GUIA – Transforme sua equipe - Wilson Mileris

GUIA – Transforme sua equipe - Wilson Mileris

Wilson Mileris

Introdução P ara enfrentar cenários como o que estamos vivendo, os gestores deverão lidar com os novos desafios, mobilizando todos a desejarem que ocorram coisas extraordinárias dentro das empresas.

Hoje, todo administrador enfrenta novos problemas. Entre os mais prementes está saber como criar, em uma era de rápidas transformações, organizações tão adaptáveis e resilientes quanto focadas e eficientes.

Como ampliar a compreensão do que significa desenvolver uma organização que atue como comunidade humana consciente?

Qual o cenário mais comum que encontramos hoje no ambiente corporativo? Na grande maioria das vezes, um grupo de pessoas inseguras e desmotivadas, algumas sem rumo, outras trabalhando duro, mas todos sem nenhuma vitória. Talvez uma parte dessas pessoas estejam com a sensação de encontrar-se em um ambiente em que não querem expressar seus pensamentos e a outra parte acha que nada acontecerá mesmo que pudesse expressar alguma opinião.

Chegou o momento de liberarmos o poder das pessoas e ampliarmos o compromisso com a realização de uma visão que supere qualquer de nossas capacidades individuais, uma visão que entrelace as pessoas num esforço comum com um significado legítimo.

Precisamos acreditar que: “Todo mundo deseja vencer. Todo mundo quer ter sucesso. Todos estão indo trabalhar com o desejo de fazer a diferença.”

Propomos um guia, passo a passo, para unir colaboradores e aumentar o engajamento de todos para a superação nesse mundo volátil. Vamos lá?

Primeiro Dedicar um bom tempo para conversar com as pessoas.

gora é o momento de manter os olhos abertos, fechar a boca e adquirir coragem de encarar a situação para aprender o máximo possível. É hora de promover o espírito de equipe, alimentar o otimismo, promover a flexibilidade e renovar a fé e a confiança para manter viva a esperança.

Essa atividade pode ser feita também com um quadro branco, por exemplo. O importante é que todos descrevam sua opinião.

Segundo Reunir todos da sua equipe.

istribuir uma farta quantidade de blocos de notas auto adesivas e solicitar ao grupo que escrevam cinco adjetivos capazes de descrever, na opinião deles, o estado atual da organização ou departamento. D

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Terceiro O que os outros acham do departamento.

edir que escrevam cinco adjetivos que, na opinião deles, os outros departamentos ou colegas usariam para descrever seu departamento. P

Quarto O que os clientes acham do departamento.

edir que escrevam cinco adjetivos que eles acham que os clientes usariam para avaliar seu departamento ou organização.

Talvez surjam alguns adjetivos positivos. Cole todos no painel.

Quinto Colar todas as notas em um grande painel.

rovavelmente, o quadro será bem desanimador, com palavras como desmotivado, chateado, desorganizado, frustrante, desinteressante, sem reconhecimento, instável, sem treinamento suficiente, mercado ruim, etc. P

Sexto Como eles gostariam que o departamento fosse.

epita o processo, dessa vez descrevendo como eles gostariam que o departamento fosse no futuro. Induza da seguinte forma: “Se vocês tivessem uma varinha de condão, como gostariam que o nosso departamento fosse visto dentro de dois a quatro anos?”

Resultados desejáveis depois do sexto passo:

Provavelmente surgirão expressões de esperança, sonhos e aspirações. Talvez surjam palavras do tipo: resultados gratificantes, modelo a ser seguido pelos outros departamentos, um local de trabalho agradável, parceria, oportunidade de aprender e crescer, verdadeira paixão pela marca que representamos ou vendemos, etc.

De posse dessa lista de aspirações, você e sua equipe, vão traçar uma visão, uma missão e um conjunto de valores (que alguns chamarão de compromissos). Provavelmente a visão e a missão podem ter, mais ou menos, a seguinte configuração:

“Seremos vistos como um departamentoreferência e com um padrão que servirá de medida na avaliação de outros departamentos. Seremos percebidos como um departamento que demonstra uma verdadeira paixão por seus clientes internos e externos. Seremos reconhecidos no nosso segmento como um modelo a ser seguido, em que cada colaborador sente-se de fato um parceiro, tem as mesmas oportunidades de aprender e crescer e tem consciência do impacto de seu trabalho no sucesso do negócio. Seremos vistos como um lugar excelente para trabalhar, como uma empresa que apresenta resultados fantásticos e onde o trabalho é divertido.”

Nossa missão é proporcionar um serviço que realmente “encante” nossos clientes, a cada minuto de cada dia.

Sétimo Missão, visão e valores.

Oitavo Realizar reuniões.

ealizar nas semanas seguintes, reuniões de 45 a 60 minutos cada, com cada uma das equipes, para a avaliação do departamento. Começar cada reunião com a seguinte declaração: “Esta é a nossa visão, é com isso que estamos comprometidos”, a fim de que todos fiquem cientes do tema do encontro. Em seguida , perguntar: “Isso faz sentido para você?” “Há alguma coisa que você queira mudar?” O objetivo é criar uma atmosfera onde seja possível desafiar cada um a construir uma visão da realidade totalmente nova para o departamento. Deixe claro que a transformação do departamento será uma tarefa de todos. Protagonize todos da sua equipe e afirme: “Se querem agir como parceiros, assumam sua parte de responsabilidade no processo”. Sinalize para todos que as coisas podem mudar para melhor se todos mudarem suas atitudes. .

Nono Enfatizar a missão, a visão e os compromissos.

nfatizar em todas as reuniões a missão, os compromissos e a visão, tentando criar uma espécie de ritual. Compartilhe mensagens animadoras para a equipe do tipo: “você sugeriu, nós fizemos”.

Reconhecimento e comemoração devem constituir temas importantes para sustentar o crescimento da equipe e do ambiente. Talvez seja possível criar um “Dia do Orgulho” ou ação parecida para criar um ritual positivo e que remeta todos à palavra-chave “Orgulho” simbolizando a Responsabilidade Individual na Conquista da Excelência.

Décimo Premie.

remie aqueles que contribuíram de forma significativa com o departamento. Pode ser um gerente ou um estagiário. Faça com que a avaliação dos destaques seja feita pela equipe toda. Destaque aqueles que demonstraram viver na prática os valores estabelecidos pelo departamento e que honraram os compromissos assumidos entre eles.

Décimo primeiro Aproveitar as oportunidades.

proveitar todas as oportunidades para resgatar os valores, a visão e a missão combinadas por todos. Reforçar o desejo de fazer as coisas de forma inovadora e diferente para manter o ambiente numa espiral crescente. A

Você deve assumir a postura do líder exemplar para que todos acreditem no mensageiro, para poderem acreditar na mensagem. Para tornar-se um líder confiável, você tem de ter uma ampla compreensão das crenças mais profundas – valores, princípios, padrões, normas éticas e ideais – que dirigem sua vida. Você deve escolher, com liberdade e sinceridade, os princípios que vão guiar suas ações e decisões. Depois deve expressar-se com toda a franqueza, comunicar com a máxima autenticidade suas crenças, de uma forma que elas representem fielmente quem você é.

Décimo segundo Assumir uma nova postura.

Conclusão L embre-se que o estudo do fenômeno da liderança é o estudo de como homens e mulheres guiam outras pessoas através da adversidade, da incerteza, da necessidade, dos transtornos, da transformação, da transição, da recuperação, dos novos começos e de outros significativos desafios. É o estudo de pessoas que triunfam sobre formidáveis dificuldades, que tomam a iniciativa diante da inércia, que mobilizam pessoas para enfrentar conjunturas desafiadoras. Esse deve ser sempre seu maior foco como líder.

Tem alguma dúvida? Me envie um e-mail: wilson.mileris@mileris.com.br

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