Baixe Matemática - Compreenção e Prática 8 e outras Exercícios em PDF para Matemática, somente na Docsity! ESET a
CLÁUDIO MARQUES
a TALOS
COMPREENSÃO E PRÁTICA
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a Matemática - Enio - F2 Vol. 8
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superior
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de internet
emversões
Et aa to
Caro aluno,
Ideias, por mais brilhantes e elaboradas que sejam, só adquirem um
sentido maior quando encontram aplicação no dia a dia.
A Matemática jamais deve ser vista como problema, mas sim como
solução. Ela nos conduz por caminhos aparentemente tortuosos ou
inacessíveis, abrindo atalhos, encurtando distâncias e superando
obstáculos. Ela está para você, estudante, assim como a bússola está
parao navegante.
Este livro pretende instigá-lo, caro leitor, a buscar novas respostas
para antigas indagações, a simplificar o complexo, a trazer o
pensamento abstrato para o universo real, Enfim, ele o convida a
projetar o mundo futuro, a partir de experiências do passado.
Em cada página estudada, tarefa resolvida ou exercício solucionado,
você perceberá que a Matemática é uma ferramenta poderosa que nos
ajuda a desvendar os enigmas que a vida propõe.
Na educação, as informações são o meio, e a formação, o fim.
Nosso objetivo ao escrever Matemática: compreensão e prática foi
contribuir com o desenvolvimento das suas potencialidades, e não,
simplesmente, inundar sua mente com fórmulas matemáticas. Desse
modo, acreditamos que chegaremos juntos ao saber científico, que não
se esgota em si mesmo, mas nos impulsiona para novas descobertas.
Os autores
Aos nossos pais,
Isaías, Maria Amélia (in memoriam) (Ênio)
José Maria (in memoriam), Juranita (Cláudio)
UM POUCO DE
Contextualização
APRESENTAÇÃO DOS
CONTEÚDOS
O conteúdo é apresentado de
forma clara e direta.
BIOGRAFIA
Traz dados sobre a vida de um matemático
importante e relaciona sua obra ao
conteúdo do capítulo. Uma linha do tempo
ajuda o aluno a localizar o momento
histórico em que esse matemático viveu.
PÁGINAS DE ABERTURA
O conteúdo da capítulo é explorado
inicialmente em duas páginas de
abertura, compostas de:
* Uumaimagem motivadora;
* questões do “É hora de observar e
discutir”;
* uma situação no “Trocando ideias”.
TROCANDO IDEIAS
Situação introdutória sobre o
conteúdo abordado no capítulo.
É HORA DE OBSERVAR E DISCUTIR
Questões que exploram a imagem da
abertura e resgatam o conteúdo já
visto em capítulos ou anos anteriores.
HISTÓRIA
do conteúdo
na história da
Matemática.
CURIOSIDADE
Informações
que ilustram o
o conteúdo abordado
% no capítulo.
EXERCÍCIOS
— Essaseção segue
aapresentação do
conteúdo e traz
- atividades em nível
de dificuldade
crescente. Alguns
exercícios abordam
cálculo mental, o
raciocínio lógico e
Otrabalho com a
calculadora,
LENDO E
APRENDENDO
Texto que
enriquece
eexplicao
conteúdo
principal.
RE ge Ae
ss
TRABALHANDO OS
CONHECIMENTOS
ADQUIRIDOS
Seção de exercícios que, no final
de cada capítulo, aborda todo o
conteúdo apresentado.
Cada ficha explora uma parte do
* conteúdo com exercícios em nível
de dificuldade crescente, incluindo
um exercício "desafio"; algumas
apresentam questões do nem,
Trabalhamn os conhecimentos adquiridos.
TRABALHANDO COM A
CALCULADORA
Ensina a manusear e a
trabalhar com a calculadora.
Apresenta atividades simples,
relacionadas ao conteúdo.
Ícone com indicação de
conteúdo digital, como
animações, vídeos e
atividades interativas.
CONTEÚDO DIGITAL ?,
TRABALHANDO EM EQUIPE
Fecha cada capítulo,
convidando a uma atividade
integradora, para ser feita
em duplas.
MOPICISHUTTERSTOCK
U.S. NAVVIMASS COMMUNICANON
SPECIALIST SRD CLASS TREVOR WELSH
JONAS LINOSTRONWTRALUT DEXOR
re sia
VARA estatistica e Probabilidade 156
1,
2
3.
4.
5.
Trabalhando os conhecimentos adquiridos
Estatística...
Gráficos de barras, de segmentos e de colunas .
Gráfico de setores .....
Cartograma e pictograma
Probabilidade...
o 158
161
NA É É Retase dies. 172
2.
10. Ângulos alternos e ângulos colaterais.
11. Outras propriedades das retas paralelas
Trabalhando os conhecimentos adquiridos .......
Trabalhando os conhecimentos adquiridos
Reta e semirreta....
Segmento de reta
Posições relativas de duas retas em um plano
Ângulo.
Posições relativas de dois ângulos ......
Ângulos complementares e ângulos suplementares
Postulados e teoremas
Ângulos farmados por duas retas paralelas
eumatransversal.....
Propriedade fundamental do paralelism
Polígonos ......
Elementos e classificação dos polígonos.
Diagonais de um polígono ...
Ângulos internos e ângulos externos de um polígon
Ângulo central de um polígono regula
Simetria axial e central......
NANA
ray, =
NÉ 0. Triângulos 234
Triângulo ......
Classificação dos triângulo:
Cevianas notáveis...
Congruência de triângulos
Soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo.
Propriedades dos triângulos isósceles
Propriedades dos triângulos retângulos .
Relações de desigualdade entre lados e ângulos.
Trabalhando os conhecimentos adquiridos...
nona win
1. Quadriláteros......
2. Soma das medidas dos ângulos internos de um
quadrilátero convexo
3. Paralelogramo:
4. Trapézios.....
Trabalhando os conhecimentos adquiridos...
E ia A
NA E F ] Circunferência e círculo 282
Circunferência e círculo .....
1
2. Posições de um ponto em relação a uma circunferência
3. Posições de uma reta em relação a uma circunferência
4. Posições relativas de duas circunferências.
5.
6.
Segmentos tangentes...
. Arco de circunferência e ângulo central
7. Ânguloinscrito e arco capaz
8. Ângulode segmento...
9. Ângulos cujos vértices não pertencem à circunferência
Trabalhando os conhecimentos adquiridos...
Testes, vestibulares e concursos
Hespostas.....
Sugestões de leitura
Bibliografia...
Lista de sigla
BMX ou Bicicross é um esporte praticado com bicicletas especiais, uma
espécie de corrida em pistas de terra, A medida do comprimento da cir-
cunferência do pneu de uma bicicleta dessa modalidade é 159,51 cm ou
50,87 cm. Você sabe o que é o x (pi)? Qual é seu valor?
O x (pi) pertence a algum conjunto numérico que já conhecemos, ou
seja, o conjunto dos números naturais, dos inteiros ou dos racionais?
Fasprodução price Ar 184 do Cóctgo Panai é Ls 8.840 e 19 e tevevro de 1968.
SS
Exemplos or
* —BºC, temperatura abaixo de zero grau Celsius. g
* +15ºC, temperatura acima de zero grau Celsius. â
* +50 m, altitude acima do nível do mar. :
* —76m, altitude abaixo do nível do mar, É Otermômetroé
ã um instrumento
O conjunto dos números inteiros pode ser representado assim: ô usado para medir
a temperatura
B= fun, =e, 10, +1;+2 43500) com base na
" dilataçãode
Vale lembrar que: E líquidos, gases
+ Háuma simetria em relação ao zero. Por exemplo, o oposto ou Da A
simétrico de 2 é —2, bem como o oposto de —2 é 2,
Observe que:2 + (-2)= 0
-5 4 -3 2 4 o nm +20 43 040 45
+ As operações de adição, subtração e multiplicação são sempre possíveis no conjunto dos
números inteiros. Assim, se a e b são números inteiros, temos:
«(a+b)ez e(a-b)ez e(a-bez
» No conjunto dos números inteiros, qualquer subtração é possível, o que não ocorre com
algumas divisões. Observe:
2€eZe3€EZ, porém(2:3)$Z
Para tornar possível qualquer divisão por um número diferente de zero devemos trabalhar
com o conjunto dos números racionais,
+ Subconjuntos especiais de Z:
eZ8=[,-3,-2,-1,1,2,3,0) < sonuniatos números inteiros
*Z,=[0,1,2,3,..) < Plata inteiros
eZ.=[.,-3,-2,-L0) -———— AE
* 25=(1,2,3,,) >>> gras positivos
*Zt=[u 32.1) + rats
O conjunto dos números inteiros contém o conjunto dos núme-
ros naturais; logo, podemos dizer que todo número natural é um
número inteiro.
ZDIN
Ea
VE VA A CA ALAN
EEB» Utilizando os simbolos E ou &, estabe-
leça a relação que existe entre:
==> Represente o conjunto dos:
a) números naturais não nulos;
b) números inteiros; a) 7elN e) -8eZ
o) números inteiros negativos; b) 2eN 9 om..eZ
d) números inteiros não negativos; 4
e) números naturais impares. c) 0,5 e IN g) 0eZ
=» Escreva, no caderno, V ou F, conforme a d) QleZ É h) 5 ez
afirmação seja verdadeira ou falsa.
a) O conjunto dos números naturais está
contido no conjunto dos números in-
teiros.
E3> Represente, em cada item, o conjunto for-
mado pelos valores possiveis de x.
b) Há sempre um número inteiro entre
dois números inteiros.
c) O simétrico ou oposto de —5 é +5.
d) A diferença de dois números inteiros é
sempre um número inteiro.
a) xe N|x<5)
b) XE N|x=6)
o) (xe N|x<o)
d (xe Z|x=>—3)
e) xeZ|x<-—2
9) XEZ|-3<x=4)
e) Existe número inteiro que não é núme-
ro natural.
Números racionais
O conjunto dos números racionais (Q) é formado por todos os números que podem ser escri-
tos na forma de fração, com numerador e denominador inteiros e denominador diferente de zero,
Q=[gloezebez:
Um número racional também pode ter representação decimal finita ou infinita e periódica.
Exemplos
* Representação decimal finita:
3. 3. A
19-03 4075 35 — 2.16
» Representação decimal infinita e periódica:
5 e AS
90,555. 15 — 0,1333... a3 — 1363636...
» Oconjunto dos números racionais pode ser representado assim:
a: = e. 1 3
O (us 3 cur Sue Des gu ese Oo um um Fem
+ Asoperações de adição, subtração, multiplicação e divisão (divisor diferente de zero) são
sempre possíveis no conjunto dos números racionais. Assim, se qe b são números racio-
nais, temos:
«(a+b EQ «(a-beQ
«(abeo es (a:beQ,comb+ 0
+ Subconjuntos de O:
*Q*=(xeQ|x+0)
*Q,=(xeQ]x=0)
*Q =(xeQ|x<=0)
* Oj=(xeQ|x>0)
* Q!=[xeQ|x<0)
A
conjunto dos números racionais não nulos
A
conjunto dos números racionais não negativos
A
conjunto dos números racionais não positivos
4
conjunto dos números racionais positivos
A
conjunto dos números racionais negativos
| Observação |
O conjunto dos números racionais contém o conjunto dos números inteiros.
Então, todo número inteiro é um número racional.
Exemplos
Matemática e música
O objetivo da música é produzir e estudar o som. Na
Grécia antiga, Pitágoras, ao estudar os sons das escalas
musicais, realizou o seguinte experimento: ele esticou
e dividiu uma corda em partes iguais e estabeleceu as
relações matemáticas presentes nas escalas musicais.
Assim, Pitágoras concluiu que leis matemáticas regem
a música.
Escolhendo sons que sé harmonizam, as pessoas das
mais diferentes culturas criaram as escalas musicais.
Observe a divisão das notas dó, ré, mi, fá, sol, lá e si,
que formam a escala diatônica pitagórica:
GLOW IMAGES
o
VA MEDIA ASZALAMAY! |
Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó
o BR usa omni Bs no BR (BBB en 2
8 64 3 2 16 128
pr
Representação de um número decimal na forma fracionária
Agora, vamos estudar a transformação de números decimais em números fracionários.
Observe os exemplos de cada caso.
» 1ºcaso: o número é decimal exato
= 8
“08 = 10
Y v
umacasa um zero
decimal
065 - &
100
Y
duas casas dois zeros
decimais
- 236
“5,36 = 100
v Y
duas casas dois
| decimais zeros
| a: = AT
0.047 = Too
Y V
três casas três zeros
decimais
+ 2ºcaso: o número decimal é uma dízima periódica simples
* Vamos transformar a dízima 0,777... em fração.
Solução
Indicamos a dízima periódica 0,777... por x.
x=0,777.. O
Multiplicamos os dois membros dessa igualdade por 10.
TOA, 9 Multiplicamos por
10, pois o período
tem um algarismo.
Subtraímos, membro a membro, a equação €3 da equação O.
10x=7,777.. O
- x=0,777..0
9x=7
Assim: x= 2
| É 9
Logo:0,777...= 3
CEEEES
A palavra gerar significa “dar origem”. Denominamos geratriz da dízima periódica a fração
que deu origem a essa dízima.
o
nação rs A 14 6 Cn eat Cs e o te
* Vamos determinar a geratriz da dízima 4,151515...
Solução
Indicamos a dízima periódica 4,151515... por x.
x=4,151515... O
Multiplicamos os dois membros dessa igualdade por 100.
100x = 415,151515... e > Multiplicamos por 100, pois o
período tem dois algarismos.
Subtraímos, membro a membro, a equação €3 da equação &.
100x = 415,151515... O
= x= 4,151515..0
99x=411
Y
imx=4 = 137
Assimix="99 = 3
4
Logo: 4,151515... = 33)
+ 3º caso: o número decimal é uma dízima periódica composta
* Vamos transformar a dízima 0,04777... em fração. E
Solução
Indicamos a dízima periódica 0,04777... por x.
x= 0,04777... O
Multiplicamos os dois membros dessa igualdade por 100, obtendo, no segundo mem-
bro, uma dizima periódica simples. Ê
E Multiplicamos por 100, pois a parte
100x = 4,777... O « não periódica tem dois algarismos.
Multiplicamos os dois membros da igualdade & por 10.
E Multiplicamos por 10, pois o
1000x= 47,777... o ç período tem um algarismo.
Subtraímos, membro a membro, a equação & da equação €.
1000x = 47,777... O
- 100x= 4,777... O
900x = 43
iii dS
Assim: x = 300
) pt
Logo: 0,04777... = 00
bx
E: Transforme os números decimais em fra- | EX Determine as frações irredutíveis corres-
ções irredutiveis. | pondentes a cada uma das dizimas.
a) 0,16 f) —100,5 | a) 5,444...
b) 2,16 g) 0,25 | b) 1102102...
c) 0,125 h) 0,123 | 0) 0181818...
d) 70 » -0015 | d) 10,3828282...
ú 4 : | e) 0,045
e) —0,001 j) 0,3125 h 20502
E: Determine as geratrizes das dizimas perió-
dicas abaixo. - EZP Calcule e escreva a resposta, no caderno,
a) 3,151515 f) —0,02333 na forma de fração irredutível.
b) 0,05222... g) 044... a) 0,5 + 0,555...
) 7. h) 1428 Ba 72008
EO toa ú c) 32555... — 0,333...
d) 24777... ) 2,7525252... 4.
e) 08 j) 0133... Gio “EltoA
FF,
WA 2| Números irracionais
Considere estes números:
* 0,323223222... e 2=1,4142135...
* 0,020020002... * 3=1,7320508...
* 0,123456... «e n= 314159265...
Observe que todos têm representação decimal infinita e não periódica. Números com
essas características são chamados de números irracionais. O conjunto desses números é re-
presentado por ll.
3 Os números irracionais não podem ser escritos na forma de fração
com numerador e denominador inteiros.
2 As raízes quadradas de números inteiros positivos que não são
quadrados perfeitos são números irracionais.
Exemplos
* 5 = 2,2360679... * 10 = 3,1622776...
3 Alguns números irracionais são identificados por símbolos especiais.
Exemplos
* 3,14159265.
* 2,71828182.
» Lê-se:"número e”,
NA 3| Números reais
Somente com os números racionais não é possível representar as medidas de todos os com-
primentos, por isso estendemos o conjunto dos números racionais para o conjunto dos núme-
ros reais, indicado por'R (que inclui o conjunto dos números irracionais).
R=QUI=(x|xeQouxel)
R
QUI=ReQnNIi=9
Q 1 Os conjuntos O e I são disjuntos, ou
seja, não têm elementos comuns.
Como podemos observar, os conjuntos IN, Z, Q e I são subconjuntos de IR. Assim:
“SER * 0€EIR R
*-17€R * 36€IR
5 Os números naturais, os
= = números inteiros, os números
6 Es 1,555, ER racionais e os números
«JS ER + =RER irracionais são números reais.
* -J3ER « 5010010001... ER Ne E oa ER
=
George Cantor
(1845-1918) foi
um matemático
russo de origem
alemã. Cantor
criou a teoria
dos conjuntos,
Destacamos alguns subconjuntos especiais de R:
*R$=[xER|x+ 0) <— conjunto dos números reais não nulos
“R,=([xXER|x=0) <-— conjunto dos números reais não negativos
“IR =(XEIR|x=0) <= conjunto dos números reais não positivos
* R$j=(xER|x>0) <« conjunto dos números reais positivos uma das mais notáveis inovações
, . , matemáticas dos últimos séculos,
“Rº=(xeR|x<0) « conjunto dos números reais negativos Foi ele que utilizou pela primeira
vez o símbolo IR para representar
o conjunto dos números reais,
EE sidade
| Não são reais as raízes de índice par e radi-
cando negativo, pois não existe nenhum nú- O número imaginário | é definido
— mero real que, elevado a um expoente par, como a raiz quadrada de 1.
dêcomo resultado um número real negativo. Assim: J=1 =i
Essesnúmerossão chamados de imaginários.
+
| «J-SER *-16 &R
| *J-100 &R
EPE
E Indique as sentenças verdadeiras.
a) =077.. €0
bre Q
Joel
d) 2111... ET
e) 2,151551555... E Il
f) JM EQ
8) J-25 ER
h) 5,25 EIN
v VEZ
j) 0,010010001... E R
we,
y N-8E IR
E 3» Utilizando os simbolos E ou fé, estabele-
ça a relação que existe entre:
a) 0e0 g) 0,444... e O
b)0eZ. h) -15e R*
o) 0,03e1 ) J-144 e R
a Dez pBez
e) -J9eZ k) J5 eIR
f) —J25 eR D N5elR
Aretareal
E Indique a única sentença falsa.
a) RNnQ*=Q* O NUZ. =Z
QUO =R DO NZ=Z,
E» Em cada item, escreva três números:
a) inteiros maiores do que —15 e menores
do que —1l;
b) racionais maiores do que -2 e meno-
res do que =2
c) irracionais maiores do que 1,3010010001.
| EB Identifique as sentenças verdadeiras.
a) Todo número inteiro é racional.
b) Todo número real é racional.
c) Toda dizima periódica é número ra-
cional.
d) Todo número irracional é real.
e) Todo número decimal não exato é irra-
cional.
f) Todo número real é irracional.
g) O número zero é real, inteiro e racional.
* EZB Determine o valor de 20 e 43 em uma
(5) calculadora. Os números encontrados são
&) irracionais? São reais?
(m)
Q, Conteúdo digital
« Atividade interativa 1
Podemos representar em uma reta todos os números racionais e irracionais, ou seja, os
números reais. Chamamos essa reta de reta real.
-3) -2 tm
-2,666... =1,4
Observe;
é
+0,333... 42
+2 | +3
» Acada número real corresponde um único ponto da reta.
» Cada ponto da reta corresponde a um, e somente um, número real,
CEEE
Entre dois números reais existem infinitos números reais; por isso, dizemos que o conjunto IR
é denso ou completo,
úmeros reais opostos ou simétricos
Os números reais situados à mesma distância da origem, em sentidos opostos ou simétricos,
“são chamados de opostos ou simétricos. Observe a reta real:
+42 143
="7 -0,777.. +0,777.. +N7
Note que:
+ osnúmeros —0,777...e +0,777.. são opostos ou simétricos;
+ osnúmeros 7 e +7 são opostos ou simétricos.
: [SA IEL)
* Podemos representar na reta real um subconjunto de IR. Por exemplo: |x CIR | -1< x= à
i
/ bolinha vazia: indica que o bolinha cheia: indica que o
| número não pertence ao intervalo número pertence ao intervalo
| dO 3 1
EEN SIARDAS AVAST 4 NÉ NY aa, 2 x
EI Desenhe, no caderno, uma reta numérica | E73» Indique a alternativa em que encontra-
e localize a posição aproximada dos pon- mos um número compreendido entre 7
tos abaixo. elo. Fes
a) a(-3 a) 85 Sê
10 J7 + Jio
b) Bl-m) by 12 ay = io
o) clv2) EF» Determine o oposto ou simétrico dos nú-
d) D(2e) meros abaixo.
e) E(2,333..) a) -0,575757.. | d) —2,02002...
D F(y5) b 5 e) 3
; a 3 3x
E» Identifique, no caderno, a única sentença os 5
read; assar Irei e EI» Represente, na reta real, cada um dos sub-
a) Entre dois números inteiros distintos conjuntos de IR.
existe sempre um número inteiro.
Rs RE aA-xER|Isx<4)
b) Entre dois números Tacionais distintos bd) B=(xeR|-2<x<2)
existe sempre um número racional.
Ea a a o) C=(xeR|x>2)
c) Entre dois números inteiros distintos d D=ER| )
existe um único número inteiro. PE RO)
d) Entre dois números racionais distintos e E=(xeR] 1 Rm
existe apenas um número racional. i f) F= ix ER lã <x=< 3)
Has
E Indique as sentenças verdadeiras.
| E > Por meio de um diagrama, represente esta -
': EB Dê um exemplo de dois números irracio-
2
a) 46E IR njel
db) 2 ER ) 0ER,
o) Qni=DL% j) 4€ R
d) -DER$ é k JZ2E1
JICR U Y-272 ER
f) 2484848... ER m) (3 ER
g) 0,666... ER. n J4€I
afirmação: QQ e || são conjuntos disjuntos.
Justifique sua resposta.
são todos números racionais.
a) a 35,442)
b [-1,2,0,J2, 43]
o (-3,-2, —V2,0)
d) (0, 9,48, 5,7)
E > Identifique as sentenças verdadeiras.
a NNZ=IN 8 NUR=N
DIR UR. =R* gg ZNR=Z
oO R6UR=IR h ZUN=Z
dZzNQ=4 dv QUI=OQ
SINNQ=Z ) RUQ=I
E» Utilizando a propriedade distributiva da |
multiplicação, desenvolva cada produto.
a) 2: (b+3)
b) =4 (x + 4)
o) Melc—2)
d) =2(a — b)
E=3> Desenhe uma reta no caderno. Determine
sobre ela um segmento de 20 cm cujas ex-
tremidades correspondam aos números O
e 2. Em seguida, localize nesse segmento
de reta os seguintes números racionais: 0,2;
0,4; 0,6; 0,8;1,0;1,2:1,4;1,6 e 1,8
: EEZ> Trace, no caderno, uma reta numérica e
: EB Qual é a correspondência entre os pontos
Indique o único conjunto cujos elementos
* EZD (OBM) Na expressão
localize os pontos correspondentes aos se-
guintes números reais:
a) A(v2) d) Din)
b) B(-3,5) e) E(-0,4) é
o c(8) oel-d
de uma reta e os números reais? Justifique
sua resposta.
nais cuja soma seja um número racional,
EU Os números reais abaixo representam valo»
res aproximados de 7. Determine o númei
que mais se aproxima do valor real.
a) 2199 .
700 Bt
b) 88 355
1B
co) Vai — J2
d) (9,9
e À ui Y
Mx A x 7 x EX
A x T XIxCxA
letras diferentes representam digitos di
rentes e letras iguais representam digil
iguais. Qual é o maior valor possível di
expressão?
a) 38 (. ad
b) 96 ,
c) 108
d) 576
e) 648
O produto ou o quociente de dois números
irracionais pode ser um número racional?
Justifique.
Q =
Conteúdo digital
* Atividade interatival
ED» Indique os números racionais.
a) 12,3456... e) 0,07 Ch
b) 2,81818L... f) 014589. —
c) 6,125125125... e) 531517. +
d) 5131313... h) 0,153238...
E» Identifique o valor correspondente a:
o o Ile5)- [=
DR ) 1-2,338..1
Identifique a dizima periódica composta.
a É d Fido
da og
c) É 8 à
Determine as geratrizes das dizimas perió-
dicas.
a) 0,4282828... c) 5,454545...
b) 3,4076 d) 0,016
1 |
. /
ED Calcute: G88.t0.2 (A
— = ou
mm
ç AD 4
E» Transforme em números cas
3
a) 20 d) E f
b) 5 e) E
6
o) 9
I
E» Calcule o valor da expressão:
Oda.
E» Indique, no caderno, o número ftacional
a) J144 0 BIC
b) Y27 STO
c) 37 DA,
nl
! EB» Determine o oposto de cada um dos núme-
ros abaixo.
1 4
a 4
b)= e) 1,444...
) -45 ns
EU Responda às questões abaixo.
a) Em que situação um número decimal
não exato é um número irracional?
b) Um número irracional pode ser escrito
na forma de fração de inteiros? Justifique
sua resposta.
Ep» (OBM) Um número é chamado de bacana
se ele é um número inteiro ou é a metade
de um número inteiro. Por exemplo, 3,5 e
7 são bacanas. Quantos números bacanas
existem entre 2,1 e 33,3?
a) 61 c) 60
d) 66
e) a
b) 62
Verifique as medidas do (o ira abaixo
e comprove que as conchas de náutilo
seguem o padrão áureo. Justifique seu
procedimento.
O náutilo é
um dos seres
à vivosque
apresentama
razão áurea em
sua estrutura,
É chamado de
Espiral de Ouro,
Efe
AP-51 é uma plataforma semissubmersível de produção de petróleo e gás natural.
Foia primeira plataforma construída totalmente no Brasil, no estaleiro Brasfels, em
Angra dos Reis (RJ). Tem capacidade para produzir até 5 400000 barris de petróleo
pormês.
Escreva o número 5400000, citado acima, como o produto do número 54 por
uma potência de 10.
Existe alguma operação que seja inversa à potenciação usada por você na ativi-
dade anterior? Se sim, que operação é?
Vamos começar pela potenciação.
Todas as regras para o cálculo de potências, estudadas nos anos anteriores, também são vá-
idas para as potências cujas bases são números reais quaisquer.
Vamos relembrar algumas situações básicas com a potência a”, em que a é um número real
ualquer (base) e n, um número inteiro (expoente).
poente zero
Sendo a um número real não nulo.
qU=
mplos
* (0,65 =1 « (0,232323..,) =1
3 o
. (-11,6)º =1 . (3) =1
poente 1
q! =
Exemplos
' Rss a [EDS
(0,25) = 0,25 | ê ê
*(-16)'=-1,6 - (0,666...)' = 0,666...
Expoente inteiro maior que 1
"=q:0"0:.º0
nfatores
Exemplos ú
3= = ef odP A ad
joias Cica - 3] E] 5 | a) al-s>s
+ (= (7) :(-7)=:49 « (0,1) = (0,1)-(0,1)- (0,1) = 0,001
+» Quando a base é negativa, o sinal da potência pode ser:
* positivo, se o expoente é par:
(=3)=(-3)«(-3)=9
* negativo, se o expoente é ímpar:
(-2)'=(-2)-(-2)*(-2)=-B
Es
Expoente inteiro negativo
Sendo a um número real não nulo e num número inteiro, temos:
Exemplos
.22= s=1 e(-3)/*=
NH
Calculando potências
Registre as sequências abaixo em uma calculadora e tire suas
conclusões.
nem e a
ED CO BODE
OBS E E EB vz
ed
1 1 (8) -L-d-s
a 8 3 (E) 4 4
3 9
f Trabalhando coma calculadora
CONES) que
ER ouzº
=> Calcule as potências dos números abaixo.
a)? e) (01) *
» (E) m[-5
qo? v 10º
1 a [af
a 5] » 6]
e) (4) k) 0º
9 10º 1) (o 81818...)
E73» Calcule as potências a seguir.
a) (2,333...) e (-2)*
[E 2
»[-3) 9 (000)
e) (0,777. g) (2,5) *
d 5º h) (=1,2)*
=E5> Calcule o valor de:
a)3x— 2x — x+5, parax= —1
pout= 0" = gr (=) + (18
Je == PA mea
RED
=> Resolva as pr
a) (0,002)! + som b)io! = (10)!
0,001 di
Em» Um corpo em queda livre percorre, no
vácuo, uma distância d (em metro) que
gt ft
corresponde a =—, 7 em que g é a acelera-,
ção da gravidade (10 m/s”). Desprezando
a resistência do ar, que distância percorre
um paraquedista em queda livre, durante
12 segundos?
EB» Calcule, de forma rápida,
o valor de 5º, utilizando
uma calculadora.
Propriedades da potência
Todas as propriedades da potência estudadas nos anos anteriores também são válidas para
as potências de base real e expoente inteiro, desde que as condições para que existam as po-
tências sejam obedecidas. Observe abaixo essas propriedades.
Produto de potências de mesma base
men
q".d'=q
Exemplos
* (0,15)- (0,15) = (0,15)? "= (0,15)
E (0777) 2:(0,77710)"= (0,7770028 =(0,77200)º
Divisão de potências de mesma base
mn
o":a"=a
“Exemplos
- (0,19): (0,19) = (0,19)º * = (0,19)!
* (0,333..)':(0,333...)? = (0,333...) 1? = (0,333...)º
Potência de potência
(a"P = am”
Exemplos
» [10,327 = (0,32)"* = (0,32 «(HP - "= (4
Distributiva da potenciação em relação à multiplicação
Observe atentamente
(ab) =a”-b” . estas desigualdades:
«2º+2' 42º", pois:
DO ada S rear e À RAIO
etespezssa Bra Seo pos
-B + 1
Distributiva da potenciação em relação à divisão (5) + 5”, pois:
sas
«br gr bm e(5+3345"+3º,
(a: bi = ob pois: 64 4 34
Exemplos , , E e(s-3345º-3,
«(era 83 «[8:8) =) dh) et
Es.
E7> Obtenha o valor das expressões empre-
gando as propriedades das potências.
=> Calcule:
34 -P+rg3ogta
a) guard q) 636 b)(-ats +?
b) (29) ea O Ges2+4— 4 P
t 3 º Ene -2
q (6:3) » [[-3)7 a E ses”
ajio-10-10 dj) PET? O ad
a 1 3f eJBt.g.g':s
a np: 7 [ES + [os 2421
a Leanta dn 5 õ
o (5:5 1 10!-10-10 3 2 sa
Em» Calcule, usando as propriedades das po- [E!5» Escreva o valor de: (1,666...) "+ Es
tências.
rep d a) (Aj 3» Transforme em uma só potência de base 7,
ez 4 Dar arm” ox ur?
bd) (7-4y o [[-3]) rt a(reny
o (PT)? 9 (+ |
EB» Sendo:
.A=38.3+93':3
-B=8'+(8'-8):8º
qo Psi
Determine o valor de 3A + 4B + C.
E» Verifique se cada sentença é falsa ou ver:
dadeira.
a) (2-5) =2.5º
bile+sj=2+8
dtu-P=m"-"
alHj-e
Conteúdo digital
+ Atividade interativa 1
Q,
Trabalhando com bytes
Bit é a menor unidade de armazenamento de da-
dos que existe. Um bit pode assumir apenas dois
valores: O ou 1, Em geral, o bit está relacionado à
capacidade do computador de armazenar dados,
ou seja, à sua memória. Um conjunto de 8 bits for-
ma um byte. Porém, o byte ainda é uma unidade
muito pequena; por isso as memórias usadas em
computadores são medidas em múltiplos de byte.
Exemplos
* 1 kilobyte = 1 kB = 2” bytes
* 1 megabyte = 1 MB = 2º kilobytes = 2ºº bytes
= I gigabyte = 1 GB = 2º megabytes = 2” bytes
FEDOROU OLENSav
SHUTTERSTOCK
ts
.
.
Pen drive é um dispositivo de > dá
armazenamento portátil. Sua
capacidade de armazenamento pode ser de
1GB,2GB, 4GB,8GB, 16GB, 32 GB, 64 GB etc,
O hard disk (HD) externo funciona como um
periférico, como se fosse um pen drive, só que
com uma capacidade infinitamente maior,
RE
LA
Radiciação
Radiciação é a operação inversa da potenciação. Dados ae |Re ne IN*, define-se:
va =besb'=a
No radical “/9 o número a é chamado de radicando, o número bé chamado de raiz e o número n
“échamado de índice. Lê-se: "raiz enésima de a”,
Exemplos
+016-04,pois:(0,4/=016 e Jd=-Lpoisi[-1)=[-1).[-1).[-D)= 1
Quando se trata de raiz quadrada, 0 índice não é necessário. Por exemplo: 49 = J9 = 3,
Vale lembrar que:
» Araiz de índice ímpar de um número positivo é um número positivo. Veja os exemplos.
*YB=2,pois:2'=8 - “82 =2, pois: 2º = 32
» Araiz de índice ímpar de um número negativo é um número negativo. Veja os exemplos.
« Y-8=-2,pois:(-2)'= —-8 «Y-243= 3, pois:(-3)' = —243
+ Araiz de índice par de um número positivo é um número positivo. Veja os exemplos.
* J64 =8, pois: Bº = 64 - JBi=3,pois:3º=81
» Araiz de índice par de um número negativo não tem valor real. Veja os exemplos. +
*“J-16R * J-64 ER
ra raiz enésima de zero é igual a zero, com ne IN*, Veja:
* NO=0,pois:0"=0
Raiz quadrada exata
Considere os produtos:
e 1.1=1?=1 - 5.5=5'-25 - 9:9-9'-81
*2.2-2=4 - 6:6-6"-36 « 10-10= 10º = 100
* 3.3=32=9 e 7:7=7=49 “» 11-11=11?=121
- 4.4=4º-16 - B-8-8'-64 * 12-:12=122=144
Os números 1, 4,9,16, 25, 36, 49, 64, 81,100,121e 144 foram obtidos de um produto de
dois fatores iguais. Chamados de quadrados perfeitos, eles têm como raiz quadrada o fator
que os originou.
Assim:
eJl=1 o Jo5=5 - J81=9
e J4=2 - J36=6 * 100 =10
* J9=3 * J49=7 * Ji2zl=11
* J16=4 - J64-8 « J144=12
à sa
RE
Para determinar a raiz quadrada de outros núme-
ros que são quadrados perfeitos, podemos utilizar a
decomposição em fatores primos.
sidade
Dur)
Observe o exemplo a seguir. Aorigem da palavra raiz
* Vamos determinar a raiz quadrada de 1296. Por volta do século X, os ma-
Solução temáticos árabes já diziam que
os quadrados perfeitos eram
Inicialmente, decompomos 1296 emfatores primos. números que “vinham” de al-
1296|2 - gum lugar. Assim, 9 vinha de 3,
648|2 pois 3 é a raiz quadrada de 9;
324|2 16 vinha de 4; 25 vinha de 5
1622 etc. Eracomo uma árvore vindo
Logo: 1296 =2*-3! de uma raiz; daí a palavra raiz,
81/3 em Matemática. O sinal d,
2e7/3 que usamos hoje, foi utilizado
93 inicialmente no século XVI, na
313 Alemanha, passando aos pou-
1 cos a ser empregado em todo
o mundo.
Depois, dividimos o expoente de cada fator por 2. j
Assim: J1296 = 2!.3! =2?.3º = 36
vY
Dividimos os expoentes por 2.
Logo, a raiz quadrada de 1 296 é 36.
Essa prática justifica-se pelos seguintes fatos:
* Aradiciação é a operação inversa da potenciação. “radix” ("raiz"). |
- Para elevar um produto ao quadrado, multiplica- aennaatinicra ma
mos os expoentes de todos os fatores por 2.
Assim, para extrair a raiz quadrada de um produto, dividimos os expoentes de todos o
fatores por 2.
Observe outro exemplo.
* Vamos determinar a raiz quadrada de 10,89.
f
a
| Esse símbolo
provavelmente tem
Ê origem na palavra latina é
Solução
Transformamos o número decimal 10,89 na fração decimal o.
Decompomos em fatores primos o seu numerador e o seu denominador, Assim;
1089 3º-11º
100 2.5?
Em seguida, dividimos o expoente de cada fator por 2.
1089 a 3:11 33
vio,89 - [1085 o = 2.5 =10=33
Logo, a raiz quadrada de 10,89 É: 33:
Observação
Um número é quadrado perfeito quando, decomposto em fatores primos, apresenta todos os
fatores com expoentes pares,
E» Calcule o valor das expressões abaixo utili- | E=7» Em cada item, coloque os números em or-
zando as an de potência. i dem decrescente.
até p- (+ a) J31, 7, J16, 19, 4
air if b) J35, 43, 8, 9, V18
E» Calcule o valor aproximado de 70, por
ay E falta, com duas casas decimais.
teme cooper | |
ml 7 7 * E A terça parte da raiz quadrada de um nú-
q E é Í mero x é igual a 12. Determine o número x.
EE» Responda às questões abaixo. . . E
aros . ! i Qual é a raiz quadrada do número 11236?
a) 2"** é quantas vezes maior que 2"? Og EE
Ai : EEB» Calcule, com aproximação de centésimos
b) Por quanto devemos dividir 10” para ob- | (erro menor que 0,01):
dy m e 0,01):
é an e a) JT b)NTO O J357 a) (500
| ED» (Enem) ência Espacial Norte-Americana Ne
(NASA) informou que o asteroide YU 55 cru: eo, ado E Ren
zou o espaço entre a Terra e a Lua no mês J16 + E + J +7-128º
de novembro de 2011. A ilustração a seguir
ER Determine n sabendo que:
13 — 12º = 25
sugere que o asteroide percorreu sua traje-
tória no mesmo plano que contém a órbita
EE Encontre o menor número inteiro positivo,
que deve ser subtraído de 3140 para que o
descrita pela Lua em torno da Terra. Na figu-
ra, está indicada a proximidade do asteroide
resto seja um quadrado perfeito.
(E) Calcule: a
em relação à Terra, ou seja, a menor distân- |
cia que ele passou da superficie terrestre,
dá 225 1024 4225
a) JE o ] 100 e) oo 10000
dlrdo DJ n 565
gt gel
o) ER
O asteroide se aproximará
o suficiente para que cientistas.
observar detalhes
de sua superfície
Terra lua
e s
PÁ Proximidade N EX Determine x sabendo que Jx = 20,3.
ferra É e
dm Sa mille | IN EEB» Determine o menor número inteiro positivo
ye pelo qual devemos multiplicar o número
Asteroide YU 55 i
A Ape | 240 para obter um cubo perfeito.
Sedmetro, | Asteróide YU SAP EU» Com o auxílio de uma calculadora, determi-
equivalente ao
tamanho de um
porta-aviões
Passagem
* Bde novembro:
TÁ à$ 21h28 min
(horário de Brasília)
ne o valor de: (14 + 4:3):(7 — 2-8 — 3)
EZ» Determine o maior número inteiro quadra-
do perfeito de quatro algarismos.
E Utilize uma calculadora para determinar o
N Fonte: NASA.
Disponível em: <http://noticias.terra.com.br>. (adaptado)
Com base nessas informações, a menor |
distância que o asteroide YU 55 passou da :
superfície da Terra é igual a:
a) 3,25 X 10º km d) 3,25 x 10º km
b) 3,25 x 10º km e) 3,25 x 10º km
c) 3,25 x 10º km
Determine o valor da expressão:
Jlai + 1,44 + 0,49 + J016 + J0,36
valor de:
aos di ez! gs"
bs dos De” hn-2'
Qual é o menor inteiro E postão que de-
vemos multiplicar por 360 para obter
um inteiro quadrado perfeito? .
ma,
Albert Einstein (1879-1955)
ganhou o Prêmio Nobel de
Fisicaem 1921
E HORA DE 0B:
Com a teoria da relatividade, Einstein desenvolveu a ideia revolucionária de
que a velocidade da luz no espaço vazio é sempre a mesma, qualquer que seja
a posição do observador.
As descobertas de Einstein impulsionaram várias áreas da Física, Ainda
hoje se fala que ele não era bom aluno (tirava notas baixas e foi reprovado no
vestibular!), mas sabemos que, na realidade, desde pequeno ele demonstrou
muito talento para as áreas de Ciências e de Matemática. Sua dificuldade era
decorar matérias, o que afetou seu desempenho em línguas no curso ginasial
(atual Ensino Fundamental Il), mas isso não o fez gostar menos de aprender,
Einstein continuou a estudar Matemática sozinho. Sua dedicação foi tanta
que, mesmo não tendo idade suficiente e sem ter terminado o Ensino Médio,
ele prestou um vestibular. Resultado: não passou em diversas matérias, mas
deu um show em Matemática e Física. Os professores ficaram tão impressio-
nados que ele foi convidado a assistir às aulas dessas disciplinas.
Em uma expressão famosa de Einstein, ele relaciona energia Ee massa m
de um corpo:
E = mcº (cé o valor da velocidade da luz no vácuo)
Outros teóricos também usaram expressões como a que Einstein criou para
expressar uma relação.
Na expressão acima, Einstein usou somente letras ou misturou letras e
números?
Você conhece outras expressões? Quais?
ENTAO
Na Antiguidade, não havia símbolos
para indicar números desconhecidos,
por isso utilizavam-se palavras e dese-
nhos. Isso tornava as representações dos
cálculos bastante extensas.
Foi somente a partir do século XVI que os matemáticos começaram a usar
sistematicamente símbolos e letras para representar números.
O uso de letras na resolução de diversos problemas de Matemática inaugurou
um novo segmento dessa importante disciplina: a Álgebra.
Neste capítulo, vamos estudar operações com expressões algébricas.
Denominamos esse estudo cáléulo algébrico.
Observe a figura abaixo e responda às questões.
» Que expressão matemática representa o perímetro do quarto?
» Que expressão matemática representa a área da sala?
EF
3» Escreva, no caderno, a expressão algébri-
ca que representa o perimetro de cada fi-
gura abaixo.
a) é d) ) AS
/ 4 +2
Es
( E!
e
dia FE!
b)
=> Responda, com uma expressão algébrica,
às perguntas abaixo.
a) Quantos meses há em; x anos?
b) Quantos anos há em y dias? (Considere
o ano comercial = 360 dias.)
=> Escreva, no caderno, a expressão algébri-
ca que representa a área de cada figura
abaixo. .
a) 0) D
b b
=> Escreva, no caderno, a expressão algébrica
que representa a medida do volume de cada
figura abaixo.
E:5> Escreva, no caderno, uma expressão algé-
brica que represente:
a) a soma de dois números;
b) a soma do triplo de um número com
seu quadrado;
c) a terça parte de um número;
d) o cubo de um número;
e) o produto de dois números;
1) a raiz quadrada de um número;
£) a soma de um número com sua metade;
h) a raiz cúbica de um número.
=» Escreva, no caderno, uma expressão algé-
brica que represente:
a) a soma dos quadrados dos números
xeyi
b) o quádruplo do número y menos a sua
terça parte;
c) o quadrado da soma dos números
xey;
d) a raiz quadrada da soma dos inversos
dos números x e y;
e) a raiz quadrada da soma dos números
xey;
f) asoma de um número x com seu oposto;
£) o número x menos seu inverso;
h) 25% de um número x.
3» Classifique cada expressão algébrica em
racional inteira, racional fracionária ou
irracional,
Dix = y
9 N5ex—N2ºy
mi
hat
Res:
à my
j) 5x +2
Valor numérico
Considere um terreno com a forma da figura abaixo, cujas medidas são a, b, ce d.
A área desse terreno pode ser representada pela expressão algébrica:
a-b+c:d ou ab+cd
Sendoo=5,b=2,c=3ed=6,a área do terreno corresponde a:
5.2+3-6=10+18=28
O número 28 é o valor numérico da expressão ab +cd,paraa=5,b=2,c-=3ed-6.
Valor numérico é o resultado das operações efetuadas em uma expressão
algébrica, após a substituição das variáveis por números reais.
Observe outros exemplos.
» Determine o valor numérico da expressão 5a + 3b, para a = -3eb=1.
Solução
altos À=- 3..30,3..27
5:(-3)+3-5 15+5 215 3
' aca so XD XY o Bt
* Determine o valor numérico da expressão 3XFy «parax=-ley= =
Solução
ay-(y:|-L 21 1
ntotn-d) E SB L(B=
s-1 2 2147 7
2a 2 e
Uma expressão algébrica pode apresentar valores numéricos diferentes, de acordo com os
valores atribuídos às variáveis. Veja o exemplo a seguir.
2x+
« Dada a expressão So. determine seu valor para:
a)x=1ey=-1 b)x=3ey=-1
Solução Solução
e1+(-=1) 2-1
1-1 1+1
Cuidado!
Às vezes não é possível determinar o valor numérico de uma expressão algébrica racional
fracionária.
Sempre que o denominador for igual a zero, a expressão algébrica não terá valor real, pois a
divisão por zero não tem significado.
Exemplos
* A expressão E 2 não tem valor numérico real para b = 2,
x-5x+6
* A expressão e não tem valor numérico real para x= 30uU x = —3,
9
Nos exemplos acima, a substituição de b por 2 e de xpor 3 ou —3 implicaria a determinação de
denominadores iguais a zero.
Lendo e aprendendo
Densidade de um corpo
Estudamos em Ciências que a densidade (d) de um corpo é indicada por um número
obtido pela fórmula:
dado = massa emg
DO mt medida do volume em cm?
A expressão algébrica tr é utilizada como fórmula para calcular a densidade de um corpo.
Assim, conhecendo a massa correspondente à medida do volume de um corpo, podemos
calcular sua densidade. Por exemplo:
Corpo m(g) Vem?) d(g/em')
Alumínio 540 * 200 540/200 = 2,7
Aço 1560 200 1560/200 = 7,8
Mercúrio 2720 200 2720/200 = 13,6
A água tem densidade igual a 1 g/cm”, por isso os corpos que têm densidade menor que
1 g/cmº flutuam. Os navios modernos são gigantes feitos de aço. O aço (d = 7,8 q/cm')
afunda rapidamente na água, quando está em um bloco maciço. Porém, a flutuação é
possível por causa das grandes partes ocas no interior do casco que fazem os navios apre-
sentarem densidade menor que a da água,
O Auriga Leader é um navio
comercial que utiliza energia
solar para fornecer 0,05% da
propulsão da embarcação e 1%
da eletricidade utilizada tanto
nas bombas quanto na iluminação.
O navio está equipado com
328 painéis solares.
Em um monômio, distinguimos:
+ ocoeficiente numérico, que corresponde a um número real;
+ aparte literal, que corresponde a uma variável ou a uma multiplicação de variáveis.
Exemplos 5
ig coeficiente numérico: —13 1 4,3 |Coeficiente numérico: 5
XY parte literal: x*y? 2* parte literal: xy”
4,5 | Coeficiente numérico: —1 Sisriê | coeficiente numérico: 2,5
. * 2.5m
“90 | parte literal: a?b” ? | parteliteral: m?n
DESEN
“1 Omonômio que tem coeficiente zero representa o número real zero e é chamado de monô-
mio nulo. Veja os exemplos:
-0x=0 * 00ºb” =0 « Omên*=0
'2 Todo número real é um monômio sem a parte literal. Veja os exemplos:
| 3
«12 .-5 “Z E «-0,6
j Determine o coeficiente numérico e a par- | E» Escreva, no caderno, o monômio corres-
Á te literal dos monômios abaixo. pondente:
2. per! de a E
à) dotb! g) a b e a) à área do retângulo;
b) —a?be? h) xyz
3 : b
o) xr d -sxy
3
0) -5Bm q SE Ea
ab'c
ias k) —9%w'yº
e 8 ) : y b) ao perímetro do hexágono regular,
y xy
f Z y ee
“EB Identifique, entre as expressões abaixo, as
que são monômios.
a) —8 8) —ay E ;
b)a+2b h) -a+ a? Y
co) Ê v xy c) à área azul da figura.
+
d) Gabe 5
e) x k) 1000 ál
np 3 D —0,06b ã vet
ma
Monâômios semelhantes
Observe os monômios a seguir,
* Osmonômios50'b” e ob apresentam a mesma parte literal: q'b?
* Osmonômios J2aºb? e -3 ab? apresentam a mesma parte literal: qb?
7
* Os monômios 3míne -8 mn apresentam a mesma parte literal: m?n
Dois ou mais monômios são semelhantes quando apresentam a mesma parte
literal ou quando não possuem parte literal.
Assim, são monômios semelhantes:
«sobe -Loib? . Voe Sob? . 3mine “min
Observe outros exemplos.
« 200ºbº e -s qºbº são monômios semelhantes.
. 2,2 e —7xº são monômios semelhantes.
“12,13e -Ssão monômios semelhantes,
LU ETEtS
Os monômios semelhantes são também chamados de termos semelhantes.
EE» Assinale os itens que apresentam monô-
> Escreva, no caderno, um monômio seme:
mios semelhantes, lhante a:
a) 6x/e —5xº f) 8míne Gm 2
b) 15xy e 30x g) 15e23 =g0'b'c*
co) -8,10e-15 h)5ae5b
d) 5b? e —7a i) ze 6x | E: Escreva, no caderno, dois monômios se:
30% oi a sta d melhantes cujos coeficientes sejam nú
e) a aa » res meros inversos.
Grau de um monômio
O grau de um monômio com coeficiente não nulo é indicado pela soma dos expoentes da su
parte literal,
Exemplos
* 6xºy' é um monômio do 5º grau. . ixiyre um monômio do 6º grau.
T Ã
l 2+3=5). / t ([+2+3=6) hj
* 20 é um monômio de grau zero.
REI
PETESRE
1 Podemos definir o grau de um monômio em relação ao expoente de uma de suas variáveis.
á Exemplos
E ; É um monômio do 1º grau em relação à variável a.
É balbi y
| t É um monômio do 3º grau em relação à variável b.
y É um monômio do 2º grau em relação à variável x.
i y
Pe lyy
| 5 É um monômio do 5º grau em relação à variável y.
aa
E» Determine o grau de cada monômio. Era» Determine o grau de cada monômio em
a) 7x g) x'y “ relação a x.
db) 9x! h) 28 a) 4 o xyz”
3
o) xy? id e by po d) 12x
a s
ver a Ditos SE Er» Determine o grau dos monômios abaixo
e) =15xy k) —2xy'z em relação a x, y e 2.
9) 2xy' y “e a) isxiytz” db) -5xtz” cd) ixo
« Aárea do retângulo € é expressa pelo monômio 4ab.
« Aárea do retângulo O éexpressa pelo monômio 3ab.
o « Aárea da figura é expressa por 4ab + 3abou 7ab.
D' Logo:4ab + 3ab=7ab
Dbserve esta outra figura:
« Aárea do retângulo ACDFé expressa pelo monômio 9xy.
« Aárea do retângulo ABEF é expressa pelo monômio 5xy
« A área do retângulo BCDE é expressa por 9xy —
E CD ou4xy E :
SP R
E. si dy JC
Logo: 9xy — 5xy = 4xy
tu
Ev» Calcule os produtos abaixo. | v> Efetue as multiplicações.
a xx o) (2x) (+) | Da tg
b) (+3%) (=83) d) (+4ab?-(=2abo) | i o
| b) [ro] * ox: 14
EI Escreva, no caderno, o monômio que re- |
presenta a área de cada figura,
a) [ha o [-Zab)-[+ghe)-[-70c)
3
| É d) (=15xºy) |-bo')- (+3x'y')
2k 6y
= b) /> o A” e) (=0,4a'b) * (+0,01b) * (=0,02aºb')
f  / i3ab /
aee, o AE 10 3 21
b abc D (ato): [ga] [ad
EI» Observe a figura e responda às questões B) x AX oy
no caderno. 3 6
hn) (-3mnp) - [+8 mp] -(-18mn)
| E Sabendo que A+ B= C+ D, determine (
monômio D, sendo A = 2x'y', B= —4x
ec=-Ix'y'.
3xy
a) Qual é o monômio que representa a
medida do seu volume?
b) Qual é o valor numérico da medida do -2 bter 3xºy%?
volume quando x=3,y=2ez=4? Gaxipor:=2%y pata, obier o
=>» Qual é o monômio que devemos multipli
NATEI Divisão de monômios
Inicialmente, vamos recordar que:
ag":g"=0" " comae Rtemnez
Observe estes exemplos:
- (20xº):(4xº) = (20:4) + (xº:xº) = 5x?
* [-dob):(go'b)=[-1:3) (0º:0)-(b*:b) = —Lo'b
* (-30xºyº2%):(-6xyº2) = [(-30):(-6)]-(x*:x) + (yº:y?) (272) = 5xºz
O quociente de dois monômios pode ser obtido dividindo-se os coeficientes
numéricos e as partes literais entre si.
[SCI
Emalguns casos de divisões de monômios, os quocientes obtidos não são monômios, e sim
frações algébricas, que serão estudadas posteriormente.
Exemplos
i
«-Byibey=|[- 3: B ]- (ex) (iiy)= Sex ey "ea
«202bc: Galbo' = (2:6)-(gê: Am bg ça
2o'bc: ba'bc' = (2:6)-(aº:0')-(b:b)-(c:c*) ad 300
Eua
=» Calcule os quocientes a seguir. E» Por qual penbro devemos dividir êx yr
a) (16x): (4x) para obter “a
b) (=-604'b') : (—15a?b)
o) (=125aºb'c!) : (= 25aºb'c?) 10ab”, tem como resultado 15qºb
a) (18x'y') 2 (-9xºy?)
E» Qual é o monômio que, Epa por
E» Simplifique as expressões abaixo.
e) (e5x'y'z') (o 5x'y'a) a) (30a'b') : (2ab — Sab)
EU» Calcule: b) [-3mn . (2mn + afim”
3 o
a), [-502') : (0,272) co) (3x'y' + 2x) - 5y 9: (2xºy”)
b) (0,2x*y') : (0,25xy") E Efetue as divisões a seguir.
(c) (100ab'c') : (0,01abo) a) (-30a'b') : (-6ab”)
d) (b'm') : (-5bm) b) (Geytz) 3 (e y'z!)
“e) (-250x): (50x) o) (6x): (-3x)
VN 6 Potenciação de monômios
Inicialmente, vamos recordar que:
«(o”"P=a”",comoe Rem nez
e(a:b"=a"-b" coma, be R*eneZz
Observe estes exemplos:
. (- 30ºb%º = (— 3) (aº)*- (Db) = 90" bº
. (mn) =[-3) (mn)? = -Eimn's
A potência de um monômio pode ser obtida elevando-se o coeficiente nu-
mérico e a parte literal à potência indicada. e
sr
EP Calcule as potências a seguir. EF» Determine:
ni ca | a) o quadrado de —1,20ºb'c';
8) be) o |] b) o cubo de 0,2b0º;
b) (am o 8) (0a?b*c)* | c) a quarta potência de =.
salto |
o) |-28] 8) (ox'y9º 73» Calcule as potências abaixo.
a) (=a'b'P h) (xy)! a) (=5aºbo'*
Dr E b) (=3ab')? + (=24ºb)* + (a !b
EB» Simplifique as expressões abaixo. AR ao
a) (203): (10x) + Enio
qe a) (ey)?
b) [-5a?b!) s(za!b)? tys
[70º] q [EE
o (=2mn): (mn)?
o a
a) (01p93: (29º? » [-Gab|
VN 7 Raiz quadrada de um monômio
Observe estes exemplos:
- J360'bº = 6aºb' 5 Ee -2wy
Araiz quadrada de um monômio, cujos fatores literais têm expoentes pares, pode
ser obtida extraindo-se a raiz quadrada do coeficiente numérico e dividindo-se
por 2 0 expoente de cada variável da parte literal.
EE Calcule: [EE Calcule:
RREi FT =
a) qe d) 0,36! a Josy a) Siaaaid'
b) J5gx" e) J100m'nº —
25 a sc Entat 36a*
o apê b) J8im'n'p* ) (E
c) J640b' » [+ J 169d”
10 mb En iú
E» Determine o monômio que, elevado ao qua- c) | Ea 9 E E E
drado, tem como resultado 0,444...m?n”. 100 xy
Grau de um polinômio
O grau de um polinômio não nulo é determinado pelo termo de maior grau não nulo.
Exemplos
* Opolinômio xºy — xºy? + 3xºyzé do Bº grau.
vo 4 y
s Bº q
grau | grau grau
* O polinômio 20º + 5aºb* - Gabé do 4º grau.
Y Y Y
E =
Ê grau grau
I sedia : 1
* Podemos estabelecer o grau de um polinômio em relação a uma determinada variável, Nesse
| taso, o grau do polinômio corresponde ao maior expoente com que a variável figura em um dos
termos não nulos do polinômio.
Exemplos
* Opolinômio x* - 3xºyº + 5xºy é do 4º grau em relação a xe do 3º grau em relação a y.
* O polinômio aºb* + 10bcé do 6º grau em relação a a, do 4º grau em relação a be do 1º grau
em relação a c.
[53» Determine o grau de cada um dos polinô- | 47» Determine o grau de cada polinômio abai-
mios a seguir, xo em relação à variável x e à variável y,
a) 5aº + b” respectivamente.
a) 2x + 5xy”
b) ax + 2x'y' + By!
aa bd) x'y = xy?
c) 5m* + 6mn + 4nº o 2x'y — 5x'y
d) 16abº + 7a” + 5b” d) ax' — bx” + Zabxy”
e) =Ix'y + xy — 2x'y! e 3xy + xy — y!
D xy y Dx+ay+y
Polinômio reduzido em termos semelhantes
Considere o polinômio:
a? + 2ab+ 6a” + 15ab — 5a? + 7b?
Esse polinômio possui termos semelhantes que podem ser adicionados algebricamente.
Observe:
a + 2ab + 60º + 15ab — 59º + 7b' =
= 0 + 6º - 50? + 20b + 150b + 7b' =
= 20º “ 17ab + 7b?
RE
Veja outros exemplos.
« Escreva o polinômio 5x — 3y — 8x + 10y — 10xna forma reduzida,
Solução
5x — 3y — Bx + 10y — 10x =
= 5x = 8x - 10x — 3y + 10y =
= -13x A 7y
Solução
Determine a forma reduzida do polinômio 7a”
(150º — 6h”) + (6a — 7b) - (=aº + 2b?).
Inicialmente, devemos nos lembrar de que, para eliminar parênteses precedidos do si-
nal (=), trocamos os sinais dos termos que estão dentro dos parênteses. Assim:
zo? — (150º — 6b) + (60 — 7b)
= 7a” — 150º + 6b? + 6a - 7b
= 709º —- 150º + 0º + 5b — ab?
= - 70 + ab
EEB» Escreva, no caderno, cada um dos polinô-
“ mios abaixo na forma reduzida.
a) Tx Byitly— 5x +y
mae gry+5-5 À
o SE tab a! + Bab+S ab
d) 7a — 6b — ab + 5a — 3b + 2ab
e) 5a? +7b! = 34º — q? + 8b' + 2a?
Da +5y+8-6y-5 + —3
Ez» Escreva, no caderno, cada um dos polinô-
mios abaixo na forma reduzida.
a) 1º — (6x) + 9x— 2) + (-9x+ 4º — 3)
b) a—(=2b+ a) + (a+ 2b+ 6) — (6 — 3b)
co) 2m+(2n-3m-—2)-(Im+2n-4)
d) 2x— [3x— (2x + 49) + (3y— 55] — 6y
[EE Reduza os termos semelhantes, ordene e |
dê o grau dos polinômios a seguir.
a 3xt4— 5x + Ix— 4x + 8x — 9 +
+ 12x + 8x
b) xtrar 2 +2x=1+4-3r-37+
+ — x + 5x — 2x
deparar ++
+2x-2y-3 +
dar-x+ax-l-x+x—3x—1
- (-0? + 2b?) =
+ q - eb” =
+ 60 -— 7b =
+ 60 - 2b
E7»> Observe a figura abaixo e responda às
questões.
a
2x
a) Qual é o polinômio que representa a
área da figura?
b) Qual é a forma reduzida do polinômio?
| E Calcule as diferenças, eliminando os parên-
teses e reduzindo os termos semelhantes.
5
a) (6x —9xy—3y)—| 5x? +
b) (=*— 9x + 4) — (xº + 5x — 3)
o) (6x* — 9º + 5x + 4x — 1) —
— (9x! + 2x + 2xº — 3x + 4)
EXP Escreva os polinômios reduzidos que re-
presentam o perimetro e a área da figura
abaixo.
sy
linômios com uma só variável
Considere os polinômios:
ex+2x+1 cbx +2x)+4 ex*-9x
Eles são chamados de polinômios com uma variável ou polinômios na variável x.
Vale lembrar que:
+ Écomum ordenar um polinômio segundo a ordem decrescente das potências da variável.
Por exemplo, o polinômio 6x? — 1 + 5x! + x* pode ser escrito na forma x + 5x" + 6xº — 1,
+ Dizemos que é completo em relação à variável o polinômio que possui todas as potências
dessa variável, desde a de maior grau até a de grau zero. Veja o exemplo:
6x) — 4xº + 2x + 5 é um polinômio completo.
+ Podemos completar um polinômio incompleto em relação a uma variável acrescentando
as variáveis ausentes com coeficientes nulos. Veja o exemplo:
O polinômio 5x* + 2x” + 3 pode ser escrito na forma 5xº + 0x” + 2x” + Ox + 3 (forma
geral).
É comum representar um polinômio não nulo por uma letra maiúscula do alfabeto.
Observe:
«A=2x)+5x+1 «B=6x'-x)+2x-1 eC=40 +
2 Dois polinômios quaisquer são idênticos se seus coeficientes são ordenadamente iguais.
| Observe:
cA=2x)+5-7x+x? »B=x]-7x+2x7+5
A=2x)+x]-7x+5 B=2x)+x]-7x+5
forma ordenada forma ordenada
Os polinômios A e Bsão idênticos.
PAPA
E» Escreva, no caderno, os polinômios abai- 7)» Escreva, no caderno, cada um dos polinô-
xo na forma ordenada, segundo as potên- mios abaixo na forma geral.
cias decrescentes da variável x. adx+sx-l
a) 3x—- 4 + 6x + x b) x* + 16
b)—2x + x*— 3x e) x*— 27+8
5
o) —12+ 6x — 5x + 2x + 3x! dx=-1
a)8— 2x4 37º = Dx! E Os polinômios 2x — 3x) + x — 4
bg ud a 4+3x' + 2x + xsão idênticos? Justifique
SUR am go A sua resposta. .
tas
to
NA EIS Multiplicação de polinômios
Vamos considerar esta situação: 2a b
* Na casa de Pedrinho, o escritório fica ao lado do É
| quarto, conforme a figura ao lado. Que expressão
algébrica pode representar a área total desses 3a] quarto escritório
dois espaços?
Solução
Podemos determinar essa expressão algébrica de dois modos:
1) Adicionando a área dos dois espaços. 2) Multiplicando as medidas das dimensi
do espaço total,
2a b ea
l É | É
3a| quarto + escritório. |3a 3a quarto escritório
30:20 +30-b=6aº + 3ab 3a - (20+b)=60º+3ab
T a T =
áreado | áreado medidada medida do
quarto escritório largura — comprimento
Observe que, no segundo caso, determinamos a igualdade aplicando a proprieda
distributiva:
/
voy
3a-(20+b)=30-20+30-b=60º + 30b
Assim, temos a multiplicação de um monômio (30) por um polinômio (2a + b).
Na multiplicação de um monômio por um polinômio, devemos utilizar a proprie-
dade distributiva, multiplicando o monômio por todos os termos do polinômio
e adicionando, em seguida, os resultados.
Observe os exemplos abaixo.
fe y Y
º 5x(2x— 3) =5x:2x+5x:(-3) = 10x? — 15x
r voy
f Y
exte(x 2x + 1)=(-x2:x3)-x2.(-2x) —x2.1 = —xS 4 2x! x?
multiplicação de polinômios, também podemos utilizar um dispositivo prático semelhante
tilizado na multiplicação de números naturais.
bserve:
e 3 q 2
cl DR
x ER x =x?
10x) — 15x é -6 + 2x* —- x
ora, vamos considerar esta situação:
Aplanta da figura abaixo mostra as dimensões do apartamento
de Luís. Que expressão algébrica pode representar a área total
do apartamento?
Solução
Podemos determinar essa expressão algébrica de dois modos:
1) Adicionando as áreas dos quatro espaços.
x y
a| cozinha banheiro) a
ax + ay E bx + by
E [o E me E
áreada áreado área da área do
cozinha banheiro sala quarto
b sala
x y
2) Multiplicando as medidas das dimensões do espaço total.
, ty 4
a
cozinha
(a + b) . (x+y)=ax+ay+bx+ by
E il
a+b medida da medida do
largura comprimento
sala
.
Observe que, no segundo caso, determinamos a igualdade aplicando a propriedade distributiv
(d+ D)(x+Y=0:x+ oy+bx+b:y=ax+ay+bx+ by
+ A
Assim, temos a multiplicação de um polinômio (a + b) por um polinômio (x + y).
Na multiplicação de um polinômio por um polinômio, devemos multiplicar
cada termo de um deles por todos os termos do outro e, em seguida, adicionar
os resultados.
Observe os exemplos abaixo.
Y Y
e (5x+2)3x—1)
H
5x:3x+5x:(-1)+2:3x+2:(-1)=
15x]-5x+6x-2
= 15x +x-2/
Utilizando o dispositivo prático, temos:
+ o ga SM JR Sxu= e
x 4% = 1 x 3x= $ x Byx=. 1 d
15x) + 6x 15x) + 6x 15xº + 6x bosliebo
- 5x —& dE = spo ce
15% + go = 2 um embaixo
A y y do outro.
. pê-3nxt-2x+1) = ex+x(-2)+x-1-3:x-3-(-2x)-3:1=
LA A = Birx-3x+6x—3=
= xº-2%)-2x+6x-3
Utilizando o dispositivo prático, temos:
RE = ext nd xó= ex4/1 xX- 2x+ 1
x 5 -3 xx =3 x XE -3
x*- 203 + x? x*— 20º + x? x -20+ x |
-3x + 6x — 3 + — 3x2 + 6x -— 3
x*— 2x — 2x2 + 6x —
Observações
1 Ograu do polinômio produto é igual à soma dos graus dos polinômios multiplicando e mul-
tiplicador. Veja o exemplo:
O polinômio produto dos polinômios 12x? + 5x (3º grau) e 4xº + 3x? + 3 (5º grau) é um
polinômio do 8º grau (3 + 5 = 8).
2 Em uma multiplicação de três polinômios, multiplicamos inicialmente dois polinômios
quaisquer e, depois, multiplicamos o resultado obtido pelo terceiro.
| 3º) Multiplique o quociente obtido (x?) pelo divisor (x — 1), obtendo o produto x? — x*, que
| será subtraído do dividendo.
$-32+3x+3 |X=1
| Trocamos E
ossinaisdo > — 36 de 96 X
roduto. e O
| E -2X2+3x+3
Continue o processo, dividindo —2xº + 3x + 3 por x— 1.
| $-3$+3x+ 3 |x=1
| -X0+% x] — 2x
-20+3x+ 3
Trocamos é
ossinaisdo —-» + 2X] — 2X
roduto.
Ê x+3
Conclua o processo, dividindo x + 3 por x — 1.
| *-32+3x+ 3,|x=1
-08 + x? x -2x+ 1
-22+3x+ 3
+2x — 2x
| Trocamos Asa
ossinais do >> x +1
produto. 4
|
| A divisão termina quando se obtém como resto um polinômio de grau menor que o grau
| do divisor.
| Logo, o quociente da divisão de xº — 3x +3x+3porx-1éx'-2x+1,eorestoé4.
Observe que:
(x=1)-(x-2x+1)+4=xX]—3x"+3x+3
divisor quociente resto dividendo
+ Vamos determinar o quociente de 6x* — 5x? — 14 por xº — 2.
Solução
Observe que o dividendo é um polinômio incompleto. Portanto, devemos completá-lo antes
de iniciar a divisão e, em seguida, efetuar a sequência usada no exemplo anterior.
6x!- 5x2-14= 6x! + 0x) —- 5x? + 0x— 14
Assim:
6X +0x)- 5xº +0x—- 14 |xº — 2
— 6% + 12x 6x + 7
| Ada = 14
- wé +14
À O <— Adivisão é exata.
as”
4
| “mM
Logo, o quociente da divisão de
6x*-5xº-14porxº-266xº+7e0
resto é zero.
Observe que:
(x —-2)-(6x]+7)+0=6x* -5xº- 14
divisor quociente resto dividendo
[ao
73 Calcule os quocientes abaixo.
a) (10xº + 12x) 3 (2x")
b) (30º + 60ab + 90h?) : (30)
c) (-6ab + 9a*b + 12ab?) : (3ab)
5 Bu
d) êx! = gx):(-2x)
e) (m' + mY:(=m?
O (min? + mn* + mn): (-mn)
EEB O produto de um monômio por um poli-
nômio é 204ºb” + 30a'b”. Sendo o monô-
mio 5a*b', determine o polinômio.
E A área de um retângulo é representada
por b'x* + 2bx. Sendo a medida da largu- |
ra bx, determine a medida do comprimen- |
to do retângulo.
E» Determine o quociente de
10x'y* — 20x'y* + 30x*y" pelos monô-
mios:
a) 10xy b) —20xy" c) 5x!y” a) —10xºy
EB» Calcule:
a) (xº + 2x — 15): (x + 5)
b) (x + 2x — 3 + 5x— 5): (x—1)
co) (5y' + 5yº — 609): (5yº — 15y)
d) (3º — 2xº — 16) : (x — 2)
e) (8y' — 307º + 207º — 18y) : (2yº — 6y)
Forme dupla com um colega e, em seguida, dividam o polinômio A = 2xº + 9x) + x—5
RE VA A ATA E AE PA CAÇAU
Trabalhando em equipe
PNR RISS
1 Devemos sempre colocar os termos
dividendo e do divisor em ordem de
tências decrescentes, em relação à var
vel, antes de iniciar a divisão.
2 Ograu do dividendo, em relação à variá
deve ser maior ou igual ao grau do divisol
| EB Determine o polinômio P, que, multipl
cado por 3x + 5, tem como resultad
6x + 13x + 14x + 15.
EL Determine o polinômio P, que, dividid
por 2a” — a + 3, tem como quocient
exato o polinômio 5a” + a — 1.
| ELY> Determine o quociente e o resto.
| a) (30º + 7aº + 6a! — 4a): (a? + 2a —1)
b) (x* — 10): (x — 1)
o (m' = D:(m' + m+1)
d) Ge + 4 — e + Mile + ax +)
e) (15xº + 13x — 18x + 8): (3x? + 5x)
n té - 4x + — 5X + 7x + 6)
Ge +x—1)
ENE> Divida o polinômio 4x* + 12xº — 2x — 6
por 2x* — 1 e determine o valor numérico
|
do resultado para x = +
ENE» Ao dividir um polinômio P por x” + x!
obtém-se quociente xº — 1 e resto 2x + 5,
Qual é o quociente e o resto da divisão de
Pporx' + 3x?
pelo polinômio B = 2xº +.x. Efetuem a operação cuidadosamente, determinando o quo- |
ciente e o resto da divisão. Entreguem ao professor, em uma folha de papel, a sequência
dos cálculos, circulando o quociente e o resto encontrados.
screva, no caderno, a expressão algébrica
que representa:
a) a soma da terça parte de k com o triplo
da metade de p;
b) araiz cúbica da soma dos números a e b;
c) a soma do sêxtuplo de x com a terça
parte de y;
d) a soma do cubo de x com a raiz cúbica
de y;
e) o produto da soma pela diferença de x e y;
1) 150% de x;
g) a soma dos quadrados dos inversos de
xey;
h) o produto do cubo do número a pela
metade do número b.
Classifique cada expressão em racional
teira, racional fracionária ou irracional.
2 3x) + 5
a) 3ab”Jx da
E 2
E +51
d 3x É f) Wx + 6
E» Determine, na figura
ao lado, a expressão 4
algébrica que repre- ta
senta a medida do à
seu volume.
endo A = =-1eC=ãa3, deter
mine o Mi ad da expressão
AB &
7º 1613
Determine o valor da expressão
a! — 3aºx'y', paraa = 10,x=2ey=1,
a) O 0) =a
bj1 d) 1
AF
[75 ara quais valores das variáveis as expres-
“é 4 sões abaixo não representam números reais?
x+y x+2y
dar =
x+2
dr = a
( rRyA o valor numérico de
SE 3x =
5
ea si = ze parax=2
Ba x+ Jy
ey=4.
Um chuveiro elétrico transforma energia
elétrica em energia térmica (calor). A potên-
«cia (P), medida em watts, desenvolvida por
um aparelho é dada pela expressão algébri-
caP= Ri”, em que R, medida em ohms, é
a resistência elétrica do chuveiro e i, medida
em ampéres, é a corrente elétrica. Calcule a
potência do chuveiro para R = 20 e i = 5.
entrada de água fria
resistência
elétrica (R)
saída de agua quente
i E» Determine o grau de cada monômio abaixo.
a) —3a'b'c' d) —5x'yz
» By e) 206
o) 8m'n” f -3x
EE» Efetue as adições algébricas a seguir, redu-
zindo os termos semelhantes.
a) 6aº -3b'4+ 5a — 7a" + b* —- 2a
3xy xy 3xy
RD
Pas AD
be : arax=1e ado
97 P y" |
Q; Conteúdo digital
+ Atividade interativa 2 | BETA
PRODUTOS NOTÁVEIS
E FATORAÇÃO
O tatame é o lugar onde se pratica o judô. Nele, podemos observar a
zona de perigo e a área de combate,
Observe a ilustração e determine o monômio ou polinômio que repre-
senta a área:
» daregião de combate;
» dazona de perigo.
» TROCANDO IDEIAS
Neste capítulo, vamos estudar os produtos notáveis e sua impor- ]
tância no cálculo algébrico.
Observe, na figura abaixo, a planta de um pavimento da casa
de João Paulo.
cozinha
. As áreas dos cômodos podem ser assim representadas:
* áreadoquartol:a-b
« área do quarto 2: aa = à”
* área do banheiro: b: b = b”
* área da cozinha: a b
+ Determine, deduas maneiras diferentes, aáreatotaldafigura.
» Aque conclusão podemos chegar?
2
Oo
NATE! Produtos notáveis
Observe a situação a seguir.
Daniel e Júlia queriam descobrir qual era o número de pedras coloridas que formam a praça
central do condomínio onde moram.
Daniel fez algumas contas em uma folha de papel:
Júlia, rapidamente, afirmou:
— São 64 pedras; basta determinar o quadrado de (5 + 3), ou seja, o quadrado de 8.
Os dois, logicamente, acertaram. Veja:
(5+3)=(5+3):(5+3)
(5+32=5:5+5:3+3:5+3:3
(5+3)=52+2-(5:3)+3º
8º=25+30+9-64
O produto (5 + 3) (5 + 3), ou (5 + 3)º, é chamado de quadrado da soma de dois termos
e constitui um dos produtos notáveis conhecidos.
Os produtos notáveis são produtos de expressões algébricas utilizados com frequência por
serem de fácil memorização. |
Observe alguns dos produtos notáveis: ]
» (a+ by UT + quadrado da soma de dois termos
» (a- by? === — quadrado da diferença de dois termos
» (a+b)-(a-b) produto da soma pela diferença de dois termos
» (a+b) « -— cubo da soma de dois termos .
+ (0—b) «— —— cubo da diferença de dois termos
A E ep US
A Álgebra Geométrica grega é apresentada de forma mui-
to interessante na obra Os elementos, de Euclides. No livro Il,
encontramos oconceito de produtos notáveis e, na proposição 4,
podemos observar este texto:
Se uma reta é dividida em
duas partes quaisquer, o qua-
“ drado sobre a linha toda (1) 1
as duas partes (2), junto
as vezes o retângulo
Euclides (325-265 a.
autor da obra Os element
Essa proposição mostra a forma como os problemas que 4
envolviam Álgebra eram concebidos e apresentados. O uso de fi-
guras era extremamente importante para o melhor entendimento
dos textos. Veja como representar as figuras (1), (2) e (3):
(1) 0 quadrado ABCD.
(2) Os quadrados de áreas 0º e bº.
(3) Os dois retângulos de áreas ob.
* Quadrado da diferença de dois termos
O quadrado da diferença de dois termos, a e b, é indicado por (a — b)*. Desenvolvendo esse
produto, obtemos:
(0-b) = (a-by-(0-)
(o-b)? = a -ab-ab+b?
(a-b) aº —- 2ab+ b?
Ouseja:
O quadrado da diferença de dois termos é igual ao quadrado do primeiro termo
menos duas vezes o produto dos termos mais o quadrado do segundo termo. »
a
Método prático
(a - by? = a = 2ab + bé
4 4 À 4 A
| I l
1º termo 2º" termo quadrado do duas vezes o quadrado do
1º termo produto dos termos 2º termo
Exemplos
e(x-yi=x-2xy+y?
«(84-20 =(9) -2-2.2h+ (267 =D - 49 + ap?
Demonstração geométrica
Considere os quadrados abaixo:
b? b
a d T+
Sobrepondo esses quadrados, obtemos:
“a-b b
Podemos observar que:
(a-b)=aº-[b(a-b)+b(a-b)+ bb]
(a- bj? = 0º — [2b(a — b) + b?]
(a-b)=a'-2b(a-b)-b?
(a-b?=aº-2ba+2b? — b?
(0-b)=aº- 2ab+ b?
A expressão a” — 2ab + bº é um trinômio quadrado perfeito.
eesqueça de que (a — b)º é diferente de a” — b”, Observe:
(5-2) SE ns
9 Lie do pas
| C=afes Sa
EEB Calcule: (x + y)? — (x —
h (ex y? Er Resolva:
o (gx — 27 we (ex— 1! — (x— 3 + 5(2— (go 0"
E vy
d) (=P D [£ a Ex%» Considerando o modelo, desenvolva os
E apr demais itens.
Etoe — 1) do [x a) (EM Meto trt
De-» y pe-af x (4-1 X-2x+1
a 2 2
Simplifique as expressões abaixo. a) (=3f b) = 7 | c) [= 4
a) (=2a — 3b)' — (2a — 3h
b) (x — 2) (e + 2) EXP» Antes de resolver esta questão, leia aten-
o (=x +17 + (-x— 1) tamente a “Demonstração geométrica” do
d) 3xle — 1) + 3x0 — x) quadrado da diferença de dois termos.
Observe as figuras abaixo e escreva a ex-
pressão correspondente a (3a — 2)º.
Observe o modelo e, aplicando a fórmula
do quadrado da diferença de dois termos,
calcule; — 3a a
(20 - 4) =20º-2:20+4 + 4º = 256 | E ]
ad(z-7" b)(8-5) o) (20 — 10)
Calcule: [lx + y)) — GÊ + y)] 3a
ED Se (a — b) = 16 e a* + b” = 106, calcule
o valor de a | 7 2
Produto da soma pela diferença de dois termos
O produto da soma pela diferença de dois termos, a e b, é indicado por (o + b)- (a — b).
Desenvolvendo esse produto, obtemos:
A “x
(o+b)-(a-b) = 0º -ab+ ba-b”
(AA
q? — b?
"
(a+b)-(a- b)
% Exemplos
(e y=0+30y+ 3 + y
«(0º +2b)=(0)/+3- (aº)-2b+3-aº-(2b) + (2b) = 0º + 6a'b + 120ºb? + Bb”
3
EMOS E
Demonstração geométrica
Considere o cubo de lado a + b.
Determinando a medida do volume da figura:
« pela medida do volume do cubo de lado a + b:
V=(a+b)-(a+b-(a+b=(0+b" O
* pela soma das medidas dos volumes:
v=c'+eib+rab+oib+b?+ ab? + a'b+ ab”
a v=0'+30'b+3ab' + b' O
Como € éiguala €, pois ambos representam a medida do volume da figura, temos:
(a+b)=0'+30ºb+3ab? + b
AB
E
diferença de dois termos
p da diferença de dois termos, a e b, é indicado por (a — b)”. Desenvolvendo esse pro-
os:
(0-b)=(a-— b)'-(a — b)
s
(a-bP=(0º-2ab+ b?)-(a E
(a-bP=0'-a'b-2a'b+ 2ab” + ab” — b?
(a-b)= 0º - 30º%b+ 3ab? — b?
cubo da diferença de dois termos é igual ao cubo do primeiro termo menos três
zes o quadrado do primeiro pelo segundo termo mais três vezes o primeiro pelo
jadrado do segundo termo menos o cubo do segundo termo.
(o = = do - 3d + 3abl -b
t t A A A A
1ºtermo 2º termo cubo do 1º três vezes o três vezes o 1º cubo do
termo quadrado do1º peloquadradodo 2ºtermo
pelo 2º termo 2º termo
W'=0-3xy+3xy—y
(o*-3b)' = (0º) -3-(aº)-3b+3-aº-(3b) — (3b) = dº —- 9a'b+ 270'b' - 27bº
Ed -097->(8/-8)+>(8/08]-B-5-2 4-5
E> Calcule:
o ext) a) (x+ 1) bd) (e + 3)
bx) (er 2
dra 9 (3x+27 Ez Sendo (e + 4) =3, calcule x" + =
dx h) (3x — 2) E73> No cubo ao lado, a medida
da aresta é representada
é Calcule os cubos. rd sai e A 2n).
ER enha um potmomio
E fax + o o) (1 =— 2x que represente a medida
Dix-2y d) (e — 3x)? do volume desse cubo.
Outros produtos notáveis
Produto do tipo (x + a) (x + b) |
ou produto de Ste: |
O produto do binômio (x + 0) pelo binômio (x+ b) x ax
resulta em um trinômio do 2º grau. Veja: |
(xr a-(x+ b)=xº+ xb+ xa + ab y
bx ab b
(x+ a)-(x+ b) =x] +(0+ b)x+ ab “e E - E
Também podemos escrever:
(x+a)(x+b)=x+Sx+P
14
Péoproduto (a: b)
Séasoma(o + b)
Observe os exemplos a seguir.
* Vamos calcular o produto (x + 5) «(x — 2).
Temoso=5eb= 2; então:
S=a+b=5+(-2)=3
P=o:b=5-(-2) = -10
Assim:
(x+5)(x-2)= XxX +Sx+P Simon Stevin (1548-1620) era
z físico, engenheiro e matemático.
(x+5)-(x—2)=xº+3x— 10 Stevin criou uma notação para
a escrita dos números decimais
e(x-1)(x+5)=52+(-1+5)x+(-1):5=xº+4x—5 fracionários que posteriormente
deu origem ao uso da virgula.
Quadrado da soma de três números
(a+b+o'=(a+b+o-(a+b+o) ! Z
(a+b+c)=a"+ab+ac+ba+b'+bc+ca+cb+c |
bl| ab bro be
(o+rb+c)=0"+b'+cº+2ab+ 20c+ 2bc é
alpha ab | ac
Exemplos »
e(xr2y+27=x+(2y)+27+2ºx:(29)+2:x0z+2-(29)02=
=x +4y' +27 +4xy+2xz+4yz
e(x-2y-3/=xº+(-2yf + (-3) + 2x:(-29) + 2x:(-3)+2:(-29)-(-3) =
=x +47" +9-4xy- 6x+ 12y
ses
Na forma fatorada, os fatores são:
* ofator comum;
“ED Decomponha em fatores primos os núme-
ros abaixo.
a) 36
b) 100
c) 450
d) 2500
e) 120
f) 500
g) 5400
— h3080
Colocando os fatores comuns em evidên-
cia, fatore;
a) ax + ay
b) 16x + 20yº
c) 5x + 15y — 10z
d) 4x — 16
e) lx + k
D -5xy + 200y
"EP Sendo ab = 8e a* + 5b = 24, fatore o
polinômio a”b + Sab” — 4ab e determine
seu valor numérico.
E (ta er
* oquociente da divisão da expressão pelo fator comum.
Observe os exemplos.
«cê+2= oc (do + 2)
4
t t |
fatorcomum o'ig 2aia
ckm+2kn+k= ko dm + 2n + k
4
t t E
fatorcomum — km:k 2kn:k é:k
*120'bº -200ºb" + Bo'b?= 40'b” - (3ab! — Sob! + 2)
E A 4 A
fatorcomum — 120ºb*:40'b” 200'b":40'b” Ba'b':40'b
«(a+b)+(a+ b)x= E . q + x)
fator comum (a+b):(a+b) (a+b)x:i(a+b)
EF» Colocando os fatores comuns em evidên-
cia, fatore:
a x+x
bx" +
o xy + 4x'y'z
d 15x = 107º +257º — 5x*
e) 3x + 12x
D Ax+y)-— dx+ y)
* EI Fatore as expressões.
a) ax + be — cx
b) iza'x + 6a'x — Bax'
o Sb, &b ab!
gas ao
E» Decomponha em produto.
adx+x- a
b) 6x + 3xy + I2xyz
c) 6x'y — 18xy y
d) 27º — 15x! + 36x
e) 4x + 6x + 2x
£ 15x — 3yxt x
Agrupamento
Utilizamos o processo de agrupamento quando a expressão a ser fatorada apresenta grupos
de termos com fatores comuns. Observe a figura abaixo.
”
a que: b:
. ————+—
A área dessa figura pode ser indicada por:
by ax + bx+ ay + byou(a + b)-(x+ y)
Verifique a sequência utilizada na fatoração de ax + bx + ay + by.
1º) Agrupamos os termos com fatores comuns » ox+bx+ay+ by
2º) Colocamos o fator comum de cada grupo em evidência » xXo+b)+y(a+b)
3º) Colocamos o polinômio comum (a + b) em evidência - (a+bx+y)
Assim:
ax+ bx+ ay+by=(a+b)-(x+y)
Veja os exemplos.
«30-6y+ab-2by = 3a+ab-6y-2by =
= o(3+b)-2y(3+b) =
= (3+b)(o-2y)
exrrrex = x(x+D+xx+1) =
= (x+1):(X +»)
ax(x— b) + b(b — x)
= ox(x- b) — b(x— Db)
= (x—b)-(0x— b)
VE NV VA A A CA UA
H
H
«ax - abx+ bº- bx
1
EP Fatore por agrupamento. * EY3> Decomponha em produtos.
a x+x-2y-2 a) 3(x— 1) + alx— 1) + ax — 1)
b) 6x + 6y + ax + ay b)ax+bx+ay+ by + az+ bz
d2—-l+yx—y o (x+y — 2x + y)
d) 2a + 2b + ax + bx | a) ax — as Em
EEB Fatore as expressões. EEB Agrupe os termos e fatore. ,
a) Ix+7y+ bx+ by ajax-ay+x—y
b) ax— ay — bx + by b) abx + aby' + cx + cy”
co) 6x) + 15x — 4xy — 10y o) x! + 9x — 6x — 54
d) 2ax — 2ay — 3bx + 3by d) ax — 2ay + 5bx — 10by + lex — 220y
ca de dois quadrados
je a figura abaixo.
a
da figura é a? — b?, que corresponde a uma diferença de dois quadrados.
tando a figura pelo pontilhado e juntando as duas partes, conforme o desenho, obtemos:
a-b v a-b
a-b
figura 2
ique que a área da figura 1, expressa por q? — b”, é igual à área da figura 2, que pode ser
pressa por (a + b)- (a — b).
Assim:
a -b=(a+b)-(a-b)
a 2 2
g'-25=(0+5)J0 5). S-E-(E-28-3)
a iu
“a (gr (8
E E id = (ab + 4xºy')(3b — 4xºy) di
Gob (ay
E petreços sra
(mp q (me ay ú