores aplicam uma série de medidas baseadas justamente nos fatores de promoção do conhecimento do modelo espiral que estudamos: Redundância e Variedade; Barreiras Individuais e Organizacionais; Gerir Conversações; Disseminar Mudanças; e, por fim, Gerir Projeto.

Leia com atenção as medidas aplicadas pelos gestores:

Medida 1

Medida 2

Resolve-se divulgar boas experiências na forma de seminários, painéis ou relatórios para que a experiência isolada seja divulgada e caia no entendimento de todos.

Os gestores querem ampliar as discussões e compartilhamento de conhecimento, fazendo com que o conhecimento individual seja transformado em temas de debate com mais pessoas.

Medida 3

Medida 4

Os gestores resolvem conhecer porque alguns colaboradores são tão conservadores se há um clima favorável para a inovação.

A alta gerência se preocupa com afirmações como “Quem tentou fazer isso antes se arrependeu” e resolve ir a fundo nessa questão.

Assinale a alternativa com a associação correta entre as medidas aplicadas e os fatores do modelo estudado:

Escolher uma resposta.

a. Medida 1 – Disseminar Mudanças; Medida 2 – Gerir Conversações; Medida 3 – Barreiras Individuais; Medida 4 – Barreiras Organizacionais. 

b. Medida 1 – Disseminar Mudanças; Medida 2 – Gerir Conversações; Medida 3 – Barreiras Organizacionais; Medida 4 – Barreiras Individuais.

c. Medida 1 – Gerir Conversações; Medida 2 – Disseminar Mudanças; Medida 3 – Barreiras Individuais; Medida 4 – Barreiras Organizacionais.

d. Medida 1 – Disseminar Mudanças; Medida 2 – Barreiras Organizacionais; Medida 3 – Barreiras Individuais; Medida 4 – Gerir Conversações.

e. Medida 1 – Disseminar Mudanças; Medida 2 – Barreiras Individuais; Medida 3 – Gerir Conversações; Medida 4 – Barreiras Organizacionais.

Resposta Correta: 1 – Disseminar Mudanças; Medida 2 – Gerir Conversações; Medida 3 – Barreiras Individuais; Medida 4 – Barreiras Organizacionais.

Comentário resposta correta: O estudo dos fatores de promoção do conhecimento é baseado em situações reais do que acontece nas empresas.

Question5

(TJ-SC Adaptada)

Em uma das videoaulas, da aula 5, conhecemos a “Teoria da Motivação” de Maslow, que afirma que as necessidades humanas não satisfeitas influenciam o comportamento das pessoas.

Segundo Maslow, as necessidades humanas são classificadas em:

Escolher uma resposta.

a. Fisiológicas, de segurança, sociais, de autoestima e de autorrealização. 

b. Biológicas, culturais, complexas, afetivas e de autoestima.

c. Fisiológicas, sociais, ambientais, políticas e financeiras.

d. Fisiológicas, sociais, ambientais, políticas e organizacionais.

e. Fisiológicas, de segurança, políticas, ambientais e de autorrealização.

Resposta Correta: Fisiológicas, de segurança, sociais, de autoestima e de autorrealização.

Comentário resposta correta: A teoria de Maslow, embora seja muito antiga, ainda é considerada importante nos debates sobre motivação dos funcionários nas empresas.

Question6

O fator de promoção do conhecimento “Gerir projetos” é importante em inúmeras atividades nas empresas e também para a criação do conhecimento organizacional.

Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Gerir projetos confere disciplina e rigor às etapas de um projeto, e como pode antecipar riscos e mudanças, deveria ser aplicado à criação de conhecimento apenas nas fases iniciais.

b. Gerir projetos eleva a eficiência e a eficácia de projetos em geral, mas no caso da inovação não deveria ser empregado porque elimina a liberdade criativa dos envolvidos.

c. Gerir projetos eleva a eficiência e a eficácia de projetos em geral, e no caso da inovação fortalece a liberdade criativa dos envolvidos.

d. Gerir projetos confere disciplina e rigor às etapas de um projeto qualquer, mas é importante que, no caso da criação do conhecimento organizacional, não iniba a liberdade criativa e a própria mudança pretendida com a inovação. 

e. Gerir projetos é uma ferramenta para controlar o conhecimento e, portanto, tornar mais profunda a criação do conhecimento organizacional.

Resposta Correta: Gerir projetos confere disciplina e rigor às etapas de um projeto qualquer, mas é importante que, no caso da criação do conhecimento organizacional, não iniba a liberdade criativa e a própria mudança pretendida com a inovação.

Comentário resposta correta: Gerir projetos de inovação é um dos grandes desafios da área de gestão do conhecimento, o que acabou culminando no conceito de “gestão da inovação”.

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