Medicina Legal em Questoes - EC Edicoes de Concursos

Medicina Legal em Questoes - EC Edicoes de Concursos

(Parte 1 de 2)

Medicina Legal em Questões Kindle Edition

Medicina Legal em Questões

Medicina Legal em Questões trata dos temas recorrentes nos editais dos principais concursos públicos relacionados às áreas policial, pericial e médico-legal.

Nossa obra baseia-se em tópicos fundamentais como: perícias, documentos, identificação médico-legal, criminalística, tanatologia, traumatologia, asfixiologia, sexologia forense, psicopatologia forense, toxicologia, dentre outros.

Uma obra fundamental para todos os que almejam uma vaga no serviço público ou desejam realizar uma revisão para exames cujo conteúdo programático exija teor específico da área.

Bons Estudos.

1 - CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polícia Sobre o exame de corpo de delito e outras perícias, é correto afirmar que:

a) o laudo pericial será elaborado no prazo de 10 dias, podendo ser prorrogado no máximo para 30 dias, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos.

b) serão realizados por dois peritos oficiais, portadores de diploma de curso superior, designados pela Autoridade competente.

c) serão realizados por mais de um perito oficial em caso de perícia complexa que abranja mais de uma área de conhecimento especializado, com escusa de indicação de outro assistente técnico pela parte d) o Ministério Público, o assistente de acusação, o ofendido, o querelante e o acusado terão permissão para formular quesitos e indicar assistente técnico.

e) os assistentes técnicos indicados pelas partes poderão realizar pareceres em prazo fixado pelo juiz, mas não será admitida sua inquirição em audiência do mesmo modo que os peritos.

2 - CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polícia

Durante operação policial na favela do Barbante, em Campo Grande, foi encontrado um crânio humano incompleto que apresentava em análise preliminar:

1- suturas cranianas bem visíveis; 2- fronte verticalizada; 3- glabela curva; 4- margens supra-orbitárias finas; 5- orifício em tronco de cone com o bisel voltado para a face externa do osso frontal; 6- processos mastóideos pouco volumosos; 7- ausência de crista na nuca; 8- côndilos occipitais curtos e largos.

Assinale a opção que aponta o diagnóstico pericial.

a) Mulher jovem com uma lesão de saída de projétil de arma de fogo no osso frontal.

b) Homem adulto com uma lesão de entrada de projétil de arma de fogo no osso frontal.

c) Mulher adulta com uma lesão de saída de projétil de arma de fogo no osso frontal.

d) Homem jovem com uma lesão de saída de projétil de arma de fogo no osso frontal. e) Mulher idosa com uma lesão de entrada de projétil de arma de fogo no osso frontal.

3 - CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polícia

Com relação às granadas, artefatos bélicos de arremesso, que atualmente vêm sendo utilizadas pelos traficantes cariocas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) ao lado de cada uma das afirmativas abaixo e determine qual a sequência correta.

( ) Possuem trajetória retilínea, sua forma pode ser esférica, cilíndrica ou oval, são munidas de espoleta e dotadas de carga interior variável segundo sua aplicação.

( ) Podem ser lançadas com a mão ou com o auxílio de uma arma de fogo e detonam por tempo ou percussão.

( ) As ofensivas atuam basicamente pelo estilhaçamento ou fragmentação do invólucro.

( ) As defensivas agem principalmente pela onda explosiva, resultante da detonação da carga de arrebentamento.

( ) As especiais contêm um agente químico que produz um efeito tóxico ou irritante, cortinas de fumaça, ações incendiárias e luminosas ou qualquer combinação das mesmas.

( ) Seus efeitos lesivos mecânicos dependem da sua carga e mecanismo de ação.

4 - CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polícia

Diante das duas afirmações: 1ª) A flecha com ponta metálica e haste de madeira tende a ter maior estabilidade em atingir o alvo do que um projétil de arma de fogo não-raiada e 2ª) O centro de pressão próximo à ponta e ao centro de massa junto à base favorecem maior estabilidade do projétil na trajetória, responda:

a) As duas afirmações são falsas.

b) As duas afirmações são verdadeiras.

c) A primeira é verdadeira e a segunda é falsa.

d) A primeira é verdadeira e a segunda justifica a primeir e) As duas afirmações são verdadeiras, porém a segunda não justifica a primeira

5 - CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polícia

As chamadas natural, herbal ou legal highs pertencem a uma nova geração de drogas fabricadas em laboratório a partir de substâncias sintéticas que reproduzem os efeitos de maconha, cocaína, ecstasy e LSD, mas que não contêm nenhum componente proibido pela legislação. Os seus usuários já compram e utilizam estas substâncias psicoativas sem infringir a lei, uma vez que seus princípios ativos são substituídos por compostos sintéticos lícitos e, posteriormente, misturados a ervas naturais. Sobre as toxicomanias e legislação atual sobre drogas, marque a alternativa correta.

a) O usuário só poderá ser apenado pelo cumprimento de medidas educativas, independentemente de recusa ou reincidência.

b) É permitido ao usuário oferecer droga à pessoa de seu relacionamento para juntos a consumirem, em caráter eventual e sem objetivo de lucro.

c) O médico que prescreve ou ministra, culposamente, drogas ao seu paciente em doses excessivas ou em desacordo com norma legal ou regulamentar comete apenas infração penal.

d) O dependente químico sempre será considerado inimputável se no momento do delito era inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse juízo.

e) Assim como as legal highs, os solventes inalantes são substâncias psicolépticas lícitas.

6 - CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polícia

No caso de encontro de cadáver, o exame de perinecroscopia esclareceu a presença de uma ferida perfuro-contusa e transfixante do crânio, motivada por tiro encostado na região temporal direita. Diante das assertivas abaixo, assinalar aquela que não deixa dúvida quanto à possibilidade de suicídio:

a) O disparo ter sido efetuado com arma apoiada ou encostada.

b) A observação da arma de fogo próxima do cadáver.

c) A existência de gotas de sangue com aspecto radiado.

d) A presença de gotículas de sangue de forma alongada na mão da vítima. e) A ausência de lesões de defesa e ocorrência de um só disparo.

7 - CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polícia

Uma mulher foi submetida a coito anal mediante violência e, após a feitura do registro de ocorrência na Delegacia Policial, recebeu guia policial para realização de exame pericial no IML.

No que é pertinente ao aludido exame está incorreta a assertiva:

a) No exame efetuado a pericianda pode ser colocada em atitude genupeitoral ou em decúbito lateral b) O exame positivo pode denotar equimose, rágade, escoriação, edema, sangue, esperma e exulceração.

c) Este coito reiterativo pode evidenciar lesão cicatricial de forma triangular com base na margem do ânus.

d) Não há diagnóstico de coito anal pela fosfatase ácida e glicoproteína P30 no suspeito vasectomizado.

e) Deverá ser recolhido material para comprovar a presença de espermatozóide através de exame laboratorial.

8 - CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polícia . Analise os itens abaixo e marque a opção correta:

1- A metalização refere-se à imantação de metais produzida pela corrente elétrica, que desaparece após 24 horas.

2- A morte pela corrente elétrica de alta voltagem decorre do aumento da temperatura cerebral e parada respiratória central.

3- A morte tardia por eletroplessão ocorre por depressão do centro respiratório e parada respiratória periférica.

4- As lesões da fulguração são profundas e com destruição da derme, formando escaras secas.

a) Todas as frases estão corretas.

b) Apenas as frases 1 e 3 estão corretas c) Apenas a frase 4 está incorreta.

d) Apenas a frase 2 está correta. e) Todas as afirmativas estão incorretas.

9 - CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polícia

Em relação às exumações administrativas e suas indicações, é correto afirmar que são realizadas para

1- verificar particularidades que possam elucidar circunstâncias da morte.

2- o translado de ossos para o ossário ou columbário.

3- mudança de local de inumação. 4- verificação da causa de morte.

5- verificação de identidade de cadáver.

a) Todas as assertivas estão corretas.

b) Apenas uma assertiva está correta.

c) Apenas duas assertivas estão corretas d) Apenas três assertivas estão corretas. e) Todas as assertivas estão incorretas.

10 - PC-MG - 2008 - PC-MG - Delegado de Polícia Os distúrbios qualitativos do instinto sexual são denominados parafilias.

A forma patológica relativa à atração sexual por mulheres desasseadas e de baixa condição higiênica é denominada a) clismafilia.

b) coprofilia.

c) riparofilia. d) urolagnia.

1 - PC-MG - 2008 - PC-MG - Delegado de Polícia A presença de mancha verde abdominal na parte inferior do pescoço e, não, na fossa ilíaca direita como classicamente observamos em outras situações, é compatível com a) afogamento.

b) esgorjamento. c) soterramento.

d) sufocação.

12 - PC-MG - 2008 - PC-MG - Delegado de Polícia Uma lesão caracterizada por infiltração hemorrágica nas tramas dos tecidos é denominada a) entorse.

b) equimose.

c) escoriação. d) rubefação.

13 - PC-MG - 2008 - PC-MG - Delegado de Polícia

O aborto realizado por médico para salvar a vida da gestante amparado pelo estado de necessidade é denominado a) eugênico.

b) moral.

c) piedoso. d) terapêutico.

14 - PC-MG - 2008 - PC-MG - Delegado de Polícia

Um cadáver de homem adulto apresenta rigidez generalizada, manchas de hipóstase fixas no dorso, ausência de mancha verde abdominal e desaparecimento das artérias do fundo de olho.

Qual o provável tempo de morte em horas? a) Menos de duas.

b) Mais de duas e menos de quatro.

c) Mais de quatro e menos de seis. d) Mais de oito e menos de dezesseis.

15 - PC-MG - 2008 - PC-MG - Delegado de Polícia

Em uma autópsia, o médico-legista descreveu em seu laudo pericial o achado de “alimentos plenamente reconhecíveis em seus diversos tipos no interior do estômago”.

Qual o tempo aproximado, em horas, entre a última refeição realizada pela vítima e o seu falecimento? a) Uma a duas.

b) Duas a quatro.

c) Quatro a sete. d) Sete a doze.

16 - PC-MG - 2008 - PC-MG - Delegado de Polícia

Considerando as etapas clínicas da embriaguez alcoólica, qual delas é denominada “fase médicolegal”? a) Confusão.

b) Comatosa.

c) Excitação. d) Sono.

17 - PC-MG - 2008 - PC-MG - Delegado de Polícia

A “circulação póstuma de Brouardel” caracteriza o período a) cromático da putrefação.

b) enfisematoso da putrefação.

c) coliquativo da putrefação. d) liquefativo da putrefação.

18 - PC-MG - 2008 - PC-MG - Delegado de Polícia

O estudo de todas as fases percorridas pelo corpo humano após a morte até a fossilização, no interesse forense, é denominado a) esqueletização.

b) tafonomia.

c) tanatocronodiagnose. d) saponificação.

19 - PC-MG - 2008 - PC-MG - Delegado de Polícia O percurso realizado por um projétil de arma de fogo no interior do corpo humano é denominado a) deformação.

b) halo.

c) trajeto. d) trajetória.

20 - FUNCAB - 2009 - PC-RO - Delegado de Polícia

Identidade médico-legal é o conjunto de características apresentadas por um indivíduo que o torna único. Assinale a opção INCORRETA acerca da identificação médico-legal.

a) O sistema de identificação dactiloscópica de Vucetich é um processo de grande valia e de extraordinário efeito, porque apresenta os requisitos essenciais para um bom método: unicidade, praticabilidade, imutabilidade e classificabilidade; só não apresenta o requisito de perenidade.

b) Identificação médico-legal pode ser realizada em um indivíduo vivo ou em cadáver, inteiro, espostejado ou reduzido a ossos.

c) Na identificação médico-legal, são considerados os seguintes parâmetros: idade, sexo, raça, estatura e peso, pois, partindo-se do geral, chega-se ao particular, ao indivíduo.

d) Características ocasionais, tais como a presença de tatuagens, calos de fraturas ósseas e próteses dentárias, ósseas ou de outros tipos, não possuem valor para a antropologia forense.

e) Medidas de dimensões de ossos longos e comparações com tabelas podem dar ideia da estatura de indivíduos quando vivos.

21 - FUNCAB - 2009 - PC-RO - Delegado de Polícia

Ao ler um laudo cadavérico, um delegado encontra a seguinte descrição: ferida na região occipital, com sinais de Benassi e de Werkgaertner. Esta ferida caracteriza:

a) saída de tiro.

b) entrada de tiro à distância.

c) característica de instrumento de ação corto-contundente.

d) entrada de tiro com cano encostado com plano ósseo logo abaixo. e) entrada de tiro de arma de projéteis múltiplos.

2 - FUNCAB - 2009 - PC-RO - Delegado de Polícia Assinale a afirmativa INCORRETA com respeito às asfixias.

a) Por constrição do pescoço pelas mãos: estrangulamento.

b) Em ambientes por gases irrespiráveis: confinamento, asfixia por monóxido de carbono e asfixia por outros vícios de ambiente.

c) Por constrição passiva do pescoço, exercida pelo peso do corpo: enforcamento.

d) Por obstrução dos orifícios ou condutos respiratórios: sufocações diretas ou indiretas. e) Por transformação do meio gasoso em meio líquido: afogamento.

23 - FCC - 2011 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Técnico Judiciário – Segurança No que concerne ao exame de corpo de delito e às perícias em geral, é correto afirmar que:

a) a autópsia só poderá ser feita pelo menos seis horas depois do óbito, ainda que os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes desse prazo.

b) o exame de corpo de delito só poderá ser feito nos dias úteis, das 8:0 às 18:0 horas.

c) para representar as lesões encontradas no cadáver, os peritos juntarão aos autos esquemas e desenhos devidamente rubricados, mas não poderão fotografar o cadáver.

d) quando a infração deixar vestígios, será dispensável o exame de corpo de delito se houver confissão do acusado.

e) a prova testemunhal poderá suprir a falta do exame de corpo de delito, se este não puder ser realizado por haverem desaparecido os vestígios do crime.

24 - CESPE - 2009 - PC-RN - Escrivão de Polícia Civil Em relação às necropsias, assinale a opção incorreta.

a) Toda necropsia deverá ser realizada após decorridas seis horas do óbito. b) As docimasias são realizadas principalmente nos casos de infanticídio.

c) No cadáver, a retirada de sangue da veia femoral é a mais indicada para pesquisa de ingestão de álcool.

d) A lei que dispõe sobre a utilização de tecidos e órgãos para fins de transplantes exclui óvulos e esperma.

e) Na ausência de médicos, a declaração de óbito poderá ser feita por duas pessoas idôneas.

25 - CESPE - 2009 - PC-RN - Escrivão de Polícia Civil Considerando as perícias médico-legais, assinale a opção correta.

a) O corpo de delito só se refere a exame do corpo humano.

b) As necropsias não poderão ser realizadas à noite.

c) Os laudos poderão ser assinados por um perito apenas.

d) O laudo pericial deve ser entregue no prazo de dez dias, prorrogáveis. e) Autópsia é diferente de necropsia.

26 - CESPE - 2009 - PC-RN - Escrivão de Polícia Civil Considerando as lesões corporais quanto ao seu meio ou instrumento, assinale a opção correta.

a) A faca é um instrumento contundente.

b) O soco é um instrumento cortante.

c) A zona de tatuagem acha-se presente nos tiros de curta distância ou a queima-roupa.

(Parte 1 de 2)

Comentários