Questionário AULA 6 E RESPOSTAS GC

Questionário AULA 6 E RESPOSTAS GC

Questionário

Revisão da tentativa 1

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Iniciado em

domingo, 31 maio 2015, 14:28

Completado em

domingo, 31 maio 2015, 14:34

Tempo empregado

5 minutos 47 segundos

Question1

Com relação à Gestão do Conhecimento em tempos de globalização, analise as afirmações e as classifique como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

  1. A gestão do conhecimento torna-se mais complexa com a globalização, porque as necessidades dos diferentes mercados regionais precisam ser identificadas e reexaminadas.

  2. Com a globalização, a conversão do conhecimento precisa ocorrer mais rapidamente porque o ciclo de vida dos produtos tende a ser cada vez mais curto.

  3. Com a globalização, a interação face a face necessária para o compartilhamento do conhecimento tácito deve ser repensada, dada a ausência de contexto físico.

  4. Com a globalização, maior esforço é exigido para promover a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito.

Assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. I – Falso; II – Verdadeiro; III – Falso; IV – Verdadeiro.

b. I – Falso; II – Verdadeiro; III – Verdadeiro; IV – Verdadeiro.

c. I – Verdadeiro; II – Falso; III – Verdadeiro; IV – Verdadeiro.

d. I – Verdadeiro; II – Verdadeiro; III – Verdadeiro; IV – Verdadeiro. 

e. I – Falso; II – Falso: III – Verdadeiro; IV – Verdadeiro.

Resposta Correta: I – Verdadeiro; II – Verdadeiro; III – Verdadeiro; IV – Verdadeiro.

Comentário resposta correta: O processo de globalização da economia eleva os desafios da Gestão do Conhecimento.

Question2

Sobre a Gestão do Conhecimento e a trajetória da empresa de equipamentos fotográficos Olympus, assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. A Olympus é exemplo de empresa inovadora que inicialmente alcançou grande sucesso com as primeiras câmeras fotográficas digitais, mas passou e ainda passa por dificuldades para ajustar seu modelo de gestão de conhecimento em tempos de globalização e recuperar o terreno perdido. 

b. A Olympus e o desenvolvimento das câmeras fotográficas digitais no Japão, de uma forma geral, são um exemplo claro de conhecimento explícito transformado em conhecimento tácito e em produtos de grande aceitação.

c. As necessidades dos mercados locais dispersos geograficamente pelo mundo são equivalentes, por isso a Olympus soube se manter no topo do mercado de câmeras fotográficas digitais até hoje.

d. A distância física que caracteriza a cadeia de fornecedores em tempos de globalização não compromete a criação de conhecimento organizacional; um exemplo é o sucesso contínuo das inovações da empresa Olympus.

e. A Olympus ganhou notoriedade como empresa modelo de aplicação de Gestão do Conhecimento em todas as fases de desenvolvimento de câmeras fotográficas digitais.

Resposta Correta: A Olympus é exemplo de empresa inovadora que inicialmente alcançou grande sucesso com as primeiras câmeras fotográficas digitais, mas passou e ainda passa por dificuldades para ajustar seu modelo de gestão de conhecimento em tempos de globalização e recuperar o terreno perdido.

Comentário resposta correta: A trajetória da Olympus ilustra muito bem a necessidade de evolução da Gestão do Conhecimento quando os mercados se internacionalizam.

Question3

O modelo diamante ou modelo do losango nacional de Michael Porter é uma famosa ferramenta para estudar a dinâmica da concorrência global e inovação entre empresas de diferentes países.

Uma das ideias importantes do modelo diamante de Porter é:

Escolher uma resposta.

a. A demanda interna dos países não tem relação com a competitividade das empresas em escala global.

b. Em um cenário de concorrência global, as condições nacionais sob as quais as empresas são criadas são as mesmas para empresas de um mesmo setor.

c. A inovação das empresas e o sucesso nos mercados globais dependem unicamente do apoio direto dos respectivos governos.

d. Indústrias correlatas que já existem atrapalham a criação de novas empresas.

e. A intensidade da concorrência interna em um país é um dos fatores que estimulam o sucesso de uma inovação em um estágio global. 

Resposta Correta: A intensidade da concorrência interna em um país é um dos fatores que estimulam o sucesso de uma inovação em um estágio global.

Comentário resposta correta: Porter tem uma série de contribuições aos estudos sobre inovação e competitividade entre as empresas. Na aula 6 você pôde analisar o “modelo das 5 forças de Porter” em uma das videoaulas e o “modelo diamante” de Porter no conteúdo do Caderno de Atividades, disponível aqui no AVA.

Question4

Sobre a ferramenta “banco de melhores práticas”, podemos afirmar:

Escolher uma resposta.

a. É um recurso para as pessoas gravarem histórias pessoais.

b. É uma base de dados em que as melhores práticas do dia a dia da organização estão armazenadas. 

c. É um grupo de pessoas que se une em torno de um mesmo assunto para dialogar sobre como resolver problemas.

d. É um fórum de discussão na internet.

e. É uma base de dados em que lições aprendidas em projetos são armazenadas, sejam lições positivas ou negativas.

Resposta Correta: É uma base de dados em que as melhores práticas do dia a dia da organização estão armazenadas.

Comentário resposta correta: “Banco de melhores práticas” é uma “ferramenta clássica” de gestão do conhecimento, encontrada na maior parte dos livros e discussões sobre o assunto.

Question5

Nonaka e Takeuchi, autores do modelo de criação do conhecimento, desenvolveram importante contribuição para o debate sobre a Gestão do Conhecimento e Inovação. Uma característica importante do modelo é não atribuir à tecnologia o papel principal para o desenvolvimento de inovações.

De qualquer modo, atualmente há uma grande quantidade de tecnologias que podem contribuir para a criação do conhecimento nas empresas. Sobre elas, assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. As ferramentas virtuais do tipo blogs, fóruns, wikis e redes sociais conseguiram romper importantes barreiras de tempo e espaço, mas não podem ser consideradas ferramentas de Gestão do Conhecimento porque demandam controle e mediação.

b. As ferramentas virtuais do tipo blogs, fóruns, wikis e redes sociais conseguiram romper importantes barreiras de tempo e espaço e ajudam a promover a comunicação, a cooperação e o compartilhamento de experiências, nesse sentido não contrariam o modelo, mas até o favorecem. 

c. Apenas a ferramenta wiki pode ser considerada favorecedora da Gestão do Conhecimento porque é essencialmente uma ferramenta de colaboração.

d. As ferramentas virtuais do tipo blogs, fóruns, wikis e redes sociais conseguiram romper importantes barreiras de tempo e espaço, mas não ajudam a promover a comunicação, a cooperação e o compartilhamento de experiências, nesse sentido contrariam o modelo e o enfraquecem.

e. As ferramentas virtuais do tipo blogs, fóruns, wikis conseguiram romper importantes barreiras de tempo e espaço, mas apenas as redes sociais podem ser consideradas típicas colaboradoras da Gestão do Conhecimento.

Resposta Correta: As ferramentas virtuais do tipo blogs, fóruns, wikis e redes sociais conseguiram romper importantes barreiras de tempo e espaço e ajudam a promover a comunicação, a cooperação e o compartilhamento de experiências, nesse sentido não contrariam o modelo, mas até o favorecem.

Comentário resposta correta: É preciso certa abertura interpretativa para o modelo de criação do conhecimento em espiral, muitas ferramentas virtuais que temos hoje podem ser favorecedoras do modelo.

Question6

As ferramentas on-line têm grande potencial para promover a criação do conhecimento organizacional.

As ferramentas fóruns e redes sociais são particularmente importantes.

Assinale a alternativa que corretamente diferencia fóruns e redes sociais.

Escolher uma resposta.

a. Pode-se debater tanto em fóruns quanto em redes sociais, mas os debates em redes sociais costumam ser mais técnicos.

b. Fóruns oferecem pouca coesão em termos de comunidade, menos do que as redes sociais. Você não sabe quem é quem em um fórum, nas redes sociais, sempre sabe.

c. Redes sociais fizeram com que os fóruns desaparecessem.

d. Fóruns sempre têm um mediador, por isso são superiores a redes sociais, que não têm.

e. No fórum, os próprios usuários costumam se autorregular. Os fóruns têm nichos diversos, mas podemos mostrar os mais famosos, como games, esporte e tecnologia – assuntos de interesse específico. Em redes sociais geralmente não há um foco principal de debate. 

Resposta Correta: No fórum, os próprios usuários costumam se autorregular. Os fóruns têm nichos diversos, mas podemos mostrar os mais famosos, como games, esporte e tecnologia – assuntos de interesse específico. Em redes sociais geralmente não há um foco principal de debate.

Comentário resposta correta: Redes sociais ocuparam o espaço dos fóruns, mas os fóruns continuam sendo espaços objetivos e impessoais de discussão, talvez por isso mais eficientes para assuntos profissionais.

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Comentários